-
LETRA 'C'
Retirado do artigo: A Entrevista Motivacional: conversas sobre mudança de Neliana Buzi Figlie; Lívia Pires Guimarães
De acordo com Miller e Rollnick (2013), a EM é um estilo de conversa colaborativa voltado para o fortalecimento da sua própria motivação e comprometimento com uma mudança. Por se tratar de uma abordagem que tem uma meta específica, que é resolver a ambivalência, é compreendida com caráter de intervenção breve, podendo assim, ser utilizada por uma ampla gama de profissionais em diferentes serviços.
As premissas básicas que auxiliam o profissional na prática da EM são empatia, congruência, espírito colaborativo no aumento da motivação para a mudança; adoção de um estilo calmo e eliciador; considerar a ambivalência natural (a motivação para a mudança deve ser eliciada no cliente e não imposta); a resistência pode ser reduzida ou aumentada através das interações interpessoais (o profissional é diretivo em auxiliar o cliente a examinar e resolver a ambivalência); o relacionamento cliente-profissional deve ser colaborativo e amigável; clientes são responsáveis pelo seu progresso (o profissional atua como um facilitador no processo, estimulando e apoiando a autoeficácia do cliente); a abstinência é a meta mais segura, mas nem sempre a melhor escolha, principalmente com clientes em pré-contemplação ou contemplação (Figlie e outros, 2015 no prelo; Rollnick, S., Miller, W. R. & Butler, C. C., 2009).
-
A Entrevista Motivacional é trabalhada atualmente enquanto uma abordagem que, por meio de testes e adaptações com rigor científico, visa estabilizar a ambivalência e agregar uma visão humanista e construtivista nas modificações de comportamentos de risco.
(FIGLIE, Neliana Buzi e GUIMARAES, Lívia Pires.A Entrevista Motivacional: conversas sobre mudança. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2014, vol.34, n.87, pp. 472-489. ISSN 1415-711X.)
-
A ambivalência é um estado mental no qual a pessoa tem sentimentos coexistentes e conflitantes a respeito de alguma coisa. Uma postura de vulnerabilidade pode transformar-se em desafio e voltar à vulnerabilidade em poucos minutos.
-
Para compreensão da questão, sugiro o capítulo intitulado Entrevista Motivacional do livro: Psicodianostico de Jurema Alcides Cunha.
-
Existem alguns livros sobre entrevista motivacional, alguns q até pouco tempo, eu nem conhecia kkk
Mas, para fins de concursos, eu aconselho seguirem a indicação da colega abaixo: Capítulo Entrevista Motivacional, do livro Psicodiagnóstico V (Alcides Cunha).