LETRA B
O inconsciente coletivo corresponde às camadas mais profundas do inconsciente, aos fundamentos estruturais da psique comuns a todos os homens.
- Segundo Ballone (2005), o chamado Inconsciente Coletivo inclui materiais psíquicos que não provêm da experiência pessoal. [...] É constituído não por aquisições individuais, mas por um patrimônio coletivo da espécie humana. Esse conteúdo coletivo é essencialmente o mesmo em qualquer lugar e em qualquer época, não varia de pessoa para pessoa.
Arquétipos: CESPE 2017: São possibilidades herdadas para representar imagens similares, formas instintivas de imaginar. São matrizes arcaicas pelas quais configurações análogas ou semelhantes tomam forma. Comparáveis ao sistema axial dos cristais, que determina a estrutura cristalina na solução saturada, sem possuir, contudo, existência própria.
- Estão dentro do inconsciente coletivo
- São chamados também de imagens primordiais, porque correspondem frequentemente a temas mitológicos que reaparecem em contos e lendas populares de épocas e culturas diferentes.
Os complexos são, para Jung, como ideias ou representações afetivamente carregadas e autônomas da Psique consciente. Estes, portanto, não são derivados dos instintos.