SóProvas



Questões de Jung


ID
45166
Banca
FCC
Órgão
TJ-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carl Gustav Jung identificou quatro funções psicológicas fundamentais: pensamento, sentimento, sensação e intuição. Jung via o pensamento e o sentimento como maneiras alternativas de

Alternativas
Comentários
  • Jung via o pensamento e o sentimento como maneiras alternativas de elaborar julgamentos e tomar decisões. O Pensamento, por sua vez, está relacionado com a verdade, com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos.
  • Pensamento e sentimento: Modo como tomamos decisões; 

    Sensação e intuição: Modo como apreendemos informações.
  • Resposta correta, letra b.

    a) = funções não racionais (sensação e intuição)

    b) correta. Pensamento e sentimento são funções racionais, as quais envolvem julgamento e avaliação das experiências.

    c) = sensação

    d) = intuição

    e) = intuição

  • Jung identificou quatro funções psicológicas fundamentais: pensamento, sentimento, sensação e intuição que podem ser expericiadas de maneira extrovertida ou introvertida.

    São elas:

    Maneiras alternativas de tomar decisões.

    - Pensamento -  verdades, critérios impessoais, lógicos e objetivos. 

    - sentimento - tomar decisões de acordo com julgamentos de valores próprios ao invés da lógica.

    Maneiras alternativas de apreender informações.

    - sensações - enfoque na experiência direta, na percepção de detalhes e de fatos concretos.

    - intuição - processar informações em termos de experiências passadas, objetivos futuros e processos inconscientes.

  • Jung identificou quatro funções psicológicas fundamentais: pensamento, sentimento, sensação e intuição que podem ser expericiadas de maneira extrovertida ou introvertida.

    São elas:

    Maneiras alternativas de tomar decisões.

    - Pensamento -  verdades, critérios impessoais, lógicos e objetivos. 

    - sentimento - tomar decisões de acordo com julgamentos de valores próprios ao invés da lógica.

    Maneiras alternativas de apreender informações.

    - sensações - enfoque na experiência direta, na percepção de detalhes e de fatos concretos.

    - intuição - processar informações em termos de experiências passadas, objetivos futuros e processos inconscientes.


ID
63205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

       Márcia, que tem 16 anos de idade e é filha de pais separados, mora com a mãe e a avó. Ultimamente, ela vem apresentando um quadro de ansiedade, com intenso medo de sair de casa, de ficar sozinha, inclusive; só o fato de pensar nessa possibilidade desencadeia crise de falta de ar e taquicardia, associada com intenso temor de morrer. Nos momentos em que sente falta de ar e taquicardia, ela solicita que a levem ao pronto-socorro de imediato, porém, em todas essas ocasiões, nenhuma causa orgânica é identificada. Sua mãe relata que há um ano Márcia decidiu parar de estudar, mostrando desejo de mudar de país. Nos últimos meses, Márcia tem passado grande parte do tempo fazendo companhia a uma prima de sua idade em tratamento oncológico e muito deprimida, a quem Márcia vem tentando ajudar.



Com base na teoria analítica de Jung, Márcia tem um forte complexo materno, cuja personalidade é dominada pelas figuras femininas de sua convivência, sua mãe e sua avó, que estão sempre determinando suas concepções de vida.

Alternativas
Comentários
  • Na figura da mãe, a imagem varia conforme a experiência individual na qual a predominância, aparentemente, parece ser a da mãe pessoal. Não obstante, é do arquétipo projetado na mãe pessoal que surgem os efeitos positivos ou negativos que se refletem nesta. Portanto, os eventos traumáticos, marcados no indivíduo, dão-se muito mais pelas projeções arquetípicas do que pela relação estabelecida com a mãe real, uma vez que as fantasias, freqüentemente superam a ação desta.

    Junto ao arquétipo da mãe está entremeado o arquétipo do feminino, que exerce influências tanto no homem como na mulher. No homem, esse aspecto feminino, foi denominado por Jung (1921/1991) como anima e tem a função de relação no homem com sua própria feminilidade, seus sentimentos, sua espiritualidade, que são delineados tanto pela experiência arquetípica quanto pela vivência pessoal que ele tem do feminino.

    Em relação à mulher, o feminino implica nas situações da vivência com o próprio corpo e influencia na relação com o outro. A vivência do corpo é a mais concreta de nossas experiências. Entretanto, ao mesmo tempo em que lidamos com o biológico, nele está implícito o desconhecido e o obscuro, que carregam, em si, todo o mistério e o mundo instintivo do inconsciente.

  • Considerando o arquétipo da "grande mãe" e da femininidade, o complexo materno remonta a fase mais infantil e primitiva do ego e, em suas implicações pode atrapalhar ou até impedir a aquisição de uma identidade verdadeira, bem como o reconhecimento do indivíduo sobre si mesmo. Quando ativo e inconsciente o complexo materno leva a uma fixação na mãe e acarreta impedimento de o sujeito seguir adiante em busca de sua auto-realização. http://www.cgjungpage.org/index.php?option=com_content&task=view&id=640&Itemid=40 

    Acredito que o item está errado porque segundo o complexo materno, a menina quer ser igual a mãe fundido sua identidade a ela. O indivíduo que tem este complexo tem dificuldade de se diferenciar da mãe, o que não ocorre no caso, já que ela demonstrou desejo de sair de casa e morar em outro país.


  • Se ela tivesse um complexo maternos ela não ira querer mudar de país e se afastar de sua mãe.
  • O texto não traz dados que confirmem a afirmativa da questão.


ID
63226
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes quanto às diferentes técnicas psicoterápicas.

A psicoterapia analítica é um sistema psicanalítico fundado por C. Jung, cujo modelo foi, originalmente, a psicanálise freudiana, mas que rompeu, em seguida, com a concepção básica do inconsciente, propondo uma dimensão social integradora, com relevância para os hábitos espirituais.

Alternativas
Comentários
  • ErradoPsicoterapia Analítica Sistema psicanalítico fundado por Carl Gustav Jung. Teve por modelo, originalmente, a psicanálise freudiana. A teoria junguiana, embora ACEITANDO ALGUNS POSTULADOS PSICANALÍTICOS FUNDAMENTAIS (teoria da repressão, CONCEPÇÃO BÁSICA DO INCONSCIENTE e seus componentes libidinais), adicionou-lhes uma dimensão histórica e social integradora (representações coletivas, hábitos espirituais e culturais) que influenciou não só as atuais correntes culturalistas e humanistas, como também um grande número de psicanalistas neofreudianos. Fonte:http://www.unipsico.com.br/web2/especialidade/glossario_especialidade.htm
  • Acho que esta correta, a redação do item esta resumindo o texto do comentário.

  • Daniela, vc disse q está errada, mas não apontou o erro. Apenas reforçou o enunciado da questão!!

  • A psicoterapia analítica é um sistema psicanalítico fundado por C. Jung, cujo modelo foi, originalmente, a psicanálise freudiana, mas que rompeu, em seguida, com a concepção básica do inconsciente, propondo uma dimensão social integradora, com relevância para os hábitos espirituais. ERRO EM GRIFO.

  • → A psicoterapia analítica é um sistema psicanalítico...

         SIM! Pode causar estranheza dizer que a teoria de Jung seja psicanalítica, já que Jung rompeu com Freud. Porém o rompimento se

         deu a nível pessoal ou, digamos, de movimento, já que deixou de participar do movimento psicanalítico. Mas suas concepções teóricas

         não rompeu com a teoria freudiana.

     

    → fundado por C. Jung...

         OK!

     

    → cujo modelo foi, originalmente, a psicanálise freudiana...

         OK!

     

    → mas que rompeu, em seguida, com a concepção básica do inconsciente, propondo uma dimensão social integradora...     

         NÃO! Ele rompeu com o movimento psicanalítico e com alguns postulados da Psicanálise. Mas ele não rompeu com a concepção

         freudiana do inconsciente. Ele apenas acrescentou duas dimensões à essa concepção: a histórica e a social integradora, como se

         pode ver na contribuição da colega Daniela.

     

    → com relevância para os hábitos espirituais. 

         OK!

     

     

    * GABARITO: ERRADO. 

     

    Abçs.

  • A questão está incorreta por causa de um detalhe somente. Sim, Jung trai Freud quando passou a discordar da concepção freudiana de libido, então Freud rompeu com ele. A questão está errada porque Jung não rompeu com a concepção freudiana de inconsciente,ele nao abandona o conceito de inconsciente, ele acrescenta a ideia de uma inconsciente coletivo, herdado dos ancestrais humanos e que não advém da experiencia pessoal do indivíduo.

  • Má fé longa essa hein? Até filho deu...


ID
65482
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em cada item a seguir, julgue a correção da associação proposta
entre reconhecidos teóricos da personalidade e grandes categorias
de teorias da personalidade.

Freud, Carl Jung, Alfred Adler: teorias psicodinâmicas

Alternativas
Comentários
  • acesse o seguinte site:http://www.scribd.com/doc/11319278/Teorias-Da-Personalidade
  • Psicoterapias psicodinâmicas: explicam os problemas psíquicos com base em conflitos inconscientes originados na infância e seu objetivo é superação de tais conflitos. Para isso elas procuram compreender o presente a partir do passado e trabalham com métodos interpretativos. Objetos de interpretação podem ser as livres-associações, os fenômenos transferenciais, os atos falhos, os sonhos etc. São exemplos dessas psicoterapias: Sigmund Freud, Anna Freud, Melanie Klein, Lacan, Bion, Winnicott, Carl G. Jung, Alfred Adler, Erik Erikson

  • Correto.

    Freud: Psicanálise

    Jung: Psicologia Analítica

    Adler: Psicologia Individual

    Todas acreditam nas forças dinâmicas que determinam o comportamento. A ênfase está no conflito intrapsíquico e nos determinantes inconscientes e a personalidade se desenvolve a medida que os conflitos são resolvidos (geralmente durante a infância).


ID
69640
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O arquétipo central (arquétipo da ordem e totalidade da personalidade) foi chamado por Carl Gustav Jung de

Alternativas
Comentários
  • O SelfJung chamou o Self de Arquétipo central, Arquétipo da ordem e totalidade da personalidade. Segundo Jung, consciente e inconsciente não estão necessariamente em oposição um ao outro, mas complementam-se mutuamente para formar uma totalidade: o Self.
  • Complementando...

    (Para não confundir com definições de ego) Self é o arquétipo central da ordem e totalidade, abrangendo o consciente e o inconsciente. O ego surge à partir do Self e é o centro da consciência, e em relação ao self, apresenta limitações por lidar com recursos disponíveis apenas na consciência, visto que esta não é capaz de contemplar todo o conteúdo presente no inconsciente.

    Cuidado para não confundirem os termos "centrais".

  • a) Persona - o personagem que representamos diante da sociedade e que nos afasta de quem realmente somos.

    b) Self - Centro da personalidade

    c) Animus - Arquetipo do homem na mulher

    d) Anima - Arquétipo da mulher no homem

    e) Sombra - Conteúdos primitivos, equivale de certa forma ao id em Freud

     

    Sempre em frente nos estudos, sem esmorecer, galera!


ID
69715
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Introversão foi um termo utilizado por Jung em 1910 para designar um "desligamento da libido

Alternativas
Comentários
  • . As duas direções principais da libido são conhecidas como extroversão (projetada no mundo exterior, nas outras pessoas e objetos) e introversão (dirigida para dentro do reino das imagens, das idéias, e do inconsciente). As pessoas em quem a primeira tendência direcional predomina são chamadas extrovertidas, e introvertidas aquelas em quem a segunda direção é mais forte.
  • Resposta correta, letra e, pois se refere à atitude (reação ao ambiente) de forma orientada às ideias e sensações da própria pessoa.

  • Introversão - orientação interna

    Extroversão - orientação externa


ID
76123
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na teoria de Jung, as diferenças de personalidade são expressas não apenas por atitudes introvertidas ou extrovertidas, como também por meio de quatro funções: o pensamento, o sentimento, a sensação e a intuição. O pensamento é o processo

Alternativas
Comentários
  • Jung via o pensamento e o sentimento como maneiras alternativas de elaborar julgamentos e tomar decisões. O Pensamento, por sua vez, está relacionado com a verdade, com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos. As pessoas nas quais predomina a função do Pensamento são chamadas de Reflexivas. Esses tipos reflexivos são grandes planejadores e tendem a se agarrar a seus planos e teorias, ainda que sejam confrontados com contraditória evidência.
  • Para Jung o “pensamento é uma função psicológica racional, que estabelece relações de ordem comportamental entre conteúdos representativos, através da utilização de categorias como ‘verdadeiro’ ou ‘falso, ou como ‘certo’ ou ‘errado’.”
  • “Sob o conceito de Sensação pretendo abranger todas as percepções através dos órgãos sensoriais; o Pensamento é a funçã odo conhecimento intelectual e da formaçãol ógica de conclusões; por Sentimento entendo uma função que avalia as coisas subjetivamente e por Intuição entendo a percepção por vias inconscientes” Jung (1971).
  • PENSAMENTO -  o homem tenta compreender a natureza do mundo e de si mesmo.
    SENTIMENTO -  função valorativa: é o valor das coisas para o sujeito. A função sentimento dá ao homem a experiência subjetiva de prazer e dor, de raiva, medo, alegria e amor.
    SENSAÇÃO - função de percepção ou da realidade. Produz fatos concretos ou representações do mundo.
    INTUIÇÃO - percepção por meio de processos inconscientes e de conteúdos subliminares.

    Fonte: HALL-LINDZEY (1984). Teorias da Personalidade
  • PENSAMENTO: Esclarece o devido significado dos objetos, a racionalidade, e a lógica dos processos da vida.
    SENTIMENTO: Capacidade de estimar afetivamente o mundo, de decidir que valor afetivo e emocional determinado fenômeno tem p/ o indivíduo.
    SENSOPERCEPÇÃO: Capta e identifica com precisão os objetos do mundo externo e permite o contato objetivo com a realidade.
    INTUIÇÃO: É uma percepção inconsciente, uma apreensão imediata de como os objetos do mundo se comportam, de como os fenômenos ocorrem.
  • gabarito: Alternativa A- para quem está no plano limitado.

  • b) subjetivo de ponderação (trata-se do sentimento);

    c) objetivo de avaliação do mundo e das coisas concretas (trata-se da sensação);

    d) subjetivo de avaliar (trata-se da intuição);

    e) que envolve um conjunto de complexos e arquétipos (todos);

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A


ID
168055
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A tipologia proposta por Carl Gustav Jung descreve como as pessoas usam critérios diferentes ao agir e ao fazer julgamentos. A função psicológica "sensação" refere-se a um enfoque

Alternativas
Comentários
  •  Letra A- Intuição

    Letra B- Pensamento

    Letra C- Sentimento

    Letra D- Intuição

    Letra E- Sensação

  • Só pra complementar o que o colega falou:

    Jung identificou quatro funções psicológicas fundamentais: pensamento, sentimento, sensação e intuição que podem ser expericiadas de maneira extrovertida ou introvertida.

    São elas:

    Maneiras alternativas de tomar decisões.
    - Pensamento -  verdades, critérios impessoais, lógicos e objetivos. 
    - sentimento - tomar decisões de acordo com julgamentos de valores próprios ao invés da lógica.

    Maneiras alternativas de apreender informações.
    - sensações - enfoque na experiência direta, na percepção de detalhes e de fatos concretos.
    - intuição - processar informações em termos de experiências passadas, objetivos futuros e processos inconscientes.

    Bons estudos!!!
  • A função psicológica "sensação" refere-se às experiências sensoriais (sentidos) e tem o enfoque na experiência direta, na percepção de detalhes e de fatos concretos.

     

    a) palavras-chave: experiência passada e informações, portanto, trata-se da intuição;

    b) palavras-chave: lógico e objetivo, portanto, trata-se do pensamento;

    c) palavras-chave: emocional e valores, portanto, trata-se do sentimento;

    d) palavras-chave: experiência passada e informações, portanto, trata-se da intuição;

    e) palavras-chave: ver, tocar e cheirar, portanto, trata-se da sensação;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: E


ID
207745
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na abordagem junguiana, o ego é um dos maiores arquétipos da personalidade e é

Alternativas
Comentários
  • Segundo Jung, o ego é:

    - arquétipo da personalidade
    - não emerge da consciência
    - Não possui elementos inconscientes
    - Centro da consciência, mas não é o centro da personalidade

  • “Portanto, em minha concepção, o ego é uma espécie de complexo, o mais próximo e valorizado que conhecemos. É sempre o centro de nossas atenções e de nossos desejos, sendo o cerne indispensável da consciência.”.[2] (JUNG, 1999, § 7).

    https://psicoterapiajunguiana.com/conceitos/selfsi-mesmo-ego-eixo-ego-self/

  • EGO = CENTRO DA CONSCIÊNCIA  (JUNG)

  • a) o da ordem e totalidade da personalidade; (self)

    b) a forma pela qual nos apresentamos ao mundo; (persona)

    c) o centro do inconsciente pessoal; (sombra)

    d) a parte sexual de cada indivíduo; (sizígia)

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: E

  • Segundo Jung, o ego é:

    - arquétipo da personalidade

    - não emerge da consciência

    - Não possui elementos inconscientes

    - Centro da consciência, mas não é o centro da personalidade

  • "O termo ego refere-se à experiência que a pessoa tem de si mesma como um centro de vontade, de desejo, de reflexão e ação. Essa definição do ego como o centro da consciência mantém-se constante do começo ao fim dos escritos de Jung". Livro: Jung, o mapa da alma, de Murray Stein ed Cultrix


ID
219703
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na abordagem junguiana, o nível mais profundo da psique que contém as experiências herdadas das espécies humanas e pré-humanas é denominado

Alternativas
Comentários
  • Jung descreveu dois da mente inconsciente. Um pouco abaixo da consciência estaria o “*inconsciente pessoal“, contendo as lembranças, os impulsos, os desejos, as percepções indistintas e outras experiências da vida do indivíduo suprimidas ou esquecidas. Oinconsciente pessoal não é muito profundo e os incidentes ali armazenados podem facilmente traduzidos para o nível consciente.

     

    As experiências do inconsciente pessoalsão agrupadas em complexos, ou seja, em padrões de emoções e de lembranças com temas comuns. O indivíduo manifesta um complexo devido à preocupação com alguma idéia (com a inferioridade ou a superioridade) que, por sua vez, influencia o comportamento. Portanto, o complexo consiste basicamente em personalidade menor dentro da personalidade total.

    Em um nível abaixo do inconsciente pessoal estaria o **inconsciente coletivo, desconhecido para o indivíduo. Nele estariam armazenadas as experiências acumuladas das gerações anteriores, inclusive dos nossos ancestrais animais. Essas experiências universais e evolutivas formam a base da personalidade. Todavia observe que as experiências contidas no inconsciente coletivo são inconscientes. O indivíduo não está ciente delas nem se lembra ou as tem em imagens, assim como ocorre com as experiências contidas no inconsciente pessoal.

    *Inconsciente pessoal: local onde se armazena o que em algum momento foi consciente, mas que foi esquecido ou suprimido.

    **Inconsciente coletivo: nível mais profundo da psique que contém as experiências herdadas das espécies humanas e pré-humanas.

  • Em suma:

     

    ICS coletivo é o substrato biológico e inato cujo conteúdo independe da experiência pessoal e no qual estão registrados os padrões arquetípicos do comportamento da espécie humana;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • Na abordagem junguiana, o nível mais profundo da psique que contém as experiências herdadas das espécies humanas e pré-humanas é denominado inconsciente coletivo


ID
229150
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem junguiana identificou quatro funções psicológicas fundamentais - pensamento, sentimento, sensação e intuição -, sendo que

Alternativas
Comentários
  • Dentre todos os conceitos de Carl Gustav Jung, a idéia de introversão e extroversão são as mais usadas. Jung descobriu que cada indivíduo pode ser caracterizado como sendo primeiramente orientado para seu interior ou para o exterior, sendo que a energia dos introvertidos se dirige em direção a seu mundo interno, enquanto a energia do extrovertido é mais focalizada no mundo externo. 

    Entretanto, ninguém é totalmente introvertido ou extrovertido. Algumas vezes a introversão é mais apropriada, em outras ocasiões a extroversão é mais adequada mas, as duas atitudes se excluem mutuamente, de forma que não se pode manter ambas ao mesmo tempo.

    As Funções Psíquicas
    Jung identificou quatro funções psicológicas que chamou de fundamentais: pensamento, sentimento, sensação e intuição. E cada uma dessas funções pode ser experienciada tanto de maneira introvertida quanto extrovertida.

    O Pensamento
    Jung via o pensamento e o sentimento como maneiras alternativas de elaborar julgamentos e tomar decisões. O Pensamento, por sua vez, está relacionado com a verdade, com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos. As pessoas nas quais predomina a função do Pensamento são chamadas de Reflexivas. Esses tipos reflexivos são grandes planejadores e tendem a se agarrar a seus planos e teorias, ainda que sejam confrontados com contraditória evidência.

    O Sentimento
    Tipos sentimentais são orientados para o aspecto emocional da experiência. Eles preferem emoções fortes e intensas ainda que negativas, a experiências apáticas e mornas. A consistência e princípios abstratos são altamente valorizados pela pessoa sentimental. Para ela, tomar decisões deve ser de acordo com julgamentos de valores próprios, como por exemplo, valores do bom ou do mau, do certo ou do errado, agradável ou desagradável, ao invés de julgar em termos de lógica ou eficiência, como faz o reflexivo.

    A Intuição
    A intuição é uma forma de processar informações em termos de experiência passada, objetivos futuros e processos inconscientes. As implicações da experiência (o que poderia acontecer, o que é possível) são mais importantes para os intuitivos do que a experiência real por si mesma. Pessoas fortemente intuitivas dão significado às suas percepções com tamanha rapidez que, via de regra, não conseguem separar suas interpretações conscientes dos dados sensoriais brutos obtidos. Os intuitivos processam informação muito depressa e relacionam, de forma automática, a experiência passada com as informações relevantes da experiência imediata.

    Fonte: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=192 (acessado em:03/01/2012)

  • "A abordagem junguiana identificou quatro funções psicológicas fundamentais - pensamento, sentimento, sensação e intuição -, sendo que cada função pode ser experienciada tanto de uma maneira introvertida quanto extrovertida."


ID
240358
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às teorias da personalidade.

Tanto para Freud como para Jung, a mente ou psique atua no nível consciente e no inconsciente. No entanto, Jung defendia que a parte mais significativa do inconsciente provinha do inconsciente coletivo, e não, das experiências passadas do indivíduo, como acreditava Freud.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A existência do inconsciente coletivo não é derivada de experiências individuais, tal como o inconsciente pessoal, trabalhado porFreud, embora precise de experiências reais para poder se manifestar. Tais traços funcionais do inconsciente coletivo foram chamados por Jung de arquétipos, que não seriam observáveis em si, mas apenas através das imagens que eles proporcionam. Jung chamou a atenção para o fato de que o inconsciente coletivo retém informações arquetípicas e impessoais, e seus conteúdos podem se manifestar nos indivíduos da mesma forma que também migraram dos indivíduos ao longo do processo de desenvolvimento da vida.

  • "O inconsciente coletivo é o mais poderoso e influente sistema da psique e, em casos patológicos, eclipsa o ego e o inconsciente individual." Hall - Lindzey - Teorias da personalidade 1

  • Arquétipo é descrito pelo psicólogo Carl Gustav Jung como um conjunto de imagens psíquicas presentes no inconsciente coletivo que seria a parte mais profunda do inconsciente humano. Os arquétipos são herdados geneticamente dos ancestrais de um grupo de civilização, etnia ou povo. Os arquétipos não são memórias coesas e "palpáveis" no contexto ou definição clássica de memória, mas são o conjunto de informações inconscientes que motivam o ser humano a acreditar ou dar crétido a determinados tipos de comportamento. os arquétipos correspondem ao conjunto de crenças e valores comportamentais básicos do ser humano. podem se manifestar nas crenças religiosas, mitológicas ou no comportamento inconsciente do indivíduo.

    arquétipo da "grande mãe" :um tipo de crença religiosa muito comum no passado da humanidade que hoje ainda tem certas influências, especialmente de caráter animista como a expressão clássica "a mãe natureza."

    keep on...

  • O inconsciente coletivo não se desenvolve individualmente, ele é herdado. É um conjunto de sentimentos, pensamentos e lembranças compartilhadas por toda a humanidade.

    O inconsciente coletivo é um reservatório de imagens latentes, chamadas de arquétipos ou imagens primordiais, que cada pessoa herda de seus ancestrais. A pessoa não se lembra das imagens de forma consciente, porém, herda uma predisposição para reagir ao mundo da forma que seus ancestrais faziam. Sendo assim, a teoria estabelece que o ser humano nasce com muitas predisposições para pensar, entender e agir de certas formas. 

    http://www.pucsp.br/pos/cesima/schenberg/alunos/eduardoaugusto/Incosciente1.htm 

     


ID
538747
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carl Gustav Jung considerava que arquétipos específicos têm um papel especial na formação da personalidade. A persona, um arquétipo cujo significado origina-se da palavra latina “máscara”, corresponde à forma pela qual nos apresentamos ao mundo – o caráter que assumimos. Jung chamou a persona também de

Alternativas
Comentários
  • A Persona

      Nossa persona é a forma como nos apresentamos ao mundo. É o caráter que assumimos; através dela nós nos relacionamos com os outros. A persona inclui nossos papéis sociais, o tipo de roupa que escolhemos para usar e nosso estilo de expressão pessoal. O termo "persona" é derivado da palavra latina equivalente a máscara. As palavras "pessoa" e "personalidade" também estão relacionadas a este termo. 
      A persona tem aspectos tanto positivos quanto negativos. Jung chamou também a persona de "arquétipo da conformidade". Entretanto, a persona não é totalmente negativa. Ela serve para proteger o ego e a psique das diversas forças e atitudes sociais que nos invadem. A persona é também um instrumento precioso para a comunicação. Ela pode desempenhar, com freqüência, um papel importante em nosso desenvolvimento positivo. À medida que começamos a agir de determinada maneira, a desempenhar um papel, nosso ego se altera gradualmente nessa direção.

     

    Fonte: mafiadodiva

  • A Sombra
    Para Jung, a Sombra é o centro do Inconsciente Pessoal, o núcleo do material que foi reprimido da consciência. A Sombra inclui aquelas tendências, desejos, memórias e experiências que são rejeitadas pelo indivíduo como incompatíveis com a Persona e contrárias aos padrões e ideais sociais. Quanto mais forte for nossa Persona, e quanto mais nos identificarmos com ela, mais repudiaremos outras partes de nós mesmos. A Sombra representa aquilo que consideramos inferior em nossa personalidade e também aquilo que negligenciamos e nunca desenvolvemos em nós mesmos. Em sonhos, a Sombra freqüentemente aparece como um animal, um anão, um vagabundo ou qualquer outra figura de categoria mais baixa.


    O Self
    Jung chamou o Self de Arquétipo central, Arquétipo da ordem e totalidade da personalidade. Segundo Jung, consciente e inconsciente não estão necessariamente em oposição um ao outro, mas complementam-se mutuamente para formar uma totalidade: o Self.
    O Self é um fator interno de orientação, muito diferente e até mesmo estranho ao Ego e à consciência. Para Jung, o Self não é apenas o centro, mas também toda a circunferência que abarca tanto o consciente quanto o inconsciente, ele é o centro desta totalidade, tal como o Ego é o centro da consciência.

    Anima e Animus
    No plano psicológico, encontram-se em ambos o sexos características femininas e masculinas. Jung atribui a arquétipos o lado feminino daa personalidade do homem e o lado masculino da personalidade da mulher. O arquétipo feminino no homem é chamando de anima, o arquétipo feminino na mulher, animus
  • Só uma correção: no homem encontra expressão como uma personalidade interior feminina: a Anima; Na mulher, esse aspecto é expresso como uma personalidade interna masculina: o Animus.
  • Lembre-se que Persona está relacionada aos papéis sociais. Cada papel social - pai, mãe, profissional, - é entendido em CONFORMIDADE com certas atitudes e formas de se portar. 

  • Persona = arquétipo da conformidade


ID
594274
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a Teoria da Personalidade de Jung, existem dois tipos de Disposição Pessoal pelas quais os indivíduos se caracterizarão no contacto com a realidade ou com o mundo objetivo: a maneira introvertida e a maneira extrovertida. Além destas duas disposições básicas, reconhece ainda quatro funções associadas a elas, quais sejam:

Alternativas
Comentários
  • Tão importante quanto as atitudes na tipologia de Jung são as funções psicológicas, em número quatro: pensamento, sentimento, intuição e sensação.

    pensamento - trata-se de uma função intelectual que procura compreender as coisas.

    sentimento - é uma função avaliadora; ele aceita ou rejeita uma ideia tomando como base o sentimento agradável ou desagradável.

    sensação - é uma percepção sensorial que inclui todas as experiencias conscientes produzidas pela estimulação dos órgãos dos sentidos.

    intuição - é uma experiencia dada imediatamente em que a pessoa nao sabe de onde ela vem, nem como se origina.


ID
660985
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Carl Gustav Jung, a mandala representa

Alternativas
Comentários
  • O símbolo da mandala representa o novo centro deslocado do  ego, o Self. Ela 
    se reveste de várias formas nos sonhos: o círculo, a esfera, o quadrado, a flor, a 
    quadratura do círculo, etc., ou objetos que se lhes assemelhem. A mandala, 
    enquanto símbolo onírico,  impõe um padrão de ordem ao caos

    http://larharmonia.org.br/pdf/txt_individuacao.pdf
  • C. G. Jung recorre à imagem da mandala para designar uma representação simbólica da psique, cuja essência nos é desconhecida. Observou que essas imagens são utilizadas para consolidar o mundo interior e para favorecer a meditação em profundidade.
    Entre as representações do Self, quase sempre encontramos a imagem dos quatro cantos do Mundo, com um centro de um círculo dividido em quatro. Jung usou a palavra hindu mandala (círculo mágico) para designar esse tipo de estrutura, que pode ser compreendida como uma representação simbólica do átomo nuclear da pisque humana (Jung, 2002)
  • Jung propõe que os Arquétipos são a base dos complexos situados no inconsciente pessoal. Apesar de existirem inúmeros arquétipos, ele enfatiza os que estão em permanente contato com o EU. São eles a Persona, a Sombra, a Anima, o Animus e o Self.

    Self: também denominado de ´si mesmo´, é o centro organizador não só do inconsciente (pessoal e coletivo), mas, também, de toda a psique. É do self que surge a consciência e o EU.

    Persona: significa máscara. Esta associado ao comportamento de contato com o mundo exterior necessário a adaptação do indivíduo às exigências do meio social em que vive. Corresponde a identidade e ao desenvolvimento de papéis socialmente atribuídos a uma pessoa.  

  • O Self é com freqüência figurado em sonhos ou imagens de forma impessoal, como um círculo, mandala, cristal ou pedra, ou de forma pessoal como um casal real, uma criança divina, ou na forma de outro símbolo de divindade. Todos estes são símbolos da totalidade, unificação, reconciliação de polaridades, ou equilíbrio dinâmico, os objetivos do processo de Individuação.

    http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=192

  • GABARITO "D"

    o self perfeito.

  • Mandala (círculo mágico)

    --> representação simbólica da psique, cuja essência nos é desconhecida

    --> O símbolo da mandala representa o novo centro deslocado do ego, o Self

    --> imagens são utilizadas para consolidar o mundo interior e para favorecer a meditação em profundidade

    --> representa o self perfeito

    Self

    --> também denominado de ´si mesmo´, é o centro organizador não só do inconsciente (pessoal e coletivo), mas, também, de toda a psique. É do self que surge a consciência e o EU

  • gab. D

     “... as mandalas, como técnica projetiva, são a formação de um arquétipo de ordem, de integração psíquica, de desintegração e de re-integração ou fortalecimento do self; portanto a mandala é a representação simbólica do self.5”

    fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d3/Mandalas_Terap%C3%AAuticas.pdf


ID
717127
Banca
FUNCAB
Órgão
IBRAM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O termo que designa uma imagem personificada arquetípica de força sobrenatural cujo o equivalente moderno é “carisma” ou tocado pelo Espírito Santo, e que atua como veículo de transição ou transcendência para um estágio superior de expansão da consciência, é definido pela Psicologia Analítica de:

Alternativas
Comentários
  • Personalidade maná Personalidade mana é um termo pertencente à terminologia da psicologia analítica do psiquiatra suíço Carl Gustav JungMana é uma palavra derivada da antropologia, de origem melanésia. O termo designa uma imagem personificada arquetípica de força sobrenatural.


ID
717130
Banca
FUNCAB
Órgão
IBRAM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O conceito de “sizígia ”, uma personificação de uma produção espontânea do inconsciente, refere-se, segundo C.G. Jung, a(à):

Alternativas

ID
717136
Banca
FUNCAB
Órgão
IBRAM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O autor que concebeu uma teoria da conduta e da personalidade com base nos dados obtidos através da chamada “Terapia Centrada no Cliente”, foi:

Alternativas
Comentários
  • Carl Rogers -D


ID
724219
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem junguiana descreveu quatro funções psicológicas fundamentais, além da orientação da energia psíquica, introvertida e extrovertida. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Jung, a maneira como nos orientamos tanto diante do mundo objetivo exterior como diante do nosso mundo subjetivo interior é orientada pela quantro funções: pensamento, sentimento, sensação e intuição.

    pensamento - processo conceitual que proporciona sentido e compreensão;
    sentimento - processo subjetivo de ponderação e avaliação;
    sensação - percepção consciente de objetos físicos;
    intuição - envolve perceber de maneira inconsciente;

    As funções dominantes podem se combinar com o domínio da extroversão ou da intuição para formar os tipos psicológicos.
  • Jung identificou quatro Funções Psíquicas que a consciência usa para fazer o reconhecimento do mundo exterior e orientar-se. Ele definiu as funções como: SensaçãoPensamentoSentimento e Intuição - estas, junto com as atitudes de introversão e extroversão, representarão os Tipos Psicológicos. Segundo Jung, existem duas maneiras opostas através das quais percebemos as coisas - SensaçãoIntuição - e existem outras duas, que usamos para julgarmos os fatos - Pensamento e Sentimento. As pessoas utilizam diariamente esses quatro processos.

    http://www.jung-rj.com.br/artigos/tipos_psicologicos.htm 

  • Funções Psicológicas: pensamento, sentimento, sensação e intuição


ID
729133
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A integração da personalidade constitui um dos temas dominantes da psicologia junguiana. O primeiro estágio para a integração é a individuação e o segundo estágio é controlado pelo que Jung denomina

Alternativas
Comentários
  •             c) função transcendente.
  • Quando as estruturas da Psiquê são individuadas e reconhecidas, é possível que a próxima etapa do desenvolvimento ocorra. Jung referia-se a isso como uma transcendência, uma tendência inata para a unidade ou inteireza da personalidade, unindo todos os aspectos opostos dentro da psique. Os fatores ambientais como um casamento insatisfatório ou um emprego frustrante podem inibir o processo de transcendência e impedir a realização total do self.

    Teorias da Personalidade - Schultz, Sydney e Schultz, 2004. São Paulo: Pioneira.
  • Esta questão foi retirada literalmente do livro "Introdução à Psicologia Junguiana", pág. 73, segundo parágrafo. É possível ler o livro no link: http://books.google.com.br/books?id=lQRjeyJWJ4gC&pg=PA73&lpg=PA73&dq=A+integra%C3%A7%C3%A3o+da+personalidade+constitui+um+dos+temas+dominantes+da+psicologia+junguiana.+O+primeiro+est%C3%A1gio+para+a+integra%C3%A7%C3%A3o+%C3%A9+a+individua%C3%A7%C3%A3o+e+o+segundo+est%C3%A1gio+%C3%A9+controlado+pelo+que+Jung+denomina&source=bl&ots=VRXRaN5B-N&sig=WRbOw36ma61AOZ5F9W6wdv2mbDc&hl=pt-BR&sa=X&ei=fdADU4qlI-PlsASZqYH4Ag&ved=0CDUQ6AEwAQ#v=onepage&q=A%20integra%C3%A7%C3%A3o%20da%20personalidade%20constitui%20um%20dos%20temas%20dominantes%20da%20psicologia%20junguiana.%20O%20primeiro%20est%C3%A1gio%20para%20a%20integra%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20a%20individua%C3%A7%C3%A3o%20e%20o%20segundo%20est%C3%A1gio%20%C3%A9%20controlado%20pelo%20que%20Jung%20denomina&f=false


  • A função psicológica ou transcendente resulta da união dos conteúdos conscientes e inconscientes. A experiência no campo da psicologia Analítica nos tem mostrado abundantemente que o consciente e o inconsciente raramente estão de acordo no que se refere a seus conteúdos e tendências. Esta falta de paralelismo, como nos ensina a experiência, não é meramente acidental ou sem propósito, mas se deve ao fato de que o insconsciente se comporta de maneira compensatória ou complementar em relação à consciência. 

     

    http://sandplay.jogodeareia.com.br/psicologia-analitica/funcao-transcedente/

     

     


ID
737683
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um dos aspectos mais originais e controversos da teoria da personalidade de Jung é o conceito de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    d) um inconsciente coletivo.


ID
787711
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem junguiana define a disposição introvertida como a que

Alternativas
Comentários
  • Uma pessoa introvertida esta mais liga a adquirir valores internos, como religião, familia...

    La a pessoa extrovertida esta ligada a adquirir  valores externos, como casa, carro, faculdade...
  • GABARITO "D"

    observa as condições exteriores, mas elege como decisivas as determinações de caráter subjetivo.

  • Jung distinguiu duas formas de atitudes/disposição das pessoas em relação ao objeto: a pessoa que prefere focar a sua atenção no mundo externo de fatos e pessoas (extroversão), e/ou no mundo interno de representações e impressões psíquicas (introversão). Cada tipo de disposição representa tão somente uma preferência natural do indivíduo no seu modo de se relacionar com o mundo, semelhante à preferência pelo uso da mão direita ou da mão esquerda.

    http://www.jung-rj.com.br/artigos/tipos_psicologicos.htm 

  • Quando se fala em introversão, é preciso ter em mente duas palavras-chave: interior e subjetividade. Assim, ao se falar em extroversão, as palavras-chave seriam: exterior e objeto. Isso não significa que o outro pólo seja negligenciado, pois ambos estão presentes na personalidade, mas significa apenas que um deles é dominante. Logo, é característica da disposição introvertida observar as condições exteriores, mas eleger como decisivas as determinações de caráter subjetivo;

     

    a) emana de um movimento positivo do interesse subjetivo no sentido do objeto; (extroversão)

    b) representa a disposição objetiva capaz de admitir a excitação dos sentidos; (extroversão)

    c) se dá pelo fluir da libido de dentro para fora, gerando a relação evidente do sujeito com o objeto; (extroversão)

    e) implica o movimento do sujeito sempre àquilo que recebe do objeto, e a impressão exterior opera papel primordial; (extroversão)

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • Formas de atitude em relação ao objeto

    1- Extroversão (palavras-chave: exterior e objeto):prefere focar a sua atenção no mundo externo de fatos e pessoas

    2- Introversão (palavras-chave: interior e subjetividade): prefere focar a sua atenção no mundo interno de representações e impressões psíquicas 

    "Disposição introvertida: indivíduo observa as condições exteriores, mas elege como decisivas as determinações de caráter subjetivo."

  • Formas de atitude em relação ao objeto

    1- Extroversão (palavras-chave: exterior e objeto):prefere focar a sua atenção no mundo externo de fatos e pessoas

    2- Introversão (palavras-chave: interior e subjetividade): prefere focar a sua atenção no mundo interno de representações e impressões psíquicas 

    "Disposição introvertida: indivíduo observa as condições exteriores, mas elege como decisivas as determinações de caráter subjetivo."

  • Introversão

    • InterIor
    • SubjetIvIdade

    EXTrovErsão

    • EXTErior
    • ObjETo

    Para memorizar.

    Fonte: meus estudos


ID
802288
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O princípio proposto por Jung e que se aplica a eventos que ocorrem juntos no tempo, mas não são a causa um do outro, é denominado:

Alternativas

ID
802291
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à teoria analítica de Jung, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando a afirmativa for falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A persona é a personalidade pública.
( ) O arquétipo feminino no homem é chamado animus.
( ) A sombra representa o lado animal da natureza humana.
( ) Um instinto é um impulso interno para agir de uma certa maneira quando surge uma determinada condição.
( ) A sublimação descreve o deslocamento de energia dos processos mais primitivos para processos superiores.

Alternativas
Comentários
  • "o arquétipo feminino do homem é chamado anima"


ID
854083
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2007
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Anima e animus representam o reconhecimento por Jung da

Alternativas
Comentários
  • "O arquétipo do femino no homem é chamado de anima e o arquétipo do homem na mulher que é chamado de animus. A existência de tal arquétipo demonstra que o ser humano possui naturalmente a predisposição para desenvolver caracteristicas tanto feminias quanto masculinas." (Teoria da Personalidade; Editora: Concusos Psi)
  • Animus =  Caracteristicas masculina na mulher

    Animas =  Características femininas no homem.

  • *Estrutura inconsciente que representa a parte sexual oposta de cada indivíduo, anima no homem e animus na mulher;

    *Contrassexual inconsciente;

    *Um dos mais influentes reguladores do comportamento.

     

    Teorias da Personalidade 2000

  • Bissexualidade humana

  • Bissexualidade humana.

    Anima: aspectos femininos da psique masculina 

    Animus: aspectos masculinos da psique feminina.


    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br

  • "O arquétipo do femino no homem é chamado de anima e o arquétipo do homem na mulher que é chamado de animus. A existência de tal arquétipo demonstra que o ser humano possui naturalmente a predisposição para desenvolver caracteristicas tanto feminias quanto masculinas."

    "Anima e animus representam o reconhecimento por Jung da bissexualidade."


ID
855001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do pensamento de Jung.

O ego é entendido como centro da consciência e núcleo da personalidade do indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • Um dos principais conceitos de Jung e, pode-se dizer, o objetivo de todo homem para ele, é o da individuação, que seria um processo de desenvolvimento pessoal que envolve o estabelecimento de uma conexão entre o ego, centro da consciência, e o Self, centro da psique total, o qual, por sua vez, inclui tanto a consciência como o inconsciente.

    http://www.apoiopsicologico.psc.br/principais-conceitos-psicologia-analitica-jung/

  • O ego é de fato o centro da consciencia, mas o núcleo da personalidade é o self


ID
855004
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do pensamento de Jung.

Jung concebia a ideia dos impulsos infantis reprimidos como um dos conteúdos do inconsciente coletivo.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Os conteúdos do inconsciente coletivo dizem respeito às experiências herdadas de espécies humanas e pré-humanas.

    Os impulsos infantis reprimidos são chamados de complexos e se encontram no inconsciente pessoal.

  • Inconsciente coletivo: nível mais profundo da psique, que contém o acúmulo de experiências herdadas de espécies humanas e pré-humanas. Independe de experiência pessoal. Conjunto de padrões psiquicamente herdados.


    Fonte: Teorias da Personalidade - Schultz e Schultz



    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br

  • Os impulsos infantis reprimidos são um dos conteúdos do inconsciente pessoal, pois dependem da experiência individual. Os conteúdos do inconsciente coletivo são, diferentemente, independentes da experiência pessoal, pois tratam-se de padrões arquetípicos do comportamento humano que são iguais para todos.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Errado


ID
855007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do pensamento de Jung.

Os arquétipos são imagens arcaicas derivadas do inconsciente coletivo e diferem dos complexos, que são derivados dos instintos.

Alternativas
Comentários
  • O arquétipo é o núcleo do complexo.

  • Um complexo é uma reunião de imagens e ideias, conglomeradas em torno de um núcleo derivado de um ou mais arquétipos, e caracterizadas por uma tonalidade emocional comum. Quando entram em ação (tornam-se “constelados”), os complexos contribuem para o comportamento e são marcados pelo AFETO, quer uma pessoa esteja ou não consciente deles. São particularmente úteis na análise de sintomas neuróticos.

    A ideia era tão importante para Jung que, em certo ponto, ele cogitou de rotular suas ideias de “Psicologia Complexa”. Jung referia-se ao complexo como a “a via régia para o inconsciente” e como “o arquiteto dos sonhos”. Isso sugeriria que os SONHOS e outras manifestações simbólicas estão intimamente relacionados com os complexos.

    O conceito possibilitou a Jung ligar os componentes pessoais e os arquetípicos das várias experiências de um indivíduo. Além disso, sem este conceito, seria difícil expressar o modo exato como a experiência se forma; a vida psicológica seria uma série de incidentes desconectados. Mais ainda, de acordo com Jung, os complexos também afetam a memória. O “complexo de pai” não somente contém uma imagem arquetípica de pai, mas também um agregado de todas as intenções com o pai ao longo do tempo. Daí o complexo de pai matizar a recordação de experiências precoces do pai real.

    Por possuir um aspecto arquetípico, o EGO está situado no âmago de um complexo de ego, uma história personalizada do desenvolvimento da consciência e autoconscientização do indivíduo. O complexo de ego está em relacionamento com os outros complexos, o que muitas vezes o envolve em um conflito. Aí então existe o risco de este ou qualquer complexo se dissociar, sendo a personalidade por ele dominada. Um complexo pode dominar o ego (como na PSICOSE) ou o ego pode se identificar com o complexo.

    Também é importante lembrar que os complexos são fenômenos bastante naturais que se desenvolvem ao longo de linhas positivas como também negativas. São ingredientes necessários da vida psíquica. Desde que ego pode estabelecer um relacionamento viável com um complexo, uma personalidade mais rica e mais diversificada emerge. Por exemplo, padrões de relacionamento pessoal podem se alterar, enquanto percepções de outros sofrem mudanças.

  • O centro/núcleo de um complexo AFETO é sempre um arquétipo REPRESENTAÇÃO

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Errado


ID
855010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os próximos itens, acerca do pensamento de Jung.

O ser humano é motivado por experiências reprimidas, mas também por experiências marcadas por emoções herdadas de seus ancestrais.

Alternativas
Comentários
  • Em outras palavras:

     

    O ser humano é motivado por:

    ICS pessoal onde estão registradas todas as experiências que foram reprimidas;

    ICS coletivo no qual estão registrados os padrões arquetípicos do comportamento humano ;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: Certo


ID
919909
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Tenho apenas um objetivo: transmitir uma fração do significado da palavra agora. Para mim, nada existe senão o agora. Agora = Experiência = Conscientização = Realidade. O passado já não é, e o futuro ainda não é. Somente o agora existe.” Neste relato, estamos nos referindo a que teórico e que abordagem ?

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão é só pensar um pouco sobre como o passado influencia no desenvolvimento da personalidade para os demais teóricos. Logo, o unico que não enfatiza o passado é o Perls com sua ideia de aqui e agora. 

  • O aqui-e-agora é um conceito relevante e característico da Gestalt-terapia.

  • O aqui-e-agora é um conceito relevante e característico da Gestalt-terapia.


ID
969550
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carl Jung dedicou muita atenção às pesquisas sobre mitologia, religião, alquimia e astrologia. Com essa atitude, ele procurava evidências para fortalecer suas formulações sobre

Alternativas
Comentários
  • Lembre-se, para Jung o Self também é um arquétipo e é o arquétipo central. 

  • Gabarito: Letra A) Os arquétipos.

  • Arquétipos, que sao os conteúdos do inconsciente coletivo.

  • O Self para Jung também é um arquétipo, mas ele não fala em verdadeiro self, verdadeiro self é um conceito da Abordagem Centrada na Pessoa de Carl Rogers. O self de Jung é o princípio organizativo da personalidade e o principal arquétipo do inconsciente coletivo.


ID
1006873
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jung identificou quatro funções psicológicas fundamentais: pensamento, sentimento, sensação e intuição, sendo que classificou a sensação e a intuição juntas como as formas de

Alternativas
Comentários
  • A Sensação e a Intuição, chamadas de Funções Irracionais, juntas, encerram os meios pelos quais o indivíduo apreende informações, ao contrário das funções Pensamento-Sentimento, pelas quais se toma decisões.
  • O Pensamento - Jung via o pensamento e o sentimento como maneiras alternativas de elaborar julgamentos e tomar decisões. O Pensamento, por sua vez, está relacionado com a verdade, com julgamentos derivados de critérios impessoais, lógicos e objetivos. As pessoas nas quais predomina a função do Pensamento são chamadas de Reflexivas. Esses tipos reflexivos são grandes planejadores e tendem a se agarrar a seus planos e teorias, ainda que sejam confrontados com contraditória evidência.

    O Sentimento - Tipos sentimentais são orientados para o aspecto emocional da experiência. Eles preferem emoções fortes e intensas ainda que negativas, a experiências apáticas e mornas. A consistência e princípios abstratos são altamente valorizados pela pessoa sentimental. Para ela, tomar decisões deve ser de acordo com julgamentos de valores próprios, como por exemplo, valores do bom ou do mau, do certo ou do errado, agradável ou desagradável, ao invés de julgar em termos de lógica ou eficiência, como faz o reflexivo.
    A Sensação - Jung classifica a sensação e a intuição juntas, como as formas de apreender informações, diferentemente das formas de tomar decisões. A Sensação se refere a um enfoque na experiência direta, na percepção de detalhes, de fatos concretos. A Sensação reporta-se ao que uma pessoa pode ver, tocar, cheirar. É a experiência concreta e tem sempre prioridade sobre a discussão ou a análise da experiência.
    A Intuição - A intuição é uma forma de processar informações em termos de experiência passada, objetivos futuros e processos inconscientes. As implicações da experiência (o que poderia acontecer, o que é possível) são mais importantes para os intuitivos do que a experiência real por si mesma. Pessoas fortemente intuitivas dão significado às suas percepções com tamanha rapidez que, via de regra, não conseguem separar suas interpretações conscientes dos dados sensoriais brutos obtidos. Os intuitivos processam informação muito depressa e relacionam, de forma automática, a experiência passada com as informações relevantes da experiência imediata.
    FONTE: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=192
  • GABARITO E

    Sensação e intuição- apreender informações

    Pensamento e sentimento- tomar decisões

  • Teoria dos tipos psicológicos - Jung

    Funções Racionais (de julgamento/tomada de decisões): pensamento e sentimento

    Funções Irracionals (de percepção/apreensão de informações): razão e intuição


ID
1228144
Banca
FUNRIO
Órgão
INSS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As teorias psicodinâmicas da personalidade têm ilustres representantes que na verdade se diferenciaram da psicanálise freudiana por oposição à teoria desenvolvida por Freud. Um exemplo está na forte contestação à orientação biológica relativa ao complexo de Édipo e à castração, desenvolvida por

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: letra c

    Horney rejeitou o caráter sexual-agressivo do Complexo de Édipo, sugerindo que este envolvia um conflito entre a dependência dos pais e a hostilidade em relação a eles.

  • PONTOS DE DISCORDÂNCIA EM RELAÇÃO À TEORIA DE FRUD PARA KAREN HORNEY:

    -INVEJA DO PÊNIS:NÃO ACREDITAVA QUE A INVEJA DO PÊNIS SERIA FATOR DOMINANTE DA PSICOLOGIA FEMININA, QUE TERIA POR BASE UMA ÊNFASE EXAGERADA NO RELACIONAMENTO AMOROSO E NA FALTA DE AUTO-CONFIANÇA;

    -CARÁTER SEXUAL-AGRESSIVO DO COMPLEXO DE ÉDIPO: A PSICANALISTA VIA ESSE CONFLITO COMO VIVÊNCIA DE UMA ANSIEDADE DECORRENTES DE PERTURBAÇÕES BÁSICAS COMO REJEIÇÃO, SUPERPROTEÇÃO E PUNIÇÃO NO RELACIONAMENTO COM A MÃE;

    -AGRESSIVIDADE INATA: A AGRESSIVIDADE NÃO SERIA UM SENTIMENTO INATO, APENAS UM MODO DO SER HUMANO GARANTIR SEGURANÇA;

    -NARCISISMO COMO AUTO AMOR: PARA ELA O NARCISISMO SERIA RESULTADO DECORRENTE DE SENTIMENTO DE INSEGURANÇA, LEVANDO À SUPERVALORIZAÇÃO DEFENSIVA.

  • Outro ponto discordante de Freud:

    Conforme Horney, o complexo de Édipo não é resultado de um conflito sexual e agressivo entre a criança e o progenitor, mas sim uma ansiedade geradas pelas perturbações básicas


ID
1265980
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos fundamentos da personalidade, considere as seguintes afirmativas:

1. Carl Gustav Jung postulou a existência de um processo psíquico autônomo, no qual o sujeito, no decorrer da sua vida, torna-se cada vez mais “si-mesmo”. Esse processo é denominado processo de individuação.
2. Carl Rogers, em sua Terapia Centrada no Cliente, preconiza o ideal de amor incondicional, no qual o terapeuta deve aceitar integralmente seu paciente, para que este possa agir do modo mais espontâneo possível.
3. A Gestalt Terapia, de Pearls, baseia-se na compreensão de um ser no aqui-agora fenomenológico. O processo terapêutico baseia-se, portanto, em ampliar sua compreensão em termos de perspectivas diferenciadas, que possibilitam novos e diferentes olhares para uma mesma questão (figura e fundo).
4. A primeira tópica psicanalítica possui três estruturas distintas: o ego, o superego e o id. O impulso, por sua vez, seria a libido sexual.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A primeira tópica possui três estruturas distintas: Consciente, Pré-consciente e Inconsciente

  • 1. Carl Gustav Jung postulou a existência de um processo psíquico autônomo, no qual o sujeito, no decorrer da sua vida, torna-se cada vez mais “si-mesmo”. Esse processo é denominado processo de individuação. 
    2. Carl Rogers, em sua Terapia Centrada no Cliente, preconiza o ideal de amor incondicional, no qual o terapeuta deve aceitar integralmente seu paciente, para que este possa agir do modo mais espontâneo possível. 
    3. A Gestalt Terapia, de Pearls, baseia-se na compreensão de um ser no aqui-agora fenomenológico. O processo terapêutico baseia-se, portanto, em ampliar sua compreensão em termos de perspectivas diferenciadas, que possibilitam novos e diferentes olhares para uma mesma questão (figura e fundo). 


  • 1. Carl Gustav Jung postulou a existência de um processo psíquico autônomo, no qual o sujeito, no decorrer da sua vida, torna-se cada vez mais “si-mesmo”. Esse processo é denominado processo de individuação. CORRETA

    2. Carl Rogers, em sua Terapia Centrada no Cliente, preconiza o ideal de amor incondicional, no qual o terapeuta deve aceitar integralmente seu paciente, para que este possa agir do modo mais espontâneo possível. CORRETA

    3. A Gestalt Terapia, de Pearls, baseia-se na compreensão de um ser no aqui-agora fenomenológico. O processo terapêutico baseia-se, portanto, em ampliar sua compreensão em termos de perspectivas diferenciadas, que possibilitam novos e diferentes olhares para uma mesma questão (figura e fundo). CORRETA

    4. A primeira tópica psicanalítica possui três estruturas distintas: o ego, o superego e o id. O impulso, por sua vez, seria a libido sexual. ERRADA - TEORIA TOPOGRÁFICA (PRIMEIRA TÓPICA) - CONSCIENTE, PRÉ-CONSCIENTE E INCONSCIENTE.




    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br

  • Aceitação Incondicional pode ser chamada de Amor incondicional?

  • Eu quase marquei incorreta a alternativa sobre Amor incondicional. O "incondicional" beleza, mas o amor...


ID
1308592
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Como disse um professor de cursinho: Até o nome de Jung foi escrito errado...

  • GABARITO: c) Um dos pontos essenciais da teoria de Yung, sob a perspectiva neo-analítica, é o de o inconsciente ser divido em duas entidades diferentes: o inconsciente coletivo e o inconsciente pessoal, sendo este último constituído por arquétipos.

    Além do nome (JUNG) estar escrito errado na questão fala que o inconsciente pessoal é constituído por arquétipos, o que torna a questão falsa, pois o inconsciente coletivo que é constituído de arquétipos. Esses arquétipos são experiências são experiências comuns e inatas a toda humanidade, são símbolos, mas não possuem forma ou conteúdo específico.

  • Quando você acha que já viu de tudo, eis que surge o IADES e mostra que não...

  • Quem é Yung?

     

    Além disso, o que é constituído por arquétipos é o ICS coletivo e não o pessoal.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: C

  • Q isso, gente???

    Ok, ok!!!

    Inconsciente Pessoal - sombra

    Inconsciente Coletivo - Arquétipos (são os componentes estruturais)

  • Outro conceito do Jung que pode cair:

    Individuação: processo psicológico de integração dos opostos... Incluindo o consciente e o inconsciente.. Mantendo, no entanto, a sua autonomia relativa.

  • O inconsciente coletivo é constituídos de arquétipos, como a grande mãe, persona, anima e animus e o inconsciente pessoal e constituído de complexos.


ID
1487704
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Na teoria de Jung, as diferenças de personalidade são expressas não apenas por atitudes introvertidas ou extrovertidas, mas, também, por meio de funções. Tais funções consistem em formas de orientação seguidas pelo indivíduo para se comportar tanto diante do universo exterior objetivo quanto diante do universo interior subjetivo.” (Duane P. Schultz, 2006. p. 396-397)

São modelos de funções mencionadas por Jung, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Modos de tomar decisões:

    pensamento: pessoas com essa função desenvolvida são mais reflexivas e planejadoras.

    sentimento: pessoas voltada para valores mais pessoais/ emocionais.

    Modos de aprender informações:

    sensação: experiência direta, na percepção de detalhes, de fatos concretos. A sensação repotar-se ao que uma pessoa pode ver, tocar, cheirar. É a experiência concreta e tem sempre prioridade sobre a discussão ou a análise da experiência.

    Intuição: experiência passada, objetivos futuros e processos inconscientes. 


ID
1524580
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Duque de Caxias - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Na teoria de Carl Jung, as diferenças de personalidade são expressas não apenas por atitudes introvertidas e extrovertidas, como também por meio de funções que consistem em formas de orientação seguidas pelo indivíduo para se comportar tanto diante do universo exterior objetivo, quanto diante do universo interior subjetivo."  
                                                                                                        (Schultz & Schultz, 2006, p. 396.)

Dentre as funções apresentadas, marque a alternativa que NÃO corresponde a um modelo exposto por Jung.

Alternativas
Comentários
  • b) Inspiração.

  • Jung divide os estados da personalidade em subvariáveis, sendo: pensamento, intuição, sensação e percepção.


ID
1582420
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Freud, como bom cientista, estava aberto a novas ideias e disposto a revisar e modificar sua teoria original. Apesar de estar aberto a novas proposições, mostrou-se relutante em aceitar opiniões divergentes em relação à teoria da libido e à centralidade da motivação sexual no funcionamento da personalidade. Tal radicalismo levou ao rompimento e às dissidências de alguns de seus colaboradores, como Carl Gustav Jung, Alfred Adler, Karen Horney, Harry Sullivan e Erick Fromm.


Considerando-se as informações e as modificações nas teorias de Freud, é correto afirmar:


Carl Gustav Jung, de forma similar a Sigmund Freud, defendia a existência de um inconsciente pessoal e de um inconsciente coletivo, em que o conteúdo do inconsciente pessoal é determinado pela experiência da pessoa no mundo, enquanto o inconsciente coletivo é descrito como hereditário, presente na estrutura cerebral dos seres humanos e independente da experiência pessoal, embora ambos se manifestem nos símbolos.

Alternativas

ID
1582423
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Freud, como bom cientista, estava aberto a novas ideias e disposto a revisar e modificar sua teoria original. Apesar de estar aberto a novas proposições, mostrou-se relutante em aceitar opiniões divergentes em relação à teoria da libido e à centralidade da motivação sexual no funcionamento da personalidade. Tal radicalismo levou ao rompimento e às dissidências de alguns de seus colaboradores, como Carl Gustav Jung, Alfred Adler, Karen Horney, Harry Sullivan e Erick Fromm.


Considerando-se as informações e as modificações nas teorias de Freud, é correto afirmar:


Para Carl Gustav Jung, os arquétipos fazem parte do inconsciente coletivo, são imagens primordiais, semelhantes para todas as pessoas e funcionam como instintos psíquicos que predispõem as pessoas a viver o mundo de uma maneira universal.

Alternativas

ID
1620604
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sigmund Freud sistematizou a primeira Teoria da Personalidade, e em múltiplos aspectos vários teóricos posteriores apresentaram reações substanciais a sua posição. Desta forma, assinale a única alternativa Errada.

Alternativas
Comentários
  • Quer saber qual nao e dissidente de freud!

     

  • JEan Piaget lógico! 

  • A questão deseja saber qual não é dissidente de Freud. Ou seja, qual não é Psicanalista.

    Alternativa E - Piaget impulsionou a Teoria Cognitiva, logo não adotou os conceitos da Psicanálise.

  • Questão super mal feita

  • A questão está pedindo o teórico que não se opôs frontalmente a Freud. A questão é ruim mesmo, forçada, mas faz sentido.

  • Acho que está correta a questão. Todos outros quatro (Horney, Sullivan, Erikson e Jung) apresentaram uma teoria em reação a psicanálise freudiana por seu desleixo referente aos aspectos sociais (Horney, Sullivan, Erikson), mas a ênfase nos processo pulsionais e insconciente permaneceram, tanto é que, nos livros de Teoria da Personalidade, eles aparecem juntos na ênfase psicodinâmica.

    Piaget foi o único que não escreveu nada em oposição a Freud ou a psicanálise.

  • Honestamente, não entendi a polêmica acerca da questão...

  • É possível entender o que a questão pede? Sim, por uma questão lógica. Não há como negar, porém, que o enunciado poderia ter sido melhor formulado, pois o que parece é que há um vácuo entre o texto e as respostas.


ID
1690858
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Lindzey (1977) cita oito teorias da personalidade. Uma delas diz respeito ao papel dos complexos e seu aparecimento por intermédio dos indicadores de complexos e foi desenvolvida por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D (Jung)

    Na teoria de Jung, o conteúdo do inconsciente pessoal é agrupado em "complexos": padrões de emoções e lembranças organizados em torno de temas comuns. Exemplo: o complexo maternal, cujo núcleo é formado a partir das experiências evolutivas da espécie com as relações maternais e das experiências do próprio indivíduo com sua mãe. Idéias, sentimentos e memórias da criança em relação à mãe são atraídos pelo núcleo formando o complexo. Quanto maior a força que emana de um núcleo, mais experiências serão atraídas para tal complexo. Assim, poder-se-ia afirmar que um indivíduo dominado pela mãe teria um forte complexo materno.

    Os complexos podem ser considerados unidades menores da personalidade total.

    Fontes: Schultz & Schultz (2011); HALL, LINDZEY & CAMPBELL 

  • Alguém pode pensar no complexo de édipo kkk mas o termo sozinho "complexo" foi idealizador pro Gustav Jung mesmo.

  • Indicadores de complexos?? Que indicadores são esses?

    Alguem, explica


ID
1761991
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo em relação à Teoria Junguiana e, em seguida, assinale a alternativa correta. 

I. A compreensão de que o comportamento humano é condicionado não apenas pela história individual, mas também pelas metas e aspirações de cada um é fundamental na Teoria Junguiana.

II. Para Jung, um complexo é uma constelação de sentimentos, pensamentos, percepções e memórias que existem no consciente pessoal.

III. Na Teoria Junguiana há uma distinção entre os conceitos de inconsciente coletivo e inconsciente transpessoal.

IV. Arquétipo é um componente estrutura do inconsciente coletivo.

V. Ânima é o arquétipo feminino no homem. 


Alternativas
Comentários
  • De acordo com Jung cada uma das principais estruturas da personalidade são arquétipos, incluindo o ego, a persona, a sombra, a anima (nos homens), o animus (nas mulheres) e o self. Quando tornam-se individuados, esses arquétipos expressam-se de maneiras mais sutis e complexas.

  • I. A compreensão de que o comportamento humano é condicionado não apenas pela história individual, mas também pelas metas e aspirações de cada um é fundamental na Teoria Junguiana. (V)

    II. Para Jung, um complexo é uma constelação de sentimentos, pensamentos, percepções e memórias que existem no consciente pessoal. (F) Jung fala de incosciente pessoal que fica registradas todas as experiências que não foram aceitas pelo ego. Encontram-se também os conteúdos associados ao arquétipo da sombra e os complexos.

    III. Na Teoria Junguiana há uma distinção entre os conceitos de inconsciente coletivo e inconsciente transpessoal.(F)  A Psicologia transpessoal é uma abordagem da Psicologia considerada por Abraham Maslow.

    IV. Arquétipo é um componente estrutura do inconsciente coletivo.  (V)

    V. Ânima é o arquétipo feminino no homem. (V)

     

     


ID
1762027
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as alternativas abaixo sobre avaliação psicométrica, segundo Fachel e Camey apud Cunha (2000), colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, ou a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A teoria da aprendizagem social de Albert Bandura defende que o comportamento humano é uma interação recíproca e contínua entre determinantes cognitivos, comportamentais e ambientais. Assim, as pessoas influenciam seu próprio destino e limites de auto-direção.

( ) O conceito de inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung é a base herdada, de toda estrutura da personalidade, o resíduo psíquico do desenvolvimento evolutivo humano acumulado ao longo das gerações e se constituindo como núcleo do inconsciente pessoal.

( ) Depressão, projeção, formação reativa, fixação e regressão são mecanismos de defesa do ego segundo a psicologia analítica.

( ) Para psicanálise o complexo de castração inicia o complexo de Édipo na menina. No menino, o complexo de Édipo é reprimido ou modificado pela ansiedade de castração. Estas diferenças na natureza dos complexos de Édipo e de castração são as bases para as diferenças psicológicas entre os sexos.

( ) Reforçar um comportamento é executar uma manipulação que muda a probabilidade de ocorrência daquele comportamento no futuro. Este é o princípio do reforço aplicado ao condicionamento clássico. 


Alternativas
Comentários
  • "sobre o inconsciente coletivo são erigidos o ego, o inconsciente pessoal e todas as outras aquisições" (Hall) - um dos erros, talvez seria, a de que o inconsciente coletivo influencia o inconsciente pessoal, mas não é o seu núcleo.

ID
1903870
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo componente da mente apresentado por Jung, “contém pensamentos e sentimentos que não fazem parte do conhecimento consciente no presente (...) contém tanto pensamentos quanto impulsos que simplesmente não tem importância no presente e aos quais foram reprimidos de forma intensa por significar ameaça ao ego”. A descrição acima, segundo Friedman e Shustack (2004) refere-se à (ao) (aos)

Alternativas

ID
1908604
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as afirmativas sobre as teorias da personalidade de base psicanalítica, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O núcleo da teoria freudiana foi a defesa de um modelo conflitual de motivação.

( ) Jung propôs a origem ancestral e não pessoal como determinante inconsciente do comportamento.

( ) Adler enfocou o interesse social como a base do funcionamento sadio.

( ) Erikson considerou a importância das forças culturais e das práticas educacionais na formação da personalidade.

( ) Horney transformou os estágios de desenvolvimento psicossexual de Freud em estágios psicossociais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    e) V – V – V – V – F. 

    Karen Horney= feminista, trabalha com os seguintes pontos: self real, ansiedade básica, neurose de situação, neurose de caráter, necessidade neurótica entre outros temas. 

    Obs:Erikson que trabalha com o desenvolvimento psicossocial e Freud com psicossexual.


ID
1908628
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a teoria analítica de Carl Jung, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c) utiliza as explicações teleológicas e causalistas, além do princípio da sincronicidade.


ID
2020936
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dentre as teorias psicodinâmicas uma se revelou favorável às influências e pressões sociais e ao conceito de um self criativo. Seu mentor foi

Alternativas
Comentários
  • Adler

  • O conceito de self criativo é a realização suprema de Adler como teórico da personalidade. Quando ele descobriu o poder criativo do self, todos os seus outros conceitos ficaram subordinados a ele. O self unitário, consistente e criativo é soberano na estrutura da personalidade. Ele cria a meta, assim como os meios para atingir a meta

    Em essência, a doutrina de um self criativo afirma que os humanos fazem sua própria personalidade. Eles a constroem a partir do material bruto da hereditariedade e da experiência.

    "A hereditariedade apenas dota (o homem) com certas capacidades. O ambiente apenas lhe transmite certas impressões. Essas capacidades e impressões, e a maneira como ele as experiencia – isto é, a interpretação que faz dessas experiências – são os blocos construtores, ou em outras palavras sua atitude perante a vida, que determinam seu relacionamento com o mundo externo" (Adler).



    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/alfred-adler-psicologia-individual/21533/#ixzz4IvMW1iOq

  • O self é a causa do comportamento, impulsionando o indivíduo a buscar experiências relevantes para o desenvolvimento de seu estilo individual.  A  doutrina  do self criativo afirma que os humanos constroem sua própria personalidade a partir da base hereditária e das experiências.

  • Quem cunho o termo "self" foi Jung, já "self criativo" foi Adler.

    No livro "As teorias da personalidade", de Hall, Lindzey e Campbell (2007), na parte referente as Ênfase Psicodinâmica, muitos teóricos utilizam esse termo self (fico pensando se não tinham o termo melhor pra usar kkkk), por isso muita atenção ao responder uma questão desse tipo.


ID
2021008
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dentre as várias teorias da personalidade temos a que afirma que acima de tudo a criança precisa do sentimento de segurança para um crescimento sadio, tendo que sentir o amor dos pais. Poderá criar uma imagem irreal e idealizada de si mesma para compensar seus sentimentos de inferioridade. Esta teoria foi criada por

Alternativas
Comentários
  • Horney

  • Entre as opções há dois teóricos que dão ênfase ao conceito de inferioridade: Adler e Horney.

     

    Adler afirmava que os sentimentos de inferioridade nnão são indícios de anormalidade, são a causa de todo melhoramento da vida humana. Sob condições normais o sentimento de inferioridade é a grande força propulsora da humanidade.

     

    Horney, por sua vez, ao abordar o conceito de "ansiedade básica", afirma que a criança pode se sentir isolada, desamparada e inferiorizada quando o contexto se apresenta de forma hostil (dominação direta ou indireta, indiferença, comportamento irregular, desrespeito às necessidades da criança, ausência de orientação, desprezo, excesso ou ausência de admiração...) Portanto, a criança ansiosa e insegura desenvolve várias estratégias para lutar contra seus sentimentos de isolamento e desemparo. Dentre outras questões, poderá desenvolver uma visão irreal e ideal de si mesma, a fim de compensar-se pelos sentimentos de inferioridade.

     

    Fonte: Hall e Linzey. Teorias da Personalidade.

  • Karen Horney afirmava que a ansiedade básica, seu principal conceito, nascia do sentimento de desamparo, vulnerabilidade e solidão que a criança sentia nos anos iniciais da vida. Um lar que proporcionasse segurança, atenção e amor atuaria como medida protetiva no surgimento desse tipo de ansiedade.

    E a partir desse sentimento de desamparo frente ao mundo, o sujeito poderia tomar atitudes inconscientes e irracionais para lidar com esses problemas, assim as necessidades neuróticas surgiriam como um estratégia irracional que visava obter uma solução. Horney elencou 10 necessidades neuróticas, depois as condensou em 3 principais: necessidade de amor, necessidade de independência e necessidade de poder.

    Obs.: o termo "necessidade" é empregado por Horney para se referir um instrumento irracional usado para lidar com o desamparo nesse ambiente hostil que causa ansiedade básica.

    Fonte: Hall, Lindzey e Campbell (2007)


ID
2023792
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Vários são os estudiosos da grupoterapia. No entanto, o pilar de sustentação desses estudos se deve a

Alternativas
Comentários
  • Poderiam comentar e fundamentar esse gabarito? O pouco que estudei sobre grupoterapia, o principal contribuidor foi Bion. 

  • Olhando para as alternativas, dá pra matar pensando o seguinte: todos os autores aí listados são psicanalistas, ou seja, bebem da obra freudiana (inclusive o Pichon). Assim, o pilar de sustentação só pode ser a Psicanálise, criada por Freud 

  • Pergunta maliciosa, para quem não sabe que Pichon foi psicanalista, sabemos que existem diversas vertentes que não seguiram pensamentos psicanaliticos na terapia grupal, enfim, só que os autores em questão são todos da Psicanálise.

  • Walter Poltrinieri a questão pede o PILAR DE SUSTENTAÇÃO, ou seja, a base que orienta os demais estudiosos da psicanálise e, como os colegas acima evidenciaram, todos da psicanálise criada por Freud. Seria mais uma questão de interpretação mesmo, eu também errei, voltei ao enunciado e vi o por que!!

  • que questão mais babaca!!!

  • Este é o tipo de questão que o examinador que decide o gabarito.

  • Se percorrermos a obra do criador da psicanálise, veremos que deu valiosas contribuições para o estudo da grupalidade, tema a que deu grande importância. Freud trouxe tais contribuições para a psicologia dos grupos humanos principalmente em cinco trabalhos: As perspectivas futuras da terapêutica psicanalítica (1910); Totem e tabu (1913); Psicologia das massas e análise do ego (1921); O futuro de uma ilusão (1927); O Mal-estar na civilização (1930).

    Em 1910 Freud diz: ...“o êxito que a terapia passa a ter no indivíduo haverá de obtê-la igualmente na coletividade”.

    Em 1913, em Totem e tabu, ele mostra que transmitimos as leis sociais, por intermédio do inconsciente. Essas leis sociais é que produzem a cultura.

    Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702003000100012

    Freud influenciou a grupoterapia sem que isso fosse seu objetivo de análise. Ele visava compreender a coletividade, a cultura, a sociedade em si, e que, no fim, é um grande grupo.

    Se a pergunta fosse relativa aos grupos operativos, aí nós teremos Pichón-Rivieré. Com relação ao Wilfred R. Bion, discípulos de Melanie Klein, ele fundou a Terapia Psicodiâmica de Grupos, tendo o livro Psicologia da massa e análise do ego como influenciador também.

    GABARITO D.


ID
2055817
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um aspecto central da Psicologia de Jung é o de que a personalidade tem a tendência a desenvolver-se na direção de uma unidade estável. Para ter uma personalidade sadia e integrada, todos os sistemas precisam atingir o grau mais pleno de diferenciação, desenvolvimento e expressão. Como se denomina o processo por meio do qual isso é atingido?

Alternativas

ID
2055826
Banca
Marinha
Órgão
CSM
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com a Teoria de Jung a respeito da estrutura da psique, correlacione seus sistemas às suas respectivas definições, e assinale a seguir a opção correta.

SISTEMAS DA PSIQUE

I - Ego

II - Inconsciente pessoal

III- Complexos

IV - Inconsciente coletivo

V - Arquétipos


DEFINIÇÕES

( ) Ponto central da personalidade em torno do qual todos os outros sistemas estão constelados.

( ) Reservatório de traços de memória latente herdados do nosso passado ancestral.

( ) Constituído por percepções, memórias, pensamentos e sentimentos conscientes .

( ) Constelação de sentimentos, pensamentos, percepções e memórias que existem no inconsciente pessoal.

( ) Máscara adotada pela pessoa em resposta às demandas das convenções.

( ) Experiências reprimidas, suprimidas, esquecidas ou ignoradas.

( ) Formas universais de pensamento que contêm um grande elemento de emoção.

Alternativas

ID
2117815
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao se falar de zona de desenvolvimento proximal, está-se referindo à teoria de desenvolvimento de:

Alternativas
Comentários
  • Lev Vygotsky.

  • ZDP - É a zona interstitial entre o desenvolvimento real e o potencial, algo proporcionado pelo auxílio de outros indivíudos, já que ele coloca a interação como uma chave para o desenvolvimento.

    Lev Vygotsky era interacionista.


ID
2117833
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São elementos da teoria da personalidade na teoria de Jung:

Alternativas
Comentários
  • Desconhecia o conceito de sizígia.

    Sizígia é a união de opostos, não só em nível subjetivo, mas também na concretude das relações interpessoais homem-mulher.

    Em Psicologia, sizígia, ou o arquétipo da alteridade, segundo Jung e Carlos Byington, se refere aos opostos masculino-feminino na psique. Segundo a psicologia analítica, trata-se da personificação de uma produção espontânea do inconsciente. Como é inconsciente, esse arquétipo caracteriza-se pela sua autonomia em relação ao ego, produzindo fenômenos problemáticos, tanto no âmbito do relacionamento com o sexo oposto, quanto na intimidade do indivíduo. Nos sonhos de um homem, por exemplo, a anima pode surgir como uma mulher desconhecida. O mesmo dando-se com uma sonhadora com o seu animus. A relação do sonhador com o arquétipo da alteridade indica como está o relacionamento do sonhador com o seu oposto complementar.

  • Que viagem! Não sei como essas teorias analíticas ainda não sucumbiram ao fracasso!


ID
2117875
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo a teoria junguiana, o complexo funcional, que é o centro da consciência, se chama:

Alternativas
Comentários
  • Ego é o centro da consciência. Reposta: b

  • O ego é o centro da consciência, mas o self é o centro da personalidade. O sujeito irá transcender quando o sefl também se tornar centro da consciência.

    GABARITO B


ID
2124541
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carl G. Jung considerava que arquétipos específicos têm um papel especial na formação da personalidade, dentre eles a persona, arquétipo cujo significado origina-se da palavra latina

Alternativas
Comentários
  •  c)

    “máscara”.

  • Persona - máscara (arquétipo da conformidade) adotado em resposta as demandas e convenções sociais.

    = Personalidade pública

  • Persona - máscara (arquétipo da conformidade) adotado em resposta as demandas e convenções sociais.


ID
2132851
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou de conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, a assimilação e o equilíbrio são então alcançados.” Estamos fazendo referência à teoria de:

Alternativas
Comentários
  • Jean Piaget 


ID
2133748
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, a partir de 1913, consolidou sua diferença com a teoria freudiana e construiu a psicologia analítica. Sobre essa teoria, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Embora a letra A seja incorreta, posto que todo o alicerce cultural repousa nos arquétipos, a banca parece equivocar-se na formulação da opção D quando diz inconsciente pessoal pela segunda vez, quando queria dizer inconscinete coletivo: "O inconsciente COLETIVO [e não pessoal]  descansa sobre o mais profundo que se origina na experiência pessoal, pois é inato e coletivo porque não é de natureza individual, mas universal. 

  • letra D mal formulada e bastate confusa.

    O inconsciente individual não é individual e sim universal ?!

    oi ?

  • Letra A é a incorreta. Letra D não está incorreta.

    O inconsciente coletivo difere do inconsciente individual ou pessoal, que é mais superficial e acessível. O inconsciente individual descansa sobre o mais profundo que se origina na experiência pessoal, pois é inato e coletivo porque não é de natureza individual, mas universal.

    Para Jung existe como estrutura da nossa personalidade a Psique, a psique por sua vez se divide em Consciente e Inconsciente. O Inconsciente por sua vez se divide em Inconsciente pessoal e inconsciente coletivo, o inconsciente coletivo, que é herdado, é a camada mais profunda e acima dele repousa o inconsciente pessoal, que é formado por aquelas experiencias que foram esquecidas ou suprimidas. O item quis dizer que o inconsciente coletivo descansa sobre, acima, de um mais profundo, que o coletivo

    Nas três camadas que formam a psique primeiro vem o inconsciente coletivo, mais profundo, herdado, acima dele vem o inconsciente pessoal e depois a consciência, que é a unica parte da mente que o indivíduo tem acesso..


ID
2133784
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na teoria de Jung, as diferenças de personalidade são expressas não apenas por atitudes introvertidas ou extrovertidas, como também por meio de funções que consistem em formas de orientações seguidas pelo indivíduo para se comportar tanto diante do universo exterior objetivo quanto do universo interior subjetivo. Analise as afirmativas.
I. O pensamento é o processo conceitual que proporciona o significado e a compreensão.
II. O sentimento é o processo subjetivo de ponderação e de avaliação.
III. A sensação é a percepção consciente dos objetos físicos.
IV. A intuição envolve a percepção de maneira inconsciente.
Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Inicialmente questionei a afirmativa IV. Então, fui pesquisar...

    Nos dizeres de Fadiman e Frager - Teorias da Personalidade - (p. 48), "a intução é uma forma de processar informações em termos de experiencia passada, objetivos futuros e processos inconscientes. (...) Pelo fato deles (os intuitivos) frequentemente categorizarem em termos de material inconsciente, seu pensamento parece avançar aos trancos e barrancos". 

  • Existe uma questão muito parecida aplicada por outra banca...

    Prefeitura de Carangola/MG (Idecan/2014)
    “Na teoria de Jung, as diferenças de personalidade são expressas não apenas por atitudes introvertidas ou extrovertidas, como também por meio de funções.” (Schultz & Schultz, 2006.) 
    Em relação às diferenças de personalidade e suas funções Junguianas, analise as afirmativas.
    I. O pensamento é uma das funções das diferenças de personalidade, sendo ele o processo conceitual que proporciona o significado e a compreensão.
    II. As funções das diferenças de personalidade consistem em formas de orientações seguidas pelo indivíduo para se comportar tanto diante do universo exterior objetivo quanto diante do universo interior subjetivo.
    III. A intuição também é uma das funções das diferenças de personalidade, determinando a percepção consciente dos objetos físicos.
    IV. O sentimento e a sensação são funções das diferenças de personalidade, sendo o sentimento o processo subjetivo de ponderação e de avaliação e, a sensação, a percepção de maneira inconsciente do indivíduo.
    Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
    III, apenas.    B) I, II, III e IV.    C) I e II, apenas.    D) II e III, apenas.    E) II, III e IV, apenas.
    R: c

    Resolver muitas questões facilita muito nesse aspecto! 

     


ID
2185453
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na abordagem junguiana, são derivados da anima e do animus os arquétipos: a grande mãe e o

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

  • De acordo com Carl Jung, o animus, apresenta quatro estágios de desenvolvimento. O primeiro estágio é a personificação do homem que é apenas força física e agilidade — um exemplo é o atleta, o cowboy. Jung exemplifica com o personagem Tarzan. O segundo estágio é o "homem de ação", aqui o animus possui iniciativa e capacidade de planejamento, no sentido de que dirige sua força para algo útil — pode ser representado pelo herói de guerra, pelo caçador. No terceiro estágio ele é o condutor, o "verbo" — exemplo, o professor, o grande orador político ou o clérigo. E por fim no quarto estágio ele é o “sentido”. É o sábio guia que leva à verdade espiritual e intermédia a consciência da mulher e seu inconsciente — o deus grego Hermes é uma boa representação desse estágio.

  • Anima e Animus

    --> São aspectos inconscientes de um indivíduo, opostos à , ou aspecto consciente da .

    -->O  do homem encontra expressão como uma personalidade interior feminina: a Anima

    -->No inconsciente da mulher, esse aspecto é expresso como uma personalidade interna masculina: o Animus

    -->Anima: grande mãe

    -->Animus: Velho sábio

  • Todos os arquétipos podem ser considerados como sistema dinâmicos, autônomos e que são relativamente independentes do restante da personalidade, alguns evoluíram tanto que merecem ser tratados como separados dentro da personalidade: persona, anima, animus e sombra.  

    Fonte: Teorias da Personalidade (Hall, Lindzey e Campbell; 2007)

    A grande mãe é derivada da Anima, e o velho sábio do Animus.


ID
2192524
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dentre as várias teorias da personalidade encontra-se a que afirma a existência de uma pré-determinação de uma mente inconsciente na criança ao nascer e que seria igual para todos. O criador desta teoria chama-se

Alternativas
Comentários
  • Resposta: e

    Segundo Jung, ao nascer cada um já traz consigo uma essência, a qual precisará se tornar consciente, desenvolver-se e atuar no mundo de maneira integrada e harmônica.

     

    http://www.psicologiasandplay.com.br/psicologia-analitica/

  • Trata-se do conceito de incosciente coletivo.

    O incosciente coletivo inclui materiais psíquicos que não provêm da experiência pessoal. 

    Nas próprias palavras de Jung, "o incosciente coletivo (...) é constituído, numa proporção mínima, por conteúdos de maneira pessoal; não são aquisições individuais, são essencialmente os mesmos em qualquer lugar e não variam de homem para homem. Este inconsciente é como o ar, que é o mesmo em todo lugar, é respirado por todo o mundo e não pertence a ninguém. Seus conteúdos (chamados arquétipos) são condições ou modelos prévios da formação psíquica em geral" (Jung, 1973, p. 408).

     


ID
2279212
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de São José de Piranhas - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A despeito da íntima amizade e da esperança de FREUD em ter JUNG como seu sucessor, eles divergiam e em 1912 romperam definitivamente por ocasião da publicação da obra Symbols of Transformatio. Assinale a alternativa em que a categoria foi o objeto primeiro da divergência entre os dois teóricos.

Alternativas
Comentários
  • O primeiro ponto no qual Jung discordou de Freud foi quanto ao papel da sexualidade. Jung ampliou a definição freudiana de libido, redefinindo-a como uma energia psíquica mais generalizada, que inclui o sexo, mas não se restringe a ele.


    Fonte: Teorias da Personalidade – Schultz e Schultz



    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br

  • Jung não concordava com a ênfase na pulsão sexual dada por Freud. E foi isso que provocou o afastamento do "príncipe herdeiro", de Freud, da psicanálise clássica.

    Acho que a ênfase sexual, de Freud, fala mais sobre ele (sua foco sexual) kkk que da constituição da personalidade kkk.


ID
2328754
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem junguiana propõe que nascemos com uma herança psicológica, que se soma à herança biológica, sendo ambas determinantes essenciais do comportamento e da experiência. Neste contexto, o inconsciente coletivo inclui materiais psíquicos que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    O Wikipédia (sim, Wikipédia foi o mais rápido à disposição) diz: A existência do inconsciente coletivo não é derivada de experiências individuais, tal como o inconsciente pessoal, trabalhado por Freud, embora precise de experiências reais para poder se manifestar. Tais traços funcionais do inconsciente coletivo foram chamados por Jung de arquétipos, que não seriam observáveis em si, mas apenas através das imagens que eles proporcionam. Jung chamou a atenção para o fato de que o inconsciente coletivo retém informações arquetípicas e impessoais, e seus conteúdos podem se manifestar nos indivíduos da mesma forma que também migraram dos indivíduos ao longo do processo de desenvolvimento da vida.

    Fonte: Alysson Barros

  • Em suma:

     

    ICS coletivo: é o substrato biológico e inato cujo conteúdo independe da experiência pessoal e no qual estão registrados os padrões arquetípicos do comportamento humano (cultura/conjunto de arquétipos);

    ICS pessoal: onde estão registradas todas as experiências pessoais que não foram aceitas pelo EGO (reprimidas). É mais superficial e acessível;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A

     

  • --> Inconsciente Coletivo: não provém da experiência pessoal

    --> Arquétipos: traços funcionais do inconsciente coletivo que não são observáveis entre si, mas apenas através das imagens que eles proporcionam (padrões arquetípicos de comportamento humano

  • Sabe-se a definição de Inconsciente Coletivo, mas também se percebe que a afirmativa A não é completamente correta, pois se vc focar no embrião do conceito ele só poderá ser formado por experiências individuais. O Inconsciente Coletivo só é o que é, devido as experiências individuais de nossos antepassados, as quais se condensaram nesse material biológico e inato que tanto discorremos.


ID
2360845
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

   A energia orgônica (...) funciona no organismo vivo como energia biológica específica. Assim sendo, governa o organismo total e expressa-se nas emoções e nos movimentos puramente biofísicos dos órgãos.
FADIMAN, J.; FRAGER, R. Teorias da personalidade. São Paulo: Harbra, 2005, com adaptações.
A partir do segmento de texto apresentado, assinale a alternativa que indique, respectivamente, o autor e a teoria da personalidade a que se refere o recorte de texto. 

Alternativas
Comentários
  • Deve-se dizer que a noção de caráter é central na obra de Reich. Isso se dá por diversas razões. Em primeiro lugar, por ela estar presente nas três técnicas terapêuticas por ele organizadas: análise do caráter, vegetoterapia carátero-analítica e orgonoterapia; além disso, por ser uma noção que, no pensamento desse autor, perpassa a dimensão educacional e clínica, visto que as mesmas contribuem para a formação e transformação do caráter. Esse conceito articula, ainda, para Reich, as perspectivas psicológicas e sociopolíticas. As reflexões psicológicas ganham um matiz histórico, sociológico e político com base na marca que o caráter traz em si de sua época. Já as análises sociológicas ganham maior consistência psicológica ao remeterem à construção do caráter como um fator social e político relevante. Por fim, esse conceito carrega ainda uma dimensão ética, pois, como referência teórica e técnica, estrutura práticas e concepções sobre o ser humano.

    FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932005000200010

     

    Bioenergia 
    Em seu trabalho sobre Couraça Muscular, Reich descobriu que a perda da rigidez crônica dos músculos resultava freqüentemente em sensações físicas particulares, em sentimentos de calor e frio, formigamento, coceira e uma espécie de despertar emocional. Ele concluiu que essas sensações eram devidas a movimentos de uma energia vegetativa ou biológica liberada.

     

    Energia Orgônica
    Aos poucos Reich estendeu seu interesse pelo funcionamento físico dos pacientes à pesquisa de laboratório em Fisiologia e Biologia e, finalmente dedicou-se à pesquisa em Física. Ele chegou a acreditar que a bioenergia no organismo individual não é nada mais do que um aspecto de uma energia universal, presente em todas as coisas. Ele derivou o termo energia "orgônica" a partir de organismo e orgasmo. Dizia que a Energia Orgônica cósmica funciona no organismo vivo como energia biológica específica. Assim sendo, governa o organismo total e se expressa nas emoções e nos movimentos puramente biofísicos dos órgãos.

     

    FONTE: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=191

     

  • Eu não estudei Reich na minha universidade, infelizmente. Ficamos nos clássicos, mas realmente não tinha onde correr, só poderia ser o Reich.


ID
2406946
Banca
IBFC
Órgão
HMDCC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A frase a seguir refere-se a qual importante teórico da Psicologia: “Uma camada mais ou menos superficial do inconsciente é indubitavelmente pessoal. Nós a denominamos inconsciente pessoal. Este porém repousa sobre uma camada mais profunda, que já não tem sua origem em experiências ou aquisições pessoais, sendo inata. Esta camada mais profunda é o que chamamos inconsciente coletivo”. Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Jung

  • Carl Jung, Inconciente pessoal e coletivo.


ID
2506939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São possibilidades herdadas para representar imagens similares, formas instintivas de imaginar. São matrizes arcaicas pelas quais configurações análogas ou semelhantes tomam forma. Comparáveis ao sistema axial dos cristais, que determina a estrutura cristalina na solução saturada, sem possuir, contudo, existência própria.

Nise da Silveira. Jung: vida e obra. Paz e Terra, p. 79 (com adaptações).


O trecho de texto apresentado descreve o conceito junguiano de

Alternativas
Comentários
  • Arquetipos (resposta) são tendencias inatas que direcionam o desenvolvimento e asseguram que todas as pessoas manterão caracteristicas psiquicas humanas. 

    Inconsciente coletivo são conjuntos de padrões psiquicos herdados por todos os membros da especie humana.

    Sombra são comportamentos subjulgados ou subvalorizados, aspectos institivos ou animalescos.

    anima é o arquetipo feminino no homem.

    Sonho na teoria do Jung, eu não faço ideia kkk

  • Complemento ao comentário da Ana Claudia Melo

    Para Jung os sonhos são auto descrições da vida psíquica. Foi através da interpretação de seus sonhos e experiências internas que Jung chegou à descoberta de um centro profundo no inconsciente, centro ordenador da vida psíquica e fonte de energia.

    Bibliografia: Jung: vida e obra. Paz e Terra

  • ARQUÉTIPOS são um padrão de representação característico da espécie humana (herdado por todas as pessoas em quaisquer culturas e lugares). São tendências inatas que direcionam o desenvolvimento da psique (predisposições que requerem estímulo para serem desenvolvidas) e formas de pensamento universal;

     

    a) características e comportamentos subvalorizados, indesejáveis e instintivos que são reprimidos no ICS pessoal;

    b) trata-se do arquétipo do feminino no homem;

    c) substrato biológico e inato (padrões arquetípicos do comportamento humano) cujo conteúdo independe da experiência pessoal;

    d) auto descrições da vida psíquica e um dos meios pelos quais se acessa o ICS;

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: E

  • A questão requer conhecimentos acerca dos conceitos da teoria analítica de Jung.


    De acordo com a teoria analítica - da escola Junguiana, a personalidade é estruturada a partir de determinados componentes, que são: o ego, o inconsciente pessoal e seus

    complexos e o inconsciente coletivo e seus arquétipos. Além desses sistemas, existem as atitudes de introversão e extroversão e as quatro funções: pensamento, sentimento, sensação e intuição.


    1. ERRADA

    A sombra é um dos arquétipos definidos por Jung como a herança dos instintos animais no nosso inconsciente. Está relacionado ao lado obscuro da personalidade, que se constitui em ações desagradáveis que o sujeito pode tentar esconder através da persona ou reprimir no seu inconsciente pessoal. A sombra está relacionada aos atributos moralmente censuráveis, além de aspectos construtivos e criativos que o sujeito reluta em enfrentar.

     

    1. ERRADA

    A anima e o animus são arquétipos relacionados às características masculinas e femininas. Como o ser humano é essencialmente bissexual, Jung considerou que a personalidade feminina possui arquétipos masculinos e a personalidade masculina possui arquétipos femininos. O arquétipo feminino no homem é chamado de anima e o arquétipo masculino na mulher é chamado de animus.


    1. ERRADA

    O inconsciente coletivo é o resultado de diversas experiências ao longo das gerações dos indivíduos, traços originados através da experiência psíquica do desenvolvimento evolutivo humano que se acumula em consequência diante das experiências ao longo das gerações. Sendo assim, o inconsciente coletivo não é a nível pessoal, mas de toda a raça humana. Assim, os seres humanos possuem o mesmo inconsciente coletivo, alguns apresentam maior potencialidade de reviver essas experiências de forma mais vívida do que outros. A partir do inconsciente coletivo pode ser estruturado todos os elementos da personalidade do sujeito, ou seja, o ego, o inconsciente pessoal e todas as outras aquisições individuais.



    1. ERRADA

    O sonho não refere-se a um conceito da teoria analítica, mas a teoria freudiana - psicanalítica. Ele é uma das manifestações de desejos reprimidos do nosso inconsciente. Assim como nosso id, eles são atemporais e irracionais e possuem como principal função o alívio da tensão, ao realizar seus desejos em forma de manifestações psíquicas.



    1. CERTA

    Os arquétipos são elementos estruturais do inconsciente coletivo. É o resultado de um reservatório mental de experiências constituídas por várias gerações, conseguem criar certas imagens ou visões para corresponder algum aspecto de uma situação real.  Representam, dessa forma, as estruturas arcaicas de nossas experiências anteriores, e que podem representar a explicação de nossa sociedade e costumes atuais. Em outras palavras, representa nosso inconsciente coletivo.




    Gabarito da Professora: Letra E.

ID
2574679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à psicologia da personalidade e a aspectos relacionados a esse tema, julgue o próximo item.

De acordo com a psicologia analítica, estar equilibrado no mundo seria resultado de uma combinação das quatro funções psicológicas fundamentais: pensamento, sentimento, sensação e intuição.

Alternativas

ID
2605450
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As teorias psicodinâmicas da personalidade procuram explicar a natureza e o desenvolvimento da personalidade, enfatizando os motivos e as emoções. Dentre os mais famosos proponentes dos conceitos psicodinâmicos estão: Sigmund Freud, Carl Jung, Alfred Adler, Karen Horney e Erik Erikson, entre outros. Com base nas teorias psicodinâmicas da personalidade, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Por que a letra a) estaria certa? Faltou acrescentar a fase genital, já que o período de latência há um direcionamento da libido para as funções sociais.

  • Questão mau elaborada, visto que faltou a fase genital, além do período de latência!

  • Erickson considera que o desenvolvimento psicossocial acontece ao longo de toda a vida do indivíduo, e não apenas na infância.

     

  • sim, faltou a fase genital e a latência - poderia fazer recurso da questão

     

  • A falta das outras fases poderia até deixar a resposta incompleta, mas não errada. Mesmo assim, faz sentido citar só as três primeiras fases, pois a afirmativa está focada nas REGIÕES DO CORPO em que a libido se centra. Na fase de latência a libido está "adormecida" (não encontrei termo melhor!) e na genital é centrada num objeto de amor externo.

    Todas as outras estão bem erradas!

  • A letra A não está errada. Vejamos a partir de dois pontos-chave:

    "Freud acreditava que a personalidade é formada pelas experiências iniciais..." e "...fase oral, fase anal e fase fálica."

    Quando Freud fala do desenvolvimento da personalidade, que é o que a questão afirma, ele diz que ela é formada (estruturada) até a fase fálica, em cujo período a criança vivencia o complexo de Édipo e, a partir da saída que encontra para o conflito, irá lidar consigo e com o mundo de uma determinada maneira. Em Freud encontramos uma explanação maciça sobre a neurose e um início sobre a psicose, ambas como formas de defesa contra conteúdos inconscientes e maneiras de lidar com o mundo externo. Com Lacan, tem-se a teorização das três estruturas de personalidade: neurose, psicose e perversão.

    Em resumo, a personalidade, para Freud, é estabelecida até a fase fálica. Daí em diante é só consequência e desenvolvimento do que foi vivenciado durante o conflito edípico, nas fases de latência e genital.

    Abraço!

  • Freud acreditava que a personalidade é formada pelas experiências iniciais quando as crianças passam por uma sequência de fases psicossexuais, sendo que a libido centra-se em diferentes regiões do corpo à medida que o desenvolvimento psicológico evolui: fase oral, fase anal e fase fálica

    Na latência a libido são projetadas no meio social

    Na Genital a libido é investida no outro

    Letra A CORRETA, e diga-se de passagem, muito bem elaborada. A questão destaca somente as fases em que a libido está Centrada em REGIÕES DO CORPO

  • Questão A tá certa mesmo estando incompleta. Questão B tá errada porque tá incompleta (??????????????????????????????)

ID
2685064
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a relação de Sigmund Freud e Carl Jung, informe (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) Freud iniciou seus estudos sobre psicanálise antes de Jung.
( ) Inicialmente, Freud achou que Jung era o seu principal discípulo.
( ) Após a desavença ocorrida entre eles, Jung criou a Teoria Psicossocial do desenvolvimento humano.
( ) Depois de dez anos sem se comunicarem, eles se reconciliaram e continuaram a parceria profissional.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • III- A teoria do Jung é a analítica, a teoria psicossocial é do Eric Erickson. IV- Eles não se reconciliaram, muito menos voltaram a ser parceiros, rs.

  • ( ) E viveram felizes para sempre.


ID
2700583
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Qual é o teórico que discordou de Freud em relação à questão da sexualidade e é reconhecido como o primeiro psicanalista a enfatizar a natureza social fundamental dos seres humanos?

Alternativas
Comentários
  • adler

     

  • Ao contrário de Freud, Adler acreditava que o impulso básico do ser humano era o desejo de PODER e não o INSTINTO SEXUAL. Acreditava no determinismo social como fundamental no/do ser humano. Criou a PSICOLOGIA INDIVIDUAL.

  • Alfred Adler (fundador da Psicologia Individual) - Para ele, o impulso básico humano provinha do desejo de poder, não era um instinto sexual. Assegurava que a frustação do sujeito daria espaço ao complexo de inferioridade, sendo esse complexo capaz de gerar diversas patologias.

    Antes dele se tornar um "dissidente" da Psicanálise, ele era amigo pessoal de Freud e também fundador da aclamada reunião das quartas-feiras. Ademais, Adler geralmente está presente nos livros de teorias da personalidade, ficando dentro das teorias psicodinâmicas.


ID
2710966
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os conteúdos do inconsciente coletivo, que representam o papel de modelos endógenos de condutas e produções imaginativas, são denominados:

Alternativas
Comentários
  • “Inconsciente coletivo é a parte do inconsciente individual que resulta da experiência ancestral da espécie, ou seja, ele contêm material psíquico que não provêm da experiência pessoal. Jung compara o inconsciente coletivo ao ar, que é o mesmo em todo o lugar, é respirado por todos e não pertence a ninguém. O conteúdo psíquico do inconsciente coletivo são os arquétipos. Que são uma forma de pensamento universal com carga afetiva, que é herdada. Os arquétipos são como diferentes “formas de bolo”, que dão características ao bolo. Eles dão origem as fantasias individuais e também às mitologias de todas as épocas.”

     

    Jung, Carl Gustav, 1875-1961. Os arquétipos e o inconsciente coletivo / CG. Jung ; [tradução Maria Luíza Appy, Dora Mariana R. Ferreira da Silva]. - Perrópolis, RJ : Vozes, 2000.

    Link livro Completo: http://conexoesclinicas.com.br/wp-content/uploads/2015/05/jung-c-os-arquetipos-e-o-inconsciente-coletivo.pdf 

    Gabarito: B


ID
2744137
Banca
FGV
Órgão
MPE-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta alguns dos principais conceitos da psicologia analítica de Carl Gustav Jung.

Alternativas
Comentários
  • Arquétipo, complexo e inconsciente coletivo, bem como:

    Inconsciente pessoal;

    sombra;

    Anima

    Animus;

    Sincronicidade;

    Persona;

    Self;

    Individuação;

    Introversão x extroversão

  • LETRA B

    O inconsciente coletivo corresponde às camadas mais profundas do inconsciente, aos fundamentos estruturais da psique comuns a todos os homens.

    • Segundo Ballone (2005), o chamado Inconsciente Coletivo inclui materiais psíquicos que não provêm da experiência pessoal. [...]  É constituído não por aquisições individuais, mas por um patrimônio coletivo da espécie humana. Esse conteúdo coletivo é essencialmente o mesmo em qualquer lugar e em qualquer época, não varia de pessoa para pessoa.

    Arquétipos: CESPE 2017:   São possibilidades herdadas para representar imagens similares, formas instintivas de imaginar. São matrizes arcaicas pelas quais configurações análogas ou semelhantes tomam forma. Comparáveis ao sistema axial dos cristais, que determina a estrutura cristalina na solução saturada, sem possuir, contudo, existência própria.

    • Estão dentro do inconsciente coletivo
    • São chamados também de imagens primordiais, porque correspondem frequentemente a temas mitológicos que reaparecem em contos e lendas populares de épocas e culturas diferentes.

    Os complexos são, para Jung, como ideias ou representações afetivamente carregadas e autônomas da Psique consciente. Estes, portanto, não são derivados dos instintos.


ID
2755021
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao contrário de Jung, que via a meia-idade como um momento de interiorização, Erikson descreveu-a como um movimento para o exterior. Erikson via os anos em torno dos 40 como a época em que as pessoas entram em seu sétimo estágio normativo,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Fases Psicossociais de Erikson:

    1 - Confiança versus Desconfiança (também conhecida como Período de Bebê)
    2 - Autonomia versus Dúvida, Vergonha (Infância Inicial)
    3 - Iniciativa versus Culpa (Idade do Brincar)
    4 - Diligência versus Inferioridade (Idade Escolar) (período de latência de Freud)
    5 - Coesão da Identidade versus Confusão de Papéis (adolescência)
    6 - Intimidade versus Isolamento (idade jovem adulta)
    7 - Generatividade versus Estagnação (adulto)
    8 - Integridade versus Desespero (maturitade e velhice)

  • Erik Homburger Erikson foi um psicanalista, famoso teórico da Psicologia do desenvolvimento, responsável pelo desenvolvimento da Teoria do Desenvolvimento Psicossocial na Psicologia que prediz que o crescimento psicológico ocorre através de estágios e fases, não ocorre ao acaso e depende da interação da pessoa com o meio que a rodeia. O foco do desenvolvimento do ego não é somente resultado de desejos intrapsíquicos, mas também uma questão de regulagem mútua entre a criança em crescimento, a cultura e as tradições da sociedade.

    Baseado na psicologia freudiana, Erikson desenvolveu um estudo sobre o desenvolvimento humano para além dos estudos da infância e puberdade, pois acreditava que as experiências da idade adulta também determinam a personalidade, concebendo uma teoria do desenvolvimento que cobre todo o ciclo vital desde a primeira infância até a velhice e senescência. Descreveu o curso de vida em oito etapas ou ciclos, cada um caracterizado por um conflito específico, uma crise psicossocial, que não são apenas inevitáveis e sim um processo natural e necessário, a base de toda mudança e progresso. Define crises como situações desafiadoras que nos permitem nos superar e aprender mais sobre nós mesmos. A forma como cada crise é ultrapassada ao longo de todos os estágios influenciará a capacidade para se resolverem conflitos inerentes à vida.

    Vejamos cada uma das etapas e suas principais características:

    Confiança  X  Desconfiança  (até um ano de idade): a criança é substancialmente dependente das pessoas que cuidam dela, requerendo cuidado quanto à alimentação, higiene, locomoção, aprendizado de palavras e seus significados, bem como estimulação para perceber que existe um mundo em movimento ao seu redor. O amadurecimento ocorrerá de forma equilibrada se a criança sentir que tem segurança e afeto, adquirindo confiança nas pessoas e no mundo. 

    Autonomia  X  Vergonha e Dúvida   (segundo e terceiro ano): passa a ter controle de suas necessidades fisiológicas e responder por sua higiene pessoal, o que dá a ela grande autonomia, confiança e liberdade para tentar novas coisas sem medo de errar. Se for criticada ou ridicularizada desenvolverá vergonha e dúvida quanto a sua capacidade de ser autônoma, provocando uma volta ao estágio anterior, ou seja, a dependência. 

    Iniciativa  X  Culpa (quarto e quinto ano): a criança passa a perceber as diferenças sexuais, os papéis desempenhados por mulheres e homens na sua cultura (conflito edipiano para Freud) entendendo de forma diferente o mundo que a cerca. Se a sua curiosidade “sexual" e  intelectual, natural, for reprimida e castigada poderá desenvolver sentimento de culpa e diminuir sua iniciativa de explorar novas situações ou de buscar novos conhecimentos.

    Construtividade  X  Inferioridade (dos 6 aos 11 anos): período de alfabetização e inserção no ambiente escolar, o que propicia o convívio com pessoas que não são seus familiares, o que exigirá  maior sociabilização, trabalho em conjunto, cooperatividade, e outras habilidades necessárias. Caso tenha dificuldades o próprio grupo irá criticá-la, passando a viver a inferioridade em vez da construtividade. 

    Identidade  X  Confusão de Papéis (dos 12 aos 18 anos): fase de crescimento e mudanças biológicas (e hormonais) radicais proporciona  aos adolescentes dúvidas quanto a tudo o que confiavam anteriormente, inclusive seus conhecimentos, habilidades e experiências que ganharam até aquele ponto. A consequência mais radical disso é uma crise aguda de personalidade.

    Intimidade  X  Isolamento (jovem adulto): o interesse, além de profissional, gravita em torno da construção de relações profundas e duradouras, podendo vivenciar momentos de grande intimidade e entrega afetiva. Caso ocorra uma decepção a tendência será o isolamento temporário ou duradouro. 

    Generatividade  X  Estagnação  (meia idade): surge um desejo de guiar as gerações mais jovens e ajudá-las a encontrar seu lugar no mundo. Se isso não acontecer, pode-se experimentar um sentimento indesejado de estagnação pessoal, não mais transcendê-lo e não contribuir para o futuro.

    Integridade  X  Desesperança (velhice): o último estágio da vida pode ser calmo e pacífico, ou cheio de desespero e inquietação. Isso depende inteiramente do curso dos sete estágios anteriores. Na velhice , o indivíduo deve ser capaz de avaliar sua vida, com um senso de realidade e uma compreensão amadurecida do mundo e de si mesmo. Se o envelhecimento ocorre com sentimento de produtividade e valorização do que foi vivido, sem arrependimentos e lamentações sobre oportunidades perdidas ou erros cometidos haverá integridade e ganhos, do contrário, um sentimento de tempo perdido e a impossibilidade de começar de novo trará tristeza e desesperança.

    GABARITO: A

  • Fases Psicossociais de Erikson

    1 - Confiança versus Desconfiança (também conhecida como Período de Bebê)

    2 - Autonomia versus Dúvida, Vergonha (Infância Inicial)

    3 - Iniciativa versus Culpa (Idade do Brincar)

    4 - Diligência versus Inferioridade (Idade Escolar) (período de latência de Freud)

    5 - Coesão da Identidade versus Confusão de Papéis (adolescência)

    6 - Intimidade versus Isolamento (idade jovem adulta)

    7 - Generatividade versus Estagnação (adulto)

    8 - Integridade versus Desespero (maturitade e velhice)

  • Queria um bizu pra decorar isso... ninguém usa esse Erikson, mas ele sempre cai nas provas porque é difícil de decorar cada estágio.

    Se alguém tiver um bizu, postem aqui, pfv.


ID
2774974
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
SES-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na teoria de Jung, concebem-se, no âmbito do inconsciente coletivo, determinados componentes estruturais que correspondem a uma forma de pensamento universal, os quais são denominados de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Arquétipo é descrito por Jung como um conjunto de imagens psíquicas presentes no inconsciente coletivo que seria a parte mais profunda do inconsciente humano.


  • Arquétipos correspondem a uma forma de pensamento universal - Pra decorar!

    Arquétipos são formas de pensamento universal.


ID
2777335
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na Teoria dos Tipos Psicológicos de C.G. Jung, as duas funções racionais são

Alternativas
Comentários
  • FUNÇÕES RACIONAIS OU DE JULGAMENTO: o pensamento e o sentimento

    FUNÇÕES IRRACIONAIS OU DE PERCEPÇÃO: a intuição e a sensação. 

  • As funções são recursos por meio dos quais a consciência processa as informações e interage com o mundo. Elas podem ser:

     

    racionais: utilizam o processamento de informações e o julgamento (PENSAMENTO e SENTIMENTO);

    irracionais: se baseiam na percepção do concreto, do particular e do ocasional (SENSAÇÃO e INTUIÇÃO);

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: A

  • Teoria dos tipos psicológicos - Jung

    Funções Racionais (de julgamento): pensamento e sentimento

    Funções Irracionals (de percepção): razão e intuição


ID
2913970
Banca
IADES
Órgão
SEASTER - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde a conceitos da psicologia analítica junguiana.

Alternativas
Comentários
  • Na concepção da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung (1875 – 1961), o Arquétipo Persona dá ao sujeito a possibilidade de criar um personagem que pode não ser de fato ele mesmo.

    Este Arquétipo, nada mais é do que o rosto ou o papel público que o ser humano apresenta para os outros.

    Persona consiste na intenção que o indivíduo tem em demonstrar para a sociedade em que ele vive uma impressão que lhe seja favorável e como conseqüência ser aceito e acolhido.

    Dentro de cada persona existe um conjunto de idéias que se originam da sociedade, no qual denominamos regras sociais.

    Persona é muito importante para a sobrevivência humana. Através dela, nos tornamos capazes de conviver com o outro, inclusive nos ajuda a conviver com aquelas pessoas que nos são desagradáveis de maneira saudável e equilibrada

    Fonte:

    Jung chamou o Self de arquétipo central, arquétipo da ordem e totalidade da personalidade.

    O Self representa o anseio humano de unidade. Esse arquétipo expressa-se por meio de diversos símbolos e o principal deles é a mandala. O Self é o princípio organizador de toda a psique e, tanto é verdade, que o ego é um complexo cujo núcleo é o Self.

    Fonte: .

  • Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, arquétipo, inconsciente coletivo, anima, animus, sombra, dentre outros.

    Seu conceito de persona representa o arquétipo que permite à pessoa a possibilidade de compor um personagem. Refere-se ao que é esperado socialmente da pessoa e como ela acredita que deva parecer e como ela deseja ser vista, sendo fundamental para as relações sociais.

    Necessidade de segurança, de afeto, de reconhecimento, etc, são as razões que levam os indivíduos a agirem assim, selecionando traços e trejeitos que pareçam melhores, mais adequados e mais aceitos no grupo social com o qual convivem ou querem conviver. Com isso, parte da verdadeira personalidade fica posta de lado, quando o ego passa a se identificar unicamente com o arquétipo da persona, deixando de lado os demais aspectos da verdadeira personalidade. O indivíduo torna-se alheio à sua real natureza, passando a viver tensamente uma situação de conflito entre a sua persona muitas vezes mais desenvolvida que a sua natureza interior propriamente dita, e as partes subdesenvolvidas de sua verdadeira personalidade, que irão compor outro arquétipo no indivíduo chamado sombra.

    O self é o arquétipo da ordem e totalidade, abrangendo o consciente e o inconsciente, e que embora polares, não representam opostos, mas sim uma relação de complementaridade, tendo o self como mediador e gestor dos recursos e conteúdos do individuo. Segundo Jung, toda personalidade é formada a partir de um centro que é responsável por seu desenvolvimento, ou seja, o self não é apenas o ponto central, mas abarca a totalidade. Assim, o self, através dos acessos e ativações dos arquétipos, motiva a formação e desenvolvimento do ego.

    A) ERRADA. Isomorfismo é um conceito da Gestal.

    B) ERRADA. Grounding é um conceito da Bioenergética.

    D) ERRADA. Id é um conceito da Psicanálise.

    E) ERRADA. Condicionamento é um conceito do Behaviorismo.




    GABARITO: C


ID
3023197
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Mauriti - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“No âmbito psicológico, qualquer explicação do tipo estimulo-resposta simples para o comportamento parece quase impossível. Uma jovem mulher fala durante uma hora sobre seu antagonismo com a mãe. Ela descobre, depois disso, que uma condição asmática persistente, que nem sequer havia mencionado para o orientador, teve uma grande melhora. Por outro lado, um homem que sente sua segurança no trabalho seriamente ameaçada desenvolve úlcera. É extremamente complicado tentar explicar esses fenômenos com base numa cadeia atomística de eventos. O fato evidente a ser levado em conta, a nível teórico, é que o organismo, em todos os momentos, é um sistema organizado total, no qual a alteração de uma das partes pode produzir modificações em qualquer outra.” O trecho acima pode ser associado ao referencial:

Alternativas
Comentários
  • Psicologia Humanista de C. Rogers.

  • Rogers se apegava apenas o behaviorismo clássico para explicá-lo (criticamente), que era quase que puramente de cunho experimental. Essa fala é dele confere o gabarito, mas teoricamente é superada, além de que, por si só, revela uma alienação completa de Rogers à teoria, mesmo a clássica, behaviorista. Já que as respostas, evidentemente, não seguem a regra esperada pelo observador; a úlcera, os episódios asmáticos, citados, são respostas e, sim, qualquer estímulo pode eliciar quaisquer respostas de quaisquer ordens e em quaisquer partes do organismo dependendo do histórico de contingência desse, biologicamente e socialmente falando.

  • Porque não poderia ser a psicanálise, em se tratando da discussão do adoecimento psicossomático?


ID
3073558
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Sonora - MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A expressão "estruturas da personalidade" refere-se àquelas características estáveis da personalidade. As diferentes teorias da personalidade se diferenciam. Quanto às estruturas consideradas como base para o estudo, marque com (V) para verdadeiro ou (F) para falso as seguintes definições:


( ) Traços ou disposições referem-se à consistência das reações de um indivíduo a diferentes situações. Por exemplo, quando se diz que uma pessoa é "aberta", que ela se comporta dessa maneira em diferentes situações. Em geral os traços psicológicos são vistos como dimensões contínuas, ou seja, todas as pessoas têm mais ou menos de determinada característica.

( ) Tipos psicológicos referem-se a um padrão estável de traços de personalidade, são considerados mais como categorias do que como dimensões. Por exemplo, os termos “introvertido” e "extrovertido" foram criados por Carl G. Jung como descrição de dois tipos psicológicos.

( ) A personalidade é uma construção pessoal que decorre ao longo da nossa vida, e uma elaboração da nossa história, da forma que sentimos e interiorizamos as nossas experiências, acompanha e reflete a maturação psicológica. Em suma, a personalidade é um processo ativo e que intervém em diferentes fatores.

( ) Outros autores preferem ver personalidade como sistema ou conjunto de sistemas, ou seja, eles não procuram características isoladas de uma pessoa (abertura, extroversão), mas procuram observar como tais características, e mesmo a pertinência a determinado tipo psicológico, são geradas através da interação entre diferentes processos mentais (emoções, pensamento, cognições etc.).

( ) Diversos autores não realizaram pesquisa da personalidade, cada um com ênfases teóricas e metodológicas diferentes, o que os levou muitas vezes a resultados completamente distintos na tentativa de entender a estrutura da personalidade.


Assinale alternativa que apresenta a ordem correta.

Alternativas
Comentários
  • Diversos autores NÃO realizaram pesquisa da personalidade, cada um com ênfases teóricas e metodológicas diferentes, o que os levou muitas vezes a resultados completamente distintos na tentativa de entender a estrutura da personalidade.

    NÃO REALIZARAM?? FUI PELO ERRO NA CONCORDÂNCIA E COERÊNCIA.

    ALTERNATIVA: A.

  • @Elaine Galdino Gomes, vc é linda

  • Alternativa A

    Questão grande, você fica um tempão tentando achar o erro, lê algumas vezes, e o erro é apenas a palavra NÃO na última alternativa.


ID
3079213
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Turmalina - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os teóricos abaixo são psicanalistas, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Essa tava fácil!

    ALTERNATIVA A.

  • William James pode ser considerado o fundador da Psicologia Funcionalista. Maslow embora tenha estudado psicanálise, destacou-se na psicologia Humanista, e participou das bases da Psicologia Transpessoal. Quanto ao item B, cabe esclarecer que Jung pode ter sido psicanalista, porém, ao que me consta, deixara a psicanálise a partir de digressões com Freud, construindo a dita psicologia Analítica. Portanto, creio que o item B estaria errado também.

  • Interpretar muito pode fazer errar a questão. Temos que ter o nível adequado de conhecimento. Não saber demais
  • Errei por causa de Jung kkk

    Não pensei que fosse considerado como psicanalista.


ID
3079702
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Carl Gustav Jung propôs-se a elaborar uma tipologia psicológica e, após numerosas observações, chegou a dois tipos fundamentais de atitudes humanas chamando-as de introversão e extroversão, isto é, Jung descobriu que cada indivíduo pode ser caracterizado como sendo primeiramente

Alternativas
Comentários
  • Dentre todos os conceitos de Carl Gustav Jung, a idéia de introversão e extroversão são as mais usadas. Jung descobriu que cada indivíduo pode ser caracterizado como sendo primeiramente orientado para seu interior ou para o exterior, sendo que a energia dos introvertidos se dirige em direção a seu mundo interno, enquanto a energia do extrovertido é mais focalizada no mundo externo.

    ALTERNATIVA: E.


ID
3130447
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Guararapes - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma pessoa, que está em terapia, sonha que está em um lugar sagrado, participando de um ritual durante o qual todas as pessoas se sentam ao redor de um círculo de fogo, fazendo orações e pedidos. De acordo com uma abordagem junguiana, o material desse sonho ilustra o conceito de

Alternativas
Comentários
  • Letra C. Arquétipo. Os arquétipos ficam no inconsciente coletivo e são tendências inatas que direcionam o desenvolvimento e asseguram que todas as pessoas manterão as características. Os arquétipos são predisposições das capacidades psíquicas, mas que requerem estímulos para seu desenvolvimento.

  • Na análise junguiana, o analista trás, continuamente, seus pacientes de volta às imagens do sonho, e
    pergunta-lhes: "O que diz o sonho?". Na livre associação os  complexos atingidos estão num nível próximo da consciência, ao passo que na interpretação  dos símbolos dos sonhos – dos mitos, das visões místicas e experiências semelhantes – trata-se de entender o significado da imagem em relação ao paciente e seus possíveis significados arquetípicos, portanto, entramos em camadas muito mais profundas da psique.
    Os arquétipos são atitudes inconscientes que se escondem na mente consciente. Esses arquétipos se manifestam através de símbolos, mais ou menos universais, que ajudam a melhorar o entendimento das atitudes inconscientes. Cada figura que aparece em um sonho pode representar um aspecto do sonhador.

    GABARITO C
  • Arquétipo do velho sábio.


ID
3143575
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É fato conhecido que diferentes pessoas, de diferentes culturas, partilham certos mitos e imagens como, por exemplo, a figura da mãe associada a um símbolo da criação. Esse fato exemplifica

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    O inconsciente coletivo é um reservatório de imagens latentes, em geral denominadas imagens primordiais, original. Uma imagem primordial diz respeito ao desenvolvimento mais primitivo da psique. O homem herda tais imagens do passado ancestral, passado que inclui todos os ancestrais humanos, bem como os pré-humanos ou animais.

    Essas imagens étnicas não ter são herdadas no sentido de uma pessoa lembra-se delas conscientemente, ou de ter visões como as dos antepassados. São antes os predisposições ou potencialidades no experimentar e no responder ao mundo tal como os antepassados.

    Nos últimos quarenta anos, Jung, passou muito tempo investigando os arquétipos e escrevendo sobre eles. Entre muitos por ele estudados e descritos incluem-se os do nascimento, do renascimento, da morte, do poder, da magia do herói, da criança, do embusteiro. Os arquétipos são universais, isto é, todos herdam as mesmas imagens arquetípicas básicas. Cada criancinha, no mundo, herda um arquétipo materno.


ID
3305029
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Teoria de Carl Gustav Jung é uma das representantes das Teorias da Personalidade. A respeito da teoria de Jung, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Correta: Tem como um dos principais conceitos a individuação.

  • Correta: Tem como um dos principais conceitos a individuação.

  • Para o pessoal que se confundiu com a alternativa E, o self não é o centro da consciência, mas algo como a unificação de consciente e inconsciente

  • Quando o consciente e inconsciente, Eu e Si mesmo, tem um relacionamento contínuo, Jung considerava que a pessoa poderia então consolidar um senso de sua individualidade única, bem de que uma conexão com a experiência circunstância mais ampla da existência humana, tornando-a capaz de viver de um modo criativo, simbólico e individual. O processo de chegar a esse equilíbrio Jung chama de individuação.

  • O self não é o centro consciência, o centro da consciência é o Ego, o self é o arquétipo central da ordem e da totalidade da personalidade. ele é a totalidade formada pelo consciente e pelo inconsciente.


ID
3347149
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Freud chegou a considerar Carl Jung o seu substituto e herdeiro do movimento psicanalítico, chamando-o de “meu sucessor e príncipe coroado”. Depois do rompimento da amizade entre os dois, em 1914, Jung desenvolveu a psicologia analítica, em oposição à grande parte do trabalho de Freud. Sobre essa psicologia analítica, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra C. Segundo Jung os arquétipos não são tendencias adquiridas de forma habitual, eles estão sim no inconsciente coletivo, mas eles são herdados.  Os arquétipos seriam padrões de personalidade inatos do ser humano, e que por estarem presentes no inconsciente de todos, podem ser vistos nas mais diversas culturas, mitos e religiões em todo o mundo. Por exemplo, o ideal de uma mãe cuidadora e amável, ou a imagem do herói, são alguns dos padrões que vimos nas mais diversas sociedades e nas histórias criadas por ela. Jung define os arquétipos como as imagens e padrões de comportamento que têm significados universais e se repetem nos humanos desde os nossos primeiros antepassados.

  • Jung divergiu de Freud em alguns aspectos teóricos, mas ele não o odiou. Inclusive dedica um capítulo de seu livro a ele.

  • A letra D também está errada, pois o extrovertido libera a energia para o mundo exterior, fora dele, e não para dentro de si

  • O correto seria: Libera a libido de dentro dele.


ID
3351634
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Damianópolis - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A personalidade total, ou a psique, conforme chamada por Jung, consiste em vários sistemas diferenciados, mas interatuantes. Os principais são o ego, o inconsciente pessoal e seus complexos, e o inconsciente coletivo e seus arquétipos, a anima e o animus, e a sombra. Além desses sistemas interdependentes, existem as atitudes de introversão e extroversão e as funções do pensamento, do sentimento, da sensação e da intuição. Finalmente, existe o self, que é o centro de toda personalidade. A partir dessa afirmação, sobre a teoria junguiana, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: letra B. Complexo: é um grupo organizado ou uma constelação de sentimentos, pensamentos, percepções e memórias que existem no consciente pessoal.

    É a alternativa incorreta porque os complexos ficam no Inconsciente Pessoal e não no consciente pessoal. Na teoria analítica a consciência faz parte da psique, mas não existe esse conceito de consciente pessoal.


ID
3390502
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jung identificou quatro funções psicológicas fundamentais (pensamento, sentimento, sensação e intuição), sendo que ninguém desenvolve igualmente bem todas as quatro funções. Cada pessoa tem uma função

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E

  • Se as quatro funções forem colocadas equidistantemente na circunferência de um círculo, o centro do círculo representa a síntese das quatro funções inteiramente diferenciadas. Nessa síntese não existe nenhuma função superior ou inferior, e nenhuma auxiliar. Todas elas têm força igual na personalidade. Tal síntese só pode ocorrer quando o self se realizar plenamente. Uma vez que a realização completa do self é impossível, a síntese das quatro funções representa uma meta ideal almejada pela personalidade.

    Geralmente apenas uma função desempenha um papel dominante sobre a consciência. E ela é denominada de função superior. Jung está designando uma função como superior quando ela é a mais desenvolvida das quatro.

    Com relação ao seu oposto, a função inferior é sempre seu outro par.

    Exemplo: se o pensamento for superior, o sentimento é a função inferior.


ID
3508597
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Ribeirão Claro - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Baseado nos teóricos da Personalidade, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Para Jung, a personalidade só se desenvolve se a pessoa escolher o seu próprio caminho que, para ela, é o melhor dentre todos os outros. Percorrendo o caminho das convenções, deixa de desenvolver a si mesma, seguindo um método coletivo em detrimento da totalidade que lhe é própria.

II. Karen Horney voltou sua atenção para o mundo social e seu impacto sobre o ego ou a formação da identidade. Sua teoria concentra-se na singularidade deum indivíduo e na importância por ele sentida.

III. Alfred Adler demonstrou que importantes estágios de desenvolvimento marcam o curso da vida de um indivíduo por toda vida, cujo processo dá-se de forma contínua, com seus próprios problemas e conflitos.

IV. Bandura atribuiu um papel importante na personalidade chamado auto sistema, sendo este um conjunto de processos cognitivos, por meio do qual uma pessoa percebe, avalia e regula o próprio comportamento, de modo que ele seja apropriado ao meio e eficaz para que ela alcance suas metas.

V. Allport acreditava que a personalidade é determinada biologicamente quando nascemos e moldada de acordo com as experiências do ambiente em que vivemos.

Alternativas

ID
3719110
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A obra “O Totem e o Tabu” foi elaborada pelo seguinte autor:

Alternativas
Comentários
  • Freud né....

  • Quase 30% erraram essa questão!


ID
3742513
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Pereiras - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta alguns dos principais conceitos da psicologia analítica proposta por Carl Gustav Jung:

Alternativas

ID
3754177
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O uso dos sonhos no contexto psicoterapêutico é habitual nas abordagens psicodinâmicas. Como princípio geral, Carl Gustav Jung recomenda que os sonhos devem ser interpretados preferencialmente

Alternativas
Comentários
  • A

    em séries, pois dificilmente um sonho isolado pode ser interpretado com segurança.

    1. Quais as interferências ambientais sofridas pelo indivíduo no processo de desenvolvimento humano e como a psicologia auxilia no processo clínico para mudança de condutas de cada sujeito?


ID
3758350
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre os elementos contidos na psique, de acordo com a teoria junguiana, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Inconsciente Coletivo: Inclui materiais psíquicos que não provêm da experiência pessoal. De acordo com Jung, o inconsciente coletivo é como o ar, que é o mesmo em todo lugar e respirado por todos, mas não pertence a ninguém. Os conteúdos do inconsciente coletivo (os arquétipos) são condições ou modelos prévios da formação psíquica em geral. (Fadiman e Frager, 1986) 

    Inconsciente Pessoal: Mais acessível, quando comparado ao inconsciente coletivo. É uma região adjacente ao ego. O inconsciente pessoal consiste em experiências que antes foram conscientes, mas que agora estão reprimidas, suprimidas, esquecidas ou ignoradas; além disso, é formado por experiências que foram fracas demais para deixar uma impressão consciente na pessoa. (Hall, Lindzey e Campbell) 

    Arquétipos: são formas que têm conteúdo próprio que servem para organizar ou canalizar o material psicológico. Também são denominados imagens primordiais e correspondem, frequentemente, a temas mitológicos que reaparecem em contos e lendas populares de épocas e culturas diferentes. Figuras arquetípicas incluem a criança divina, o velho sábio e a mãe primordial. Arquétipos são componentes estruturais do Inconsciente Coletivo. “Um arquétipo é uma forma universal de pensamento (ideia) que contém um grande elemento de emoção”.

    Persona: é a forma pela qual as pessoas se apresentam ao mundo. A persona inclui papéis sociais e o tipo de roupa que se escolhe. O termo Persona é derivado do latim e equivale à máscara.

    Complexos: são grupos de ideias inconscientes associadas a eventos ou experiências particulares emocionalmente coloridos.

    GABARITO: Letra C.


ID
3761983
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o nome considerado expoente em Psicanálise com crianças.

Alternativas
Comentários
  • Jung -> psicologia analitica e inconsciente coletivo.

    Rogers -> Abordagem Centrada da Pessoa/ humanista

    Melanie Klein -> abordagem psicanalítica, abordava temas como pulsão de vida e de morte. Trabalhava com crianças

    Moreno -> psicodrama e terapia em grupo.

    Piaget -> psicologia da aprendizagem, estruturas cognitivas.

    LETRA C


ID
3861802
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Faxinalzinho - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com FEIST, FEIST e ROBERTS, considerando-se as teorias da personalidade, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Freud: Psicanálise.
(2) Adler: Psicologia Individual.
(3) Jung: Psicologia Analítica.

( ) Apresenta uma visão otimista das pessoas, enquanto se baseia fortemente na noção de interesse social, isto é, um sentimento de unidade com toda a humanidade.

( ) Suas maiores contribuições para a teoria da personalidade são a exploração do inconsciente e a insistência de que as pessoas são motivadas, primariamente, por impulsos dos quais elas têm pouca ou nenhuma consciência.

( ) Se baseia no pressuposto de que fenômenos ocultos podem influenciar e, de fato, realmente influenciam as vidas de todos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D


ID
3880513
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cunha Porã - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sabemos que a personalidade é definida pelos conceitos específicos contidos em uma dada teoria que são considerados adequados para a descrição ou entendimento completos do comportamento humano. Sobre os teóricos e seus princípios, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Fui na "D" por considerar que os estágios psicossociais vão até a VELHICE...

    O complicado, pra nós concurseiros, é que as vezes "detalhes" assim invalidam uma questão... E em outras oportunidades é algo subentendido (pela banca, claro)

  • Conforme Bowlby, o nascimento psicológico de um indivíduo começa durante as primeiras semanas de vida pós nascimento e continua pelos três anos seguintes ou mais.

    Bowlby não fala de nascimento psicológico.

    Ele fala sobre a teoria do Apego

    https://iptc.net.br/teoria-do-apego/

  • Quem fala em nascimento psicológico é Margareth Mahler, na Teoria da Simbiose.

  • Questão cabe recurso pois a letra D também ta errada pois erikson enfatiza o desenvolvimento até a velhice. Teoria do desenvolvimento psicossocial.


ID
3882754
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com os conceitos de Fadiman e Frager (2004) sobre a Teoria de Personalidade de Carl G. Jung, a forma arquetípica que serve como foco para o material que foi reprimido da consciência denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • A sombra é o centro do inconsciente pessoal e contém aspectos animalescos da natureza humana e instintivos. Núcleo do material que foi reprimido da consciência.


ID
3899377
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Kholenberg & Tsai, a regra n.ᵒ 1 da psicoterapia analítica funcional (FAP) é prestar atenção aos comportamentos clinicamente relevantes (CRB) e aos problemas que ocorrem na sessão (CRB1), visando a melhorar o resultado da terapia. Portanto, quanto maior for a proficiência do terapeuta em identificar CRB, melhores serão os resultados alcançados. Seguir a regra n.ᵒ 1 conduzirá a uma crescente intensidade, ou seja, a reações emocionais mais fortes entre cliente e terapeuta durante a sessão. Quanto à FAP, julgue os itens seguintes.


I. Em uma sessão de terapia, a consequência primária do comportamento do cliente é a reação do terapeuta. Caso o terapeuta não proceda a uma observação clara do comportamento do cliente, suas reações poderão ser inconsistentes ou antiterapêuticas, o que comprometeria o progresso. 
II. Se o terapeuta não estiver ciente dos comportamentos clinicamente relevantes do cliente que ocorrerem durante a sessão, o reforçamento dos progressos no momento de sua ocorrência será algo do tipo “pegar ou perder”. 
III. Se o terapeuta estiver consciente e prestar atenção nos CRB, ele garantirá que as melhoras sejam reforçadas e os comportamentos desfavoráveis sejam extintos ou punidos, porém isso aumenta a probabilidade de reações inapropriadas do terapeuta.

    

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Todos os itens estão correto exceto o III que fala sobre técnicas do behaviorismo, enquanto a questão é de psicanálise.

  • Ao contrário do comentário da colega Mayra, a questão se refere a FAP, não tem nada a ver com psicanálise. A assertiva 3 está incorreta, pois reforçar a melhora e extinguir comportamentos desfavoráveis aumenta a probabilidade de reações apropriadas do terapeuta.

    A FAP é uma das terapias da terceira geração (ou onda). Muito embora seja uma terapia comportamental ela se diferencia das terapias clássicas, pois tem como pressuposto o envolvimento em uma relação genuína do terapeuta com o cliente.

    A questão foi feita baseada em uma referência específica Kohlenberg & Tsai (2006). Segue a citação que serviu de base para a questão: "Numa sessão de terapia, a conseqüência primária do comportamento do cliente é a reação do terapeuta. Caso o terapeuta não proceda a uma observação clara do comportamento do cliente, suas reações poderão ser inconsistentes ou antiterapêuticas, o que comprometeria o progresso. Em outras palavras, se o terapeuta não estiver ciente dos comportamentos clinicamente relevantes do cliente que ocorrerem durante a sessão, o reforçamento dos progressos no momento de sua ocorrência será algo do tipo “pegar ou perder”. Ainda que estar consciente e prestar atenção não garantam que melhoras sejam reforçadas e comportamentos desfavoráveis sejam extintos ou punidos, isto aumenta a probabilidade de reações apropriadas do terapeuta (p.28)".

  • Errei por ter duvidas na "II"

    Sobre a questão do "pegar ou perder"....


ID
3969709
Banca
Prefeitura de Canelinha - SC
Órgão
Prefeitura de Canelinha - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jung constatou a existência de dois pares de abordagens opostas, ligadas à percepção das coisas - Sensação e Intuição, e ao julgamento de fatos - Pensamento e Sentimento. Estas quatro abordagens são utilizadas, constantemente, tanto no mundo exterior, quanto no interior. Para ele, mundo exterior é o mundo das pessoas, coisas e experiências, ao qual denominou:

Alternativas
Comentários
  • Yung vai dizer que Introversão e Extroversão são duas atitudes básicas

  • Não sei se faz sentido essa resposta, porque a extroversão é o tipo de atitude em relação ao mundo externo, não a nomeação do mundo em si.


ID
4034497
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Nova Petrópolis - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Fadiman e Frager (2004), Jung identificou as seguintes funções psicológicas fundamentais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

    Sombra é um dos arquétipos desenvolvidos por Jung e não uma função psicológica.


ID
4140649
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que tange às teorias psicológicas, julgue o item a seguir.


Carl Jung preconiza que o sujeito é motivado fundamentalmente por impulsos sociais e que a adaptação ao meio ambiente é um aspecto essencial para o desenvolvimento do psiquismo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Jung traz a ideia de Inconsciente Coletivo e como ele afeta os aspectos individuais, embora seja algo compartilhado por todos. Assim, a base da teoria de Jung está pautada em questões internas e não em impulsos sociais, como é trazido pela questão.

    O inconsciente coletivo corresponde às camadas mais profundas do inconsciente, aos fundamentos estruturais da psique comuns a todos os homens.

    • Segundo Ballone (2005), o chamado Inconsciente Coletivo inclui materiais psíquicos que não provêm da experiência pessoal. [...]  É constituído não por aquisições individuais, mas por um patrimônio coletivo da espécie humana. Esse conteúdo coletivo é essencialmente o mesmo em qualquer lugar e em qualquer época, não varia de pessoa para pessoa.

  • A questão requer conhecimentos acerca dos conceitos da teoria analítica de Jung.


    Jung é o precursor da Psicologia Analítica, após ter se desentendido na Psicanálise com Freud. A Psicologia Analítica tem forte preocupação com a busca da totalidade do self, que a partir do seu inconsciente individual e coletivo (fruto das imagens e símbolos das gerações passadas) e o ego, buscam investigar os fenômenos individuais. A diferença da teoria junguiana para Freud está, principalmente, na existência do inconsciente coletivo e seus arquétipos que, ao mesmo tempo, foi a maior contribuição de Jung na sua teoria.


    Os impulsos sociais e adaptações ao meio ambiente refere-se a Psicologia Individual, de Adler. A teoria adleriana afirma que as pessoas nascem dependentes de outras e, consequentemente, há um sentimento de inferioridade, o que as motivam para a conquista da superioridade e independência, a partir das relações sociais que são estabelecidas com seus pares. Adler acredita que o interesse social é inato, pois somos criaturas sociais não por hábito, mas por necessidade. Dessa forma, a psicologia individual compreende a personalidade do sujeito perpassando suas relações sociais considerando que a personalidade pode ser moldada e influenciada até o fim da vida adulta.


    Dessa forma, a questão está incorreta, pois a teoria analítica refere-se a impulsos e motivações individuais, não sociais.


    Gabarito da Professora: ERRADO. 


  • ERRADO.

    Se compreendermos que as Teorias da Personalidade são, basicamente, sistemas explicativos da "motivação humana", também é possível entender que, para Jung, o INCONSCIENTE COLETIVO é a principal força motriz da personalidade, bem como seu principal conceito teórico.


ID
4846456
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Conceição de Macabu - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Está INCORRETO quanto à Psicoterapia Analítica:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

  • O erro da letra D é a palavra INCONCILIÁVEL.

  • Minha filha, depois dessa enrole suas bandeiras.

  • Alguma referência que aponte que a psicoterapia analítica foca na terapia dos sonhos?

  • Bruno Costa Pst, melhore, nem todo mundo é do direito, e muita gente pode ter começado os estudos hoje.


ID
4846471
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Conceição de Macabu - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Primeiro não judeu a estudar a psicanálise por Freud. Esteve em companhia de seu mestre entre 1907 e 1912. Sua relação com Freud não suportou desvios interpretativos e dissolveu-se. Falamos de:

Alternativas
Comentários
  • Entre seus seguidores, contudo, o que se tornaria mais famoso seria seu assistente Carl Gustav Jung (1875-1961). Primeiro não-judeu a estudar a psicanálise por Freud, Jung esteve em companhia de seu mestre entre 1907 e 1912, quando a relação dos dois não suportou desvios interpretativos e dissolveu-se. Depois disso, o império austro-húngaro se desfez e Berlim tornou-se a casa da Freud e, consequentemente, do círculo psicanalítico.

    https://blog.sbpi.org.br/freud-e-a-psicanalise-veja-como-surgiu-essa-vertente-da-psicologia/