SóProvas


ID
274417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito das características básicas do sistema operacional
Windows, julgue os itens a seguir.

O sistema operacional Windows utiliza multitarefa com preempção, pois permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito preliminar do Cespe deu errado, mas o edital pediu uma versão genérica do Windows, como podemos ver: 

    Conhecimentos de Informática (para todos os cargos): 2 Conceitos básicos e características do sistema operacional Windows. 
    Ocorre que o Windows 3.x não é preemptivo e o Windows XP, Windows Vista e Windows 7 são preemptivos. 

    O Cepse vai ter 2 opções, anular o item pois não informou a versão do Windows ou então alterar o gabarito para certo, pois todas as versões mais novas do windows são multitarefa com preempção e permitem diversos programas executarem aos mesmo tempo.

    fonte ZORZA - forum correio web. (http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php?p=5714569&sid=67c30be6b10f64512b524535583591db)
  • Errado.

    O sistema operacional Windows utiliza multitarefa com preempção, pois permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo.

    Em um processador comum, dois programas não são executados ao mesmo tempo. O que acontece é o compartilhamento de tempo de uso do processador entre vários processos (multitarefa). O multiprocessamento é a capacidade de um sistema operacional executar simultaneamente dois ou mais processos.
  •   Em computação. Multitarefa é a característica dos sistemas operacionais que permite repartir a utilização do processador em várias tarefas aparentemente simultaneas.
        Já preempção é a capacidade de alterar a ordem de (ou tirar de execução) um processo em detrimento de outro com uma prioridade maior.
      Quando os conceitos de Multitarefa e preempção são colocados juntos quer dizer que a preempção é usada para "pular" de um processo a outro dando a falsa inpressão que as tarefas são executadas ao mesmo tempo.
  • Errada.

    A multitarefa preemptiva é um sistema que permite que várias janelas de vários programas sejam apresentadas ao usuário, como se todos estivessem sendo "executados" ao mesmo tempo. Portanto, o que está errado na questão é a parte que afirma: "....pois permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo".

    Fonte: ANTONIO, João. Informática para concursos. 4ªed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

  • Senhores o erro está em afirmar que multitarefa com preempção é a possiblidade de execução de diversos programas ao mesmo tempo (simultâneamente). Este conceito se apliaca a sistemas operacionais com multiprocessamento, veja bem, eu disse com multiprocessamento e não multiprocessado (com mais de um processador).
    Preempção é o termo de origem inglesa que significa multitarefa, é até uma redundância dizer multitarefa com preempção. Um sistema operacional preemptivo (preemptive) é um sistema que opera em modo multitarefa (multitasking), ou seja, que permite a execução concorrente de duas ou mais tarefas pelo computador.
    Deste modo temos uma terefa principal e uma ou mais subtarefas numa mesma partição.

    Sou Tecnóloga em Redes de Computadores e estou falando baseada em livros e papiros do tempo da faculdade.
  • Alternativa ERRADA
    O sistema operacional Windows utiliza multitarefa com preempção, pois permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo.

    MULTITAREFA: É usado o Time Slicing, que consiste em cada processo ter o um tempo de processamento e assim vão se alternando cada processo, dando a impressão de que estão sendo executados vários processos ao mesmo tempo, ou seja, consegue rodar vários programas, mas só executa um de cada vez.

    Multiprocessamento :  Processa vários programas ao mesmo tempo.
  • ERRADA!!!

    Gente, a questao ta errada !!Ja que na explicacao do que seria multitarefa preempetiva, ela somente explica o significado de MULTITAREFA. Deixando  o significado de maneira muita generica  e nao abordado o que seria preemptiva. No caso, essa caracteristica de multitarefa pode  ser aplicada tanto a Multitarefa Preemptiva quanto a Multitarefa Cooperativa.

    Pra ficar CORRETA, a questao deveria ter sido abordada da seguinte maneira :

    O sistema operacional Windows utiliza multitarefa com preempção, pois o sistema operacional interrompe periodicamente a execucao de um programa e passa o controle do sistema a outro programa que esta em espera. -- > Nesse caso, a multitarefa preemptiva impede que um programa monopolize outro. Quem toma a decisao eh o proprio sistema operacional.


    Ja no caso do multitarefa cooperativa, quem decide quando abandonar o processador eh o proprio programa, e nao, o sistema operacional.Isso possibilita que o programa monopolize o sistema. 



  • Gabarito: Errada!
    Conforme o Dicionário Aulete (http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=aulete_digital), o significado de PREEMPÇÃO no contexto da Informática é: "Interrupção da execução de um processo para a realização de outro durante a execução simultânea de dois ou mais programas".
    Logo, apesar de a afirmação final da assertiva "
    permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo" estar correta, vai de encontro ao sentido de "preempção".
    "A dor da disciplina é muito menor que a dor do arrependimento" (Gabriel Habib - Defensor Público)

  • A multitarefa por preempção: o sistema operacional interrompe periodicamente a execução de um programa e passa o controle do sistema a outro prograna que está em espera. 
  • Segundo o prof. Léo Moura, há dois tipos de multitarefas: preemptiva e cooperativa e ambas permitem a execução de diversos programas ao mesmo tempo. Por isso a questão está errada. O que diferencia a preemptiva d cooperativa é que na primeira o sistema operacional é quem gerencia a execução das tarefas, interrompendo uma para que a outra seja executada. Já na cooperativa é o próprio programa quem decide quando deixara interrompirá sua tarefa cooperando com outro programa, dando a vez para execução. O que ocorre na segunda é que se o programa não cooperar ele monopolizará o sistema.
  • Em sistemas operacionais multitarefas, um processo preemptivo geralmente pode interromper outro processo em execução antes que seu tempo de uso termine. 
  • Preempção e multiprogramação não têm relação de causa e consequência (como sugere a assertiva).
    Não é a preempção que permite a "execução de diversos programas ao mesmo tempo", mas sim a multiprogramação: técnica que permite manter na memória vários processos e escalonar o uso da CPU (ou núcleos de CPU) para a execução pseudoparalela (ou paralela) dos mesmos.
    A preempção é apenas uma nuance da multiprogramação: um processo compulsoriamente é retirado do CPU para que outro processo seja executado.

    Bons estudos.


  • Galera, a questão pode ser entendida da maneira mais simples usando o seguinte raciocícnio:

    MultitarefaUm sistema operacional que pode ter várias tarefas em execução "ao mesmo tempo" (não é ao mesmo tempo de fato, mas é como se fosse) MultiprocessamentoUm S.O. que de fato processa simultaneamente dois ou mais processos.
    PreempçãoVocê pode executar tarefas em ordem de prioridade.
    Multitarefa com PreempçãoExecução de diversos programas "ao mesmo tempo" em ordem de prioridade.
    Erros no Item O item afirmou que ocorre "execução de diversos programas ao mesmo tempo". Este conceito faz parte de multiprocessamento (apesar de que pode-se assumir isso). Para o item ficar correto faltou considerar a preempção, ou seja, falar sobre a prioridade.
    Espero ter ajudado :)
  • Assertiva ERRADA. 


    Acho que o pessoal trocou as bolas aqui. Preemptividade na informática é a capacidade de um sistema operacional interromper determinada tarefa em execução, sem precisar de sua anuência, com o intuito de colocar em execução outra tarefa de prioridade superior. Essa "troca" é chamada "troca de contexto" e ocorre com frequência quando o SO precisa dar prioridade para uma tarefa crítica ou quando ele simplesmente troca as tarefas de posição na fila de execução. 

  • GABARITO: ERRADO

     

     

    Errado! E ATENÇÃO! O Windows, a partir do 95, realmente utiliza multitarefa com preempção. Mas, a execução simultânea de aplicativos não é verdadeira. O que ocorre é um “revezamento ultra veloz” da execução dos processos no processador, dando a impressão que os programas são executados simultaneamente. O correto seria afirmar que os programas são executados de forma concorrente, ou seja, estão todos em memória, mas cada um recebe um pequeno intervalo de tempo para ser executado em processador. Para o usuário final, fica a impressão que todos são executados simultaneamente, embora isso não ocorra.

     

     

    Prof. Victor Dalton - Estratégia Concursos

  • Denominam-se sistemas preemptivos os sistemas operacionais mediante os quais é implementado o recurso de alterar a ordem de um processamento, em detrimento de outros recursos que possuam prioridade maior. CERTO

  • gabarito esta certo vai entender cespe tem horas, alguem sabe m dizer o erro

  • Função preemptiva = multitarefa = permite executar várias tarefas ao mesmo tempo. Mas, os programas são gerenciados pelo windows para saber o momento certo de execução de cada um deles.

  • no caso dessa o incompleto é errado.

  • O sistema operacional Windows utiliza multitarefa SEM preempção, pois permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo, ou seja, não interrompe nenhum processo em detrimento de outro.

  • O Windows é Multitarefa Preemptiva: Ser Multitarefa significa que ele possui a capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo, graças a uma utilização inteligente dos recursos do Microprocessador. Por exemplo, é possível mandar um documento imprimir enquanto se altera um outro, o que não era possível no MS-DOS. A característica “preemptiva” significa que as operações não acontecem exatamente ao mesmo tempo, mas cada programa requisita seu direito de executar uma tarefa, cabendo ao Windows decidir se autoriza ou não. Ou seja, o Windows gerencia o tempo de utilização do processador, dividindo-o, inteligentemente, entre os programas. 

  • Vão direto para o comentário da Priscila Alves.

  • DE UMA AULA DO GRAN CURSOS:

    CESPE = GERALMENTE COBRA – CAUSA / CONSEQUÊNCIA

    e geralmente coloca a causa – correta e consequência que também existe – mas que não casam!!
     

    nesse caso:

    causa = multitarefa com perempção

    consquência = permitir execução de diversos programas ao mesmo tempo.

    Está errado porque apenas multitarefa permite execução de vários programas ao mesmo tempo. Perempção é poder de interromper processos. 

    Para item está certo tinha que estar:

    "sistema operacional Windows utiliza multitarefa com preempção, pois permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo COM INTERRUPÇÃO DE PROCESSOS."

  • Preempção -> capacidade do sistema de interromper uma tarefa em detrimento de outra

    WINDOWS E LINUX SÃO MULTITAREFA COM PREEMPÇÃO

    CAUSA E CONSEQUÊNCIA

    Multitarefa com preempção = 2 CAUSAS

    Pois permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo = 1 CONSEQUÊNCIA

    Faltou a explicação da preempção

  • Multitarefa é a possibilidade de executar mais de um programa ao mesmo tempo e Preempção é a interrupção de uma programa em detrimento de outro, ok, mas agora qual é o erro da questão? 

    A assertiva afirma que é possível executar diversos programas ao mesmo tempo e isso é verdade, pois mesmo com a preempção interrompendo um programa em detrimento de outro, ocorre a execução simultânea.

    No entanto, pelo gabarito, entendi que a banca não vê a"execução de diversos programas ao mesmo tempo" como um resultado da preempção, pois na preempção ocorre a interrupção de uma tarefa em detrimento de outra, dando a falsa impressão de execução simultânea (leia-se: não ocorre execução simultânea).

    Atualização: Também acredito que o erro esteja na falsa relação de causa e consequência na assertiva, pois não é por ser, o Windows, um sistema multitarefa com preempção que necessariamente, por causa disso, ele "permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo."

  • Gabarito: Errado

    Sistemas operacionais multitarefa (multiprogramáveis) executam várias tarefas ao mesmo tempo. Mesmo quando o computador só tem um processador (felizmente a maioria dos computadores hoje em dia é multiprocessador).

    Na verdade é só impressão. O sistema operacional alterna a execução entre as tarefas tão rapidamente que a impressão que temos é que tudo está sendo feito ao mesmo tempo. 

    Para alternar entre uma tarefa e outra existem duas técnicas. A preempção e a colaboração. 

    Na preempção, o SO interrompe a execução de uma tarefa para que outra tarefa possa ser executada. Esta por sua vez será interrompida para que a primeira tarefa seja concluida (ou interrompida de novo antes de concluida) e assim o SO fica alternando entre uma tarefa e outra.

    Na colaboração uma tarefa vai executando até quando ela mesma se interrompe (suspende) e passa de volta o comando ao sistema operacional num momento oportuno. O sistema operacional alterna para outra tarefa e aguarda que essa segunda tarefa "colabore" liberando a máquina (cpu) no momento que ELA achar oportuno. E assim entre colaboradas de uma e de outra, os processos concluem suas tarefas.

  • Alternativa ERRADA

    O sistema operacional Windows utiliza multitarefa com preempção, pois permite a execução de diversos programas ao mesmo tempo.

    MULTITAREFA: É usado o Time Slicing, que consiste em cada processo ter o um tempo de processamento e assim vão se alternando cada processo, dando a impressão de que estão sendo executados vários processos ao mesmo tempo, ou seja, consegue rodar vários programas, mas só executa um de cada vez.

    Multiprocessamento : Processa vários programas ao mesmo tempo.

    CREDITO PRISCILA ALVES