-
Gabarito: E
Desenvolvida pelo alemão Ludwing Von Bertalanffy na década de 1950, tem como objetivo classificar os sistemas e de que forma seus componentes se organizam e o padrão de comportamento de cada categoria.
A organização é um sistema criado pelo homem e matém uma dinâmica interação com o meio ambiente, sejam clientes, fornecedores, concorrentes, entidades sindicais, órgãos governamentais e outros agentes externos. É um sistema integrado por diversas partes ou unidades relacionadas entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras, com a finalidade de influenciar o meio externo e por ele ser influenciado.
Fonte: http://admgroup.blogspot.com/2012/05/teoria-dos-sistemas.html
-
Ambiente externo seria uma palavra chave para a Teoria dos Sistesmas.
-
LETRA E
ABORDAGEM SISTÊMICA:
- Criada por Ludwing Von bertalanffly, em 1951.
- Organizações são vistas como sistemas abertos, visão do todo, do complexo.
- Visão de HOMEM FUNCIONAL.
-Interage com o ambiente externo (concorrentes, clientes, fornecedores...).
- Pensamento Holístico.
- O todo é maior do que a soma das partes.
FONTE: MEUS RESUMOS.
-
O sistema aberto se caracteriza por um intercâmbio de transações com o ambiente e conserva-se constantemente no mesmo estado (autorregulação) apesar de a matéria e a energia que o integram se renovarem constantemente (equilíbrio dinâmico ou homeostase).
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: provas e concursos. 4º edição. São Paulo: Manole, 2016. p.81
bons estudos
-
Gabarito: E
Teroria dos Sistemas:
Bertalanffy - Interação, integração, inter- relacionamento e interdependência entre as partes integrantes de uma organização.
Visão da Organização: Organização como sistemas abertos, recebendo entradas, transformando-as e exportando produtos e serviços para o ambiente.
Equilíbrio Organizacional - Homeostasia (tendência do sistema em permanecer em equilíbrio) e adaptibilidade(ajuste do sistema aos padrões requeridos.
Estudo da Organização - De fora para dentro: do elemento maior(ambiente) ao elemento menor(organização).
Homem Funcional - Indivíduo que se comporta como executante de um determinado papel.
Fonte: Meus resumos.
-
Questão tão óbvia que nem parece ser da FGV.
-
Gabarito E
Quando a homem funcional cria uma expectativa sobre o seu papel ele reforça o compartilhamento e integração da organização com o ambiente que se insere.
-
A FGV adora colocar o gabarito na letra E
-
Gabarito: e
Fonte: outras questões FGV
--
Teoria dos sistemas: dentre as teorias administrativas, essa foi a primeira que se mostrou inovadora pelo fato de ter trazido à tona a ideia de que o ambiente externo possui influência direta no ambiente organizacional. Com isso, abandonou-se o antigo conceito de que a organização era um ambiente à parte do contexto social e que, apenas um aprimoramento dos processos internos garantiria o sucesso da empresa (homem funcional).
As primeiras teorias administrativas são de sistema fechado, que considera exclusivamente os fatores internos da organização, como os funcionários realizavam suas tarefas, como seriam gerenciados os recursos etc.
-
-
GABARITO: LETRA E
Resumo da Teoria dos Sistema da Administração - T.G.S
- Foi criada por Ludwig Von Bertalanffy (biólogo).
- Sistema Aberto ( Influência/influenciado pelo ambiente).
- A organização é a soma de suas PARTES (gerência de marketing, finanças,..)
- Interdependência ( Fracasso de uma área enfraquece as demais), Exemplo: Vendas - Excelente mas a produção - péssima, no caso, a empresa perderia clientes por não conseguir atender a demanda.
- Conceitos importantes ( ENTRADA, SAÍDA, FEEDBACK, CAIXA PRETA, SINERGIA, HOLISMO, HOMEOSTASE, EQUIFINALIDADE, ENTROPIA, ENTROPIA NEGATIVA).
A Teoria de sistema explica que o sistema é definido como um conjunto de partes que formam um todo, em geral complexo. Ainda sobre a ideia de sistema, precisamos entender que as partes se relacionam, ou seja, interagem, e que funcionam tanto isoladamente quanto conjuntamente.
FONTE: Ribeiro, Thiago de Luca. (2016). Administração sob a ótica dos concursos, P.35, Editora Labrador: São Paulo.
-
ela n perguntou sentido, sim coerência