-
Gab B) A Abordagem Estatista concentra seus esforços analíticos nos atores estatais. Estes possuem o monopólio na execução das ações referentes às políticas públicas. Ela atribui essa característica ao ator que protagoniza a ação, logo, apenas o ator estatal é passível de execução de políticas públicas. Essa definição e abordagem é tratada por Dye.
Já a Abordagem Multicêntrica trabalha com uma gama quase ilimitada de atores.
-
Estado- cêntrica (Estado desenvolvimentista) : Considera-se que o Estado possui o dever e a capacidade de promover o desenvolvimento em todos os seus aspectos, mediante a remoção de obstáculos, assim como pelo oferecimento de subsídio aos agentes econômicos e sociais. O desenvolvimento está associado à elaboração de planos e programas a médio e longo prazo, exigindo ações coordenadas e permanentes do Estado. Planejamento e intervenção estatal na economia são elementos centrais dessa compreensão da relação entre Constituição e desenvolvimento.
Fonte: SÉRIE PRODUÇÃO CIENTÍFICA - DDJ - FRAGMENTOS PARA UM DICIONÁRIO CRÍTICO DE DIREITO E DESENVOLVIMENTO, de FUNDACAO GETULIO VARGAS
Gabarito: ( B )
Obs: Quando meus comentários estiverem desatualizados ou errados, mandem-me msgns no privado, por favor, porque irei corrigi-los.
-
Ao menos deveriam retirar o hífen da palavra. Estadocêntrica seria o correto, ou abordagem estatista.
-
gente fala aí por onde vcs estudam? pq estudando afo...lendo mil páginas de apostila primeira vez que vejo isso.
-
Kkkkkkkkk, Ana Carolina, isso não é AFO é adm publica
-
O filtro do QC colocou em AFO -_-
-
A questão em análise nos faz refletir sobre alguns
conceitos relacionados à execução de políticas públicas: o conceito policêntrico
e o conceito estadocêntrico.
De forma bem resumida, o conceito de execução policêntrica
ou multicêntrica diz que política pública é tudo que advém do somatório de ações
do poder do Estado, do pode privado e das organizações não governamentais. Essa
abordagem enfatiza que a política pública não está condicionada nem subordinada
a esses poderes e ressalta a capacidade de atuação de todos os atores sociais.
Por outro lado, o conceito de execução estadocêntrica enfatiza
que política pública é tudo que advém do poder do Estado, onde os atores são
apenas os governamentais. Essa abordagem é resultante de dois poderes estatais,
do Poder Extroverso e da Soberania do Estado, da Soberania do Interesse Público
sobre o Privado. Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é
a letra “B".
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “B".
-
https://georgelucasgoulart.blogspot.com/2016/03/introducao-as-politicas-publicas.html
-
LETRA B
Abordagem estatista.
-
A questão em análise nos faz refletir sobre alguns conceitos relacionados à execução de políticas públicas: o conceito policêntrico e o conceito estadocêntrico.
De forma bem resumida, o conceito de execução policêntrica ou multicêntrica diz que política pública é tudo que advém do somatório de ações do poder do Estado, do pode privado e das organizações não governamentais. Essa abordagem enfatiza que a política pública não está condicionada nem subordinada a esses poderes e ressalta a capacidade de atuação de todos os atores sociais.
Por outro lado, o conceito de execução estadocêntrica enfatiza que política pública é tudo que advém do poder do Estado, onde os atores são apenas os governamentais. Essa abordagem é resultante de dois poderes estatais, do Poder Extroverso e da Soberania do Estado, da Soberania do Interesse Público sobre o Privado. Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “B".
GABARITO DO PROFESSOR QC: LETRA “B".
-
GAB B
De maneira geral, são dois tipos de abordagens doutrinárias quando se fala em políticas públicas, quais seja: abordagem Estatista (ou estado-cêntrica) e abordagem Multicênctrica (ou policêntrica).
A abordagem estatista ou estado-cêntrica é determinada por um política pública na qual o protagonista é exclusivamente o Estado.
A abordagem multicêntrica ou policêntrica é determinada por diversos atores, como organizações privadas, organizações não governamentais, organismos multilaterais, redes de políticas públicas e também o próprio Estado.
Neste sentido, o enunciado da questão de refere a políticas públicas em que o protogonismo é feito pelo Estado, exclusivamente. Portando, fala-se em políticas públicas estado-cêntrica ou estatista.
FONTE: GRAN, Kuyfferson Juan Godoi
Bons estudos.