SóProvas


ID
274444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes à organização e gerenciamento
de arquivos e pastas.

As propriedades de um documento, também conhecidas como metadados, são detalhes de um arquivo que o descrevem ou o identificam. As propriedades incluem detalhes como título, nome do autor, assunto e palavras-chave que identificam o tópico ou o conteúdo do documento.

Alternativas
Comentários
  • Certo. No gerenciador de arquivos, o modo de exibição de Detalhes permite conhecermos informações como o tamanho do arquivo, data de modificação da pasta/arquivo e o Tipo. Entretanto, existem muitas outras informações que não são exibidas na configuração padrão, e são facilmente acessíveis. Clicando com o botão direito sobre o título das colunas, podemos encontrar os outros campos, como título, nome do autor, assunto, duração, etc. E quando são documentos (como na questão) existem outros metadados específicos, acessados e modificados em Arquivo, Propriedades.
  • Bacana esta questão para dizer outra coisa...
    Quando você cria um arquivo ele ganha data e hora automaticamente, essa data e hora são quase impossíveis de serem modificadas e mesmo que sejam, é possível identificar que houve uma modificação forçada.

    Se você escrevesse um livro o algo do tipo e alguém publicasse na sua frente você poderia utilizar essa informação para provar que a obra é sua ou pelo menos provar que foi criado no seu computador na data tal hora tal. Enfim, viajei, mas estava pensando numa aplicação prática desta funcionalidade.
  • O salvador das questões de informática:Fernando Nishimura

  • No documento Word pesquisei e achei: 

     

    tipo, abre com, local, tamanho, tamanho em disco, criado, modificado, acesado, atributos, segurança, permissões, titulos, assunto, marcas, categoria, autor, salvo, revisões, versão, programa, empresa, gerente, impressão, conteudo, páginas, palavras (contagem), caracteres, linhas, idioma, versões anteriores, etc.

     

    Não há PALAVRAS-CHAVE.

     

    complicado.

  • Certo

    No gerenciador de arquivos, o modo de exibição de Detalhes permite conhecermos informações como o tamanho do arquivo, data de modificação da pasta/arquivo e o Tipo. Entretanto, existem muitas outras informações que não são exibidas na configuração padrão, e são facilmente acessíveis. Clicando com o botão direito sobre o título das colunas, podemos encontrar os outros campos, como título, nome do autor, assunto, duração, etc. E quando são documentos (como na questão) existem outros metadados específicos, acessados e modificados em Arquivo, Propriedades.

  • assunto que tá no edital pra "completar tabela"

  • A assertiva descreve corretamente os metadados de arquivos, que são “dados sobre dados” a respeito desses arquivos, representando propriedades que descrevem ou identificam cada arquivo. Título, autor, assunto e palavras-chave são exemplos comuns de metadados armazenados nos sistemas operacionais.

  • Foi o CTRL + C no site da micrsoft.

  • Não há palavras-chaves a questão deveria ser considerada errada. Mas a banca parece que tem presunção de verdade e ponto.

  • GABARITO CORRETO

    Metadados de arquivos: São dados sobre dados, estruturados e codificados, utilizados para descreve-los. Permitem encontrar, gerenciar, compreender e recuperar. Ex: propriedades de um documento.

    FONTE: Meus resumos

    "A persistência é o caminho do êxito". -Charles Chaplin

  • CERTO

    Metadados são indispensáveis para a comunicação entre computadores, mas podem ser inteligíveis também por humanos. Todos os dados descritivos de um documento, físico ou digital, sobre autor, data de criação, local de criação, conteúdo, forma, dimensões e outras informações são metadados.

  • CERTA

    Metadados documentam e organizam de forma estruturada os dados das organizações, com objetivo de minimizar duplicações de esforços e facilitar a manutenção de dados. Ademais, são utilizados para criação e uso de documentos em sistema informatizados disponíveis aos usuários; metadados provêm de uma descrição concisa a respeito dos dados. São eles: documentos, tabelas, imagens, vídeos, coleção de documentos, entre outros.

    estratégiac.

    • METADADOS Também chamados de metainformações, os metadados são basicamente informações sobre os dados ou o resumo deles que favorecem o seu entendimento e a sua utilização.
    • Documentos informatizados: quando escrevemos qualquer informação em pdf ou doc, por exemplo, são originados os metadados: o nome de quem criou o arquivo, a data e hora da criação, as informações sobre a modificação do arquivo, o título e o local de salvamento.
    • Fotos: quando revelamos uma foto, são originadas as informações sobre horário e data do acontecimento registrado. Algumas câmeras digitais e celulares configuram a foto com a localização geográfica, gerando esse metadado para a imagem.
    • Tags: são palavras-chaves encontradas em um artigo de blog ou site; é como se fosse uma etiqueta que nos ajuda a localizar o assunto desejado.
    • EXEMPLO prático é quando tu clica em uma foto no seu celular aparece data,hora,tamanho e etc..
  • gab c!!

    PS Tag de XML também é metadado.

    As tags XML descrevem a estrutura dos dados. Dessa maneira, elas podem sim ser consideradas metadados. Em vários casos, utiliza-se também atributos dentro dessas tags para descrever uma série de características dos dados que estão sendo armazenados ou transmitidos através do documento XML.

    Fonte Prof. Arthur Mendonça  - equipe V. Dalton

  • Certo!

    Metadado refere-se a alguma estrutura descritiva da informação sobre outro dado; que é usado para ajudar na identificação, descrição, localização e gerenciamento de recursos da Web. Entretanto, eles podem ser aplicados em qualquer meio.

    • Metadados, ou Metainformação, são dados sobre outros dados
    • São informações estruturadas que auxiliam na descrição, identificação, gerenciamento, localização, compreensão e preservação de documentos digitais;
    • Facilitam a interoperabilidade de repositórios.

    Atenção! Os metadados dos arquivos não são acessados diretamente pelo sistema operacional para alterações, sendo usados apenas para consultas. O sistema operacional e os programas criadores dos arquivos, podem oferecer ferramentas de alteração dos metadados.

    Exemplos comuns de metadados são:

    - Número de telefones, endereços de email e os nomes das pessoas que usam serviços;

    - Dados de Localização: onde está o seu telefone celular;

    - Data e hora em que foram feitas as ligações, e-mails, arquivos e fotos;

    - Informações do aparelho que você está usando;

    - Os títulos (assuntos) de seus e-mails.

    Tipos de metadados

    • Metadados sintáticos: descrevem a sintaxe dos dados.
    • Metadados estruturais: descrevem o esquema, ou seja, a estrutura dos dados.
    • Metadados semânticos: descrevem o significado dos dados, ou seja, seu conteúdo.
  • METADADOS: têm a função de facilitar a localização e a recuperação de um determinado dado, ou seja, uma definição mais básica: dados sobre outros dados.

    Metadados estruturais: formato, tipo, tamanho, etc

    Metadados descritivos: nome do autor, horário, palavras-chave, etc

    Metadados administrativos: configuram permissões de acesso aos próprios metadados de um arquivo. Ex: Sabe aquela foto da sua crush no insta? Então... você não consegue identificar o IP da máquina dela.