SóProvas


ID
2744980
Banca
UERR
Órgão
SETRABES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

“Higiene das mãos “, é um termo geral que se refere a qualquer ação de higienizar as mãos para prevenir a transmissão de micro-organismos e consequentemente evitar que pacientes e profissionais de saúde adquiram Infecção Relacionada à Assistência à Saúde – IRAS. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, “higiene das mãos”, pode ser: higiene simples, higiene antisséptica e fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica (Programa Nacional de Segurança do Paciente, Anexo 1. 2013. p. 6). Marque a alternativa que explica corretamente a finalidade da higiene antisséptica.

Alternativas
Comentários
  •  

    De acordo com o Manual da ANVISA 

     

    HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

     

    USO DE ANTI-SÉPTICOS

    Estes produtos associam detergentes com anti-sépticos e se destinam à higienização anti-séptica das mãos e degermação da pele.

    Indicação:

    Higienização anti-séptica das mãos

    Nos casos de precaução de contato recomendados para pacientes portadores de microrganismos multirresistentes.

    Nos casos de surtos.

     

    Degermação da pele

     

    No pré-operatório, antes de qualquer procedimento cirúrgico (indicado para toda equipe cirúrgica).

     

    Antes da realização de procedimentos invasivos.

    Exemplos: inserção de cateter intravascular central, punções, drenagens de cavidades, instalação de diálise, pequenas suturas, endoscopias e outros.

     

    Importante

    De acordo com os códigos de ética dos profissionais de saúde, quando estes colocam em risco a saúde dos pacientes, podem ser responsabilizados por imperícia, negligência ou imprudência.

     

     

    https://www.anvisa.gov.br/hotsite/higienizacao_maos/higienizacao.htm

  • Promover a remoção de sujidades e da microbiota transitória, reduzindo a microbiota residente das mãos, com auxílio de um antisséptico.