SóProvas


ID
2745094
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca dos diferentes tipos de departamentalização, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

     

    a) ERRADA. A departamentalização territorial é indicada justamente quando há empresas territorialmente dispersas.

     

    b) ERRADA. A departamentalização matricial tem como uma de suas desvantagens os conflitos de interesse entre chefes funcionais
    e os chefes divisionais, devido à dupla subordinação. Logo, o princípio da unidade de comando fica comprometido.

     

    c) CERTA

     

    d) ERRADA. Uma das vantagens da departamentalização funcional é o agrupamento de pessoas segundo a especialização de trabalho, habilidades e aptidão, orientados para atividades específicas, com concentração de competência, de maneira eficaz.

     

    e) ERRADA. O erro está em dizer que é a mais comum, esse tipo de departamentalização é usado, às vezes, quando há uma divisão de turnos de trabalho na empresa. Ela só é bem sucedida quando as tarefas exercidas pelos funcionários são semelhantes e repetidas.

     

     

    Fonte: Administração Geral e Pública para concursos - Elisabete de Abreu e Lima - 2018 - ed. Juspodivm

  • A) A departamentalização territorial não é indicada para empresas territorialmente dispersas.

    B) A departamentalização matricial leva em consideração o princípio clássico de unidade de comando. (Na matricial há dupla subordinação)

    C) A departamentalização por processos considera a maneira pela qual são executados os trabalhos para a consecução de uma meta ou objetivo específico.

    D) A departamentalização funcional apresenta como desvantagem a dificuldade (vantagem a facilidade) em orientar pessoas para uma atividade específica, que concentre sua competência de maneira eficaz.

    E) A departamentalização por quantidade é a mais comum, ocorrendo quando existem atividades em processos estruturados passíveis de serem alocados sob a responsabilidade de equipes igualmente quantificadas. (Departamentalização por Quantidade: baseia-se em critérios numéricos. Um responsável fica a cargo de um número determinado de funcionários. Esse tipo de departamentalização é usado, às vezes, quando há uma divisão de turnos de trabalho na empresa. Ela só é bem sucedida quando as tarefas exercidas pelos funcionários são semelhantes e repetidas)


    Para Djalma de Oliveira (2000, p. 114) as formas de departamentalização são: por quantidade, territorial, por produtos (ou serviços), por clientes, por projetos, matricial e mista.

    Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)

  • a. é indicada

    b. viola o princípio da unidade de comando

    c. correta

    d. desempenha atividades específicas.

    e. não é a mais comum

  • LETRA C

  • não conhecia esse conceito por quantidade, por isso é bom resolver muitas questões pra ver o estilo da banca

  • Departamentalização Matricial caracteriza-se pela fusão entre a Departamentalização Funcional com a Departamentalização de Projeto ou Produto. Então o certo seria DUPLA subordinação e não UNIDADE de comando.

  • principais vantagens da departamentalização por processo

    **Processos integrados

    ** Maiores economias de escala

    ** Maiores níveis de produtividade

    ** Aumento da eficácia

    ** Otimização do arranjo físico ( layout)

    Estratégia concurso/ Rafael

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os critério de departamentalização. Sobre eles, vejamos qual das alternativas está correta no que afirma.

    A - incorreta. A departamentalização territorial é indicada para empresas territorialmente dispersas.

    • Departamentalização Geográfica/região envolve o agrupamento das atividades, funções ou produtos similares de atender a determinada área geográfica. É mais comum para organizações que têm atuação em grandes áreas. Buscam por meio desse critério obter vantagens econômicas em determinadas operações locais.

    B - incorreta. A departamentalização matricial não leva em consideração o princípio clássico de unidade de comando.

    • Chiavenato (2014, p.519, 520) ainda acrescenta: "o desenho matricial apresenta duas dimensões: gerentes funcionais e gerentes de produtos ou de projeto. A organização adota os dois tipos de departamentalização. Com isso, o princípio da unidade de comando vai para o espaço e se cria uma delicada balança de duplo poder que caracteriza a matriz. Cada departamento passa a ter uma dupla subordinação: segue orientação dos gerentes funcionais e dos gerentes de produto/projeto simultaneamente. Assim, a estrutura matricial funciona como uma tabela de dupla entrada."

    C - correta. A departamentalização por processos considera a maneira pela qual são executados os trabalhos para a consecução de uma meta ou objetivo específico.

    • A departamentalização por processos é usada frequentemente nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional, nas áreas de operações ou produtivas. A diferenciação e o agrupamento ocorrem pela sequência do processo de produção. Neste critério, cada setor da organização é dono de um macroprocesso, e cada fase/etapa desse macroprocesso está aos cuidados de uma unidade integrante desse setor.

    D - incorreta. A departamentalização funcional apresenta como vantagem a facilidade em orientar pessoas para uma atividade específica, que concentre sua competência de maneira eficaz.

    • Departamentalização por funções fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. A departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo. Entre as suas desvantagens, vemos a falta de coordenação entre os departamentos, a dificuldade de se adaptar às mudanças externas e uma visão mais “estreita” dos membros dos departamentos, pois só analisam seus próprios problemas, gerando o que a banca chamou de "organizações dentro de organizações". 

    E - incorreta. A departamentalização por quantidade não é a mais comum, ocorrendo quando existem atividades em processos estruturados passíveis de serem alocados sob a responsabilidade de equipes igualmente quantificadas.

    • Segundo Oliveira (2006, p.102), "para uma empresa trabalhar com esse tipo de departamentalização, deve agrupar certo número de pessoas não diferenciáveis que, a partir dessa situação, têm a obrigação de executar tarefas sob as ordens de um superior. Sua aplicação - que é rara - tem ocorrido quando existem atividades em processos estruturados passíveis de serem alocados sob a responsabilidade de equipes igualmente quantificadas, bem como no caso - inadequado - em que se procura ter um melhor equilíbrio entre os diferentes níveis de poder."

    Concluímos que a alternativa "C" é a correta.

    GABARITO: C

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.

    OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial.16. ed. - São Paulo: Atlas, 2006.

    RENNÓ, R. Administração Geral. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.