-
letra d
De acordo com Campos (1990), aos brasileiros não falta precisamente a palavra, mas sim o conceito de accountability, cujo exercício “é determinado pela qualidade das relações entre governo e cidadão, entre burocracia e clientelas” (CAMPOS, 1990, p. 35).
-
O exercício da accountability é determinado pela qualidade das relações entre governo e cidadão, entre burocracia e clientelas. O comportamento (responsável ou nãoresponsável) dos servidores públicos é conseqüência das atitudes e comportamento das próprias clientelas. Somente a partir da organização de cidadãos vigilantes e conscientes de seus direitos haverá condição para a accountability. Não haverá tal condição enquanto o povo se definir como tutelado e o Estado como tutor.
Assim, o alto grau de preocupação com accountability na democracia americana e a virtual ausência desse conceito no Brasil estão relacionados ao elo entre accountability e cidadania organizada; explica-se pela diferença no estágio de desenvolvimento político dos dois países. Uma sociedade precisa atingir um certo nível de organização de seus interesses públicos e privados, antes de tornar-se capaz de exercer controle sobre o Estado. A extensão, qualidade e força dos controles são conseqüência do fortalecimento da malha institucional da sociedade civil.
À medida que os diferentes interesses se organizam, aumenta a possibilidade de os cidadãos exercerem o controle e cobrarem do governo aquilo a que têm direito. Um desses mecanismos de controle seria a participação da sociedade civil na avaliação das políticas públicas, fazendo recomendações a partir dessa avaliação. O desenvolvimento da consciência popular é a primeira pré-condição para uma democracia verdadeiramente participativa e, portanto, para a accountability do serviço público.
https://accountabilityadmpublica.wikispaces.com/file/view/Accountability-+Quando+poderemos+traduzi-la+par+o+portugu%C3%AAs+-+Anna+Maria+Campos.pdf
-
Amigos, alguém sabe esclarecer porque o item E está errado?
-
d
-
Qual o erro da E?
-
A tradução mais coerente para a palavra accountable é responsável
Agora sobre o item E
e) Quanto mais cobrança o governo receber por parte da sociedade, maior a possibilidade desse governo ser accountable.
A possibilidade de um governo ser responsável não depende da cobrança que ele recebe.
Qualquer erro me mandem mensagem :)
-
Para Matias-Pereira (2008), esse conceito refere-se ao conjunto de mecanismos e procedimentos que levam os decisores governamentais a prestarem contas dos resultados de suas ações, garantindo-se maior transparência, além da exposição das políticas públicas.
Ainda conforme o autor, quanto maior a possibilidade de os cidadãos poderem discernir se os governantes estão agindo em função do interesse da coletividade e poderem sancioná-los apropriadamente, maior accoutability possui o governo. Portanto, a mensuração do grau de accountability passa pela participação e atuação dos cidadãos em função do interesse da coletividade. O conceito também remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas ao sistema de controle existente ou a seus representados.
Representa ainda o dever de prestar contas, de responsabilização, de transparência e de eficiência nas atividades exercidas pelos que detêm cargos públicos. É, então, um conceito da esfera ética, frequentemente utilizado em circunstâncias que denotam responsabilidade social, imputabilidade, obrigações e prestação de contas. Trata-se de um meio de fiscalização e melhoria da Administração Pública, exercida pela sociedade, que passou a imputar aos administradores públicos a responsabilização por suas condutas.
O termo accountability pressupõe duas partes: uma que delega a responsabilidade e a outra que é responsável por gerir os recursos. Concomitantemente, cria-se a obrigação de prestação de contas por parte de quem administra os recursos, que deverá demonstrar por meio dos resultados obtidos o bom uso desses recursos.
Accountability pode ser entendido como a "capacidade do sistema político de prestar contas de suas promessas aos cidadãos". Em auditoria, accountability é "a obrigação de responder por uma responsabilidade outorgada". Isso inclui o lado que delega responsabilidade e o lado que presta contas pelos recursos utilizados.
Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Vol. 01 – Prof. Heron Lemos
-
Fui na E e errei... Não entendi porque está errado...
-
GAB D
PQ a E esta errada...
Accountability não se resume a mera cobrança nem é um fim em si mesma , ou seja, está para além disso como um exercício de cidadania ativa em sua forma vertical bem como outras segmentações como horizontal etc.. associada a outros tipos de controle e transparência a fim de investigar a questão legal ou à prestação formal de contas, mas não só isso.. Seu objetivo não está em "quanto mais me cobram mais eu presto conta" não porque já devia ser uma "obrigação natural" o setor público prestar contas, mais q uma obrigação e não ser necessariamente e intensamente cobrado para que o faça, apesar de ganhar pulso com essa modalidade seria mais pra indicar que essa prestação de contas com o accontability deve ser feita com a maior qualidade possível e não gerar uma certa "dependência" ou criar um termômetro de se eu for +/- cobrado isso determinará quanto mais eu vou prestar contas ou não. Grifos meus.
-
accountability = responsabilisação dos agentes públicos
-
Para Campos (1990), quando as atividades governamentais se expandem e aumenta a intervenção do governo na vida do cidadão, a preservação dos direitos democráticos requer um controle efetivo da cidadania organizada; uma sociedade desmobilizada não será capaz de garantir a accountability. O exercício da accountability é determinado pela qualidade das relações entre governo e cidadãos, entre burocracia e clientelas.
Curso de Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais - José Matias-Pereira. – 4. ed - p. 85
Gabarito: D
-
Da forma que colocaram nada justifica a E está errada. Pois Accontability não se resume a cobrança, mas a questão não está falando isso. Ok, não é cobrança que vai fazer o governo ser responsável, mas a questão fala em possibilidade... Pensemos o que tem mais possibilidade(como diz a questão) de ser responsável, aquele que é mais cobrado ou aquele não é cobrado?
Deixaram margem para recurso sim.
-
D
-
A questão se refere ao que foi escrito por Marias-Pereira, no livro Curso de Administração Pública.
-
Sobre a alternativa E:
Quanto maior a possibilidade de os cidadãos poderem discernir se os governantes estão agindo em função do interesse da coletividade e sancioná-los apropriadamente, mais accountable é um governo.
Curso de Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais - José Matias-Pereira. – 4. ed - p. 85
-