-
GABARITO C
A- A orla de enxugo é caracterizada pelo projétil que, girando sobre o próprio eixo, é revestido de impurezas da pólvora e dos meios que atravessou. Assim, uma vez que o tecido orgânico é elástico, ele adere à parede lateral da bala que, por atrito, deixa as impurezas do exterior coladas no percurso. Portanto, o projétil se limpa, formando a orla de enxugo.
B- A pele se rompe, no ponto de impacto do projétil, por atingir o limite de sua elasticidade. A epiderme se rompe primeiro, formando uma orla escoriada ao redor do ponto de impacto, denominada zona ou orla de contusão, também denominada de orla de escoriação. As orlas de enxugo e de contusão ou escoriação localizam-se ao redor do orifício de entrada, mas também podem ser observadas junto ao orifício de saída, quando a pele é comprimida contra um anteparo.
C- CORRETA
D- Não pessoal, o formato será ovalar nos tiros inclinados (oblíquos).
E- Errada também, pois nos tiros encostados não teremos nem zonas nem orlas.
bons estudos
-
GB C-
sobre a letra B_ ORLA DE ESCORIAÇÃO OU CONTUSÃO
ORLA DE ESCORIAÇÃO OU CONTUSÃO- Epiderme é arrancada por sua ação contundente, resultando uma orla de escoriação ao redor do orifício de entrada. A derme, por ser mais elástica, é esticada em forma de dedo de luva por inversão e só se rompe quando o limite de sua elasticidade é ultrapassado,
Logo, o diâmetro de entrada é menor que o calibre do projétil
Não se pode afirmar o calibre da arma pelo diâmetro dos ferimentos
sobre a letra D_ · O orifício de entrada tem forma arredondada (tiro perpendicular), ovalada (tiro inclinado)
sobre a letra E-RLA DE ENXUGO OU LIMPADURA
ORLA DE ENXUGO OU DE ALIMPADURA- Produzida pela limpeza dos resíduos existentes no cano da arma (pólvora, ferrugem, partículas etc), ficando sob a forma de uma auréola escura em volta do orifício de entrada. Por vezes, a orla de enxugo só é observada nas roupas da vítima
ORLA EXCLUSIVA DOS ORIFÍCIOS DE ENTRADA.
-
Vamos analisar as alternativas em busca da CORRETA.
A) INCORRETO - “o projétil sofre grande atrito com as fibras conjuntivas da derme durante a penetração e lhe transfere as impurezas que carregou ao deslizar pelo cano da arma"
B) INCORRETO - orla de escoriação representa a lesão de escoriação causada pela passagem do projétil.
C) CORRETO - “em regiões de pregas naturais, o projétil pode raspar os dois lados da pele antes de penetrar na sua linha de união e modificar o aspecto da entrada. É o que acontece no cotovelo, axila, pescoço, etc".
D) INCORRETO - “O projétil produz maior contato, e maior atrito com a pele, do lado em que o ângulo é agudo, justamente o que indica a sua procedência".
E) INCORRETO - LESÕES DE ENTRADA: Em regra apresentam: bordas viradas para dentro, diâmetro menor do que o do projétil, forma arredondada ou elíptica, orla de escoriação, enxugo ou equimose. Nos tiros a curta distância apresentam orla de tatuagem, orla ou zona de esfumaçamento/tisnado. Já os tiros à queima roupa apresentam orla de queimadura/chamuscamento. HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, p. 235 a 237
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C
-
A palma da mão é espessa?
-
Oxi achava a pele da minha mão tão macia...
-
OBS: direção do tiro: perpendicular: forma circular/arredondado. Se o tiro for oblíquo/inclinado: forma elíptica/oval.
Trajetória (estudada desde o momento do disparo do tiro) é diferente de trajeto (percurso efetuado pelo projeto da entrada até a possível saída). Raramente se consegue determinar a ordem dos disparos.
-
Não sabia o que era "espessa"
-
Conselho:
Em provas de medicina legal as palavras sempre, sem exceções, impreterivelmente, exatamente e etc devem ser analisadas com cautela. Via de regra nada em Medicina Legal é conclusivo.
Bons estudos!!
-
a) ERRADA. A orla de ESCORIAÇÃO é resultado do descolamento da epiderme provocado pela ação contundente do projétil.
b) ERRADA. A orla de ENXUGO é resultado do contato do projétil com a derme durante a penetração, deixando nela a sujeira que carrega em sua superfície.
c) CORRETA. Em regiões de pele espessa, como a palma da mão, o orifício de entrada pode ter forma estrelada irregular.
d) ERRADA. O orifício de entrada produzido por um projétil com incidência oblíqua é um círculo IMPERFEITO, assim como suas orlas.
e) ERRADA. NÃO É em todo orifício de entrada que haverá orla de escoriação.
-
orla de enxugo===é representada pela orla de detritos e impurezas que ficam retidas na pele quando o projétil passa por ela.
orla de escoriação===é representada pela lesão de escoriação causada pela passagem do projétil.
-
Sobre a letra E: ferimentos de entrada por projeteis de alta energia não costumam ter orla de escoriação devido às lacerações formadas.
-
Sobre a "E":
- “Se o PAF encontra um obstáculo antes de entrar no corpo, deformando-se, perde em parte ou no todo este movimento de rotação e, portanto, desmotiva a formação da orla de escoriação”.
- Ademais, nos tiros encostados não existem zonas nem orlas.