SóProvas


ID
2745352
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

O perito, ao examinar um cadáver, observa que ele apresenta cianose intensa, livores violáceos intensos e escuros, sangue escuro e líquido nas cavidades cardíacas, petéquias na pleura visceral e no epicárdio e congestão polivisceral. Qual das causas abaixo NÃO provocaria o referido quadro?

Alternativas
Comentários

  • De acordo com as opções apresentadas na questão, verifica-se que as opções apresentadas nas letras A) AFOGAMENTO, B) SUFOCAÇÃO DIRETA, C) INTOXICAÇÃO EXÓGENA e E) SUFOCAÇÃO INDIRETA podem  quadro de cianose intensa, livores violáceos intensos e escuros, sangue escuro e líquido nas cavidades cardíacas, petéquias na pleura visceral e no epicárdio, além de congestão polivisceral. Assim, a alternativa a ser assinalada será a letra D- HIPOTERMIA- quadro apresentado pelos seres humanos que possuem uma temperatura corporal constante em torno de 37ºC, logo, são HOMEOTÉRMICOS. Ocorre hipotermia quando a temperatura central do corpo fica aquém de 35ºC. A ação do frio difuso dá-se pela hipotermia.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D

  • A traumatologia forense, pelo frio (hipotermia), tem como características de 1º ordem: palidez + rubefação / 2º Ordem: apresentam flictenas e circundadas por área de eritema / 3º Ordem; necrose de tecidos moles e escaras / 4º Ordem: gangrenas e morte. #aJustiçaComeçaNaDelegacia

  • que eu saiba, livores em afogados são róseos e não violáceos.....

  • E o que é hipotermia?

    Hipotermia é quando a temperatura central do corpo cai abaixo de 35ºC. É considerada como temperatura central a temperatura do coração, pulmão, encéfalo e órgãos esplâncnicos. Quando a hipotermia não é tratada rapidamente, pode haver algumas complicações, inclusive a morte.

    Os sintomas da Hipotermia

    Como a hipotermia pode ser classificada em três tipos de acordo com as condições físicas e climáticas, cada uma possui sintomas diferentes. Porém, há alguns que se assemelham entre eles.

    Temperatura corporal abaixo de 35ºC;

    Calafrios;

    Fala difícil com voz trêmula;

    Ritmo respiratório lento;

    Pele fria e pálida;

    Perda de coordenação;

    Sensação de cansaço (fadiga);

    Lentidão nos movimentos.

  • Segundo o CICLOS:

    Observações sobre a tanatologia nos afogados: Os livores hipostáticos do cadáver dos afogados tomam tonalidade mais clara que nas demais formas de asfixias mecânicas.

  • O diagnóstico da morte por ação do frio é bastante difícil. Porém, Genival França apresenta alguns sinais característicos:

    ·        Úlcera de Wishnewski – infiltração hemorrágica na mucosa gástrica ( descrita em 90% dos casos no estomago de pessoas mais velhas

    ·        Rigidez cadavérica precoce intensa e extremamente demorada

    ·        Sangue de tonalidade menos escura e de pouca coagulabilidade

    ·        Espuma sanguinolenta nas vias respiratórias

    ·        Hipóstase vermelho-claro

  • Cabe recurso à essa questão , já que os livores em afogados são de cor mais clara , e o sangue vermelho claro , devido a hemodiluição.

  • Sinais Afixia:

    >externos:

    -face cianótica (máscara equimótica azulada - cianose cervicofacial de Le Dentut); ROSTO ROXO

    -globos oculares proeminentes (hemorragia na conjuntiva ocular);

    -língua projetada;

    -cogumelo de espuma (bolhas de espuma que cobre a boca).

    >internos:

    -sangue escuro nas cavidades cardíacas e acúmulo de sangue no fígado e rins.

    -Em asfixia mecânica> pulmões ficam com pequenas manchas avermelhadas (hemorrágicas) que decorrem da alta pressão arterial provocada pelo aumento da concentração de gás carbônico no sangue. (“Manchas de Tardieu”)

  • Pq a letra C - intoxicação exógena está correta? Não seria o mesmo que envenenamento?