-
Gab: Letra B
Aterosclerose: A oclusão das artérias pelos ateromas ocorre de forma progressiva e, a princípio, assintomática. O envelhecimento é um dos fatores de risco da doença, que também está associada a colesterol alto, pressão alta, diabetes, obesidade, sedentarismo, tabagismo e histórico familiar.
-
A questão avalia os conhecimentos do candidato em tanatologia médico-legal e epidemiologia.
A maioria dos autores considera morte súbita como aquela que ocorre de forma inesperada e brusca, em um indivíduo de aparente bom estado de saúde, sempre de causa interna ou patológica, sem portanto qualquer influência externa ou violenta.
A) ERRADO. A morte por malária exige a influência de um agente externo, então nem poderia ser classificada como morte súbita.
B) CERTO. Pode-se afirmar que em média 90% das mortes súbitas em adultos são de origem cardíaca e ocorrem na maioria das vezes na primeira hora dos sintomas. Entre estas mortes de origem cardíaca deve-se atentar para a que ocorre em corações estruturalmente normais e que têm como causas um grupo de arritmias familiares de base genética e sem nenhuma alteração anatomopatológica.
A aterosclerose é uma doença que ocorre através do estreitamento das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo, dos órgãos vitais como o coração, o cérebro, os intestinos, os braços e as pernas. Na aterosclerose, as artérias são estreitadas porque ocorre depósitos de gordura denominados placas que se acumulam no seu interior. Em geral, a grande maioria dos infartos, anginas, morte súbita e acidentes vasculares cerebrais é produzida pela aterosclerose, uma doença de caráter inflamatório e não um processo degenerativo simplesmente, que se desenvolve ao longo de anos.
C) ERRADO. Cardiopatia hipertensiva é a situação médica na qual existe uma alteração na estrutura e função do coração como consequência de hipertensão arterial sistêmica. Normalmente será um distúrbio adjacente, e não a própria causa da morte.
D) ERRADO. A asma é uma enfermidade respiratória crônica comum em adultos e crianças, a qual causa substancial morbidade e expressiva mortalidade, mas o risco de morte é reduzido com intervenções farmacológicas apropriadas.
E) ERRADO. Sem apresentar sintomas, o aneurisma cerebral é causado por uma dilatação do vaso sanguíneo do cérebro, que infla e se enche de sangue. O maior risco desse problema é a ruptura da artéria, o que pode levar à morte instantânea ou deixar graves sequelas neurológicas. Embora seja uma causa frequente de morte súbita, não é mais frequente que as doenças coronárias.
Gabarito do professor: Alternativa B.
-
Gaba: B
Malária: é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos e causada por protozoários parasitários do gênero Plasmodium. Os sintomas mais comuns são febre, fadiga, vómitos e dores de cabeça. Em casos graves pode causar icterícia, convulsões, coma ou morte.
Cardiopatia hipertensiva: é a situação médica na qual existe uma alteração na estrutura e função do coração como consequência de Hipertensão arterial sistêmica. Numa fase inicial as alterações são apenas no modo de funcionamento do coração, mas sem tratamento, tendem a evoluir para hipertrofia, dilatação e insuficiência cardíaca.
Aneurisma Cerebral: é a doença na qual um segmento de vaso sanguíneo, quase sempre de uma artéria do Polígono de Willis, encontra-se anormalmente dilatado no encéfalo. É considerado muito perigoso, pois ao romper-se no interior do crânio produz hemorragia e aumento da pressão intracraniana, lesando ou comprimindo importantes estruturas do encéfalo podendo ocasionar a morte.
(fonte: wikipédia)
-
muitas pessoas que foram ferruadas contra a c0v|d estão morrendo por mal súbito
#nāoéteoriadaconspiraçāo