A questão avalia os conhecimentos do candidato em patologia médico-legal.
A) CERTO. Pulmões de pacientes falecidos por mal asmático apresentam-se hiperinsuflados e com tampões de secreção bastante viscosos obstruindo as vias aéreas. Histologicamente, as alterações mais características e significativas são descamação epitelial, espessamento da membrana basal, edema da submucosa, infiltrado linfomononuclear e de eosinófilos, hipertrofia do músculo liso e grande quantidade de secreção na luz brônquica.
Os espirais de Curschmann são fibrilas mucosas enroladas encontradas algumas vezes no escarro em asmáticos. Embora sejam não patognomônicos, são altamente sugestivos dessa condição. A presença dos eosinófilos também é característica de reações alérgicas, sugerindo o diagnóstico de asma em detrimento de outras condições pulmonares.
B) ERRADO. O enfisema pulmonar é uma doença obstrutiva crônica, resultante de importantes alterações de toda a estrutura distal do bronquíolo terminal, seja por dilatação dos espaços aéreos, seja por destruição da parede alveolar, ocasionando a perda da superfície respiratória, diminuição do recolhimento elástico e hiperinsuflação pulmonar. Histologicamente, o enfisema pulmonar se mostra com um infiltrado de glóbulos brancos de variados tipos; pode-se também encontrar macrófagos em locais de destruição da parede alveolar, característica clássica dos enfisemas.
C) ERRADO. A tuberculose é uma doença granulomatosa que ocorre na infecção pelo Mycobacterium tuberculosis e acomete preferencialmente o pulmão. As formas disseminadas da tuberculose ocorrem na ausência de uma resposta imunológica adequada, onde, após a disseminação do bacilo por via hematogênica, tem início uma lesão granulomatosa, geralmente rica em bacilos, formando nódulos pequenos e amarelados (tuberculose miliar), seja no parênquima pulmonar, seja em pleura, fígado, medula óssea, meninges, ou qualquer outro órgão
D) ERRADO. O diagnóstico da fibrose cística é predominantemente clínico, e ainda não foram descobertos achados histológicos que sejam característicos dessa condição, além de anormalidades persistentes no exame radiológico do tórax (bronquiectasias, atelectasias, infiltrados e hiperinsuflação).
E) ERRADO. Não há lesão morfológica patognomônica de hipertensão pulmonar e sua manifestação histológica é variável, podendo-se encontrar diversas formas de apresentação.
Gabarito do professor: Alternativa A.