SóProvas


ID
2745451
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No processo de putrefação do cadáver se sucedem as seguintes fases, pela ordem:

Alternativas
Comentários
  • A putrefação se desenvolve em quatro fases ou períodos distintos e consecutivos, a saber:

    1º- Período cromático (Período de coloração, período das manchas): inicio, em geral, de dezoito a vinte e quatro horas após o óbito, com uma duração aproximada de sete a doze dias, dependendo das condições climáticas. Inicia-se pelo aparecimento de uma mancha esverdeada na pele da fossa ilíaca direita (mancha verde abdominal), cuja cor é devida à presença de sulfometahemoglobina. Nos recém-nascidos e nos afogados, a mancha verde é torácica e não abdominal, com cheiro característico (transformação da hemoglobina).

    2º – Período enfisematoso (Período gasoso, período deformativo): inicia-se durante a primeira semana e se estende, aproximadamente, por trinta dias. Os gases produzidos pela putrefação (notadamente gás sulfídrico, hidrogênio fosforado e amônia), infiltram o tecido celular subcutâneo modificando, progressivamente, a fisionomia e a forma externa do corpo. Esta distensão gasosa é mais evidente no abdome e nas regiões dotadas de tecidos areolares como face, pescoço, mamas e genitais externos. Os próprios gases destacam a epiderme do córion, formando extensas flictenas putrefativas, cheias de liquido transudado (posição de lutador).

    3º– Período coliquativo (Período de redução dos tecidos): inicia-se no fim do primeiro mês e pode estender-se por meses ou até dois ou três anos. Caracteriza-se pelo amolecimento e desintegração dos tecidos, que se transformam em uma massa pastosa, semilíquida, escura e de intensa fetidez, que recebe o nome de putrilagem. A atividade das larvas da fauna cadavérica auxilia grandemente na destruição total dos restos de matéria. Como mencionado, os insetos e suas larvas podem destruir a matéria orgânica do cadáver com extrema rapidez (quatro a oito semanas).

    4º – Período de esqueletização: no final do período coliquativo, a putrilagem acaba por secar, desfazendo-se em pó. Desta maneira, surge o esqueleto ósseo, que fica descoberto e poderá conservar-se por muito tempo. Pela ação da fauna e do meio ambiente com a destruição dos tecidos, restando apenas o esqueleto, cabelos e dentes (três anos). Quando o cadáver permanece insepulto e abandonado sobre o solo por razoável tempo, nele se instalam pequenos animais (principalmente insetos) denominados como fauna cadavérica, que seguem certa ordem de instalação: moscas comuns, moscas verdes, coleópteros e lepidópteros.

    O estudo da fauna cadavérica pode ser importante para a cronotanatognose, pois o aparecimento de determinados insetos esta relacionado ao tempo de morte.

  • No tocante aos estágios de putrefação temos: COL GA COLI ES

    1º) COL- COLORAÇÃO ou CROMÁTICA- ocorre entre as primeiras 24 horas. Inicia-se com a mancha verde abdominal. 2º) GA-GASOSA- ou FASE ENFISEMATOSA. Com a ação dos gases no interior do corpo, como muitas vezes os gases não conseguem sair, há a formação de um conteúdo podre. 3º) COLI- COLIQUATIVA- quando ocorre a dissolução pútrida do cadáver. Sua duração varia de meses a anos, podendo ocorrer em todo o cadáver ou apenas em parte dele. Inicia-se com 3 (três) semanas da morte. 4º) ES- ESQUELETIZAÇÃO- fase em que há a perda dos tecidos moles, em que há o aparecimento dos músculos, vísceras e ossos. Seu período pode durar de meses a anos.


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D
  • GABARITO D

    a.      Putrefação – início da interferência bacteriana (mancha verde só começa a surgir a partir a decima sexta hora da morte). Marca do desfazimento da rigidez cadavérica. Suas fases:

                                                                  i.     Coloração/Cromática – inicia-se com +- 24h e com uma mancha verde abdominal. O abdômen é onde se inicia este processo, com uma mancha verde característica, fato que só não ocorre nos recém-nascidos. A mancha verde abdominal surge em geral na fossa ilíaca direita e, posteriormente, se estende por todo o corpo. Surge, ainda, na fase cromática;

                                                                ii.     Gasosa/Enfisematosa – forma bolhas com conteúdo podre e queimam com uma mancha amarela. No primeiro dia as bolhas não inflamam, do segundo ao quarto sim. Daí em diante não.

                                                              iii.     Fase coliquativa – período de dissolução pútrida do cadáver. Inicia-se 3 semanas após a morte;

                                                              iv.     Fase de esqueletizacão – há a perda dos tecidos moles e os músculos, vísceras e ossos começam a aparecer.

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

    Facebook: CVF Vitorio

  • As fases da putrefação consistem em:

    1º) COL- COLORAÇÃO- ocorre entre as primeiras 24 horas. Inicia-se com a mancha verde abdominal. Se você só soubesse isso, já acertaria a questão. Esse prazo de 24 horas é bastante cobrado. Essa fase, inicia-se com uma MANCHA VERDE ABDOMINAL, mais especificamente, na região do ceco, na fossa ilíaca DIREITA. Neste local, forma-se a MANCHA VERDE ABDOMINAL.

    2º) GA-GASOSA- ou FASE ENFISEMATOSA. Com a ação dos gases no interior do corpo, como muitas vezes os gases não conseguem sair, há a formação de um conteúdo podre. Ocorre a chamada CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL (ocorre porque gases da putrefação se espalham no interior dos vasos sanguíneos, que ficam parecendo "terias de aranha").

    3º) COLI- COLIQUATIVA- quando ocorre a dissolução pútrida do cadáver. Sua duração varia de meses a anos, podendo ocorrer em todo o cadáver ou apenas em parte dele. Inicia-se com 3 (três) semanas da morte.

    4º) ES- ESQUELETIZAÇÃO- fase em que há a perda dos tecidos moles, em que há o aparecimento dos músculos, vísceras e ossos. Seu período pode durar de meses a anos.

  • FASES DA PUTREFAÇÃO

    1- CROMÁTICA OU COLORAÇÃO

    2- GASOSO OU ENFISEMATOSO

    3- COLIQUATIVO OU LIQUEFAÇÃO

    4- ESQUELETIZAÇÃO

  • MACETE FORÇADO:

    COLA VERDE (MANCHA VERDE), DA MARCA GASENFI (OS DOIS SINÔNIMOS DA 2° FASE), TALVEZ COLI (3° FASE) OSSOS (4° FASE: ESQUELETIZAÇÃO). 

  • PUTREFAÇÃO: CG/CE IGUAL A AC/DC \.../

    FASE CROMÁTICA

    FASE GASOSA

    .

    FASE COLIQUATIVA

    ESQUELITIZAÇÃO

  • MEU BIZU: Quero ver vc esquecer!

    CROGALTE DE cogalte

     --------------------------------------

    FASE CROTICA (18-24 horas cadáver muda de cor/manchas);

     

    -Inicia-se com a mancha verde abdominal-na região do ceco, na fossa ilíaca DIREITA. (nas primeiras 24h) .NÃO CONFUNDIR COM Brouardel(36h a 48h)

     --------------------------------------

    2ª FASE GASOSA OU ENFISEMATOSA (início 2-3 dias, auge 6d-10d)

    EFISEMA- GASES SE ESPELHAM PELO CORPO (POSIÇÃO DE LUTADOR)

    - Circulação Póstuma de Brouardel - desenho>dentro dos vasos sanguíneos subcutâneos, dilatados pela decomposição do sangue e formação de sulfahemoglobina e hematina. geralmente entre 36 e 48 horas da morte.

    ■ No 1o dia: gases não inflamáveis;

    ■ Do 2o ao 4o dia: gases inflamáveis;

    ■ Do 5o dia em diante: gases não inflamáveis

    -------------------------------------

    FASE COLIQUATIVA (entre 9-30 dias)( redução dos tecidos)

    - dissolução pútrida do cadáver.

    -duração varia de meses a anos(parcial ou total).

    -Inicia-se com 3 (três) semanas da morte.

     -------------------------------------

    FASE DE ESQUELITIZAÇÃO (entre 2-3 anos).

  • repita até cansar!!

    CRO-GA-COLI-ES

    CRO-GA-COLI-ES

    CRO-GA-COLI-ES

    CRO-GA-COLI-ES

    CRO-GA-COLI-ES

    CRO-GA-COLI-ES

    CRO-GA-COLI-ES

    CRO-GA-COLI-ES