SóProvas


ID
2745463
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Quanto aos fenômenos cadavéricos que ocorrem na morte, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • E ERRADO! DEU A DEFINIÇÃO DE SAPONIFICAÇÃO!!

    É NA SUBIDA QUE A CANELA ENGROSSA

    EVANDRO GUEDES

  • gb E - MUMIFICAÇÃO

    É um processo de conservação do cadáver que depende de condições que facilitem uma evaporação rápida, de modo a sustar o processo de putrefação.

    Ocorre em ambientes:

    De temperatura elevada

    Secos e

    Bem ventilados,

    Como em solos arenosos

    Em áreas de pouca precipitação pluviométrica

    É mais comum em indivíduos magros, e mais fácil de ocorrer em corpos de criança pela menor quantidade de água e maior superfície de evaporação.

    O corpo mumificado tem seu peso e volume muito reduzidos.

    A pele torna-se ondulada pela redução das partes moles

    Fica endurecida, com aspecto de couro, de coloração parda.

    Os músculos e tendões transformam-se em fibras quebradiças.

    Por vezes, acomete apenas alguns segmentos do corpo, em geral, os de menor diâmetro, como mãos e pés. Pode afetar os segmentos superiores de vitimas de enforcamento cujo corpo fique suspenso por vários dias em local seco e quente.

    A mumificação pode ocorrer como resultado de embalsamento, que é o tratamento do cadáver por meio da substituição do sangue por injeção de mistura fixadora, geralmente à base de formol e álcool. Os corpos embalsamados têm o processo de putrefação impedido pela ação anti-séptica dos agentes fixadores e podem permanecer por muitos anos sem serem destruídos. Se ficarem em ambiente que permita a evaporação de sua água, fatalmente transformar-se-ão em múmias.

    Como todo PROCESSO DE CONSERVAÇÃO DO CADÁVER, a mumificação favorece o patologista forense por preservar lesões e, guardadas as devidas proporções, viabilizar a identificação mesmo depois de anos.

    fonte HYGINO

  • GABARITO E

    CORIFICAÇÃO: Processo transformativo que ocorre em cadáveres conservados em urnas metálicas (de zinco), hermeticamente seladas. Inibe parcialmente os fenômenos da putrefação. A pele do cadáver assume o aspecto, a cor e a consistência uniforme de couro recentemente curtido.

    SAPONIFICAÇÃO: É um fenômeno raro, que produz material esbranquiçado, mole e um pouco friável, de aspecto céreo, que aparece nas partes moles gordurosas de um cadáver quando certas condições ambientais (ambiente muito úmido, ausência de ar ou escassa ventilação) estão presentes, se transformam em sabões de baixa solubilidade, conhecido como adipocera.

    Fonte: André Uchoa e anotações pessoais.

  • Vamos analisar as alternativas em busca da INCORRETA.

    A) CORRETO - Sinais de probabilidade da morte (abióticos)- a) sinais imediatos: perda da consciência, sinal de Josat/insensibilidade, imobilidade, abolição do tônus muscular, fase hipocrática, relaxamento dos esfíncteres, inexcitabilidade elétrica e cessação da respiração Sinais tardios ou consecutivos: evaporação tegumentar/desidratação dos tecidos, resfriamento cadavérico/algor mortis, livores cadavéricos/livor mortis/livores hipostáticos, rigidez cadavérica/rigor mortis

    B) CORRETO - Vide LETRA A

    C) CORRETO - Fenômenos transformativos conservadores: Mumificação, saponificação e corificação. Fenômenos transformativos destrutivos: Autólise, putrefação e maceração.
    D) CORRETO - MUMIFICAÇÃO - Condição essencial para que ocorra é a falta de umidade. FRANÇA explica que: "o cadáver mumificado apresenta-se reduzido em peso, pele dura, seca, enrugada e de tonalidade enegrecida, cabeça diminuída de volume, a face conserva vagamente os traços fisionômicos; os músculos, tendões e vísceras destroem-se pela pressão leve, transformando-se em pó, e os dentes e as unhas permanecem bem conservados". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 1.044

    E) INCORRETO - Definição de SAPONIFICAÇÃO também conhecida como ADIPOCERA - Consiste em um processo transformativo de conservação. Muito comum em covas com mais de um indivíduo. Ocorre em ambiente muito úmido, quente e pouco arejado. Cadáver fica com aspecto mole, untuoso, lembrando um sabão ou cera. A idade do indivíduo, sua gordura corporal e condições climáticas podem interferir no processo.


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E
  • GAB: LETRA E

    Há o conceito de saponificação na referida questão.

    Saponificação ou adipocera – Primeiro o cadáver entra em putrefação, após o 3º mês mais ou menos, há uma reação da gordura do cadáver em ambiente úmido, forma uma capa de cera, de gordura modificada que envolve o cadáver e não permite que as bactérias façam a decomposição. Adipo: gordura; cera. Cera de gordura.

  • Questão anulável

    Embora e) seja absurdamente errada , a ledra d) também possui um erro, grotesco, ao meu ver é corificação, traz expressamente "aspecto de couro"

  • Alguém poderia me explicar por que não a letra C?

    Os fenômenos abióticos não seriam os imediatos e os consectivos?

    Ao meu ver, os fenômenos transformativos não são abióticos!

  • A errada é a E, cujo conceito não é corificação, mas SAPONIFICAÇÃO/ADIPOCERA.

    1) CORIFICAÇÃO = Parece COURO (duro).

    2) Saponificação ou adipocera (Cera derrete, é mole): Parece SABÃO (SAPBÃO - é mole).

    3) MUMIFICAÇÃO =Parece múmia.

  • Fenômenos Cadavéricos:

    ~> Abióticos (avitais ou vitais negativos)

    l. Imediatos ou precoces;

    ll. Mediatos, Consecutivos ou Tardios;

    ~> Transformativos

    l. Destrutivo (Autólise; Putrefação; Maceração)

    ll. Conservadores (Mumificação; Saponificação; Calcificação; Corificação)

  • O que ainda não consegui compreender nessa questão é ela não distinguir fenômenos abióticos e transformativos... Ficou meio estranha

  • Colegas, umas observação sobre o termo "aspecto de couro" na letra D).

    Está correto. Embora, através de questões, não vejo tanto a cobrança desse termo para mumificação, mas sim para corificação.

    Vide este site de um especialista em medicina legal: http://www.malthus.com.br/mg_total.asp?id=434

  • Gab E

    Saponificação ou Adipocera: È a formação de material esbranquecido, mole, friável, com cheiro de ranço, nas partes gordurosas do cadáver. Iniciada a putrefação, a ação das bactérias sobre as gorduras leva à produção de ácidos graxos, cujo efeito bactericida paralisa o processo.

    • Fenômeno transformativo conservador.
  • a questão deveria ter sido anulada, pois considera os fenômenos TRANSFORMADORES DESTRUTIVOS E CONSERVADORES como ABIÓTICOS. Na verdade, os fenômenos têm participação de microorganismos, sendo os abióticos os fenomenos imediatos e os consecutivos.