SóProvas


ID
2745466
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA quanto à cronotanatognose:

Alternativas
Comentários
  • A rigidez cadavérica é o fenômeno constante no cadáver, originado por uma reação química de acidificação num estado de contratura muscular que desaparece quando se inicia a putrefação.

    A rigidez cadavérica ou rigor mortis, acontece devido a desidratação muscular, coagulando, assim, a miosina associada ao acréscimo de ácido lático.

    A rigidez cadavérica é considerada o último sinal de vida e pode ser evidenciada primeiramente pela face, nuca e mandíbula seguindo sucessivamente pelos membro superiores e, logo após, inferiores, esse fenômeno retroage no sentido contrário.

    Existem casos onde pode-se evidenciar uma forma de rigidez ainda no corpo com vida, tais casos se dão em corpos infectados por tétano, ergotina, magnésio, e nos casos onde, devido a morte, houve intensa destruição do sistema nervoso central.

    A rigidez ainda em vida diferencia-se da rigor mortis pelo fato da movimentação do corpo forçando a articulação rígida, no caso da rigidez na fase pré-agônica o membro voltará a posição original após o movimento forçado, já a rigidez cadavérica após a movimentação forçando a articulação o membro não voltará mais a posição original.

  • TANATOCRONOLOGIA OU CRONOTANATOGNOSE

     

     

    • COMORIÊNCIA: É a morte de duas ou mais pessoas em um mesmo evento e ao mesmo tempo. • PREMORIÊNCIA: Quando se pode provar que uma delas faleceu momento antes. 

     

    A) Perda de Peso: Observações comprovam que os cadáveres perdem em média 8 g/Kg/dia.

    B) Algidez: Em nosso meio estima-se, por observações, que nas primeiras 3 horas a queda de temperatura do cadáver é de meio grau (0,5°) por hora. A partir da quarta hora é de 1° por hora.

    C) Livores de Hipóstase: Surgem em geral 2 a 3 h. após a morte, fixando-se definitivamente em torno de 8 a 10 h."post mortem".

    D) Rigidez Cadavérica: Surge na mandíbula depois da 2ª hora; em seguida nuca (2-4 h.); nos membros (4-6 h.) e nos músculos do tórax (6-8 h.).

    E) Mancha Verde Abdominal: Em média surge entre 18 a 36 horas. Tem início na fossa ilíaca direita.

    F) Gases de Putrefação: lº DIA: Gases não inflamáveis: CO2, do 2º ao 4º DIA: Gases inflamáveis: HC e H e A partir do 5º DIA: Gases não inflamáveis: N e NH4.

    G) Cristais de Sangue Putrefeito: (WESTENHOFFER-ROCHA). Surgem depois do 3º dia e permanecem até o 35º dia depois da morte.

    H) Crioscopia do sangue: Ponto de congelação do sangue. Valor normal: O,57°C.

    I) Crescimento dos Pêlos da Barba: Crescem 0,021 mm/hora.

    J) Conteúdo Estomacal: A digestão se faz no estômago em torno de 4-7 horas.

    L) Fauna Cadavérica: 

     

    1ª Legião:Dipteros, Muscina stabulans (8-15 dias);

    2ª Legião:Lucila coesar (15 a 20 dias);

    3ª Legião:Dermester lardarins 20 a 30 dias/3a 6 meses;

    4ª Legião: Pyophila patasionis. Depois da fermentação;

    5ª Legião: Tyreophora Cyrophila. Na liquefação;

    6ª Legião: Uropoda nummularia. Absorvem os humores.

    Documento acessível na página de internet de Medicina - UFAL:   www.ufalmedicina.cjb.net 

  • gb B - A instalação da rigidez dependerá do numero total de fibras musculares e da predominância de fibras rápidas ou lentas. Quanto maior o numero de fibras, e conseqüentemente a massa muscular, maior será o tempo para que se perceba a rigidez, embora ela já tenha começado a se instalar em varias fibras.

    A clássica regra de NYSTEN de que a rigidez evolui de forma descendente, ou seja, principia na mandíbula e nuca e atinge, sucessivamente, membros superiores e inferiores, poderia ser assim explicada.

    O fato de as fibras não entrarem em rigidez a um só tempo tem outra conseqüência. Durante o período inicial d sua instalação, quando ainda é incompleta, voltará a se instalar se for desfeita, embora com intensidade menor. Depois de atingido seu máximo de intensidade, se desfeita, não se refaz.

  • Vamos analisar as alternativas em busca da INCORRETA.

    A) CORRETO - Em nosso meio (clima temperado – 20 a 30°C), as observações registram que, em cada uma das três primeiras horas, a queda da temperatura do corpo é em torno de 0,5°C e, da quarta hora em diante, o decréscimo é em redor de 1,0°C até equilibrar-se com a temperatura do meio ambiente. Isto até cerca de 12 h após a morte. Estes índices coincidem com os estudos de Marshall-Hoare . Todavia, na prática, tem-se verificado um erro até de 2 h, variando inclusive se o cadáver está vestido ou não, se está submerso em águas paradas ou correntes, ou se está exposto em ambiente refrigerado. FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 1051

    B) INCORRETO - A rigidez cadavérica resulta da supressão de oxigênio às células e acúmulo de ácido lático. Embora variável, de maneira geral, começa entre 1 e 3 horas após a morte, em condições de temperatura ambiente usual. Inicia-se na mandíbula e na nuca e progride no sentido craniocaudal, desaparecendo após 24 horas, eventualmente após 36 a 48 horas.

    C) CORRETO - Na morte, o sangue, pela gravidade, vai-se depositar nas partes de declive, e daí surgem as manchas de hipóstase ou livores cadavéricos. O surgimento deste fenômeno varia, no entanto, com certas condições, como na desnutrição, nas anemias agudas, entre outras, não havendo, assim, uma cronologia exata. Em geral, essas manchas surgem em média 2 a 3 h depois da morte, fixando-se definitivamente em torno das 12 h post mortem. Nesse espaço de tempo, com a mudança de decúbito, esses livores podem mudar de posição. Em nossa experiência, observamos que o aparecimento dos livores de hipóstase é mais precoce, surgindo não raro na primeira hora depois da morte, em forma de pequenas manchas na face posterior do pescoço, e sua fixação total em torno das 8 h. Nesta mesma linha, recentemente, Usumoto e cols. tentam incorporar neste estudo a espectrofotometria dos livores cadavéricos no sentido de aplicá-la ao estudo da estimativa do tempo de morte (in Estimation of postmortem interval based on the spectophotometric analysis of postmortem lividity, Leg Med (Tokyo), 2010; 12:19-22). Hygino, Hércules, 2005.

    D) CORRETO - MANCHA VERDE ABDOMINAL-  Fenômeno transformativo destrutivo, e ocorre em uma das fases da putrefação (1ª FASE COLORAÇÃO OU FASE CROMÁTICA). A mancha verde inicia-se na FOSSA ILÍACA DIRETA, se estendendo por todo o corpo.

    E) CORRETO - FASE GASOSA ou FASE ENFISEMATOSA DA PUTREFAÇÃO - Com a ação dos gases no interior do corpo, como muitas vezes os gases não conseguem sair, há a formação de um conteúdo podre. Ocorre a chamada CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL (ocorre porque gases da putrefação se espalham no interior dos vasos sanguíneos, que ficam parecendo "terias de aranha").


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B

  • Pessoal. MACETE: Regra de NYSTEN.

    A clássica regra de NYSTEN: A rigidez cadavérica se inicia:

    1) Face (mandíbula) e nuca (pescoço);

    2) Membros Superiores;

    2) Membros Inferiores.

    OBS: Esse fenômeno retroage/desaparece (perde sua rigidez) na mesma ordem acima (lógica, uma vez que a parte que ficou rígida primeiro, perde sua rigidez primeiro). A colega Aline Marques está equivocada nesse sentido. Veja a questão Q794315.

  • GAB: LETRA B.

    Sobre o músculo maceter (responsável pela mastigação): quando o indivíduo morre, tudo fica flácido. Se a boca estava fechada, não abre, se estava aberta, não fecha. É o primeiro músculo que mostra a rigidez (que fica aparente), mas não é primeiro do corpo humano, há uma porção de outros músculos menores.

    Sendo assim, a rigidez NÃO se inicia pelos pés, mas sim pela mandíbula.

    Fonte: Aulas do Blanco.

  • LETRA B

    RIGIDEZ CADAVÉRICA

    A rigidez cadavérica é um fenômeno físico-químico que gera um estado de contratura muscular. Tal fenômeno não impede a atuação da fauna cadavérica, que continua tendo acesso ao corpo em decomposição, independentemente da rigidez cadavérica.

    A rigidez cadavérica começa entre 1 e 2h depois da morte, chegando ao máximo após 8h e desaparecendo com o início da putrefação depois de 24h. Dessa forma, pode ser utilizada para estimativa do tempo de morte. Surge na face, mandíbula e pescoço, propaga-se ao tórax e membros superiores e depois p/ os membros inferiores.

    A rigidez é uma variante da contração muscular normal, provocada pela escassez de oxigênio e acúmulo de ácido lático. Começa na primeira hora após a morte, generalizando-se após duas a três horas e atingindo o máximo entre 5 e 8 horas.

  • Gabarito incorreto: letra B

    Cronologia da rigidez:

    1.     02h - início;

    2.     06h a 08h - ponto inicial da rigidez completa - até 24h;

    3.     Após 24h - Desaparece a rigidez, quando se inicia a putrefação. O relaxamento se faz no mesmo sentido (da cabeça para os pés).

    Lei de Nystem: diz que a rigidez INÍCIA na cabeça (mandíbula e nuca) evoluindo para os pés. Ordem: MANDÍBULA - TÓRAX - BRAÇOS - ABDOMEN - PERNAS.

    Fonte: Ciclos.

  • SOBRE A E)

    Fase gasosa/ENFISEMATOSA: 9 a 12h, surgimento dos gases de putrefação, formando flictenas na epiderme, contendo líquido hemoglobínico. Posição de lutador do cadáver, por conta da expansão dos gases.

    OBS: CIRCULAÇÃO PÓSTUMA DE BROUARDEL geralmente entre 36 a 48h após a morte, ou seja, de 3 a 5 dias.

  • De 2 a 4 horas:  Rigidez Face (mandíbula) e nuca (pescoço) - Início dos livores Alterações oculares (fundo de olho)

    De 4 a 6 horas:    Rigidez de membros superiores, Livores   Alterações oculares (fundo de olho)

    De 8 a 16 horas: Rigidez generalizada  Manchas de hipóstase   Alterações oculares (fundo de olho)

    De 16 a 24 horas: Rigidez generalizada   Início da mancha verde abdominal  Alterações oculares (fundo de olho)

    De 24 a 48 horas:  Início da flacidez   Mancha verde abdominal ­- Alterações oculares (fundo de olho)

    De 48 a 72 horas:- Disseminação da mancha verde abdominal - Fase gases -Alterações oculares (fundo de olho)

  • Gab B

    A Rigidez cadavérica é crânio-caudal.

  • A circulação póstuma de Brouardel surge na fase gasosa ou enfisematosa, já a mancha verde abdominal surge, ainda, na fase cromática.

  • Os Professores do QC só querem responder as questões docinhas como essa. Nas questões médias ou fumo eles desapararecem, ou seja, quase todas.

    3,2,1 mudando de curso.

  • Fenômenos cadavéricos abióticos tardios, mediatos ou consecutivos. Indicam certeza de morte, são LARD:

    Livor mortis / livores cadavéricos / manchas de hipóstase (difere de mancha verde abdominal da putrefação):

    • nas regiões de declive, devido ao acúmulo sanguíneo por atração gravitacional. Apresentam-se na forma de placas geralmente de cor violácea.
    • Surgem 2/3h post mortem, se generalizam após 6h, fixam 12h post mortem
    • 3h: manchas esparsas, 6/8h: há a difusão, 8/12h: as manchas ficam fixas e são visíveis; desaparecendo com o início da putrefação depois de 24 horas;
    • Técnica de Bonnet: corta-se a pele e o sangue pinga, diferente nas equimoses, em que o sangue fica dentro dos tecidos e não pinga. 
    • Questão. A presença de livores de hipóstase em regiões opostas àquelas em que seria de se esperar pela posição do corpo mostra que ele foi mudado de posição. (pois se fixam após 12 horas)
    • Questão. A doutrina médico-legal aponta que os livores podem aparecer um pouco antes da morte, no caso de mortes agônicas ou de coma prolongados. 

    Algor mortis: resfriamento do corpo ou Frigor Mortis:

    • resfriamento cadavérico decorrente da cessação da atividade metabólica e do esgotamento gradual das fontes energéticas.
    • 0,5ºC por até 3 horas após a morte. 
    • 1ºC por hora após a 4ª hora de morte.
    • Após 12ª horas a temperatura do corpo iguala-se à do ambiente". 
    • quanto maior o tecido adiposo (gordura), mais resistência oferece a baixa da temperatura. Ou seja, o gordinho conversa mais a temperatura quente.

    Rigor mortis ou Rigidez cadavérica

    • A rigidez começa entre 1 e 2 h depois da morte, chegando ao máximo após 8 h e desaparecendo com o início da putrefação depois de 24 h, seguindo a mesma ordem como se propagou,
    • Pela lei de Nysten, a rigidez se manifesta em primeiro lugar na face, na mandíbula e no pescoço (1-2h), seguindo-se dos membros superiores (2-4h), do tronco (4-6h) e, finalmente, dos membros inferiores (6-8h)
    • a rigidez passa por três fases: período de instalação, período de estabilização e período de dissolução.
    • A rigidez cadavérica varia de acordo com a idade, a constituição individual e a causa da morte.
    • Na variação do tempo da rigidez cadavérica deve-se observar a idade, massa muscular, estrutura corporal.

    Desidratação dos tecidos

    • Quando morremos, paramos de beber água, consequentemente o peso reduz pela desidratação. – Método extremamente difícil de ser aplicado.
    • 1) O apergaminhamento da pele, 2) a modificação dos globos oculares (sinal de sommer e Larcher – lembrar de scott summers do X-men) 3) e o decréscimo do peso são fenômenos consecutivos de morte causados pela desidratação.

    Fonte: meus resumos do França e questões.