SóProvas


ID
2745499
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Sobre genética forense, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • DNA do mitocôndria é só DNA materno. Já do núcleo temos DNA do pai e da mãe.

  • GABARITO A

    1.      DNA:

    a.      Mitocondrial – passado de mãe para o filho;

    b.      Nuclear – usados em exames forenses.

    Para haver progresso, tem que existir ordem. 

    DEUS SALVE O BRASIL.

    WhatsApp: (061) 99125-8039

    Instagram: CVFVitório

    Facebook: CVF Vitorio

  • A letra D também está errada. Não é sempre que se precisa de decisão judicial para coleta de material genético do preso.

    LEP

    Art. 9-A.  Os condenados por crime praticado, dolosamente, com violência de natureza grave contra pessoa, ou por qualquer dos crimes previstos no art. 1 da Lei n 8.072, de 25 de julho de 1990, serão submetidos, obrigatoriamente, à identificação do perfil genético, mediante extração de DNA - ácido desoxirribonucleico, por técnica adequada e indolor.           (Incluído pela Lei nº 12.654, de 2012)

    § 1 A identificação do perfil genético será armazenada em banco de dados sigiloso, conforme regulamento a ser expedido pelo Poder Executivo.           (Incluído pela Lei nº 12.654, de 2012)

    § 2 A autoridade policial, federal ou estadual, poderá requerer ao juiz competente, no caso de inquérito instaurado, o acesso ao banco de dados de identificação de perfil genético.           (Incluído pela Lei nº 12.654, de 2012)

  • Vamos analisar as alternativas em busca da INCORRETA.

    A) INCORRETA- DNA MITOCONDRIAL- passado em sua grande parte de mãe para o filho. Decorre do fato que durante a fecundação, as mitocôndrias dos espermatozoides Se degradarão, ficando apenas as do óvulo. Encontra-se dentro da mitocôndria. Pode ser utilizado na identificação de uma linhagem ligada à mãe.

    B) CORRETA- “A PCR (reação em cadeia da polimerase) è uma técnica mais sensível e moderna que possibilita a análise de uma região específica de DNA, por meio da amplificação bioquímica ou molecular de uma sequência-alvo, capaz de gerar com eficácia um grande número de cópias de um segmento específico de DNA a partir de pequena quantidade de material genético". HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, p. 83.

    C) CORRETA-“O código genético é dito universal, visto que todos os organismos vivos usam os mesmos códigos de DNA para especificar aminoácidos, à exceção do que ocorre nas mitocôndrias, organelas citoplasmáticas responsáveis pela respiração celular. A mitocôndria possui moléculas próprias de DNA extranuclear, provenientes de linhagem exclusivamente materna. Vários códons de DNA mitocondrial codificam aminoácidos distintos dos códons do DNA nuclear". HÉRCULES, Hygino de Carvalho. Medicina Legal, Texto e Atlas. Ed. Atheneu, 2005, p. 80. O DNA mitocondrial é encontrado em maior quantidade na célula e guarda padrão de transmissão exclusivamente materno. O DNA nuclear apresenta informações genéticas do pai e da mãe.

    D) CORRETA- Art. 9ª-A da lei 7210

    E) CORRETA- “As amostras usadas frequentemente pela genética forense onde encontram-se vestígios de DNA são o sangue fresco, sêmen, fluidos mistos e tecidos cadavéricos (ossos, dentes e tecidos moles), e ainda tem os fluídos usados em suportes sólidos como papel filtro, algodão entre outros. Entretanto é de sua importância salientar que existem outros meios que podem ser encontrados vestígios de DNA, como por exemplos cartões postais, restos de utilidades pessoais porém o risco de contaminação ambiental é maior, diminuindo a possível mostra com resultados significativos".Fonte: https://marcosalcantara92.jusbrasil.com.br/artigos....

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A
  • Resposta: Letra A

    "Normalmente, a identificação genética é realizada pela análise do DNA nuclear. Porém, um outro tipo de DNA pode ser analisado (o DNA mitocondrial - mtDNA). O mtDNA apresenta um padrão de herança materna, ou seja, a sequência é idêntica para todos os familiares por parte de mãe. Pode ser usado para identificar pessoas desaparecidas, através de análise por comparação com parentes. É útil, também, na identificação de materiais muito antigos ou em avançado grau de decomposição. A análise do mtDNA tem ajudado a solucionar diversos casos na genética forense, sendo utilizada com sucesso por laboratórios dos EUA e Europa."

    Resposta retirada da Q976903, comentario do professor

  • DNA MITOCONDRIAL: Herança materna.Quase não tem íntrons.

    • Como são menores e mais difíceis de degradar, podem ser utilizados em acidentes aéreos com o intuito na busca de parentes.
    • Possuem alta taxa de mutação devido á exposição de radicais livres aliada a baixa eficiência da DNA POLIMERASE no reparo
    • As mutações podem estar associadas devido ao DNA MITOCONDRIAL não possuir histonas, que exercem um papel protetor ao DNA
    • Método de exclusão e inclusão
    • Utilizado na identificação de espécies= CITOCROMO B