SóProvas


ID
2745727
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A modalidade pregão é adequada e legalmente prevista para

Alternativas
Comentários
  • GAB C - PREGÃO LEI 10.520

    Art. 1º  Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão

    Parágrafo único.  Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

    BONS ESTUDOS!!

  • PREGÃO = para aquisições !

     

    GABARITO ''C''

  • Gab: C

     

    - Pregão não tem limite de valor, no entanto, é julgado pelo critério de MENOR PREÇO.

    - Serve para aquisição de bens e serviços comuns.

    - Os bens e serviços têm que ser passíveis de descrição objetiva do objeto.

    - É designado pregoeiro e equipe de apoio.

    - Convocação de interessados por meio de AVISO.

    - O prazo de apresentação das propostas não pode ser INFERIOR a 8 dias úteis.

    - Prazo p/ recurso de 3 dias, o resto já vai ficar intimado se também quiser recorrer da decisão.

    - É vedado exigir garantia de proposta, aquisição do edital como condição p/ participar do certame e pagamentos de taxas e emolumentoos, salvo quando for para cópias.

    - Prazo de validade das propostas é de até 60 dias, se outro prazo não estiver fixado no edital.

    10° - Quando o vencedor for convocado no prazo de validade e não celebrar o contrato, não entregar ou apresentar documentação falsa, der causa para retardar a execução, não manter a proposta, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal, ficará impedido de contratar com a administração pelo prazo de 5 anos, sem prejuízo de multas.

     

    Fonte: Arts. 1°, 3°, IV; 4°, I, V, X, XVIII, 5°, I, II, III; 6°, 7°. Lei 10.520/02

  • C

    aquisição de bens e serviços, independentemente do valor, desde que sejam de natureza comum, passíveis de descrição objetiva. (ÓTIMA DEFINIÇÃO DE PREGÃO)

  • LEIA DEVAGAR!

    LEIA DEVAGAR!

    LEIA DEVAGAR!

  • por mais questoes assim no dia da minha prova!

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

    FONTE: LEI No 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002.

  • GABARITO LETRA C

     

    LEI Nº 10520/2002 (INSTITUI, NO ÂMBITO DA UNIÃO, ESTADOS, DISTRITO FEDERAL E MUNICÍPIOS, NOS TERMOS DO ART. 37, INCISO XXI, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, MODALIDADE DE LICITAÇÃO DENOMINADA PREGÃO, PARA AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS COMUNS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)

     

    ARTIGO 1º  Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

     

    Parágrafo único.  Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.

  • O exame da presente questão demanda que seja aplicada a regra do art. 1º da Lei 10.520/2002, que disciplina a modalidade pregão. Confira-se:


    "Art. 1º  Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei."


    Ademais, também é preciso pontuar que o pregão se aplica a contratos sem limite de valor, conforme art. 1º do Decreto 3.555/2000, que regulamenta tal modalidade, e que assim preceitua:


    "Art. 1º  Este Regulamento estabelece normas e procedimentos relativos à licitação na modalidade de pregão, destinada à aquisição de bens e serviços comuns, no âmbito da União, qualquer que seja o valor estimado."


    De posse destas informações, analisamos as opções:


    a) Errado:


    O pregão não se presta a alienações, e sim a aquisições, o que, por si só, torna incorreta esta alternativa.


    b) Errado:


    Equivocado estabelecer limite de valor, conforme demonstrado acima. Ademais, o pregão não se presta a aquisições de qualquer natureza, mas sim, apenas, a bens e serviços comuns.


    c) Certo:


    Em perfeita conformidade com os dispositivos normativos acima transcritos.


    d) Errado:


    Totalmente equivocado sustentar que o pregão não se aplica à aquisição de bens, sendo esta, justamente, uma de suas possibilidades.


    e) Errado:


    De novo, o pregão é inaplicável a alienações.



    Gabarito do professor: C