SóProvas


ID
2745889
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Fármacos muito usados na rotina do clinico de pequenos animais são os antiparasitários. São importantes para garantir a saúde do animal e de seu dono, pois alguns parasitas são transmitidos aos seres humanos. A respeito de produtos antiparasitários de uso veterinário, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) Para a determinação da eficácia de anti-helmínticos em ruminantes, o teste controlado é um procedimento pouco confiável e raramente utilizado. (ERRADA)


    O teste controlado é o procedimento mais confiável para a determinação da eficácia de anti-helmínticos em ruminantes. Testes anti-helmínticos são realizados com infecções induzidas artificialmente (para avaliação dos estádios de larvas e adultos) ou em animais portadores de infecção naturalmente adquiridas (usualmente avaliados quanto ao estádio adulto). (PORTARIA Nº 48, DE 12 DE MAIO DE 1997/SDA)


    B) No rótulo das embalagens de produtos ectoparasiticidas cuja formulação seja de baixa concentração, deve constar a informação não tóxico ou inofensivo. (ERRADA)


    Não será permitido o uso de expressões tais como "não tóxico", "inócuo" e "inofensivo" na rotulagem de produtos ectoparasiticidas. (PORTARIA Nº 48, DE 12 DE MAIO DE 1997/SDA)


    C) Antiparasitários de ação prolongada apresentam nível plasmático terapêutico ou atividade antiparasitária por um período de tempo consideravelmente maior em comparação com antiparasitários com outra formulação convencional cuja base seja composta do mesmo ingrediente ativo. (CORRETA)


    Uma determinada formulação de um antiparasitário é considerada de ação prolongada quando, em comparação com outra formulação convencional com base no mesmo ingrediente ativo, mantiver nível plasmático terapêutico, ou atividade antiparasitária por um período de tempo consideravelmente maior.(PORTARIA Nº 48, DE 12 DE MAIO DE 1997/SDA)


    D) A eficácia mínima considerada pelos testes de eficácia para mosquicidas é de 50%, tanto para instalações rurais quanto para iscas mosquicidas. (ERRADA)


    Recomenda-se a eficácia mínima de 80% para ambos (PORTARIA Nº 48, DE 12 DE MAIO DE 1997/SDA)


    E) A eficácia do produto mata-bicheira é determinada pela comparação da mortalidade ou da expulsão das larvas nos animais hospedeiros, antes do tratamento tópico e trinta minutos após esse tratamento. (ERRADA)


    A eficácia do mata-bicheira será determinada comparando-se a mortalidade ou a expulsão das larvas nos animais tratados nas primeiras 48 horas após o tratamento tópico ou 72 horas para tratamentos sistêmicos, com os animais testemunhas. Neste momento os animais testemunhas deverão ser tratados. Exige-se que o produto tenha uma eficácia de no mínimo 100%. (PORTARIA Nº 48, DE 12 DE MAIO DE 1997/SDA)

  • a) é o mais confiável.

    b) Não pode escrever "não tóxico" neste tipo de produto.

    c) gabarito

    d) Mosquicidas precisam ter no mínimo 80% de eficácia.

    e) Será avaliado com a mortalidade das larvas, após 48h do uso tópico.