SóProvas



Questões de Parasitologia em Veterinária


ID
227707
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A reprodução sexuada do Toxoplasma gondii ocorre no interior das células intestinais de

Alternativas
Comentários
  • Os felinos são os hospedeiros definitivos do T. gondiii, resposta letra D


ID
227710
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A cisticercose humana por Cysticercus celullosae está associada à ingestão de alimentos contaminados por ovos de

Alternativas
Comentários
  • Pergunta clássica!!

    Dica q sempre funciona para mim: SOlium=SuínO que causa a cisticercose quando ovos são ingeridos... sempre Ovos!

  • Eu ainda uso outro macete: Taenia sagiNATA (nata vem do leite e o leite vem da vaca)

  • GABARITO CORRETO B

    GUIA DE BOLSO - DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS - 5 EDIÇÃO - 2005

    Reservatório - O homem é o único hospedeiro definitivo da forma adulta da Taenia solium e da Taenia saginata. O suíno doméstico ou javali é o hospedeiro intermediário da T. solium e o bovino é o hospedeiro intermediário da T. saginata, por apresentarem a forma larvária (Cysticercus cellulosae e C. bovis, respectivamente) nos seus tecidos.


ID
227746
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O congelamento a tempo e temperatura específicos e controlados é uma forma eficaz de eliminar o risco de um alimento ser agente de doença de origem alimentar, por ser capaz de inativar

Alternativas
Comentários
  • certamente é a letra A...

  • E bactéria,nao é inativada tambem,para de crescer?

  • Bactérias possuem a diminuição do metabolismo ou a inativação, mas nem todas são INATIVADAS... principalmente se considerar as resistentes a baixas temperaturas. No caso de parasitos, todos são inativados. Sendo a resposta a letra A

  • Pra fazer uma associação legal:

    Art. 216.  Os produtos da pesca e da aquicultura infectados com endoPARASITAS transmissíveis ao homem não podem ser destinados ao consumo cru sem que sejam submetidos previamente ao CONGELAMENTO à temperatura de -20ºC (vinte graus Celsius negativos) por vinte e quatro horas ou a -35ºC (trinta e cinco graus Celsius negativos) durante quinze horas. (RIISPOA)


ID
230515
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As otites parasitárias nos bovinos têm sido relatadas em várias regiões do Brasil, tanto em animais com orelhas longas como naqueles com orelhas curtas. Os agentes etiológicos dessa enfermidade em bovinos com orelhas longas e curtas são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • A otite em bovinos possui diversas causas etiológicas, no entanto os parasitas do gênero  Rhabditis e  Raillietia se destacam quanto à causa parasitária.
  • A susceptibilidade em das parasitoses pelos nematóides da família Rhabditis spp. em bovinos de orelhas longas e pelo ácaro Raillietia auris em bovinos de orelhas curtas estão, aparentemente, associados a conformação anatomica do pavilhão auricular desses animais. 
    Logo a alternativa correta é a letra " D " 
  • Psoroptes cuniculi é mais comum em coelhos..



ID
230518
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação à giardíase crônica, é correta a seguinte afirmativa:

Alternativas
Comentários
  • A giardíase é considerada uma importante zoonose onde os trofozoítos são as  formas que causam a doença após a ingestão de cistos viáveis. Tendo como sinais clinicos vômitos e diarréia. Onde o Metronidazol é o medicamento de escolha para tratamento de quadros agudos e sintomáticos, tendo, também o FEMBENDAZOL como opção de tratamento para os quadros crônicos. Para as desinfecçoes   ambientais recomenda-se o uso de desinfetantes contendo Lysol ou água  sanitária diluída. 
    Logo a Alternativa correta é a letra " C " 
       
  • Os cistos não são a principal forma infectante da doença? Qual é então?
  • Tayla, a ÚNICA forma de infecção é pelo cisto viavel. Dizer que é a "principal" é errado porque não existe outra forma! 
  • A) os cistos são a principal forma infectante da doença ERRADA. acredito que o erro seja em dizer que é a principal forma, já que das duas formas (trofozoíto e cisto) a única que contamina é o cisto.

    B) vômitos só ocorrem quando há infecção bacteriana secundária ERRADA. os sintomas mais comuns são cólicas abdominais, flatulência e diarreia aquosa, mas vômitos também podem ocorrer

    C) o fembendazol é uma opção para o tratamento dos quadros crônicos; CORRETA

    D) a giardíase canina não é considerada uma zoonose; ERRADA é considerada uma zoonose

    E) os compostos clorados são indicados na desinfecção de ambientes contaminados ERRADA. A cloração não consegue eliminar os cistos.


ID
230539
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Constituem drogas de escolha para o combate, em cães e gatos, os agentes indicados abaixo, EXCE TO:

Alternativas
Comentários
  • Toxoplasma gondii
    "O tratamento mais utilizado é a associação de sulfadiazina com a pirimetamina, mas estão disponíveis outras sulfonamindas (sulfamerazina, sulfametazina e sulfapirazina), além da clindamicina, dapsona e atovaquona."

    Fonte: Programa de zoonoses região sul, Manual de Zoonoses - volume I
  • LETRA: E
    O tratamento pode ser realizado com clindamicina, prednisona (uveíte) e pirimetamina associada à sulfadiazina.
  • As sulfonamidas, inibidores do dihidrofosfato redutase e timodilato sintetase e antibióticos ionóforos (lasolocida, narasina e salinomicina), macrolídeos, tetraciclinas e lisonaminas tem ação sobre taquizoítos e drogas como metronidazol, paramomicina e roxarsona exercem pouca ou nenhuma atividade sobre estas formas evolutivas de multiplicação rápida. Outros fármacos como pirimetamina, trimetropin + sulfonamida e doxiciclina , doxiciclina, azitromicina, minociclina e claritromicina podem ser empregados
    LOGO a Alternativa INOCORRETA É A " E " 

ID
737761
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em casos de surto por Ancylostoma, as áreas de terra devem ser controladas mediante o uso de:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E - Borato de Sódio - As medidas de controle a serem tomadas em caso de surtos de Ancylostoma são: as camas dos animais infectados devem ser descartadas diariamente, um sistema de terapia helmíntica deve ser adotado, as áreas livres e os canis devem ser mantidos o mais limpo e seco possíveis e as fezes dos animais infectados devem ser incineradas. As áreas de terra devem ser tratadas com borato de sódio, que mata as larvas.


ID
769414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Acerca do uso de antimicrobianos e antiparasitários em medicina
veterinária, julgue os itens seguintes.

Uma das principais preocupações relativas à utilização de medicamentos anti-helmínticos, especialmente os classificados como endectocidas, que são excretados nas fezes, é com a ação residual desses medicamentos sobre os organismos que utilizam as fezes dos animais tratados, a qual pode afetar a biota do bolo fecal e provocar desequilíbrio ecológico.

Alternativas

ID
769420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Acerca do uso de antimicrobianos e antiparasitários em medicina
veterinária, julgue os itens seguintes.

A ivermectina, composto antiparasitário da classe dos macrolídios, possui mecanismo de ação que consiste em causar paralisia e, por consequência, a morte dos parasitas e é utilizada no tratamento contra nematódeos e artrópodes.

Alternativas
Comentários
  • São um grupo de antimicrobianos quimicamente constituídos por um anel macrocíclico de lactona, ao qual ligam-se um ou mais açúcares. Pertencem a este grupo azitromicina, claritromicina, eritromicina, espiramicina, miocamicina, roxitromicina, etc. O espectro de ação é semelhante, diferindo apenas na potência contra alguns microrganismos.


ID
769453
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação à identidade e qualidade dos alimentos de origem
animal, a análises microbiológicas e físico-químicas e a doenças
transmitidas por alimentos de origem animal, julgue os itens que se
seguem.

O ser humano, ao ingerir carne crua ou mal cozida contaminada com cisticercos viáveis, desenvolve a teníase e, ao ingerir alimentos contaminados com os ovos do parasita (especialmente T. solium ou T. saginata), desenvolve cisticercose.

Alternativas
Comentários
  • A teníase ocorre devido à ingestão de carne suína ou bovina, que não teve os devidos cuidados de preparo, como congelamento e cozimento, contaminada com o cisticerco (canjiquinha), dependendo da espécie.


    Cisticercose

    Os portadores de teníase eliminam ovos através das fezes no ambiente, assim, por acidente, os humanos podem ingerir estes ovos e adquirir a parasitose. Além desta forma, os humanos podem adquirir a cisticercose.


  • O erro, demorei a achar, está em afirmar que a cisticercose é desenvolvida pela ingestão de ovos da taenia saginata, o que é errado pois somente a taenia solium que causa a cisticercose no ser humano. O organismo do porco é muito parecido com o do ser humano o que favorece a eclosão dos ovos e liberação dos parasitas. 



    Taenia solium é a tênia da carne de porco e a Taenia saginata é a da carne bovina. Esses dois cestódios causam doença intestinal (Teníase) e os ovos da T. solium desenvolvem infecções somáticas (Cisticercose).
  • ° Teníase ( só acomete o homem). É causado pela ingestão de cisticercos, seja ele de t. solium ou t. saginata, presente em carne crua ou mal cozida. No instestino, os cisticercos vão ser trasnformados em vermes adultos ( macho e fêmea).

    ° Cisticercose humana: como o próprio nome diz, acomete o homem. A infecção ocorre pela ingestão de OVOS da t. solium. O cisticerco poderá se alojar no fígado, coração, olho, etc.

    ° Cisticercose animal: como o próprio nome diz, acomete o suíno ou bovino ao ingerir ovos, e esse, ficará alojado nos tecidos.

  • O erro da questão está em afirmar que a cisticercose no ser humano pode ser ocasionada pela T. saginata. pois, alguns autores sustentam que a cisticercose humana por cisticercos de T. saginata é extremamente rara ou não ocorre, mas não há comprovação científica desse fato.

  • ALTERNATIVA ERRADA

    A teníase é adquirida através da ingestão de carne bovina ou suína mal cozida, que contém as larvas. Quando o homem ingere, acidentalmente, os ovos de T. solium, adquire a cisticercose. A cisticercose humana por ingestão de ovos de T. saginata não ocorre ou é extremamente rara (BRASIL, 2010).

    Da mesma forma, a cisticercose animal ocorre pela ingestão de ovos de T. saginata ou da T. solium (FELIX et al., 2010).

    PROGRAMA DE ZOONOSES DA REGIÃO SUL - MANUAL DE ZOONOSES - VOLUME II

  • O ser humano, ao ingerir carne crua ou mal cozida contaminada com cisticercos viáveis, desenvolve a teníase e, ao ingerir alimentos contaminados com os ovos do parasita (especialmente T. solium ou T. saginata), desenvolve cisticercose.

    O erro da questão foi em relação a cisticercose que ocorre somente pela ingestão de ovos da T. solium e não de T.saginata.


ID
769612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Ainda com relação às patologias que acometem animais domésticos
e acerca das enfermidades de notificação obrigatória e da
fiscalização de produtos veterinários, julgue os itens subsequentes.

No Brasil, a leishmaniose é considerada uma enfermidade de notificação obrigatória, apesar de não constar da lista de enfermidades internacionais de notificação divulgada pela OIE.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A Leishmaniose é uma doença de notificação compulsória, onde os casos suspeitos devem ser comunicados em no máximo 24 horas às secretarias estaduais e municipais. Também é necessário comunicar o SINAM, orgão do Ministério da Saúde, em um prazo máximo de 7 dias à partir da data da primeira notificação. A Leishmaniose também faz parte da lista de doenças de notificação obrigatória da OIE.

  • IN 50 de 2013 - Doenças que requerem notificação MENSAL de qualquer caso confirmado.

    Cuidado com a questão: apesar de NÃO constar da lista de enfermidades internacionais de notificação


ID
1020151
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A leishmaniose é uma doença infecciosa mas não contagiosa causada por um protozoário da família Trypanosomatidae. Encontra-se na forma ________ nos macrófagos e leucócitos do hospedeiro e na forma ________ no seu hospedeiro intermediário o___________. Assinale a alternativa que complete a frase anterior corretamente:

Alternativas
Comentários
  • O homem se infecta quando um flebotomíneo do gênero Lutzomyia(conhecido vulgarmente como “mosquito-palha”, “cangalhinha”, “birigui”) inocula formas promastigotas durante seu repasto sangüíneo. Estas formas são fagocitadas por macrófagos teciduais e convertem-se em amastigotas (forma intracelular do hospedeiro vertebrado). Estas se reproduzem por divisão binária, até que a célula hospedeira fique repleta de parasitos e se rompa. Com a destruição da célula, inúmeras amastigotas são liberadas e fagocitadas por outros macrófagos, dando continuidade aos ciclos de reprodução assexuada. O vetor, por sua vez, se infecta durante a hematofagia quando ingere células parasitadas por amastigotas as quais, ao chegarem no intestino do flebotomíneo, transformam-se em promastigotas. Estas invadem as porções anteriores do estômago e do proventrículo do mosquito, sendo inoculadas no hospedeiro vertebrado após o próximo repasto do vetor.

  • Gabarito: C!

    A leishmaniose é transmitida pela picada de flebotomíneas infectadas. Ao se alimentarem de sangue, as flebotomíneas injetam promastigotas metacíclicos (o estágio infeccioso) de sua probóscide.

     

    Ao se alimentarem do sangue de um hospedeiro infectado, as flebotomíneas são infectadas pela ingestão de macrófagos infectados por amastigotas.

    Bons estudos!


ID
1020166
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O Toxoplasma gondii é um coccídeo que faz um ciclo enteroepitelial apenas nos gatos e outros felinos, mas faz ciclo tecidual (extra-intestinal) em mais de 300 espécies de mamíferos e 30 de aves. Atualmente todos os autores concordam com a existência de uma só espécie de Toxoplasma (Fortes 1997). Esse protozoário, amplamente distribuído no ambiente tem três formas infectantes. Assinale a alternativa que contém o nome dessas formas:


Alternativas
Comentários
  • O toxoplasma pode apresentar três formas de evolução:

    1) Os taquizoítos (ou trofozoítos) são formas de reprodução rápida, encontrados nos tecidos durante a infecção aguda. São capazes de invadir qualquer tipo de célula (exceto hemácias) onde se reproduzem por endodigenia (brotamento interno de dois organismos) até que a célula hospedeira morra, liberando centenas de novos taquizoítos que invadem outras células. Com o aparecimento da resposta imune, os taquizoítos virtualmente desaparecem, mas persistem no interior de certas células na forma de cistos.

    2) Os microrganismos contidos nos cistos são chamados bradizoítos (ou merozoítos) por serem formas de multiplicação lenta ou de repouso. Admite-se que a cápsula do cisto se desenvolva a partir da própria célula hospedeira, daí o cisto ser referido como pseudocisto. Os pseudocistos medem entre 10 e 100 mm, podem conter centenas de parasitas compactamente agrupados e persistir indefinidamente em qualquer tecido. Têm importante papel na transmissão, quando ingeridos pelo homem ou carnívoros.

    3) Oocistos são formas produzidas exclusivamente nas células da mucosa intestinal do gato e eliminados nas fezes. Os gatos podem adquirir a infecção por ingestão de carne contaminada por pseudocistos ou de oocistos eliminados por outros gatos e presentes no solo. Quando se infectam pela primeira vez podem eliminar milhões de oocistos, que têm grande importância na disseminação da parasitose. Cerca de 1% dos gatos excretam oocistos nas fezes. No solo, em condições favoráveis de umidade e temperatura, os oocistos sofrem esporulação e tornam-se infectantes, permanecendo viáveis por até cerca de um ano e meio.



ID
1149307
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MAPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita causada pelo Toxoplasma gondii, um protozoário da família Soncocystidae. O Toxoplasma gondii possui um ciclo de vida complexo e tem, como hospedeiros definitivos, felinos domésticos e selvagens e, como hospedeiros intermediários, quase todas as espécies de sangue quente. A infestação é responsável por determinar quadros clínicos variados, desde os assintomáticos às manifestações sistêmicas extremamente graves. Quanto ao ciclo biológico do Toxoplasma gondii, analise as afirmativas.

I. Os felinos eliminam os parasitas pelas fezes por um período aproximado de duas semanas depois de contaminados, após este período adquirem imunidade.
II. Transplantes de órgãos podem servir como forma de transmissão de toxoplasmose entre indivíduos.
III. O protozoário não consegue atravessar a barreira placentária, podendo haver contaminação mãe/feto somente durante o parto.
IV. Cistos de Toxoplasma gondii podem ficar viáveis por trinta dias em carne suína e ovina conservadas em temperatura de geladeira, entretanto, tornam-se inviáveis ao congelamento superior a –12°C ou ao cozimento superior a 67°C.


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • A questão de número IV está errada, pois o controle é feito a temperatura de congelamento a -13°C ou cozimento a 67°C.

  • a resposta seria l e lll

  • Transplantes também podem ser forma de transmissão.

  • III) Falsa

     São capazes de atravessar a placenta e infectar o feto.


ID
1411657
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Fipronil, lufenuron e carbaril são:

Alternativas
Comentários
  • FIPRONIL -  mata as pulgas rapidamente após o contato. Controla rapidamente as reinfestações provocadas por todas as fases de desenvolvimento dos carrapatos dos gêneros Rhipicephalus, Dermacentor, Amblyomma (vetor da Febre Maculosa), Haemaphysalis e Ixodes, o principal vetor da Doença de Lyme humana e canina. Fonte: Bula FRONTLINE® SPRAY
    LUFENURON - Larvicida de pulgas. Pertencente ao grupo das benzofeniluréias, é considerado um IGR (regulador do crescimento dos insetos) ou IDI (inibidor do desenvolvimento dos insetos). Farmacologia/Mecanismo de ação: Seu mecanismo de ação bloqueia a síntese de quitina, o principal componente do exoesqueleto dos artrópodes, evitando assim com que o inseto consiga eclodir do ovo.O Lufenuron não tem ação sobre a pulga adulta, porém interrompe o ciclo de vida do inseto. As fezes produzidas pelas pulgas contaminadas exercem ação larvicida sobre as larvas do ambiente pois as mesmas alimentam-se de fezes produzidas pelas próprias pulgas. (Program® Plus)

    CARBARIL - Carbamato





ID
1411660
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Stomoxys calcitrans, Tunga penetrans, Dermatóbia hominise Loxoceles sp. são artrópodes de grande interesse em saúde pública e são conhecidos respectivamente como:

Alternativas
Comentários
  • mosca-dos-estábulos, bicho-de-pé, mosca do berne e aranha marrom


ID
1411672
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

CISTICERCOSEé resultado da:

Alternativas
Comentários
  • lembre cisticercos - teniase

                tênia - cisticercose
  •  

    Cisticercose bovina: Cysticercus bovis causa a cisticercose em bovinos (hospedeiro intermediário), em humanos (hospedeiro definitivo) esse cisticercos causa teníase - Taenia saginata.

    O homem infecta-se ingerindo carne bovina crua ou insuficientemente cozida infectada com Cysticercus bovis.

     

    Cisticercose suína: Cysticercus cellulosae causa cisticercose em suínos (hospedeiro intermediário), em humanos (hospedeiro definitivo) esse cisticercos causa teníase - Taenia solium.

    Os seres humanos se infectam através da ingestão de carne crua ou mal cozida infectada com Cysticercus cellulosae. 

     

    Cisticercose humana inicia-se quando o indivíduo contaminado libera os  ovos de Taenia solium nas fezes e, ele mesmo ou outros seres humanos, os ingerem acidentalmente, como nos casos de águas contaminadas ou manuseio de alimentos com a mãos não devidamente higienizadas após uma evacuação. Quando um indivíduo ingere acidentalmente os ovos da T. solium, o processo se dá de forma semelhante ao que ocorre nos porcos. Os ovos liberam o embrião do parasito dentro dos intestinos, o mesmo cai na corrente sanguínea e espalha-se pelo corpo do paciente. Se o ovo conseguir alcançar o cérebro, um cisticerco irá se desenvolver neste órgão, levando à neurocisticercose, a forma mais grave da doença.

     

    Obs.: A cisticercose só ocorre com a ingestão de ovos da Taenia solium. Os ovos da Taenia saginata não conseguem se transformar em cisticerco nos humanos, apenas nos bovinos.

     

    Portanto, resumindo:
    •    A teníase ocorre por ingestão de carne mal passada de animais com cisticercose, seja ela por cisticerco de Taenia saginata (carne de vaca) ou cisticerco de Taenia solium(carne de porco).
    •    A cisticercose humana não tem nada a ver com ingestão de carne mal passada. Ela só ocorre se houver ingestão acidental de ovos de T. solium liberados nas fezes humanas.

     

    MACETE:

     

    Cisticercose bovina = Cysticercus bovis / Humanos = teníase (Taenia sagiNATA: lembre-se sempre NATA vem do leite, leite vem da vaca e vaca é um bovino, isso facilita para lembrar que a T. Saginata é de origem bovina).

     

    Cisticercose suína = Cysticercus cellulosae / Humanos = teníase  (Taenia Solium S de suíno / isso é só um macete pra facilitar a memorização  do conteúdo

     

    Cisticercose humana = ingestão acidental de ovos de T. solium.

     

     

     

     

     

     

  • A infecção humana: Ingestão de carne crua ou mal cozida de boi ou porco contento cisticerco (ovo).

    Teníase: é a doença causa pelo verme adulto no hospedeiro definitivo (homem)

    Cisticercose: ingestão acidental em carne crua ou mal cozida de porco ou boi contendo cisticerco. (ovo)

    Lembrando que á mais casos de cisticercose solium (porco) devido oncosfera ser mais pequena e atingir diversos músculo

    fonte: file:///E:/Livros%20e%20conteúdos/PARASITOLOGIA%20HUMANA%20-%20NEVES%20(11ª%20Ed.).pdf


ID
1534405
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O carrapato Boophilus microplus é o responsável pela transmissão da doença conhecida como “Tristeza parasitária”.

Os agentes etiológicos desta doença são

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A.

    Tristeza Parasitária Bovina ou Babasiose; Babesia bigemia, Babesia bovis, Anaplasma marginale


ID
1534570
Banca
UFCG
Órgão
Prefeitura de Nova Floresta - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale abaixo o principal endoparasita de cães causador de graves lesões na mucosa intestinal:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C


ID
1534834
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
UFAC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Dirofilariose é causada por um nematódeo, conhecido como verme do coração, que causa doença crônica em cães. É uma parasitose de distribuição mundial e já foi diagnosticada em todas as regiões do Brasil. Sobre esta parasitose é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    a) A doença tem maior incidência no verão, por conta do ciclo de reprodução do mosquito.

    b) Acomete cães e gatos. 

    c) Certa. O agente é Dirofilaria immitis e os parasitas adultos vivem na artéria pulmonar e no ventrículo direito do coração.

    d) No ciclo, a participação do mosquito como vetor.

    e) A profilaxia necessita ser adotada como rotina em áreas endêmicas, no uso de comprimidos e injeções.


ID
1534888
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
UFAC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Toxocara canis é um parasita intestinal de cães que se infectam ingerindo o ovo com a larva infectante. Sobre o ciclo e a sintomatologia da toxocaríase, assinale o item incorreto:

Alternativas
Comentários
  • A rota traqueal, geralmente acontece em filhotes com menos de 5 semanas de vida, enquanto que em animais mais velhos, as larvas migram do pulmão para o coração e, em seguida, para todos os tecidos do hospedeiro, permanecendo quiescentes, podendo sobreviver por muitos anos. Depende muito da espécie do animal, mas os lugares preferencialmente acometidos são: fígado, rins, pulmões, músculos e cérebro.

    FONTE: http://www.infoescola.com/doencas/toxocariase/

  • De acordo com o Decreto Federal Nº 9.847/19:

    Art. 2º, I - arma de fogo de uso permitido - as armas de fogo semiautomáticas ou de repetição que sejam:

    c) portáteis  de alma raiada, cujo calibre nominal, com a utilização de munição comum, não atinja, na saída do cano de prova, energia cinética superior a mil e duzentas libras-pé ou mil seiscentos e vinte joules;

    E também de acordo com a PORTARIA Nº 1.222, DE 12 DE AGOSTO DE 2019:

    ANEXO A - I - LISTAGEM DE CALIBRES NOMINAIS DE ARMAS E MUNIÇÕES DE USO PERMITIDO(1):

    45 Automatic - 590,48 J - Permitido

    45 Auto Rim - 471,20 J Permitido

    45 Colt - 755,15 - Permitido

    45 Glock AutomaticPistol - 661,60 -Permitido

    45 Winchester Magnum -1318,42 -Permitido

    -----------------------------------------------------------------------

    Resumidamente: Em geral os calibres mais comumente empregados em pistolas para prática esportiva e defesa pessoal são agora considerados de calibre permitido (.45, .40 e 9mm).

    -----------------------------------------------------------------------

    Observação final: No texto afirma que o calibre .45 é proibido, então é assim que você deve responder o tal enunciado. Do contrário, hoje em dia, você deverá interpretar como calibre permitido.

    Abraço!


ID
1535239
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de São João da Barra - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

ObserveasafirmativasaseguiremrelaçãoàLeishmaniose:

I– É uma zoonose de manifestação cutânea ou visceral causadaporprotozoáriosflageladosdogêneroLeishmania.

II– É transmitida pela picada de fêmeas de insetos flebotomíneos.

III – A forma visceral da doença tem como sintomas clínicos a perda de peso, anemia, hepatomegalia, esplenomegalia e febre, entre outros.

Assinaleaalternativacorreta:

Alternativas

ID
1596655
Banca
Orhion Consultoria
Órgão
CISMETRO - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre a Doença de Chagas, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Agente etiológico (causador da doença): PROTOZOÁRIO Tripanossoma Cruzi.

    Vetor (quem propaga a doença): TRIATOMINEO


ID
1601845
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os animais criados a campo são susceptíveis às infecções verminóticas, especialmente os jovens. Os exames parasitológicos ajudam na escolha do melhor controle, pois podem determinar os agentes causais do problema.


Relacione as técnicas de detecção de ovos de helmintos nas fezes de ruminantes à classe de parasitos que por elas são detectados.


I - Sedimentação natural                             P - Trematoda cujos ovos têm opérculo

II - Gordon e Whitlock modificada              Q - Nematódeos gastrointestinais

III - Girão e Ueno                                          R - Trematoda Fasciola hepatica

                                                                        S - Nematódeos filarídeos 

As associações corretas são:


Alternativas

ID
1601848
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Há ocorrência do registro de sete gêneros de carrapatos no Brasil que pela hematofagia podem transmitir agentes patogênicos para o homem e outros animais.

Relacione as espécies de carrapatos aos agentes patogênicos que eles são capazes de transmitir aos animais e ao homem.


I - Amblyomma cajennense                    P - Babesia bigemina

II - Boophilus microplus                           Q - Borrelia anserina

III - Argas miniatus                                   R - Borrelia burgdorferi

                                                                   S - Erlichia chaffeensis



As associações corretas são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da questão: Letra D.

    Amblyomma cajennense, vetor da bactéria Gram negativa, espiroqueta anaeróbia, Borrelia burgdorferi, causadora da Doença de Lyme.

    Boophilus microplus, vetor do protozoário Babesia bovis, causadora da Babesiose ou Tristeza Parasitária bovina.

    Argas miniatus, vetor da bactéria Borrelia anserina, causadora da Borreliose (ou Espiroquetose) Aviária.

  • O vetor da Erlichia chaffeensis é o A. americanum


ID
1647670
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Julgue o item seguinte, relativo à febre maculosa.

No Brasil, os principais vetores e reservatórios de febre maculosa são os carrapatos do gênero Amblyomma, tais como A. cajennense, A. cooperi (dubitatum) e A. aureolatum.

Alternativas
Comentários
  • Cerca de 80% desses, se não diagnosticados e tratados a

    tempo, evoluem para óbito.

    Sinonímia - Pintada, febre que pinta, febre chitada.

    Agente etiológico - Rickettsia rickettsii, espiroqueta da família Ricketisiaceae,

    bactéria gram-negativa, parasita intracelular obrigatória.

    Reservatório - No Brasil, o principal reservatório da Rickettsia rickettsii

    são os carrapatos do gênero Amblyomma (A. cajennense, A.

    cooperi ou dubitatum e A. aureolatum). A participação de equídeos no

    ciclo de transmissão é discutível, porém há evidências de que, além de

    transportadores de carrapatos potencialmente infectados, eles podem

    atuar como sentinelas, semelhantemente ao cão, que é um reservatório

    doméstico potencial. Acredita-se que a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris),

    também, pode estar envolvida neste ciclo, mas não existem

    estudos que comprovem ser esse roedor um reservatório silvestre de

    Rickettsias.


ID
1647673
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A erliquiose canina foi descrita pela primeira vez no país em 1973, na cidade de Belo Horizonte. Atualmente, a doença se disseminou por todo o território nacional, com apresentações clínicas muito variáveis, que vão desde a ausência de sinais clínicos até casos graves que levam rapidamente ao óbito. Acerca desse tema, julgue o item a seguir.

No início da fase aguda da erliquiose, o teste para diagnóstico sorológico pode acusar falso negativo.

Alternativas

ID
1647676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A erliquiose canina foi descrita pela primeira vez no país em 1973, na cidade de Belo Horizonte. Atualmente, a doença se disseminou por todo o território nacional, com apresentações clínicas muito variáveis, que vão desde a ausência de sinais clínicos até casos graves que levam rapidamente ao óbito. Acerca desse tema, julgue o item a seguir.

A fase aguda da erliquiose dura de duas a quatro semanas, quando a bactéria atinge o fígado, o baço e os linfonodos, nos quais se multiplicam em macrófagos e linfócitos, e geram hiperplasia dos órgãos.

Alternativas

ID
1647766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito do uso de drogas antimicrobianas, antiparasitárias e quimioterápicas na medicina veterinária, julgue o item seguinte.

A aplicação regular de drogas antiparasitárias pode resultar no desenvolvimento de populações ou cepas de parasitos resistentes, por pressão seletiva, como é o caso de muitos helmintos gastrintestinais em rebanhos bovinos. Para evitar a resistência desses parasitos à droga, o procedimento correto é elevar a concentração do antiparasitário.

Alternativas
Comentários
  • O que leva a resistência são sub doses e/ou duração inadequada do tratamento;

  • o idela é trocar o antiparasitário


ID
1652104
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Dirofilariose canina, Dirofilaria immitis, é doença cosmopolita que ocorre amplamente distribuída na região litorânea do estado do Rio de Janeiro.

São sintomas deste parasitismo em caninos, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • - Cor Pulmonale é uma forma de insuficiência cardíaca, onde há diminuição da capacidade de funcionamento das câmaras direitas do coração, por doença pulmonar. A metade direita do coração recebe o sangue venoso do organismo e o envia aos pulmões para oxigenação
    - D
    ilataçao artéria pulmonar
    - Tosse


ID
1652131
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Broncopneumonia é doença comum em caninos. Quando recidivante, tem que ser minuciosamente explorada, para o êxito do tratamento. As causas parasitarias são sempre difíceis de serem confirmadas.

São causas parasitarias de broncopneumonia em caninos, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • Aelurostrongylus abstrusus - parasita pulmonar de gatos

    Angiostrongylus vasorum - parasita de cães


ID
1762255
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os anti-helmínticos à base de ivermectina são ativos para nematelmintos gastrintestinais de equinos por atuarem na:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a literatura de Farmacologia Básica e Clínica de KATZUNG et al., "A ivermectina parece paralisar os nematódeos e os artrópodes ao intensificar a transmissão de sinais nos nervos periféricos mediada pelo ácido γ-aminobutírico (GABA)".


ID
1762258
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em cães, o principal objetivo do controle do nematóide Toxocara canis é:

Alternativas

ID
1762264
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em regiões endêmicas da equinococose/hidatidose, as principais ocorrências que se observam nos hospedeiros caninos e humanos são:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D)

    No intestino dos cães, que são os hospedeiros definitivos do Echinococcus granulosus, o parasito adulto produz os ovos. Quando os cães defecam, os ovos saem junto com as fezes, contaminando o meio ambiente e também ficam aderidos aos pelos dos animais. O ovo é ingerido pelos hospedeiros intermediários (herbívoros) e/ou acidentais (humanos). O embrião hexacanto é liberado dentro do organismo, cai na circulação sanguínea e atinge as vísceras, onde se fixa e sofre transformações para virar larva. Os locais mais atingidos são o fígado e os pulmões, e outras localizações menos frequentes são: baço, rim, osso, cérebro, músculo, etc. A larva desenvolve-se em adulto nos cães, quando eles ingerem as vísceras cruas contaminadas. E assim o ciclo se mantém.


ID
1762291
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A febre maculosa é uma zoonose, na qual as espécies de carrapatos vetores, conhecidas no Brasil, e o agente etiológico são respectivamente:

Alternativas

ID
1762297
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A dificuldade do controle dos carrapatos Rhipicephalus sanguineus e Amblyomma cajennense em regiões tropicais está associada: 

I. à ampla diversidade de hospedeiros.

II. ao número de hospedeiros, pois são carrapatos trioxenos e dioxenos, respectivamente.

III. à ocorrência de duas ou mais gerações anuais.


Alternativas

ID
1905049
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

 Em relação ao modo de ação dos anti-helmínticos, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.


Nome genérico


1. Levamisole

2. Emodepsida

3. Albendazole

4. Tvermectina

5. Disofenol 


Modo de ação


( ) Ligação seletiva a subunidade betatubulina do parasito.

( ) Desacoplador da fosforilação oxidativa mitocondrial.

( ) Agonista colinérgico atuam seletivamente sobre receptores nicotínicos sinápticos e extrasinápticos das membranas das células musculares dos helmintos.

( ) Agonista de alta afinidade sobre a subunidade alfa de canais iônicos seletivos ao cloro presentes no parasito. 

Alternativas
Comentários
  • 1. Levamisole - Grupo: Imidazotiazois. Modo de ação: Agonista colinérgico atuam seletivamente sobre receptores nicotínicos sinápticos e extrasinápticos das membranas das células musculares dos helmintos. Efeito: paralisia espástica.

    2. Emodepside - Grupo: Depsipéptidos. Modo de ação: Atua na junção neuromuscular estimulando os recetores pré-sinápticos pertencentes à família dos recetores da secretina. Efeito:paralisia e morte.

    3. Albendazole - Grupo: Benzimidazóis. Modo de ação: Ligação seletiva a subunidade betatubulina do parasito. Efeitos: paralisia, morte por inanição. 

    4. Ivermectina -  Grupo: Avermectinas. Modo de ação: Agonista de alta afinidade sobre a subunidade alfa de canais iônicos seletivos ao cloro presentes no parasito. Efeito: paralisia flácida. 

    5. Disofenol - Grupo: Substituitos fenólicos. Modo de ação:Desacoplador da fosforilação oxidativa mitocondrial. Efeito: inanição


ID
1910596
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os principais nematoides de cães que podem infectar o homem são dos gêneros:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C)

    Strongyloides - endêmica ao longo dos trópicos e subtrópicos, incluindo áreas rurais

    Ancylostoma - LARVA MIGRANS CUTÂNEA - BICHO GEOGRAFICO

    Toxocara.- LARVA MIGRANS VISCERAL E OCULAR


ID
1910599
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Um equino, fêmea, com idade aproximada de 12 meses, sem raça definida, criado estabulado, apresentou cólica, caquexia, pelagem opaca e mucosas congestas. Na necropsia foi observada a infecção elevada por larvas do gênero Strongylus. Contudo, o exame da contagem de ovos de parasitos nas fezes, pela técnica Mc Master, foi negativo. Pela leitura do texto, infere-se, corretamente, que o resultado do exame foi negativo por que

Alternativas

ID
1957948
Banca
UEPA
Órgão
PM-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação ao complexo Teníase/Cisticercose é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Os cisticercos da T. solium são chamados cysticercus cellulosae, e os da T. saginata são cysticercus bovis.

  • o homem é o hospedeiro intermediário da Taenia solium e alberga o parasito adulto no intestino delgado

    Quando o homem alberga a forma ADULTA do parasito t. sollium ele é um hospedeiro DEFINITIVO.


ID
2003416
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito de produtos antiparasitários de uso veterinário, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Antiparasitários de ação prolongada apresentam nível plasmático terapêutico ou atividade antiparasitária por um período de tempo consideravelmente maior em comparação com antiparasitários com outra formulação convencional cuja base seja composta do mesmo ingrediente ativo.


ID
2019772
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O complexo teníase/cisticercose constitui-se de duas entidades mórbidas distintas

Alternativas
Comentários
  • Gab.B - mesmo cestódeo, mas em fases do ciclo de vida diferente. Cisticercose - É uma doença parasitária causada pela ingestão dos ovos da tênia, presente nas fezes do indivíduo com teniose.

ID
2019775
Banca
FADESP
Órgão
PM-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considerando o ciclo epidemiológico da toxoplasmose, o hospedeiro definitivo do Toxoplama gondii é o 

Alternativas

ID
2093047
Banca
Serctam
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Doença parasitária dos carnívoros domésticos, naturalmente transmissíveis ao homem:

Alternativas
Comentários
  • Palavras-chave: parasitária, carnívoros domésticos. Gabarito letra B.
    DIROFILARIOSE: antropozoonose causada pelo Dirofilaria immitis, verme cardíaco nematódeo parasita de cães que é transmitido pela picada de mosquitos Culex e Anopheles infectados. A infecção humana sintomática é muito rara, mas as larvas podem ficar encapsuladas nos tecidos pulmonares infartados e produzirem nódulos pulmonares bem definidos. O paciente pode ter dor torácica, tosse e, ocasionalmente, hemoptise.


ID
2136298
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

      Em uma avaliação a olho nu (macroscopia) de exemplares de parasitos, identificou-se o primeiro como um parasito alongado e cilíndrico, o segundo como um parasito achatado e o terceiro como um parasito de cabeça espinhosa.

Considerando a helmintologia nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta em relação aos filos.

Alternativas
Comentários
  • Platelmintos = vermes achatados com simetria bilateral e geralmente são hemafroditas. Ex: Schistosoma Mansoni

    Nematelmintos = vermes cilíndricos possuem corpo alongado, aparelho digestivo completo, e sexos separados. Ex: Ascaris, Toxocara, Strongyloides, entre outros.

    Acantocéfalos = vulgarmente conhecidos por "vermes de cabeça espinhosa" são endoparasitas de crustáceos ou insetos. Ex: Macrocanthorhynchus hiurdináceus


ID
2136355
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considera-se como “teste ouro’’, diagnóstico para leishmaniose visceral em cães, o(a)

Alternativas
Comentários
  • O diagnóstico se divide em três categorias principais: 

     Diagnóstico parasitológico 
     Diagnóstico imunológico 
     Métodos moleculares (PCR) 

    Diagnóstico parasitológico 
    É o método de diagnóstico mais simples e mais comumente utilizado. É baseado na observação das formas amastigotas pela histopatologia ou citologia utilizando-se esfregaços de medula óssea ou aspirados de linfonodos corados pelo Giemsa. Este método é altamente específico e de baixo custo, mas possui pouca sensibilidade. A utilização da técnica de imunoperoxidase possibilita detecção mais eficiente das formas amastigotas nos tecidos infectados. 
     


ID
2136358
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Uma ninhada de cães da raça Bulldogue Inglês de quarenta dias de vida foi levada a uma clínica veterinária com histórico de lesões alopécicas em região da cabeça, não pruriginosas. Na anamnese, o proprietário relatou que o pai dos filhotes já apresentou lesões semelhantes quando era filhote. Hoje, toda a ninhada apresenta lesões alopécicas.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que apresenta os exames mais indicados para diagnóstico e a principal hipótese diagnóstica, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A.

     


ID
2194198
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A tristeza parasitária bovina é causada por agentes etiológicos distintos, babesiose e anaplasmose, porém com sinais clínicos e epidemiologia similares.
Analise as afirmativas abaixo:

I- Ocorre destruição dos eritrócitos do hospedeiro.
II- O período de incubação de Babesia spp. varia de 7 a 10 dias, enquanto que o de Anaplasma marginale geralmente é superior a 20.
III- Os bezerros são protegidos por imunidade não específica até idade de 7 a 10 meses.
IV- Alta morbidade e mortalidade em primo-infectados.
V- A Anaplasma marginale pode gerar um quadro clínico cerebral/nervoso, devido ao acúmulo de hemácias parasitadas nos capilares cerebrais.

São corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Babesia --> quadro nervoso (tropismo por capilares cerebrais e viscerais, principalmente renais)

    Anaplasma --> Icterícia


ID
2200324
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O complexo teníase-cisticercose é considerado de extrema importância por causar inúmeros prejuízos à saúde humana e também à economia do setor pecuário. Os animais se infectam a partir dos ovos das tênias pela ingestão de alimentos e/ou por água contaminada.

Sobre a teníase, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Tênia (português brasileiro) ou ténia (português europeu) ou solitária é o nome comum dado aos vermes platelmintos das ordens Pseudophilidae e Ciclophylidae, que pertencem à classe Cestoda, que inclui os vermes parasitas de diversos animais vertebrados, inclusive do homem. A Taenia solium e a Taenia saginata são as mais conhecidas por parasitarem o intestino delgado do homem. Os seus hospedeiros intermediários são o porco, no caso da Taenia solium, o boi no caso da Taenia saginata . Além de ser o hospedeiro definitivo, quando tem o lúmen do intestino parasitado, (de forma quase sempre benigna) causando a doença Teníase, o homem também pode se tornar hospedeiro intermediário, sendo acometido por uma doença mais grave, a Cisticercose, somente determinada pela Taenia solium.


ID
2200435
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Diversos parasitas podem provocar doenças pulmonares em cães. Certos parasitas intestinais, especialmente o Toxocara canis, podem causar pneumonia em animais jovens, geralmente em animais com alguns meses de idade, pois as larvas migram através dos pulmões. Outros parasitas pulmonares são mais comumente diagnosticados em cães, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • e)

    Aelurostrangylus abstrusus.

  • Aelurostrangylus abstrusus: parasitas de bronquíolos terminais e ductos alveolares de felinos domésticos e silvestres


ID
2200453
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A sarna em cães é, basicamente, uma doença causada por ácaros e que atinge a pele dos cães. A sarna____________________ é causada por um ácaro presente em todos os cães, mas que acomete apenas aqueles com uma falha imunológica. Os animais acometidos apresentam imunossupressão de linfócitos T induzida por ácaros, de gravidade variável e proporcional à quantidade de ácaros presentes. Nesses casos, o ácaro vive em folículos pilosos e raramente nas glândulas sebáceas.


A palavra que completa corretamente a lacuna é:

Alternativas
Comentários
  • Sarna Demodécida (demodex canis) - Se aloja nos folículos pilosos


ID
2215774
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As enfermidades parasitárias continuam sendo um dos principais problemas na criação de animais, estando relacionadas à produtividade e ao bem-estar desses animais.

Com relação ao controle desses parasitas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A Fasciola adulta mede de 20 a 50mm de comprimento e de 6 a 12mm de largura e se aloja nos canais biliares (fígado) do hospedeiro definitivo (ovino ou caprino). Para completar seu ciclo biológico, a F. hepatica necessita de um hospedeiro intermediário. Este é um caramujo do gênero Lymnaea, onde no Brasil há três representantes: Lymnaea columella, L. viatrix e L. cubensis.

    A presença de poucos parasitas nos ductos biliares não provoca manifestações importantes, porém infestações massivas são particularmente graves em animais jovens, podendo inclusive causar alta mortalidade devido aos danos hepáticos ou por invasões secundárias por bactérias (Clostridium). Os principais sinais clínicos são anemia, debilidade, edema submandibular e abdominal e perda gradual de peso.

    O tratamento da fasciolose se dá por medicamentos como albendazole, closantel, rafoxanida e principalmente triclabendazole


ID
2322430
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Uma das principais zoonoses transmitidas por alimentos é a toxoplasmose, causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Sobre essa zoonose, e sobre a sua transmissão, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • (a) carnes de suínos, caprinos e ovinos contaminadas com cistos contendo taquizoítos são grande fonte de infecção para humanos. (ERRADA, pois os cistos teciduais eventualmente encontrados na carne consumida desses animais vão conter BRADIZOÍTOS como forma infectante)

     b) gatos podem liberar oocistos contendo bradizoítos no ambiente, e assim contaminando verduras e legumes. (ERRADA, pois os gatos liberam OOCISTOS IMATUROS CONTENDO ESPOROZOÍTOS (8/OOCISTO)  no ambiente através das fezes)

     c) gatos podem eliminar o parasita nas fezes durante toda a sua vida, e por isso gestantes não devem ter contato com esses animais. (ERRADA, pois, via de regra, gatos só se infectam e liberam oocistos UMA ÚNICA VEZ NA VIDA. Salvo engano, eles desenvolvem imunidade ao Toxoplasma gondii após a primeira infecção, assim como humanos. Portanto, apenas em casos atípicos ou de imunossupressão os hospedeiros definitivos (gatos) ou intermediários (humanos, roedores, caprinos, bovinos e outros mamíferos) podem reinfectar-se com o parasita).

     d) em caso de carnes contaminadas com cistos teciduais, mesmo a cocção em altas temperaturas não é capaz de destruir o parasita. (ERRADA, porque a ingestão de carnes bem cozidas é um dos principais métodos preconizados para a prevenção da doença em humanos, visto que os cistos são inativados quando aquecidos a 65° por cinco minutos ou quando submetidos a -15° por três dias).

     e) gestantes podem transmitir o parasita para o feto caso infectadas por T. gondii pela primeira vez durante a gestação. (CORRETA).

     

    Fonte: http://www.ufrgs.br/para-site/siteantigo/Imagensatlas/Protozoa/Toxoplasma.htm


ID
2322439
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo.
“______________ é uma bactéria transmitida pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus a cães, que causa uma doença caracterizada por anorexia, apatia, epistaxe, anemia e hepatomegalia, sendo que os animais podem apresentar uma profunda trombocitopenia. Um dos tratamentos de escolha é o uso medicamentoso de antibióticos do grupo das tetraciclinas. ”

Alternativas
Comentários
  • a) Babesia canis. INADEQUADA. Embora possa também ser transmitida pelo Rhipicephalus sanguineus (bem como o Dermacentor), os sinais clínicos mais característicos das infecções caninas por B. canis são letargia, fraqueza, vômito, anorexia, febre, mucosas pálidas e hematúria com urina escura, mas podem também ocorrer sinais clínicos respiratórios e neurológicos. Ademais, ao contrário do descrito no enunciado, infecçõs por B. canis são geralmente bastante responsivas ao tratamento com dipropionato de imidocarb, sendo este o principal fármaco para o tratamento dessa enfermidade em cães, bovinos, equinos e ovinos.

    b) Leptospra interrogans. INADEQUADA. Este patógeno normalmente é transmitido aos seres humanos através do contato com urina infectada de animais, seja diretamente ou em água. Ele invade através da pele lesionada e pode se replicar no fígado e rins, causando sinais clínicos característicos de afecções desses sistemas, como insuficiência hepática e renal, febre, icterícia, cefaleia, calafrios, entre outros. "O tratamento na infecção por Leptospira spp. é controverso, já que a maioria dos casos agudos da doença apresenta recuperação espontânea.  Contudo, de fato na doença aguda e de curso moderado, é recomendado o uso de doxiciclina (que é uma tetraciclina e, por isso, essa informação pode ser prontamente correlacionada com o enunciado. Porém é preciso atentar para o fato de que as tetraciclinas também são usadas no tratamento de diversas infecções causadas por Rickettsia, Chlamydia e Mycoplasma, bem como uma variedade de bactérias atípicas gram-negativas e gram-positivas susceptíveis). (Fonte: http://www2.fm.usp.br/pfh/mostrahp.php?origem=pfh&xcod=Leptospirose)

    c) Ehrlichia canis. ADEQUADA.  Sinais clínicos bem característicos da infecção por este patógeno incluem: febre, letargia, perda de peso, linfadenopatia, epistaxe, hepatomegalia e trombocitopenia (assim como anemia característica, pois o parasita ataca a integridade e a produção de células sanguíneas do hospedeiro). A E. canis é comumente tratada via quimioprofilaxia a partir do uso de doxiciclina; um medicamento do grupo das tetraciclinas. 

    d) Theileria canis. INADEQUADA. O elaborador aí criou uma "nova espécie" para confundir a partir da mescla taxonômica entre o gênero Theileria spp. e a bactéria Babesia canis, pois, salvo engano, não existe essa espécie.

    e)  Anaplasma marginale. INADEQUADA. Essa espécie de hemoparasita é comumente vista em bovinos. Por essa informação já se pode eliminar esta alternativa.


ID
2322457
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Em relação aos vetores de agentes causadores de doenças zoonóticas, associe a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta. 
Vetores
1. Triatomíneos

2. Flebotomíneos  

3. Ixodídeos 

4. Culicídeos


Agentes

( ) Leishmania infantum. 

( ) Vírus da febre amarela.

( ) Trypanossoma cruzi. 

( ) Rickettsia rickettsi. 

Alternativas
Comentários
  • (Flebotomíneo - Lutzomyia popularmente mosquito palha) Leishmania infantum.

    (Culicídeos - Haemagogus Ciclo silvestre e Aedes aegypti Ciclo urbanoVírus da febre amarela.

    (Triatomíneos - Triatoma infectans popularmente Barbeiro) Trypanossoma cruzi.

    ( Ixodídeos - Amblyomma carrapato estrela ) Rickettsia rickettsi. 


ID
2379484
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

No planejamento do controle sanitário de uma exploração de ovinos e caprinos, o profissional estabeleceu um programa de manejo integrado aplicado ao controle das verminoses. Um dos componentes do programa foi o emprego sistemático e estratégico de diferentes princípios ativos de vermífugos. Assinale a alternativa que corresponde a um vermífugo do tipo salicilanilídeo.

Alternativas
Comentários
  • Febendazol: Benzimidazol

    Levamisol/Tetramisol: Imidazotiazol

    Doramctin: Lactona Macrocíclica

    Fazem parte do gupo dos Salicilanilideos:

    Closantel ; Disofenol ; Nitroxinil

    Questão correta, alternativa D.


ID
2506357
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Qual o ácaro que habita o folículo piloso?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Demodex canis. HABITA O FOLÍCULO PILOSO


ID
2506366
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Canina da raça Collie, macho, 8 meses. Queixa principal: há 15 dias apresenta queda de pêlos, em torno do focinho, progredindo para ventre e patas. Apresenta prurido intenso principalmente à noite. Não refere outras alterações. Não apresenta antecedentes mórbidos. Come ração e petisca ossos de couro. Vacinação: atualizada. Utiliza fiipronil a cada 2 meses. Reside em casa e passeia diariamente em um parque. Não apresentou alterações significativas no exame clínico geral. No exame dermatológico, alopecia difusa, pele eritematosa, presença de pápulas, algumas pústulas, escamas, crostas e escoriações. Reflexo otopodal positivo. Considerando-se a enfermidade mais provável, o quadro clínico é sugestivo de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Sarna sarcóptica

    O reflexo otopodal, é um exame de fácil realização, sendo altamente subjetivo para a escabiose (ácaro escavador Sarcoptes scabiei), mas que apresente 80% de exatidão. Ele consiste em se friccionar o pavilhão auricular do animal, desencadeando assim um reflexo automático de coceira 


ID
2506426
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A verminose por ancilostomose (Ancylostoma caninum) está associada a qual zoonose?

Alternativas
Comentários
  • e)

    Larva migrans cutânea.  

  • Larva migrans visceral é pela toxocara canis


ID
2506459
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Nos últimos anos, a Tripanossomose bovina tem sido relatada em vários estados brasileiros. É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da questão é a letra E: "os principais sinais, nos ruminantes, são anemia, dilatação generalizada das glândulas linfáticas superficiais, letargia e perda de apetite intermitentemente durante os picos parasitêmicos".  


ID
2576296
Banca
ESAF
Órgão
MAPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A cisticercose é a zoonose mais frequentemente diagnosticada em abatedouros, assim como a principal causa de condenação de carcaças de bovinos abatidos, causando perdas econômicas associadas à produção de alimentos. Humanos adquirem a teníase através do consumo de carne crua ou malpassada. Em relação aos hospedeiros do complexo teníase-cisticercose, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    Parecer da ESAF

     

    Em relação aos recursos que indagam que a questão deve ser anulada por possuir mais de uma alternativa correta. Primeiramente, a referida questão está dentro do conteúdo programático, especificamente faz parte do item “9. Patógenos de interesse de saúde pública implicados em surtos alimentares por consumo de produtos de origem animal.” Além disso, a questão foi embasada no artigo de Rossi et al. (2014) que retrata o complexo teníasecisticercose da seguinte maneira: “Segundo Almeida et al. (2006), a cisticercose é a zoonose mais frequentemente diagnosticada em abatedouros, assim como a principal causa de condenação de carcaças de bovinos abatidos, causando perdas econômicas associadas à produção de alimentos, além de diminuir o valor de seus produtos. No complexo, os cestódeos da família Taeniidae, Taenia saginata e Taenia solium têm como hospedeiro definitivo exclusivamente os humanos. Os hospedeiros intermediários, infectados por meio da ingestão de ovos, são, respectivamente, os suínos e os humanos, para a Taenia solium, e os bovinos para a Taenia saginata, nos quais serão formados os cisticercos (Santos; Barros, 2009). Humanos adquirem a teníase através do consumo de carne crua ou malpassada contendo cisticercos, podendo ainda portar-se como hospedeiro intermediário e desenvolver doença de maior gravidade, a cisticercose, por meio do consumo de ovos da Taenia solium presentes em frutas e hortaliças ingeridas sem higienização. Os animais, por sua vez, são infectados ao pastarem e consumirem água contaminada (Santos; Barros, 2009).” Assim, a Taenia saginata e a Taenia solium têm como hospedeiro definitivo exclusivamente os humanos e não suínos. Os bovinos são os hospedeiros intermediários infectados por meio da ingestão de ovos (e não cisticercos) da Taenia saginata (e não da Taenia solium). Os suínos são os hospedeiros intermediários infectados por meio da ingestão de ovos da Taenia solium, o que está de acordo com a única alternativa verdadeira da questão. Já os humanos adquirem a teníase através do consumo de carne crua ou malpassada contendo cisticercos e são considerados hospedeiros intermediários infectados por meio da ingestão de ovos da Taenia solium (e não da Taenia saginata). Assim, com base nas explicações acima e no artigo científico citado, a referida questão será mantida. Rossi GAM, Hoppe EGL, Martins AMCV, Prata LF. 2014. Zoonoses parasitárias veiculadas por alimentos de origem animal: revisão sobre a situação no Brasil. Arquivos do Instituto Biológico, 81:290-298.

     

    Fonte: http://www.esaf.fazenda.gov.br/assuntos/concursos_publicos/em-andamento-1/concurso-mapa-2017/pareceres_prova_objetiva.pdf

  • GABARITO C

    a

    Taenia saginata e Taenia solium têm como hospedeiro definitivo exclusivamente os HUMANOS.

     b

    Suínos são os hospedeiros intermediários, infectados por meio da ingestão de cisticercos de ovos da Taenia solium.

     c

    Os suínos são os hospedeiros intermediários, infectados por meio da ingestão de ovos da Taenia solium.

     d

    Bovinos são os hospedeiros intermediários, infectados por meio da ingestão de cisticercos de T. saginata.

     

     

  • NEUROCISTICERCOSE (Humanos) -> apenas relatado após ingestão de ovos de Taenia solium em que desencadeia reações inflamatórias em diversos órgãos e apresenta tropismo pelo sistema nervoso central.

  • Suínos => Taenia solium.

    Bovinos => Taenia saginata.

    Homem => hospedeiro definitivo que pode ser infectado por Taenia solium ou Taenia saginata

  • Taenia saginata — “nata” lembra leite, que lembra bovinos


ID
2610196
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à parasitologia veterinária.

Temperaturas extremamente elevadas ou baixas, bem como prolongados períodos chuvosos ou de seca, reduzem o desenvolvimento de miíases produzidas no gado pela “mosca da bicheira” (Cochliomyia hominivorax).

Alternativas
Comentários
  • Achei que tava errada por falar "longos periodos chuvosos" que pra mim aumentava a incidencia de moscas pela facilidade de se reproduzirem no periodo chuvoso.

  • Acho que ele quis se referir a sites online como Youtube, G1, projeto caveira, Xvideos...

  • Eu achei que estava errada pelo fato de colocar "temperaturas extremamente elevadas", e no meu entendimento, isso não reduz o desenvolvimento de míiase mas sim, aumenta.


ID
2610199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à parasitologia veterinária.

A habronemose cutânea, causada por larvas do nematoide Habronema spp., que parasita equinos e asininos, apresenta ciclo evolutivo indireto, pois tem como vetores carrapatos do gênero Amblyomma.

Alternativas
Comentários
  • A incidência está relacionada com à larva do nematódeo adulto Habronema spp e Drashia megastoma.  O ciclo evolutivo do Habronema é indireto, usando como vetor a mosca doméstica (Musca domestica) e a mosca dos estábulos (Stomoxys calcitrans) (BERTONE, 2000; FORTES, 2004). 


ID
2610202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo à parasitologia veterinária.

Boophilus, Anocentor e Rhipicephalus são os principais gêneros de carrapatos encontrados em bovinos, equinos e cães, respectivamente.

Alternativas

ID
2745889
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Fármacos muito usados na rotina do clinico de pequenos animais são os antiparasitários. São importantes para garantir a saúde do animal e de seu dono, pois alguns parasitas são transmitidos aos seres humanos. A respeito de produtos antiparasitários de uso veterinário, assinale a opção CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) Para a determinação da eficácia de anti-helmínticos em ruminantes, o teste controlado é um procedimento pouco confiável e raramente utilizado. (ERRADA)


    O teste controlado é o procedimento mais confiável para a determinação da eficácia de anti-helmínticos em ruminantes. Testes anti-helmínticos são realizados com infecções induzidas artificialmente (para avaliação dos estádios de larvas e adultos) ou em animais portadores de infecção naturalmente adquiridas (usualmente avaliados quanto ao estádio adulto). (PORTARIA Nº 48, DE 12 DE MAIO DE 1997/SDA)


    B) No rótulo das embalagens de produtos ectoparasiticidas cuja formulação seja de baixa concentração, deve constar a informação não tóxico ou inofensivo. (ERRADA)


    Não será permitido o uso de expressões tais como "não tóxico", "inócuo" e "inofensivo" na rotulagem de produtos ectoparasiticidas. (PORTARIA Nº 48, DE 12 DE MAIO DE 1997/SDA)


    C) Antiparasitários de ação prolongada apresentam nível plasmático terapêutico ou atividade antiparasitária por um período de tempo consideravelmente maior em comparação com antiparasitários com outra formulação convencional cuja base seja composta do mesmo ingrediente ativo. (CORRETA)


    Uma determinada formulação de um antiparasitário é considerada de ação prolongada quando, em comparação com outra formulação convencional com base no mesmo ingrediente ativo, mantiver nível plasmático terapêutico, ou atividade antiparasitária por um período de tempo consideravelmente maior.(PORTARIA Nº 48, DE 12 DE MAIO DE 1997/SDA)


    D) A eficácia mínima considerada pelos testes de eficácia para mosquicidas é de 50%, tanto para instalações rurais quanto para iscas mosquicidas. (ERRADA)


    Recomenda-se a eficácia mínima de 80% para ambos (PORTARIA Nº 48, DE 12 DE MAIO DE 1997/SDA)


    E) A eficácia do produto mata-bicheira é determinada pela comparação da mortalidade ou da expulsão das larvas nos animais hospedeiros, antes do tratamento tópico e trinta minutos após esse tratamento. (ERRADA)


    A eficácia do mata-bicheira será determinada comparando-se a mortalidade ou a expulsão das larvas nos animais tratados nas primeiras 48 horas após o tratamento tópico ou 72 horas para tratamentos sistêmicos, com os animais testemunhas. Neste momento os animais testemunhas deverão ser tratados. Exige-se que o produto tenha uma eficácia de no mínimo 100%. (PORTARIA Nº 48, DE 12 DE MAIO DE 1997/SDA)

  • a) é o mais confiável.

    b) Não pode escrever "não tóxico" neste tipo de produto.

    c) gabarito

    d) Mosquicidas precisam ter no mínimo 80% de eficácia.

    e) Será avaliado com a mortalidade das larvas, após 48h do uso tópico.


ID
2844025
Banca
COMPERVE
Órgão
IF-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Dirofilariose é uma zoonose causada por nematódeos do gênero Dirofilaria . Esse gênero apresenta dois subgêneros, Dirofilaria (Dirofilaria immitis) e Notchtiella (Dirofilaria tenuis, D. repens e D. ursi), e ambos possuem parasitas capazes de infectar o ser humano. O cão , ocasionalmente o gato e raramente o ser humano são hospedeiros definitivos de D. immitis. Os sinais clínicos da infecção maciça por Dirofilaria immitis em cães são:

Alternativas
Comentários
  • Sua ocorrência está intimamente ligada à presença de mosquitos vetores (Aedes spp., Anopheles spp., Culex spp.), condições climáticas favoráveis, assim como trânsito entre regiões indenes e endêmicas/epidêmicas. O ser humano pode se infectar com D. immitis (pulmão), Dirofilaria repens (pulmão, subcutâneo) e Dirofilaria tenuis (subcutâneo). A fisiopatologia está intimamente ligada à morte do parasita onde, no cão, pode induzir a obstrução de vasos circulatórios e no ser humano produzir uma lesão nodular com intensa reação inflamatória no parênquima pulmonar com formato de moeda observada nas radiografias. Pode ser diagnosticada pelo exame físico, pela detecção de microfilárias na circulação sangüínea, imunoadsorção enzimático (ELISA), alterações radiográficas, ecocardiografia, ultrassonografia e necropsia. Há riscos no tratamento, sendo a prevenção com a utilização de drogas nos animais o método mais eficaz, principalmente em visitas a áreas endêmicas ou epidêmicas.


ID
2844028
Banca
COMPERVE
Órgão
IF-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os Tripanossomas são um gênero de protozoários hemoflagelados constituído por centenas de espécies distribuídas em todo mundo. Entretanto, poucas são responsáveis por séria morbidade e mortalidade em animais e humanos. Essas espécies são parasitas heteróxenos, uma vez que os seus ciclos de vida passam por uma fase intermediária num hospedeiro invertebrado chamado vetor. A espécie de tripanossoma cuja multiplicação e transformação ocorrem no intestino do vetor e as formas infectantes migram para o reto e saem com as fezes é

Alternativas
Comentários
  • Trypanossoma geralmente é transmitido de um hospedeiro a outro por insetos, no caso humano o principal vetor é o Triatoma infestans, um percevejo popularmente conhecido como barbeiro.


ID
2877133
Banca
CETREDE
Órgão
EMATERCE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Analise a afirmativa a seguir.


A ____________ é uma zoonose, transmitida pelo carrapato Amblyoma cajennense (carrapato-estrela). É uma doença aguda causada por um/a ____________, e animais ___________ podem ser reservatórios da doença.


Marque a opção que completa CORRETA e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • A febre maculosa é causada por uma ricketisia, podendo os animais silvestres e domésticos atuarem como seus hospedeiros.

  • Nova nomenclatura do carrapato: Amblyomma sculptum

  • A banca anulou a questão por ter feito DUPLAMENTE esta pergunta na prova, quem sabe uma má fé.


ID
2877139
Banca
CETREDE
Órgão
EMATERCE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre toxoplasmose é INCORRETO afirmar.

Alternativas
Comentários
  • A toxoplasmose é uma zoonose de distribuição mundial, causada pelo protozoário sarcocistídeo Toxoplasma gondii, parasita intracelular obrigatório.

    Apresentam-se em três estádios principais: oocisto, taquizoíto e bradizoíto. Os taquizoítos são responsáveis pela fase aguda da infecção, enquanto os bradizoítos podem se agrupar e formar cistos teciduais intracelulares, podendo ser encontrados nas vísceras, cérebro, musculatura cardíaca e esquelética No ciclo evolutivo, os gatos eliminam pelas fezes os oocistos por até aproximadamente três semanas após a ingestão de qualquer dos estágios do parasita, onde realizará a reprodução assexuada que dará origem ao oocisto.

    As três principais vias de transmissão são a ingestão de carne crua ou mal cozida, contendo cistos do parasita nos tecidos; ingestão de oocistos presentes no solo; e locais onde os felinos defecam, que podem ser carreados por vetores, pela água e por alimentos, com destaque para as hortaliças; assim como a via transplacentária.

     O consumo de carnes ou derivados crus tem sido a principal via de transmissão para os humanos, sendo que as de ovinos, caprinos, suínos e equinos têm maior importância, por normalmente apresentarem maior frequência de cistos teciduais, enquanto as de bovinos e aves comerciais possuem menor relevância.

    Fonte:  http://www.scielo.br/pdf/aib/v81n3/1808-1657-aib-81-03-00290.pdf 

  • Gestantes: mulheres infectadas durante a gestação podem ter abortamento ou nascimento de criança com icterícia, macrocefalia, microcefalia e crises convulsivas.

    http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/toxoplasmose

  • O homem contamina-se, principlamente, pela ingestão de água e alimentos contaminados.


ID
2877184
Banca
CETREDE
Órgão
EMATERCE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Analise a afirmativa a seguir.


A _______ é uma zoonose, transmitida pelo carrapato Amblyoma cajennense (carrapato estrela). É uma doença aguda causada por um/a ________ e animais ________ podem ser reservatórios da doença.


Marque a opção que completa CORRETA e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe o motivo da anulação da questão? a letra b me parece adequada ao comando da questão.

  • as respostas B e D estão corretas

  • Letra D seria a opção correta


ID
2908135
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
ADAGRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As chamadas Bicheiras ou Miíases são causadas pela invasão de feridas ou cavidades naturais por larvas de moscas de diversos gêneros ou moscas varejeiras, nos quais se destacam

Alternativas
Comentários
  • Cochliomyia hominivorax essa é a grafia correta do nome da mosca.

  • Cochiomyia hominivorax.

    Dermatobia hominis é mosca-berneira.

    Sarna sarcóptica - acaro

    Dictyocaulus viviparus. - parasita pulmonar

    Haemonchus contortus nemátodo parasita de ruminantes.


ID
2964376
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

No Brasil, a importância da Leishmaniose Visceral (LV) reside não somente na sua alta incidência e ampla distribuição, mas também na possibilidade de assumir formas graves e letais quando associada ao quadro de má nutrição e infecções concomitantes. A crescente urbanização da doença ocorrida nos últimos 20 anos coloca em pauta a discussão das estratégias de controle empregadas. Acerca da leishmaniose, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • No Brasil, a transmissão de Leishmania chagasi, principal agente etiológico da LV, se dá pela picada de fêmeas de insetos dípteros pertencentes à família Psychodidae, tendo como principal vetor Lutzomyia longipalpis. Mais recentemente, Anopheles foi também incriminado como vetor no Estado de Mato Grosso do Sul.

    ordem Diptera, Família Psychodidae, Subfamília Phlebotominae

    A Leishmaniose Visceral é uma zoonose Leishmania chagasi. É transmitida ao homem pela picada de fêmeas do inseto vetor infectado, denominado flebotomíneo e conhecido popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. No Brasil, a principal espécie responsável pela transmissão é a Lutzomyia longipalpis.

    UNICA COISA ESTRANHA É ESSE ANOPHOLES- mosquito prego que causa malaria, nao tem registro nenhum de relaçao com a leishmaniose no MS

    FONTE

  • GABARITO D

  • GABARITO D (INCORRETA)

    Manual de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral - MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde

    Departamento de Vigilância Epidemiológica

    2.4 Vetores

    Os vetores da leishmaniose visceral são insetos denominados flebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito palha, tatuquiras, birigui, entre outros.

    No Brasil, duas espécies, até o momento, estão relacionadas com a transmissão da doença Lutzomyia longipalpis e Lutzomyia cruzi. A primeira espécie é considerada a principal espécie transmissora da L. (L.) chagasi no Brasil e, recentemente, L. cruzi foi incriminada como vetora no Estado de Mato Grosso do Sul.

    No Brasil, a distribuição geográfica de L. longipalpis é ampla e parece estar em expansão. Esta espécie é encontrada em quatro das cinco regiões geográficas: Nordeste, Norte, Sudeste e Centro-Oeste.

    2.5 Modo de Transmissão

    No Brasil, a forma de transmissão é através da picada dos vetores - Lutzomyia. longipalpis ou Lutzomyia. cruzi – infectados pela Leishmania (L.) chagasi.

    3.2.1 Diagnóstico Laboratorial

    O diagnóstico laboratorial da doença canina é semelhante ao realizado na doença humana, podendo ser baseado no exame parasitológico ou sorológico. Para determinar o exame laboratorial a ser utilizado, é importante que se conheça a área provável de transmissão, o método utilizado, suas limitações e sua interpretação clínica.

    O diagnóstico parasitológico é o método de certeza e se baseia na demonstração do parasito obtido de material biológico de punções hepática, linfonodos, esplênica, de medula óssea e biópsia ou escarificação de pele. Entretanto, alguns desses procedimentos, embora ofereçam a vantagem da simplicidade, são métodos invasivos, significando a ocorrência de riscos para o animal e também impraticáveis em programas de saúde pública, em que um grande número de animais devam ser avaliados em curto espaço de tempo. É um método seguro de diagnóstico, uma vez que o resultado positivo é dado pela observação direta de formas amastigotas.

    A especificidade do método é de aproximadamente 100%, e a sensibilidade depende do grau de parasitemia, tipo de material biológico coletado e do tempo de leitura da lâmina, estando em torno de 80% para cães sintomáticos e menor ainda para cães assintomáticos.

    Outros diagnósticos laboratoriais são a realização de provas sorológicas como a reação de imunofluorescência indireta (RIFI), ensaio imunoenzimático (ELISA), fixação do complemento e aglutinação direta.

    Atualmente, para inquéritos em saúde pública os exames disponíveis para diagnóstico sorológico são a RIFI e o ELISA, que expressam os níveis de anticorpos circulantes. 

  • Usa Imunocromatografia e ELISA. Não está usando RIFI.


ID
3020479
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo.


“______________ é um protozoário transmitido pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus a cães, o qual causa uma doença caracterizada por febre, letargia, perda de apetite, icterícia ou palidez das mucosas e até mesmo deficiências no processo de coagulação sanguínea. Um dos tratamentos de escolha é o uso medicamentoso de derivados de diamidas e imidocarb.”

Alternativas

ID
3022144
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considerando as doenças parasitárias em bovinos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Correta E: O Trypanosoma (Dutonella) vivax, o T. vivax, é um protozoário flagelado, responsável por consideráveis perdas econômicas na bovinocultura com elevada morbidade e mortalidade do rebanho. Os animais podem apresentar declínio na produção leiteira, problemas reprodutivos e alta taxa de abortos. Ele infecta uma grande variedade de animais ungulados domésticos e silvestres e a transmissão ocorre pela picada de insetos hematófagos, principalmente tabanídeos, como mutucas (Tabanus spp.), moscas dos estábulos (Stomoxys calcitrans), mosca Tsé-Tsé ou por meios iatrogênicos ()

    A) Parasita comum nos pulmões

    B) Hospedeiro definitivo é o cão, não intermediário

    C) Fascíola é trematoda

    D) Ostertagia aloja-se no abomaso

  • A- O Dictiocaulus é um nematóide encontrado nos pulmões dos bovinos, ovinos, eqüinos e asininos, é a principal causa de bronquite parasitária nestes hospedeiros. 

    B- Taenia hydatigena :  Seus hospedeiros definitivos são os cães e seus hospedeiros intermediários são os ovinos, os bovinos, os cervos, os suínos e os .

    C- Fascíola é um verme achatado, trematódeo, filo Platyhelminthes, parasita dos canais biliares do boi, ovelha, cabra, porco e, raramente, do homem. 

    D- Ostertagia ostertagi: Provoca nódulos no Abomasso

    E- GABARITO

    Trypanosoma vivax é considerado o agente mais importante de tripanossomíase em bovinos e pequenos ruminantes. Na África, T. vivax é transmitido ciclicamente pela mosca Glossina, conhecida como mosca tsé-tsé, e mecanicamente por outros insetos. Nas Américas, acredita-se que a transmissão ocorra mecanicamente através de tabanídeos ou outros dípteros hematófagos.No Brasil, os hospedeiros domésticos compreendem bovinos, caprinos, ovinos, equinos e bubalinos


ID
3136222
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A babesiose canina é uma doença causada por protozoários que parasitam os glóbulos vermelhos, tendo como principal vetor os carrapatos. Em relação aos aspectos clínicos da babesiose canina, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3136231
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

As parasitoses causadas por helmintos em cães correspondem a infecções de alta prevalência em todas as partes do mundo, podendo ser especialmente graves em animais jovens ou imunocomprometidos. Alguns desses parasitos, além de causarem problemas sérios nos cães, podem infectar humano, sendo responsáveis por importantes zoonoses. O conhecimento sobre a biologia desses agentes é essencial para o Médico Veterinário instituir medidas de controle e tratamento, contemplando-os de forma concomitante na saúde pública. A respeito das helmintoses intestinais em cães, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) O Trichuris vulpis parasita estômago de cães, causando quadros de gastrite hemorrágica. INCORRETA o T. vulpis parasita IG

    B) A infecção por Ancylostoma spp. e Uncinaria spp. pode ocorrer por meio da ingestão de ovos ou por meio da transmissão via colostro.

    C) A infecção por Dipylidium caninum ocorre quando o cão se alimenta de um hospedeiro intermediário infectado, como pulgas e piolhos.

    D) A infecção grave por ancilostomídeos causa perda de sangue com risco de anemia por deficiência de ferro, potencialmente fatal para filhotes.

    E) A infecção por Dipylidium caninum raramente é patogênica, tendo como sinal clínico mais comum a irritação anal durante a eliminação do agente.


ID
3136345
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com base nos conhecimentos em helmintoses equinas, o parasito que forma nódulos fibrosos na mucosa gástrica é

Alternativas
Comentários
  • A) Strongyloides westeri. - parasito de ID

    B) Draschia megastoma. - Correta - parasito de estômago (outros parasitas de estômago em equinos: Gastrophilus spp, Habronema spp e Trichostrongylus axei

    C) Anaplocephala magna. - parasito de ID

    D) Paranoplocephala mamillana. - parasito de ID

    E) Parascaris equorum. - parasito de ID

  • Strongyloides westeri. - Cólica tromboembolica.

    Draschia megastoma. - Nodulos fibrosos/ granulomas.

    Anaplocephala magna. - Taenia; Ulceração da mucosa ileo-cecal e intussucepção por infestação.

    Paranoplocephala mamillana. - Ulceração da mucosa ileo-cecal e intussucepção por infestação.

    Parascaris equorum. - Potros até 6m, Pneumonia e obstrução (quando infestação).


ID
3141007
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Os vetores hematófagos transmissores da doença de Lyme são os

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    .

    A borreliose de Lyme (BL), também denominada doença de Lyme (DL), é uma doença infecciosa, não contagiosa, causada por espiroquetas pertencentes ao complexo Borrelia burgdorferi Sensu Lato e transmitida por picada de carrapatos do gênero Ixodes. O quadro clínico apresenta amplo espectro, podendo desencadear manifestações cutâneas, articulares, neurológicas e cardíacas.

    .

    Fonte: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962010000600029


ID
3141043
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Na dirofilariose dos canídeos, um dos locais ocupados pelos nematoides adultos é o

Alternativas
Comentários
  • Dirofilaria immitis, verme cardíaco do cão ou outros Dirofilaria spp, que são transmitidos aos seres humanos pelo mosquitos infectados.


ID
3141046
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O ambiente utilizado para o desenvolvimento dos insetos vetores da leishmaniose visceral é constituído por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO C

    Manual de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral - MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde

    Departamento de Vigilância Epidemiológica

    2.4 Vetores

    Esses insetos são pequenos, medindo de 1 a 3 mm de comprimento. Possuem o corpo revestido por pelos e são de coloração clara (castanho claro ou cor de palha). São facilmente reconhecíveis pelo seu comportamento, ao voar em pequenos saltos e pousar com as asas entreabertas. Estes insetos na fase adulta estão adaptados a diversos ambientes, porém na fase larvária desenvolvem-se em ambientes terrestres úmidos e ricos em matéria orgânica e de baixa incidência luminosa. Ambos os sexos necessitam de carboidratos como fonte energética e as fêmeas alimentam-se também de sangue para o desenvolvimento dos ovos


ID
3144568
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A zoonose que é transmitida de cães infectados para os seres humanos pela picada de mosquitos é a

Alternativas
Comentários
  • A Leishmaniose Visceral é transmitida por meio da picada de insetos conhecidos popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. Estes insetos são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas.

    A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da Leishmaniose Visceral.

    DEUS ESTÁ MORTO.

  • Letra D - leishmaniose visceral.

    SEM DEUS NADA PODEMOS FAZER, TEU TE ABENÇÕE, VOCÊ VAI PASSAR!


ID
3144571
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A ingestão de carne de suíno com “canjiquinha” é uma forma de transmissão ao homem da seguinte zoonose:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO E

    MANUAL DE ZOONOSES - PROGRAMA DE ZOONOSES DA REGIÃO SUL - VOLUME II 2011

    Complexo Teníase - Cisticercose

    Nomes populares

    Teníase: Tênia, Solitária

    Cisticercose: Canjiquinha, Lombriga na Cabeça


ID
3159814
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde à denominação adotada para o papel representado pelos mosquitos hematófagos na transmissão da leishmaniose visceral.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Vetor biológico

  • Vetor biológico o agente etiológico tem seu desenvolvimento ou parte dele dentro do invertebrado, obrigatoriamente.

    ex: Doença de Chagas.

    Vetor mecânico é aquele em que o agente causador da doença não se multiplica e não se desenvolve, sendo apenas uma forma de transporte.

    Ex: Febre Amarela.


ID
3166318
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Considerando a teníase e a cisticercose, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • B) correta;

    O homem é o único hospedeiro definitivo da forma adulta da T. solium e da T. saginata. O suíno doméstico ou javali é o hospedeiro intermediário da T. solium e o bo vino é o hospedeiro intermediário da T. saginata, por apresentarem a forma larvária (Cysticercus cellulosae e C.bovis, respectivamente) nos seus tecidos.

  • hospedeiro definitivo da Taenia, em que ocorre a fase adulta, é o homem. No entanto, na cisticercose, o homem é hospedeiro intermediário, pois ele é contaminado ao ingerir o ovo pela água e alimentos contaminados ou ao levar a mão suja à boca (autocontaminação).

    em relação ao exposto, creio que a alternativa B esteja incorreta

  • homem é hospedeiro intermediário, pois ele é contaminado ao ingerir o ovo pela água e alimentos contaminados

  • ALTERNATIVA CORRETA B

    homem é o único hospedeiro definitivo da forma adulta da Taenia solium e da Taenia saginata.

    suíno doméstico ou javali é o hospedeiro intermediário da T. solium.

    O bovino é o hospedeiro intermediário da T. saginata, por apresentarem a forma larvária (Cysticercus cellulosae e C. bovis, respectivamente) nos seus tecidos (BRASIL, 2010).


ID
3182239
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A análise epidemiológica da leishmaniose visceral e tegumentar indica que essa zoonose é causada por um ____________ transmitido pela picada de um ___________ do gênero _________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CORRETO A

    MANUAL DE ZOONOSES - PROGRAMA DE ZOONOSES REGIÃO SUL - VOLUME I - 2ª EDIÇÃO

    LEISHMANIOSES

    Leishmanioses representam um conjunto de enfermidades diferentes entre si, que podem comprometer pele, mucosas e vísceras, dependendo da espécie do parasito e da resposta imune do hospedeiro.

    São produzidas por diferentes espécies de protozoário pertencente ao gênero Leishmania, parasitas com ciclo de vida heteroxênico, vivendo alternadamente em hospedeiros vertebrados (mamíferos) e insetos vetores (flebotomíneos)

    Quanto aos insetos vetores são dípteros da subfamília Phlebotominae, pertencentes aos gêneros Lutzomyia – no Novo Mundo, e Phlebotomus – no Velho Mundo. Todas as espécies do gênero Leishmania são transmitidas pela picada de fêmeas infectadas.


ID
3182248
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A pneumonia verminótica, conhecida também como verminose pulmonar ou bronquite parasitária, é uma doença que nos bovinos é causada pela infestação de parasitas do gênero:

Alternativas

ID
3182251
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A fasciolose é uma doença parasitária causada pela Fasciola hepatica, conhecida popularmente como “baratinha do fígado” ou “saguaipé”. O parasita, para completar seu ciclo, precisa de dois hospedeiros: um intermediário e outro definitivo. A forma larval do parasita se desenvolve:

Alternativas
Comentários
  • Eles de desenvolvem no interior de caramujos do gênero Lymnaea.

    Alternativa A


ID
3182254
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A presença de nódulos parasitários na mucosa intestinal de bovinos, ovinos e suínos é uma lesão característica da verminose causada pelo encistamento das larvas de:

Alternativas

ID
3182266
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Tanto nos animais de companhia como nos de produção, a ocorrência de insetos adultos ou suas larvas é de importância sanitária e econômica. Dentre esses insetos, berne é o nome popular da forma larval de uma mosca identificada como:

Alternativas
Comentários
  • Dermatobia hominis — conhecidas popularmente como moscas-varejeiras ou moscas-berneiras

    Alternativa D


ID
3182272
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A Tristeza Parasitária dos Bovinos (TPB) é uma doença causada por diferentes agentes etiológicos, porém com sinais clínicos e epidemiologia similares: babesiose e anaplasmose. No Brasil, a babesiose bovina é causada pela Babesia bovis e Babesia bigemina e a anaplasmose pela riquétsia Anaplasma marginale. Em relação à TPB, analise as assertivas a seguir:

I. As duas babesias citadas são protozoários.
II. O imidocarb é um medicamento eficaz contra as babesias e conta a riquétsia.
III. Anaplasma marginale pode ser transmitido pela picada de outros insetos hematófagos além do carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus.
IV. As babesias parasitam os eritrócitos e a riquétsia parasita os linfócitos B e T.

Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro do item I?? as duas babesias ( bovis e bigemina) são protozoários sim.

  • Ele pede as incorretas, o item I está correto e por isso não é a alternativa A

  • Nessa questão é pra marcar a assertiva incorreta que é a IV, pois tanto a babesia quanto a riquétsia parasitam os eritrócitos.

    Sendo que, na Babesiose, a destruição das hemácias ocorre no leito vascular, levando a liberação de hemoglobina e observação de urina escura (cor de café), enquanto na Anaplasmose as hemácias parasitadas são removidas no baço, causando o “amarelão” (icterícia) das mucosas, serosas e gordura corporal. A perda de hemácias leva à dificuldade de oxigenação tecidual e óbito.

    Fonte:


ID
3230713
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Quais os agentes patogênicos de maior importância que acometem o trato digestivo de camundongos e ratos de padrão sanitário convencional?

Alternativas

ID
3230716
Banca
FCPC
Órgão
UNILAB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Qual das espécies abaixo é considerada o ácaro mais patogênico no camundongo?

Alternativas

ID
3239863
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Sobre Leishmaniose Visceral (LV), analise as afirmativas abaixo.

I. Os agentes etiológicos da LV são protozoários tripanosomatídeos do gênero Leishmania, parasita intracelular obrigatório das células do sistema fagocítico mononuclear, com uma forma flagelada ou amastigota, encontrada no tubo digestivo do inseto vetor e outra aflagelada ou promastigota nos tecidos dos vertebrados.
II. No Brasil, a forma de transmissão é por meio da picada dos vetores - Lutzomyia longipalpis ou Lutzomyia cruzi – infectados pela Leishmania (L.) chagasi, não ocorrendo transmissão direta da LV de pessoa a pessoa.
III. No cão, a classificação da LV, segundo os sinais clínicos se dá em: cães assintomáticos - ausência de sinais clínicos sugestivos da infecção por Leishmania; cães oligossintomáticos -presença de adenopatia linfoide, pequena perda de peso e pelo opaco; e cães sintomáticos -todos ou alguns sinais mais comuns da doença como as alterações cutâneas (alopecia, eczema furfuráceo, úlceras, hiperqueratose), onicogrifose, emagrecimento, ceratoconjuntivite e paresia dos membros posteriores.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I. Os agentes etiológicos da LV são protozoários tripanosomatídeos do gênero Leishmania, parasita intracelular obrigatório das células do sistema fagocítico mononuclear, com uma forma flagelada ou amastigota, encontrada no tubo digestivo do inseto vetor e outra aflagelada ou promastigota nos tecidos dos vertebrados. ERRADA A forma Amastigota se encontra nos vertebrados e a Promastigota no mosquito.

  • O ciclo evolutivo apresenta duas formas: amastigota, que é obrigatoriamente parasita intracelular em mamíferos, e promastigota, presente no tubo digestivo do inseto transmissor. 

ID
3239896
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Na rotina de clínica médica veterinária, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A hepatozoonose em cães é causada pelo Hepatozoon canis, que é transmitido pelo Amblyomma maculatum, e pelo H. americanum, transmitido pelo Rhipicephalus sanguineus.
II. Os organismos associados à erliquiose granulocitotrópica canina incluem: Ehrlichia canis, E. cheffeensis e Neorickettsia (Ehrlichia) risticii variante atypicalis.
III. A babesiose canina é considerada uma infecção polissistêmica, causada por protozoários como a Babesia canis e a B. gibsoni, cujos períodos de incubação variam de muitos dias a muitas semanas.

Alternativas

ID
3246613
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Um dos principais vetores de relevância para a saúde pública atualmente no Brasil é o Aedes sp., por transmitir, entre outras doenças, a dengue. Com relação ao Aedes aegypti adulto, assinale a alternativa que apresenta as características que podem ser visualizadas nesse culicídeo e utilizadas para a sua identificação.

Alternativas
Comentários
  • A diferença entre as espécies de Aedes pode ser facilmente apontada ao se analisar as manchas do tórax na parte superior.

    Aedes aegypti apresenta um desenho branco que lembra um violão ou lira, enquanto Aedes albopictus apresenta somente uma listra branca no meio do tórax.

  • Essa eu nunca esqueço: Só lembrar que o Aedes aegypti é botafoguense hahaha

  • Em um primeiro momento a questão assusta, não sabia das manchas específicas, apenas o corpo escuro com faixas brancas, mas as alternativas são facilmente eliminadas.

  • O mosquito Aedes Aegypti, ou mosquito da dengue, é de cor escura e tem manchas brancas típicas nas pernas e marcas semelhantes a lira no tórax.

    Alternativa A


ID
3265570
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Caranaíba - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A esporotricose é uma infecção crônica da pele e do tecido subcutâneo de animais e humanos, sendo uma das principais micoses de implantação diagnosticadas no Brasil.

A respeito dessa doença, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) F.  É uma zoonose causada por fungos dimórficos do complexo Sporothrix schenckii, encontrados comumente na vegetação, solo e matéria orgânica em decomposição. No solo ou em meio de cultura a 25°C, multiplica-se na forma filamentosa, enquanto em meio de cultivo a 37°C ou em parasitismo encontra-se na forma de levedura (BARROS; PAES; SCHUBACH, 2011).

    b) F. Estudos moleculares demonstraram que S. schenckii é um complexo de diferentes espécies: S. brasiliensis, S. chilensis, S. globosa, S. lurei, S. mexicana, S. pallida e S. schenckii stricto sensu (MARIMON et al., 2006; ZHANG et al., 2015). No Brasil, a grande maioria dos casos relatados está relacionada à transmissão zoonótica do S. brasilienses (RODRIGUES et al., 2014).

    c) V. As opções terapêuticas disponíveis para o tratamento da esporotricose felina são os azólicos itraconazol e cetoconazol, os triazólicos posaconazol e fluconazol, os iodetos de sódio e potássio, a terbinafina, a anfotericina B, a remoção cirúrgica das lesões, a termoterapia local (PEREIRA et al., 2009) e a criocirurgia (PEREIRA et al., 2014).

    d) F. Os carnívoros domésticos e equinos são suscetíveis à infecção por espécies do complexo S. schenckii. Além disso, existem relatos da presença do fungo em outros animais como primatas, bovinos, camelídeos, caprinos, suínos, aves, tatus, golfinhos e artrópodes (abelhas, pulgas, formigas). Esses hospedeiros podem, eventualmente, servir de fonte de infecção ao homem (LARSSON, 2011). 


ID
3265576
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Caranaíba - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Avalie as afirmações sobre as leishmanioses.

I- As três principais espécies causadoras da leishmaniose tegumentar americana no Brasil são a Leishmania (Leishmania) amazonensis, a Leishmania (Viannia) guyanensis e a Leishmania (Viannia) braziliensis.
II- A leishmaniose visceral é uma doença crônica e sistêmica, que, quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.
III- No homem, o período de incubação da leishmaniose tegumentar americana é em média de 2 meses; a suscetibilidade é universal e a infecção e a doença conferem imunidade ao paciente.
IV- A leishmaniose visceral é uma doença de notificação compulsória; os pacientes com infecção inaparente devem ser notificados e tratados.
V- A leishmaniose visceral está distribuída pelas cinco regiões brasileiras; por isso, nota-se que ela apresenta aspectos geográficos, climáticos e sociais diferenciados.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I- V e II- V

    III- F "A suscetibilidade é universal. A infecção e a doença não conferem imunidade ao paciente."

    IV- F "Infecção inaparente ou assintomática são aquelas em que não há evidência de manifestações clínicas. É importante destacar que os pacientes com infecção inaparente [de leishmaniose visceral (LV)] não são notificados e não devem ser tratados."

    V- F Está distribuída pelas 5 regiões, mas não acho que os aspectos são diferenciados. Não achei literatura sobre isso.

    Fonte: Guia de Vigilância Epidemiológica, 7ed, 2009.


ID
3265579
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Caranaíba - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A esquistossomose mansoni, também conhecida como “xistose” e “barriga d’água”, é uma doença parasitária, de evolução crônica, cuja magnitude da prevalência, severidade das formas clínicas e evolução caracterizam-na como um importante problema de saúde pública no país.

A respeito da esquistossomose mansoni, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa letra D

    O homem é o hospedeiro definitivo, o hospedeiro intermediário é o caramujo

    O homem adquire a esquistossomose pela penetração da cercária e não do miracídio


ID
3316015
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Chuí - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O agente etiológico da leishmaniose visceral (LV) é um protozoário do gênero Leishmania, parasito intracelular obrigatório das células do sistema fagocítico mononuclear, com uma forma flagelada ou promastigota, encontrada no tubo digestivo do inseto vetor, e outra forma aflagelada ou amastigota nos tecidos dos vertebrados. Em relação à essa doença, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O ciclo doméstico da transmissão da LV envolve o homem, o flebotomíneo Lutzomya como vetor e o cão como reservatório.
( ) Os flebotomíneos são pequenos insetos de 1 a 3 mm de comprimento, com hábito crepuscular e noturno.
( ) Tanto os machos quanto as fêmeas dos flebotomíneos são hematófagos.
( ) É proibida a utilização de drogas de uso humano para tratamento de leishmaniose visceral canina.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  •  É contraindicado a utilização de drogas de uso humano para tratamento de leishmaniose visceral canina.

  • PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1.426, DE 11 DE JULHO DE 2008

    Proíbe o tratamento de leishmaniose visceral canina com produtos de uso humano ou não registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

  • Somente a fêmea se alimenta de sangue, portanto esta é a única alternativa Falsa.

    A ordem correta é VVFV, Alternativa C


ID
3320746
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Bárbara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

O parasitismo é, sem dúvida, o maior flagelo que acomete os rebanhos mundiais, particularmente em países tropicais e subtropicais.
Com relação aos agentes empregados no controle de ecto e endoparasitas, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A - Os organosfosforados, carbamatos e piretroides são exemplos de ectoparasiticidas.

    B - Os piretroides são utilizados, de modo geral, no combate de artrópodes, que, quando expostos a esses praguicidas, podem apresentar hiperatividade, incoordenação e dificuldades de movimentos.

    C - As avermectinas e milbemicinas podem ser denominadas de endectocidas, devido a seu amplo espectro de ação, isto é, combatem tanto os endo como os ectoparasitos.

    D - São exemplos das avermectinas utilizadas como ectoparasitas a ivermectina, a abamectina e a moxidectina. (a moxidectina não é uma avermectina, e sim uma milbemicina)