SóProvas


ID
2745985
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante a realização de sondagem de simples reconhecimento do subsolo de um terreno com SPT (Standard Penetration Test − Ensaio de Penetração Padrão) o tubo de revestimento deve ficar a uma distância de, no mínimo, X cm do fundo do furo, quando da operação de ensaio e amostragem. Somente em casos de fluência do solo para o interior do furo, deve ser admitido deixá-lo à mesma profundidade do fundo do furo. O valor de X, em centímetros, é

Alternativas
Comentários
  • NBR 6484 

    6.2.9 O tubo de revestimento deve ficar a uma distância de no mínimo 50 cm do fundo do furo, quando da operação de
    ensaio e amostragem.
    Somente em casos de fluência do solo para o interior do furo, deve ser admitido deixá-lo à mesma profundidade do fundo
    do furo.

  • 6.2.9 O tubo de revestimento deve ficar a uma distância de no mínimo 50 cm do fundo do furo, quando da operação de
    ensaio e amostragem.

    Somente em casos de fluência do solo para o interior do furo, deve ser admitido deixá-lo à mesma profundidade do fundo
    do furo.

     

    NBR 6484 

     

     

     

    VÁ E VENÇA, QUE POR VENCIDO NÃO OS CONHEÇA.

  • Nem precisava dizer que a banca é FCC.

  • Atenção ! NBR 6484:2020 torna essa questão errada .

    5.2.2.8 O tubo de revestimento deve ficar a uma distância de no mínimo 100 mm (10 cm) acima da cota de ensaio, quando da operação de ensaio e amostragem.

  • 10 cm de distância do fundo para o tubo de revestimento

    20 cm de distância do fundo para o trépano

  • O ensaio de penetração padrão (tradução da expressão inglesa “standard penetration test", conhecido popularmente como SPT, é responsável pela determinação do índice de resistência à penetração do solo (N ou NSPT), a estratigrafia dos solos (permitindo classificá-los) e a posição do nível d'água.

     

    Especificamente, o índice de resistência à penetração do solo é o principal resultado do ensaio SPT. A metodologia do ensaio SPT consiste em registrar, a cada metro e separadamente, o número de golpes necessários para a penetração de três segmentos de 15 cm de um amostrador padrão no solo. Tais golpes devem ser realizados utilizando um martelo com massa de 65kg, o qual cai de uma altura de 75 cm. Com isso, a energia do ensaio é padronizada. Especificamente, o NSPT corresponde aos golpes necessários para a cravação dos 30 cm finais de um amostrador padrão, após cravá-lo 15 cm inicialmente. O ensaio SPT é regulado pela NBR 6484 (ABNT, 2020).

     

    Porém, na data de aplicação da presente questão, vigorava a NBR 6484 (ABNT, 2001). Tal norma trata sobre o processo de perfuração em sua seção 6.2, afirmando, dentre outras coisas, que:

     

    “6.2.9 O tubo de revestimento deve ficar a uma distância de no mínimo 50 cm do fundo do furo, quando da operação de ensaio e amostragem."

     

    Visto isso, de acordo com a NBR 6484 (ABNT, 2001), o valor de X é igual a 50 e a alternativa B estaria correta.

     

    Contudo, a NBR 6484 (ABNT, 2020) apresenta recomendações sobre o processo de perfuração em seu item 5.2.2, dentre os quais estabelece que:

     

    “5.2.2.8 O tubo de revestimento deve ficar a uma distância de no mínimo 100 mm acima da cota de ensaio, quando da operação de ensaio e amostragem."

     

    Assim, segundo a versão atual da norma, a distância X seria de 100 cm e, portanto, nenhuma alternativa está correta.

     

    Gabarito da Banca: Letra B.


    Gabarito do Professor: Nenhuma das Alternativas.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6484: Solo - Sondagens de simples reconhecimentos com SPT - Método de ensaio. Rio de Janeiro: ABNT, 2001.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6484: Solo — Sondagem de simples reconhecimento com SPT — Método de ensaio. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.