SóProvas


ID
274636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNPQ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca de gestão pública, julgue os itens a seguir.

A descentralização constitui medida adotada atualmente para a supressão de custos e para o aumento da capacidade de resposta das organizações a demandas focalizadas.

Alternativas
Comentários
  • O item em questão, mesmo associado ao comando dos itens em que está englobado, não permite ao candidato, objetivamente, definir a respeito de qual “descentralização” o examinador está se referindo. Está parametrização específica é crucial à resolução da questão, observemos que essa própria  banca examinadora reconhece a existência de diferentes tipos de descentralização ao cobrar na  administração pública, é correto afirmar que descentralização administrativa é sinônimo de descentralização política.”. Vários autores estabelecem a diferença entre alguns tipos de descentralização, como podemos verificar as definições estabelecidas por Maria Sylvia Zanella Di Pietro: - Descentralização Política: ocorre quando o ente descentralizado exerce atribuições próprias que não decorrem do ente central; é a situação dos Estados-membros da federação e, no Brasil, também dos Municípios. Cada um desses entes locais detém competência legislativa própria que não decorre da União nem a ela se subordina. - Descentralização Administrativa: ocorre quando as atribuições que os entes descentralizados exercem só têm valor jurídico que lhes empresta o ente central. A titularidade do serviço continua com o ente central. Bresser Pereira (Da administração pública burocrática à gerencial. Luiz Carlos Bresser Pereira. Revista do Serviço Público, 47(1) janeiro-abril 1996) agrega o informação de que as poucos foram-se delineando os contornos da nova administração pública: (1) descentralização do ponto de vista político, transferindo recursos e atribuições para os níveis políticos regionais e locais; (2) descentralização administrativa, através da delegação de autoridade para os administradores públicos transformados em gerentes crescentemente autônomos (...).

     

    Observe-se que a imprecisão em definir-se qual o tipo de descentralização deve ser julgado pelo candidato possibilita-lhe uma gama extensa de respostas, dependendo da espécie de descentralização a ser examinado. Nestes termos, entendemos que este item deva ser anulado.

    bons estudos
    paz de Cristo

    fonte: www.cursoemfoco.com.br

  • Questão  passível de recurso. Olha o que diz Chiavenato:

    A centralização promove a retenção do processo decisório na cúpula da organização e tem como vantagens:
    - Custos - Devido as economias de escala, uma função centralizada pode ser administrada com menos recursos do que uma função descentralizada. A função de compras fica a cargo geralmente do departamento centralizado, para que a organização consiga melhores descontos e condições de pagamento, o que não ocorreria se a função fosse dispersa.

    Ou seja, a centralização tem como vantagens a economia de escala, a supressão de custos.
  • Concordo, colega Rafael. O problema é que essa área de administração é muito relativa: o que é verdade para um caso pode não ser verdade para os outros. Há casos em que a centralização poderá reduzir os custos e outros em que a descentralização trará mais economias. Isso fica ainda mais difícil quando as bancas são formados por examinadores meio-cérebro. As bancas deveriam produzir mais questões contextualizadas com exemplos práticos, o que tornaria a referência a conceitos mais viável e menos subjetiva.
  • NUNCA LI NADA CONCLUINDO QUE A DESCENTRALIZAÇÃO SUPRIMISSE CUSTOS.
    SUPRIMIR SIGNIFICA CORTAR (NO SENTIDO DE ELIMINAR), ELIMINAR, FAZER DESAPARECER.
    COM BASTANTE BOA VONTADE PODEMOS ATÉ DISCUTIR SE ELA REDUZ OU AUMENTA CUSTOS.
    FICA DIFÍCIL DE ACEITAR QUE A CRIAÇÃO DE UMA ENTIDADE POSSA SUPRIMIR CUSTOS. ENTENDO QUE AUMENTA CUSTOS, MAS COM O BENEFÍCIO DE AUMENTAR A CAPACIDADE DE RESPOSTA ÀS DEMANDAS. OU SEJA, DÁ MAIOR AGILIDADE E RAPIDEZ.
     

  • E as autonomias das quais gozam "?"
    Não justifica a supressão de custos defendidos pela questão "?"
  • Realmente não achei nada teórico explicando a questão, mas fui pelo raciocínio que quando um Ministério , ex Ministério das Comunicações, quis especializar os serviços relacionados ao regulamento de telefonia no Brasil, criou a ANATEL - na qual pegou toda a responsabilidade antes acometida ao Ministério e consequentemente os custos relacionados aos serviços. Por isso , houve supressão de custos para o Ministério das Comunicações ao descentralizar suas atividades.


    Acho que o examinador foi mais pra esse lado..


    Bons estudos..
  • Eu entendo que a supressão de custos dita na questão se refira ao fato de que o Estado, ao descentralizar, tira de si a obrigação de fazer, administrar e prover a demanda da sociedade, passando tal responsabilidade para um outro ente (outorga) ou para o particular (delegação). Assim, o Estado deixa de ter os custos relativos a tal atividade, que agora passa a ser administrada e gerenciada pela nova pessoa fisica ou jurídica.
  • Banca complicada viu, pq realmente sempre quando se fala em centralização fala-se em menores custos e maior rigidez, e quando ha descentralização há maiores custo porém maior flexibilidade e especialização... mas fazer o que, o jeito é ficar atento quanto a esse posicionamento da CESPE
  • Percebam que diversas bancas elaboram assertivas que relacionam a descentralização com o princípio da eficiência e com a Administração Gerencial.

    Na minha interprestação, o sentido de "supressão de custos" e "aumento da capacidade de resposta" relaciona-se diretamente com o princípio da eficiência.

    Exemplos que questões dispostas logo acima ou abaixo desta que estamos tratando:

    Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Cargos de Nível Superior

    A descentralização e a transparência, bem como o planejamento permanente são características da Administração Gerencial.   (CORRETO)

     

    Prova: FUNIVERSA - 2009 - SEPLAG-DF - Analista - Planejamento e Orçamento

    Acerca da evolução da administração pública no Brasil, assinale a alternativa incorreta
    (...)
    (CORRETO):
    e) No início dos anos 80, registrou-se uma nova tentativa de reformar a burocracia e orientá-la na direção da administração pública gerencial, com a criação do Ministério da Desburocratização e do Programa Nacional de Desburocratização (PrND), cujos objetivos eram a revitalização e agilização das organizações do Estado, a descentralização da autoridade, a melhoria e simplificação dos processos administrativos e a promoção da eficiência.

  • Gostaria de fomentar uma outra linha de pensamento a respeito desta questão. 
    Apesar de concordar com todos que no sentido escrito há uma referência de que a centralização acaba diminuindo custos.
    Se for pararmos para pensar no sentido lógico, a descentralização acaba diminuindo custos de uma forma mais ampla, no sentido de que teríamos um número maior de demandas e o atendimento das mesmas.
    Basta pensarmos que uma empresa quando quer gerar mais lucros ela acaba descentralizando ou expandindo, gerando assim em termos de porcentagem uma redução de custos e ao mesmo tempo uma maximização dos lucros se obtiver êxito em sua administração.

  • Quanto maior a descentralização, menos se gasta com supervisão.Com menos supervisores há um enxugamento de níveis hierárquicos, o famoso downsing.

  • Acerca de gestão pública, julgue os itens a seguir.

  • Não é válido trazer a lógica das organizações privadas enquanto centralização/descentralização para essa questão pessoal. Questão correta.

  • Concordo 100% com o aumento da capacidade de resposta mas acho que a questão de supressão de custos é bem polêmica. Pode até haver alguma redução de funções de supervisão como disse o colega Luis Marveira (mas isso só mostra que a função era desnecessária quando o órgão era unificado, o que comprova uma questão de desorganização), mas, por outro lado, normalmente existe uma duplicação de pessoal em outras areas (funções de RH e contabilidade, por exemplo, talvez davam conta de todo o volume quando o órgão era unificado mas terão que ser duplicados na criação de uma nova entidade). Além disso, ao criar novas entidades costuma haver a criação de novos cargos de alta direção (um diretor geral, vice diretor, etc).

    Mas enfim, bom saber que essa é a posição da banca, só espero que mantenha.

  • NO MEU ENTENDIMENTO,

    A QUESTÃO SERIA RESOLVIDA COM O SIMPLES FATO: A DESCENTRALIZAÇÃO (CARRO CHEFE DO GOVERNO FHC) VEIO NO INTUITO DE COMPLEMENTAR A ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICA (CARA E LENTA) UTILIZANDO A ADMINISTRAÇÃO GERENCIAL, JUSTAMENTE PARA COIBIR ESSAS CARACTERÍSTICAS.

  • Vou para o concurso da Mega-Sena.

  • Consumerism

    "...uma estratégia voltada para a satisfação do consumidor, através de medidas que visavam tornar o Poder Público mais leve, ágil e competitivo: descentralização administrativa..."

    Paludo, Agostinho Vicente, Administração Pública - 5. ed. 2016.

  • Só no cespe isso viu gente!

  • Essa questão é daquele tipo onde o examinador em sua loucura utiliza uma visão minoritária, às vezes única, e a usa como afirmação, é muito complicado responder assim. Igualmente acontece com questões de gramática quando optam por afirmações de gramáticos consagrados, porém polêmicos em alguns casos e com visões únicas. Essa questão traz isso, eu particularmente nunca ouvi falar em desconcentração ou descentralização administrativa sem elevação de custos, uma vez que para realizar melhor atendimento à sociedade é preciso investimento. Por mais que seja necessário ter eficiência neste processo de elevação é necessário observar que sem investimento não existe descentralização ou desconcentração, pois isto requer pessoal, requer instalações físicas, edição de atos normativos etc, essas coisas geram gastos e não supressão.

     

    É aí onde está a eficiência que se fala, não é em não gastar, mas em gastar direito para poder tornar estes custos mínimos possíveis.

     

    Complicado, negócio é não esquentar a cabeça e seguir em frente.

  • Pessoal, a questao diz: "a cerca da GESTAO PÚBLICA, julgue o item". 

    Ao ler a questão já li com o raciocínio voltado para DESCENTRALIZAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA, então quando diz que há supressão de custo, está  correto.

    Nao se confunde com o conceito de Descentralização que estumaos em Adm Geral, onde a supressão de custo está ligada ao conceito de Centralização.

  • É verdade Dani, errei porque não me atentei a isso!

  • Muito bom os colegas que acharam a sacada: NA ADM. PÚBLICA DESCENTRALIZAÇÃO É MENOR CUSTO. (falando do contexto da questão)