SóProvas


ID
2746669
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

J.M.R., sexo masculino, 25 anos, vítima de acidente motociclístico, deu entrada no pronto socorro com sinais de choque hipovolêmico. Sobre os sinais apresentados em relação ao quadro clinico do paciente, analise as alternativas e julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) Pressão arterial normal.

( ) Diminuição do débito cardíaco.

( ) Pressão venosa central baixa.

( ) Enchimento capilar lentificado.

( ) Oligúria ou anúria.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • O CHOQUE HIPOVOLÊMICO caracteriza-se por volume intravascular diminuído. A sequência de eventos inicia com diminuição da volemia, consequentemente chega menos sangue ao coração e diminui o débito cardíaco, comprometendo a perfusão tecidual. Pode ser ocasionado por exemplo por uma hemorragia.

     

    Os principais sinais e sintomas são: pele fria, pegajosa, e taquicardia. A posição de tredelemburg é indicada.

     

     

    CUIDADOS DE ENFERMAGEM

     

    A assistência de enfermagem irá variar muito de acordo com o tipo e evolução do choque, por isso o plano de cuidados deverá ser revisado constantemente e a equipe de enfermagem precisa estar próxima ao doente. O paciente em estado de Choque exige cuidados intensivos diante do risco iminente de morte.

     

    Os principais cuidados de enfermagem são:

     

    Controle de glicemia capilar

    Manter monitor multi-paramêtrico

    Coletar exames laboratoriais na urgência

    Manter oxigenoterapia

    Controle da dor

    Determinar melhor decúbito de acordo com o tipo de choque

    Acesso venoso calibroso

     

    Lembre-se: drogas vasoativas, devem ser administradas por cateter venoso central em bomba de infusão contínua!

     

    Referência Bibliográfica:

    Smeltzer SC, Bare BG, Hinkle JL, Cheever KH. Choque e Síndrome da Disfunção de Múltiplos orgãos . In: Smeltzer SC, Bare BG, Hinkle JL, Cheever KH, Brunner& Suddart: tratado de enfermagem médico-cirúrgica.Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2011.p. 310-332.

     

    DEUS É NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA!

  • FIQUEI EM DUVIDA NA DIMINUIÇÃO DO DÉBITO CARDÍACO.

  • Marines: quando a PA diminui, o débito também diminui em casos gerais de choques. Exceto choque distributivo que tem débito cardíaco aumentado.
  • Ana Paula, nos casos de choque neurogênico, que é um tipo de choque distributivo, o paciente vai apresentar a BRADICARDIA e não TAQUICARDIA. É o único choque em ocorre BRADICARDIA, os demais ocorre taquicardia.

  • Ana Paula, nos casos de choque neurogênico, que é um tipo de choque distributivo, o paciente vai apresentar a BRADICARDIA e não TAQUICARDIA. É o único choque em ocorre BRADICARDIA, os demais ocorre taquicardia.