- ID
- 2746783
- Banca
- UFLA
- Órgão
- UFLA
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Biblioteconomia
- Assuntos
Leia atentamente os trechos das notas informativas abaixo:
“O alagamento provocado pelas fortes chuvas que atingiram Itatiba (SP) entre os dias 10 e 11 deste mês comprometeu 90% do acervo da Biblioteca Municipal Chico Leme. O prédio, que fica anexo ao Mercado Municipal, foi invadido pela água na cidade que foi uma das mais prejudicadas pelo temporal na região de Jundiaí (SP). Cerca de 60 mil livros foram perdidos”.
Notícia veiculada no Portal G1 – Sorocaba e Jundiaí, em 15/03/2016.
“Um incêndio atingiu uma sala no terceiro andar do prédio da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife, no início da tarde desta terça-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve feridos. As chamas destruíram o almoxarifado. Por medida de segurança, o prédio foi evacuado e a energia foi desligada”.
Notícia veiculada no Diário de Pernambuco, em 27/02/2018.
“Cerca de 20 mil livros do acervo da Biblioteca Municipal de Ponta Grossa, na região de Campos Gerais, no Paraná, serão incinerados por estarem contaminados por fungos. Um laudo divulgado no início de 2013 apontou a presença de dois tipos de fungos nas obras, que podem causar infecções”.
Notícia veiculada no Portal G1 – Campos Gerais e Sul, em 04/09/2013.
“A antiga Biblioteca Central da Universidade do Brasil - atual Biblioteca Pedro Calmon, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que abriga raridades do tempo do Império - foi furtada no ano passado, e agora, terminado o levantamento do que sumiu das prateleiras, o que se descobriu é um espanto: o maior furto de livros raros já registrado no País”.
Notícia veiculada no Portal “O Dia”, em 29/04/2017.
Observando o indicado por Spinelli e Pedersoli Júnior (2010), quanto às ações e políticas para conservação e preservação de acervos raros ou especiais em bibliotecas é correto afirmar, EXCETO: