Mas a alternativa A, após a vírgula, não se refere à educação tradicional, mas à própria Escola Nova.Em sua obra o autor menciona que a Escola Nova mantém a crença no poder da escola e em sua função de equalização social. Portanto, está correta.
O gabarito está errado. A incorreta é a B, pois as teorias trabalhados pelo autor não são brasileiras. São teorias estrangeiras que influenciaram nossa educação. A teoria brasileira é a proposta pelo autor, a histórico-crítica,que serve de base para a superação das teorias otimistas ingênuas e pessimistas.
Gente, vocês precisam ler mais os livros de Dermeval Saviani, estão equivocados. A questão está correta. Vamos lá:
- A letra A é a incorreta: a Escola Nova SIM traz uma perspectiva de democracia e renovação em contraposição à pedagogia tradicional. Mas ela não é uma teoria de igualdade e justiça (lembre-se que tem uma vírgula, logo, a segunda oração se refere à Escola Nova e não a Tradicional). Por fazer parte das teorias não críticas, a pedagogia nova também promoveu a reprodução da relação de classes e a adaptação do indivíduo à sociedade vigente, sociedade capitalista. Portanto, não traz ideia de igualdade, muito menos de justiça. Equalização social nesse sentido NÃO POSSUI o mesmo sentido de "igualdade e justiça", mas sim de massificação e indiferença diante das desigualdades sócio-econômicas.
- A letra B está CORRETA: as teorias pedagógicas brasileiras foram classificadas em DOIS GRANDES grupos (veja no próprio livro Escola e Democracia, de Saviani). Sendo que a primeira é a não-crítica e a segunda é a crítico-reprodutivista. Ok. Além disso, as teorias foram desenvolvidas teoricamente e filosoficamente por autores estrangeiros sim, PORÉM a CLASSIFICAÇÃO e ANÁLISE é de Dermeval Saviani.
Fonte: SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 2012.
SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas. 2013.
PARA MAIS INFORMAÇÕES, MATERIAIS E AULAS GRATUITAS ACESSE em Youtube.com/ProfessorConcurseiro , @profeconcurseiro e profeconcurseiro.blogspot.com