Definir e formular propostas e experiências de aprendizagem e de avaliação representam, certamente, alguns dos principais desafios com os quais se deparam os professores. Questionamentos acerca do quê, como e quais os instrumentos mais adequados para avaliar a aprendizagem dos estudantes são comuns no ambiente universitário. Admite-se, assim, que essa ação convoca uma visão ampliada sobre o ato de educar e do conceito de avaliação.
A respeito da avaliação, leia as proposições a seguir:
I. Compreende-se que a avaliação é inerente ao processo de ensino e deaprendizagem. Ela possui um caráter complexo que exerce influência em toda a trajetória escolar do estudante, bem como na prática de ensino desempenhada pelo professor.
II. Compreende-se que a avaliação é parte essencial do processo de qualificação da educação. Ela tem como finalidade a manutenção e o controle dos processos educacionais, dada sua natureza mediadora.
III. Compreende-se que a avaliação pode ser realizada em diferentes momentos: no início, meio e fim do processo pedagógico. Ela permite ao professor identificar e reorganizar o grupo escolar a partir de suas aprendizagens e habilidades, sem modificar o plano de ensino previamente estabelecido.
IV. Compreende-se que, ao longo da história, o ato de avaliar esteve ligado à perspectiva somativa e classificatória de avaliação, buscando identificar o que o estudante aprendeu num período definido. Ela assumiu uma natureza quantitativa.
V. Compreende-se que a avaliação educacional e da aprendizagem são meios e não fins em si mesmas, devendo ser compreendidas e observadas a partir das teorias e práticas que as baseiam. Ela não se dá no vazio conceitual, mas a partir de referenciais teóricos de educação e de mundo que se refletem na prática pedagógica.
Assinale a alternativa CORRETA: