O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde – PGRSS é documento integrante do Processo de Licenciamento Ambiental, baseado nos princípios da não geração de resíduos e na minimização da geração de resíduos, que aponta e descreve as ações relativas ao seu manejo, desde a geração até a disposição final. O PGRSS deve ser elaborado pelos geradores de resíduos de serviço de saúde, contemplando os aspectos referentes à proteção à saúde pública e ao meio ambiente. Considerando o contexto do manejo de resíduos de serviços de saúde, que contêm substâncias químicas e que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente, classificados no Grupo B, analise as questões abaixo:
I. Resíduos químicos no estado líquido devem ser submetidos a tratamento específico, sendo vedado o seu encaminhamento para disposição final em aterros.
II. Resíduos químicos no estado sólido dispensam tratamentos prévios, devendo ser embalados em plásticos e dispostos em aterro sanitário.
III. Os resíduos devem ser acondicionados em recipientes individualizados quando destinados à reciclagem ou ao reaproveitamento, observando-se as exigências de compatibilidade química do resíduo com os materiais das embalagens de forma a evitar reação química entre os componentes do resíduo e os da embalagem.
IV. As embalagens primárias e materiais contaminados devem ser descartados imediatamente em saco branco leitoso devidamente identificado.
Assinale a alternativa CORRETA: