As ações e os serviços de farmácia no âmbito dos hospitais devem ser capazes de promover a melhoria das condições da assistência à saúde da população, otimizando resultados clínicos, econômicos e aqueles relacionados à qualidade de vida dos usuários, por meio do gerenciamento adequado e do uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde (Portaria Ministério da Saúde nº 4283/2010 e Resolução CFF 492/2008). No desempenho de suas atribuições na farmácia hospitalar e em outros serviços de saúde, o farmacêutico exerce funções clínicas, administrativas e consultivas apresentadas nas proposições a seguir:
I. Participa de Comissões Institucionais, como a comissão de riscos hospitalares, comissão de ética e pesquisa em seres humanos, exceto a comissão interna de prevenção de acidentes.
II. Realiza ações de farmacovigilância, tecnovigilância e hemovigilância no hospital, notificando as suspeitas de reações adversas e queixas técnicas, às autoridades sanitárias competentes.
III. Exerce atividades de ensino, por meio de programas educacionais e de formação e programas de pósgraduação, contribuindo para o desenvolvimento de recursos humanos.
IV. Exerce atividades de pesquisa, participando de estudos de ensaios clínicos, investigação científica, desenvolvimento de tecnologias farmacêuticas de medicamentos, produtos para a saúde e saneantes.
Analise as proposições acima sobre as atribuições do farmacêutico hospitalar. Assinale a alternativa CORRETA: