SóProvas


ID
2747053
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre os medicamentos sujeitos a controle especial (Portaria 344/98 ANVISA), é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) A quantidade prescrita de medicamentos antiparkinsonianos ficará limitada ao tratamento correspondente a, no máximo, cento e oitenta dias. CORRETO

    b) A quantidade de Talidomida, por prescrição, em cada notificação de receita, não poderá ser superior à necessária para quinze dias de tratamento. ERRADA, a quantidade de medicamento deve ser para tratamento suficiente para 30 dias, e a validade da prescrição é de 20 dias.

    c) A quantidade prescrita de medicamentos anticonvulsivantes ficará limitada ao tratamento correspondente a, no máximo, sessenta dias de tratamento. ERRADA, anticonvulsivantes e antiparkisonianos podem ser prescritos em quantidade suficiente para 6 meses de tratamento.

    d) A quantidade prescrita na notificação de receita de um medicamento entorpecente poderá conter no máximo cinco ampolas ou, para as demais formas farmacêuticas de apresentação, poderá conter a quantidade correspondente a, no máximo, sessenta dias de tratamento. ERRADA, as substâncias ditas entorpecentes desta portaria que podem ser prescritas são as da lista A1 e A2 e sua prescrição deve ser de acordo com a quanntidade suficiente para tratamento de 30 dias, sendo sua validade após a prescrição também por 30 dias.

  • Juliana Xavier, complementando seu comentário. A validade da prescrição para talidomida é de 15 dias, segundo o art. 49 da resolução 344/98.

  • Laerte, essa informação foi atualizada em 2012. A Juliana está certa. Segundo Nota Técnica AF/SS nº 02 de 10 de janeiro de 2012 a prescrição da Talidomida tem validade de 20 dias.

  • Bruna, obrigado pela informação. Desconhecia a referida Nota Técnica. Corrigindo aqui meu caderno de anotações.

  • A RESOLUÇÃO DO MS N° 11 DE 22 DE MARÇO DE 2011.

    ART. 21 , PARAGRAFO 2° ALTERA VALIDADE DA RECEITA DE TALIDOMIDA PARA 20 DIAS

  • Saiu uma nova norma por conta da pandemia

  • Essa questão está desatualizada?