SóProvas


ID
2747707
Banca
Instituto Acesso
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A preservação digital é uma área que busca meios para assegurar a preservação e manutenção do documento digital. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens:


I - O modelo OAIS - Open Archival Information System, foi criado no intuito de padronizar as atividades de preservação digital;

II- As quatro entidades no modelo OAIS são produtores, educadores, administradores e arquivos invertidos.

III - A Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana vem contribuindo para a disseminação da preservação digital no Brasil.


É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • "As quatro entidades no esquema conceitual OAIS são produtores, consumidores, administração e o arquivo propriamente dito."

     

    http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1352/1531

     

  • A Rede Cariniana surgiu da necessidade de se criar no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – Ibict uma rede de serviços de preservação digital de documentos eletrônicos brasileiros, com o objetivo de garantir seu acesso contínuo a longo prazo.

     

    Consultative Committee for Space Data Systems (CCSDS, 2012) criou um modelo de referência no intuito de padronizar atividades de preservação digital. Esse modelo, OAIS (Open Archival Information System), especifica os principais critérios nos quais iniciativas em preservação digital devem se amparar.

     

     

  • Segundo Márdero Arellano (2008, p. 20), [...] a preservação digital é uma preocupação dos profissionais da informação, devido principalmente ao uso extensivo que tem sido feito das tecnologias digitais e do registro de informações em soluções cada vez mais sofisticadas e complexas.


    No campo da preservação digital é fundamental pensar em opções de cooperação, tanto de instituições de arquivos nacionais, bibliotecas e produtores de informações em geral, quanto de criadores de software de preservação digital. Nesse sentido, a Consultative Committee for Space Data Systems (CCSDS, 2012) criou um modelo de referência no intuito de padronizar atividades de preservação digital. Esse modelo, OAIS (Open Archival Information System), especifica os principais critérios nos quais iniciativas em preservação digital devem se amparar. Em pouco tempo, o modelo de referência passou a ser uma norma internacional, regulada na ISO 14721:2003.


    As quatro entidades no esquema conceitual OAIS são produtores, consumidores, administração e o arquivo propriamente dito. No caso das entidades funcionais, seis são observadas: recepção, armazenamento, gerenciamento de dados, administração do sistema, planejamento de preservação e acesso (MÁRDERO ARELLANO, 2008).


    Várias iniciativas de âmbito nacional vêm contribuindo para a disseminação da preservação digital no Brasil. Um exemplo é a Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana, que possibilita a salvaguarda do conteúdo publicado na ferramenta SEER – Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, projeto apoiado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).



  • Resposta:C