SóProvas


ID
2747812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

      A Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, criada em 1997, é uma unidade de conservação da natureza (UC) onde existem recifes de corais e mangues. Trata-se da maior UC marinha federal, com mais de 400 mil hectares e cerca de 120 km de extensão ao longo da costa entre o município de Tamandaré – PE e o norte de Maceió – AL. A biodiversidade nela presente está representada por diversos grupos marinhos, como algas, corais, peixes, crustáceos, moluscos e mamíferos aquáticos, além de espécies ameaçadas de extinção, como o peixe-boi-marinho, tartarugas e baleias.

                                              Internet: <www.icmbio.gov.br>(com adaptações).

Com relação aos animais mencionados no texto precedente, julgue o seguinte item.


Entre os organismos mencionados no texto, pelo menos dois são portadores de exoesqueleto.

Alternativas
Comentários
  • CERTO


    Crustáceos e Corais possuem exoesqueleto, sendo o primeiro de quitina e o último que segrega um exosqueleto calcário ou de matéria orgânica

  • Entre os organismos mencionados no texto, pelo menos dois são portadores de exoesqueleto. SIM!!!! 3 deles tem, vejam:

    Os corais, nesses animais o exoesqueleto é formado por uma forma cristalina do carbonato de cálcio, conhecida como aragonita, que vai sendo precipitada de forma contínua por eles. O exoesqueleto vai então crescendo na forma vertical, formando os grandes recifes.

    Nos crustáceos o exoesqueleto é mais rígido, uma vez que apresenta, além de quitina, sais de cálcio.

    Alguns moluscos também apresentam um exoesqueleto rígido em forma de concha que ajuda na proteção de seu corpo mole. Essas conchas são formadas principalmente por carbonato de cálcio, garantindo, assim, a rigidez dessa estrutura.