R: CORRETO
Um lago é resfriado a partir da sua superfície quando a temperatura do ambiente externo diminui. A água é péssima condutora de calor mas nela pode haver convecção. A água fria da superfície do lago, por ser mais densa do que a água profunda, afunda enquanto a água na parte inferior do lago, que está a uma temperatura superior à da superfície e menos densa, sobe. Assim acontecem as correntes de convecção que resfriarão o lago a partir de cima.
Entretanto essas corrente cessam a 4º C pois nessa temperatura a água tem máxima densidade. Um resfriamento da superfície abaixo de 4 graus Célsius não mais determina que a água fria afunde, flutuando então sobre a água inferior a 4º C. Se o processo de resfriamento da superfície continuar, se formará finalmente gelo por cima. A parte debaixo do gelo é lentamente resfriada agora apenas por condução e, como dito antes, a água é péssima condutora de calor.
Desta forma não é inusual em climas frios que lagos profundos tenham uma espessa camada de gelo por cima enquanto lá embaixo a água está liquida e na temperatura de 4º C.
FONTE: https://www.if.ufrgs.br/novocref/?contact-pergunta=congelamento-dos-lagos