- SÉCULO XX -
1947 Funda-se na Suíça a UICN- União Internacional para a Conservação da Natureza 1952 (a mais antiga instituição ambientalista de que se tem registro.) Acidente de poluição do ar em Londres provoca a morte de 1600 pessoas
Conhecido como o “Grande Nevoeiro de 1952”
O Nevoeiro de 1952, conhecido também como Big Smoke, foi um período de severa , entre os dias e de que encobriu a cidade de . O fenômeno foi considerado como um dos piores até então, sendo causado pelo crescimento incontrolado da queima de na e nos . Acredita-se que o tenha causado a morte de 12.000 londrinos, e deixado outros 100.000 .
Em dezembro de , uma frente fria chegou a e fez com que as pessoas queimassem mais que o usual no . O aumento na foi agravado por uma , causada pela densa de ar frio. O acúmulo de poluentes foi crescente, especialmente de e partículas do que era queimado.
Devido aos problemas econômicos no pós-guerra, o carvão de melhor qualidade para o aquecimento havia sido . Como resultado, os londrinos usaram o carvão de baixa qualidade, rico em , o que agravou muito o problema.
O nevoeiro resultante, uma mistura de névoa natural com muita fumaça negra, tornou-se muito denso, chegando a impossibilitar o de nas ruas. Muitas sessões de e foram canceladas, uma vez que a plateia não podia ver o palco ou a tela, pois a fumaça invadiu facilmente os ambientes fechados.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.