SóProvas


ID
2748406
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

N2 é o gás atmosférico mais abundante da atmosfera, porém, por sua estabilidade, animais e a maioria das plantas não conseguem metabolizá-lo. Uma maneira de transformar o nitrogênio da natureza num elemento aproveitável pelas plantas é o que as fábricas de fertilizantes fazem, por exemplo, quando produzem o sulfato de amônio, (NH4)2SO4. As ligações químicas que formam o gás nitrogênio e o íon amônio são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • LIGAÇÃO COVALENTE ===> METAL + AMETAL

    Se a ligação covalente ocorrer entre átomos de elementos químicos diferentes, a ligação será POLAR.

    Se ela ocorrer entre átomos de um mesmo elemento químico, a ligação será APOLAR.

  • Vamos analisar as moléculas.

    N: é o nitrogênio, um elemento de altíssima eletronegatividade, ligando-se a ele próprio (ou seja, a diferença de eletronegatividade é zero). Assim, a ligação é covalente. Como são elementos iguais, essa ligação é apolar.

    NH: o íon amônio é formado por quatro ligações entre o N e o H. Como são ligações entre um elemento muito eletronegativo e o hidrogênio, também são ligações covalentes. Entretanto, como os elementos possuem eletronegatividades diferentes, a ligação formada será polar.

    Gabarito: alternativa B.

  • Se a ligação covalente ocorrer entre átomos de elementos químicos diferentes, a ligação será polar, pois como os átomos apresentam eletronegatividades diferentes, a nuvem eletrônica estará mais atraída pelo átomo mais eletronegativo, criando assim um momento dipolo permanente diferente de zero.

    Se ela ocorrer entre átomos de um mesmo elemento químico, a ligação será apolar, pois não há diferença de eletronegatividade visto que os átomos são iguais, logo podemos considerar a distribuição de carga de forma esférica, não cria um momento dipolo permanente diferente de zero, ou seja, o momento dipolo é nulo.

    GAB: B