-
Taylor é o ícone da escola científica que tem como expressão-chave os termos "tempos e movimentos" , ou seja, racionalizar movimentos com produção em série controlando ao máximo as atividades operacinais (chão de fábrica). Para Taylor o trabalhador é indolente e limitado, sendo estimulado unicamente pelo salário que é condicionado a produção (Homo economicus). O mapa mental abaixo ajuda a rever as principais escolas da administração. Clique para ampliar.
-
Augusto, os seus comentários são excelentes!
item errado!
O trabalho de Taylor era preconizado pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional. É considerada um subcampo da perspectiva administrativa clássica.
até mais!
-
Uma das desvantagens da administração científica era o fato possuir uma visão reducionista do homem, por meio da qual essa escola ignorou o trabalhador como um ser social, e considerou-o como se fosse um acessório do maquinário industrial.
A administração científica ignorava os aspectos sociais dos trabalhadores. O que interessava, na verdade, era sua capacidade de executar o trabalho de forma eficiente, no menor tempo possível.
Errado.
Bons estudos!
-
Taylor = Administração científica = ênfase nas tarefas = Trabalho + trabalho + trabalho, pouco importa a capacidade social.
-
Gabarito: Errado.
Parei de ler em "..estabelecido com base na capacidade social...
Taylor em seu 2º momento de construção da teoria fala em "proporcionar um ambiente de íntima e cordial cooperação entre os operários e a gerência" mas o FOCO é na TAREFA sem sombra de dúvidas e a EFICIÊNCIA é fruto da PADRONIZAÇÃO dos INSTRUMENTOS E MOVIMENTOS.
(se falei besteira me avise no meu perfil, mas sem me esculhambar.)
Treine com exaustão até a perfeição.
-
VALE ressaltar que o foco do paradigma de taylor , era os estudos de tempos e movimentos para que se buscasse uma maior eficiência
-
ERRADA
O certo da questão seria de acordo com Elton Mayo e a Teoria das Relações Humanas, que alega que a interação social afeta a produtividade, ou seja, que para o funcionário aspectos psicológicos era mais importantes que aspectos fisiológicos e que as organizações são formadas por grupos formais e informais.
-
Na Adm. Cientifica o SOCIAL não existe, o individuo é considerado APENAS PARTE DA MÁQUINA (PEÇA).
-
Críticas quanto a administração científica :
1- O mecanicismo na sua abordagem: "TEORIA DA MÁQUINA".
2- Visão microscópica do homem: "TEORIA FISIOLÓGICA DA ORGANIZAÇÃO."
-
GABARITO ERRADA.
-
Para Taylor, o foco da análise organizacional está nas tarefas. Essa perspectiva aborda uma divisão racional do trabalho, com a seleção científica dos funcionários, seu treinamento e o estabelecimento de padrões de tempos e movimentos. O foco não está na capacidade social do trabalhador, como proposto pelo item.
GABARITO: ERRADO.
-
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA (FREDERICK TAYLOR):
O SER HUMANO COMO UMA PARTE DA MÁQUINA, FOCO NA PRODUTIVIDADE, ESTUDO DOS TEMPOS E MOVIMENTOS.
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS (ELTON MAYO):
MOTIVAÇÃO DO SER HUMANO, GRUPOS FORMAIS X GRUPOS INFORMAIS, A INTEGRAÇÃO SOCIAL E COMPORTAMENTO SOCIAL DOS EMPREGADOS.
GABARITO ERRADO
-
GABARITO: ERRADO
Negativo. A ideia de que a interação social determinaria a produtividade do ser humano só foi aparecer na Teoria das Relações Humanas. A questão inverteu os conceitos, pois Taylor acreditava sim que a eficiência seria medida pela sua capacidade de executar o seu trabalho corretamente.
Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos
-
ERRADO
Para Taylor o homem era visto como uma máquina e sua eficiência era medida pela capacidade de executar o trabalho corretamente.
-
Taylor não leva em conta o ser humano em si, aspectos sociais. Taylor preocupa-se com prazos, trabalhos corretos.
Na escola científica, o foco são as tarefas. Os métodos da ciência devem ser aplicados às organizações, para que se alcance eficiência (produtividade).
Importantes métodos científicos são a observação e a mensuração. Por meio da análise daquilo que está ocorrendo e pela medição daquilo que ocorreu, consegue-se chegar a um ponto ótimo para se atingir a eficiência.
Um dos principais autores é Taylor, no início do século XX. Buscava-se racionalizar o trabalho dos operários e o somatório da eficiência individual. Taylor realizou um estudo chamado de “tempos e movimentos”.
by neto..
-
Uma das críticas a Administração Científica de Taylor era o fato de não considerar o trabalhador como um ser humano e social, mas como um apêndice da máquina.
Gabarito: Errado