SóProvas


ID
2749330
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“A cidade do Rio de Janeiro, pelas características do seu sítio, sofreu intervenções do homem de tal forma, que sua paisagem original foi intensamente modificada. Espremida entre morros, pântanos e o mar, seu espaço foi conquistado num processo estreitamente relacionado com a evolução da sociedade. Hoje, para os visitantes e para muitos moradores desavisados, é difícil a separação entre o natural e o artificial. Morros foram arrasados, pântanos aterrados, espaços conquistados ao mar, num intenso processo de construção do chão.”

(DAMASCENO, A. O Rio de Janeiro no século XIX: os miasmas, os médicos e a relação homem‐natureza. Niteroi, RJ: Omni Vincit 2011, p. 17.)


A “construção do chão” da cidade do Rio de Janeiro, processo destacado no trecho anterior, apresenta consequências até hoje sensíveis aos habitantes da cidade. Assinale a alternativa que apresenta a correspondência mais adequada entre um problema ambiental da cidade em questão e um elemento natural cuja alteração contribui para o problema.

Alternativas
Comentários
  • Letra C) Alagamentos - encostas florestadas

    O desmatamento, principalmente em áreas localizadas nas proximidades das margens de um rio pois, essa vegetação é responsável por “segurar” as águas. Outra função é a de diminuir a erosão das encostas, de forma que, quando não existe árvores no local, caem muitos sedimentos no leito do rio, tornando-o mais volumoso e também o alargando, o que provoca as inundações.