SóProvas


ID
2749366
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Se for possível, um dia, imaginar uma teoria das cidades amazônicas ribeirinhas, dificilmente se poderá omitir as duas origens longínquas mais prováveis: as fortificações militares ou a estratégia do rei, e as missões religiosas ou a geopolítica da fé. Já o dinheiro, e outras causas mais profanas, são recentes e ainda não completaram meio século.”

(CARUSO, Mariléa M. Leal . Jesuítas, caras‐pálidas e a geopolítica da selva em 1750. In.: Amazônia, a valsa da galáxia: o abc da grande planície. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2000, pp. 368‐372.)


Sobre a constituição e desenvolvimento da rede urbana amazônica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    "As redes urbanas que se estendem sobre a Amazônia Legal têm evoluído com o surgimento de cidades de porte intermediário e com a multiplicação de pequenos centros urbanos, que seguem os traçados das principais rodovias e dos rios da região.

    A urbanização dos Estados amazônicos atravessou duas fases historicamente distintas: na primeira, anterior aos anos 1960, esse processo nascia e se desenvolvia predominantemente pelos rios; já na segunda fase, a exploração mineral e os grandes projetos estimularam o crescimento urbano com o auxílio das rodovias após os anos 1960 (Souza, 2000)."

    As redes para além dos rios: urbanização e desequilíbrios na Amazônia brasileira - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-63512009000100002