SóProvas


ID
27499
Banca
FCC
Órgão
TRE-SE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere:

I. O serviço de DNS constitui-se, em última instância, de um conjunto de banco de dados distribuído pela Internet, cuja principal finalidade é a de traduzir nomes de servidores em endereços de rede.
II. O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, permitindo a localização de hosts em um domínio determinado.
III. É um serviço e protocolo da família TCP/IP para o armazenamento e consulta de informações sobre recursos da rede e trata, principalmente, da conversão de nomes Internet em seus números correspondentes.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado. Esse serviço geralmente se encontra localizado no servidor DNS primário.

    O servidor DNS secundário é uma espécie de cópia de segurança do servidor DNS primário. Quando não é possível encontrar um domínio através do servidor primário o sistema tenta resolver o nome através do servidor secundário.

    Normalmente o DNS atua resolvendo o nome do domínio de um host qualquer para seu endereço IP correspondente. O DNS Reverso resolve o endereço IP, buscando o nome de domínio associado ao host.
  • o DNS BABEIA-SE TAMBEM EM UM COMPUTADOR QUE GERENCIA A LISTA E FAZ QUE OS OUTROS COMPUTADORES O CONSULTEM PARA PROCURAR ENDEREÇOS.
  • O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído operando segundo duas definições:

    Examinar e atualizar seu banco de dados.
    Resolver nomes de servidores em endereços de rede (IPs).

    Existem 13 servidores DNS raiz no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, um na Ásia e dois na Europa. Para Aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas Réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003.

  • Discordo que a alternativa I esteja correta. A principal função do DNS, como serviço ou protocol, é resolver os nomes de hosts em endereços de Internet, e não nomes de servidores, mesmo sendo estes serviços ou hosts servidores. Existe uma difereça muito grande e conceitual sobre host e server.
  • Esta questão cabe recurso, pois no item III não está especificado o que "É um serviço...", lendo os itens I e II podemos pensar que é sobre o DNS.
    Questão mal formulada!
  • Certamente, questão para recurso.
  • Na minha opinião esta questão não cabe recurso, pelo seguinte:

    I - DNS é definido como um banco de dados e a sua principal finalidade é a tradução de nomes em endereços IP (ver pt.wikipedia.org/wiki/Domain_Name_System, primeiro parágrafo)

    II - Corrobora o item I e fala sobre o DNS reverso, que é a tradução de endereços IP para nomes (ver www.oficinadanet.com.br/artigo/1335/o_que_e_o_dns_reverso, primeiro parágrafo.

    III - Praticamente diz o mesmo que está no Item I. Quanto a ser um serviço, está certo. DNS é considerado um serviço de rede. Quanto a ser um protocolo, está certo também. Na página da Wikipedia citada acima existe esta classificação).

  • tudo certo,

    O serviço DNS (domain name system) tem como principal objetivo converter nomes em endereços IP. Em sua arquitetura de funcionamento no mínimo está prevista a utilização de um servidor principal por domínio e de vários servidores secundários do domínio principal.