SóProvas


ID
2751115
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODEMIG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com Diez, em seu livro Projeto Estrutural na Arquitetura, é possível agrupar os sistemas de fundações em cinco categorias: fundações superficiais ou diretas, fundações profundas ou por poços, fundações indiretas ou por estacas, fundações por compactação e subfundações.
Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Quando o plano de assentamento das fundações se encontra a pouca profundidade, em torno de 0,80 m a 1,50 m, com escavação corrente de baixo custo e pouca profundidade, são utilizadas fundações diretas ou superficiais.
( ) Quando o plano de assentamento das fundações se encontra tão profundo que só pode ser alcançado mediante trabalhos especiais de muita dificuldade e custo, denomina-se fundação por compactação.
( ) Quando não existe plano de assentamento, são utilizados elementos estruturais de grande longitude que trabalham de ponta ou por fricção, o que é denominado fundação profunda.
( ) Quando é necessário levar o plano de assentamento de uma fundação a um plano mais baixo, denomina-se estaqueamento ou fundação indireta.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (V) Quando o plano de assentamento das fundações se encontra a pouca profundidade, em torno de 0,80 m a 1,50 m, com escavação corrente de baixo custo e pouca profundidade, são utilizadas fundações diretas ou superficiais. A fundação direta rasa se caracteriza quando a camada de suporte (plano de assentamento) está próxima do solo - profundidade até 2,00m

    (F) Quando o plano de assentamento das fundações se encontra tão profundo que só pode ser alcançado mediante trabalhos especiais de muita dificuldade e custo, denomina-se fundação por compactação. 

    (F) Quando não existe plano de assentamento, são utilizados elementos estruturais de grande longitude que trabalham de ponta ou por fricção, o que é denominado fundação profunda. A fundação profunda é um tipo de fundação direta. As que transferem as cargas por efeito de atrito lateral e por efeito de ponta são denominadas fundações indiretas

    (F) Quando é necessário levar o plano de assentamento de uma fundação a um plano mais baixo, denomina-se estaqueamento ou fundação indireta. Definição anterior de fundação indireta

  • queria saber pq a 3 tá errada.. pq pensei q fundação profunda, indireta e por estaca eram a mesma coisa..

  • II) Quando o plano de assentamento das fundações se encontra tão profundo que só pode ser alcançado mediante trabalhos especiais de muita dificuldade e custo, denomina-se fundação por compactação. - fundação profunda

    III) Quando não existe plano de assentamento, são utilizados elementos estruturais de grande longitude que trabalham de ponta ou por fricção, o que é denominado fundação profunda - transmitem pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de atrito do fuste) ou por combinação das duas

    IV) Quando é necessário levar o plano de assentamento de uma fundação a um plano mais baixo, denomina-se estaqueamento ou fundação indireta. - ele apenas está se referindo a fundações em cotas diferentes e portanto estão no grupo de fundações superficiais

  • III)  Quando não existe plano de assentamento, são utilizados elementos estruturais de grande longitude que trabalham de ponta ou por fricção, o que é denominado fundação profunda. (Acredito que esse item fala a respeito das fundações profundas, tipo estacas flutuantes, que utilizam apenas a resistência lateral (atrito/fricção) para resistir aos esforços, sendo assim não trabalhando a resistência de ponta.)

  • LETRA C

    (F) Quando o plano de assentamento das fundações se encontra tão profundo que só pode ser alcançado mediante trabalhos especiais de muita dificuldade e custo, denomina-se fundação por compactação.

    Fundação profunda

    (F) Quando não existe plano de assentamento, são utilizados elementos estruturais de grande longitude que trabalham de ponta ou por fricção, o que é denominado fundação profunda. 

    Quando não houver plano de assentamento para a fundação, será necessário usar uma fundação profunda, porém só será possível uma fundação indireta por fricção, já que não há uma base sólida o suficiente para receber as cargas da edificação diretamente (ponta).

    (F) Quando é necessário levar o plano de assentamento de uma fundação a um plano mais baixo, denomina-se estaqueamento ou fundação indireta.

    As fundações profundas podem ser do tipo diretas ou indiretas. O plano de assentamento mais baixo não determina se a fundação é indireta, dependerá da composição e resistência do mesmo.