-
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
-
Provavelmente, errei também na prova. Muito louco. Alguém poderia comentar especificamente a questão?
-
Marcelo, lembre-se que a moral é algo que quando você nasceu, já existia, e provavelmente perdurará ao longo da sua vida. Ou seja, ela perdura ao longo do tempo (ou de um longo tempo, uma vez que a moral de 1920, por exemplo, já não é a mesma de hoje), é anterior/posterior à sua existência e você a segue, em nome de uma boa convivência na sociedade.
Já a ética, além de ser o estudo da moral, é algo que depende mais de você, demanda que você pare diante de uma situação e reflita, de acordo com a sua ética, qual será o melhor caminho a ser tomado (fala-se muito em 'bem' e 'mal'), em nome do bem comum.
Pra nós, concurseiros(as), muitos Códigos de Ética pregam que a conduta ética e os atos do servidor não podem jamais desprezar o bem comum.
-
Sendo assim (conforme a resposta correta), o certo não seria então Código Moral dos Jornalistas?