SóProvas


ID
2751316
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre as diferenças e semelhanças entre notícia e informação jornalística e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A notícia e a informação jornalística contêm, em geral, os mesmos graus de profundidade no trato do assunto. Ambas são ricas em trama de relações entre os universos de dados.
( ) A notícia independe, em regra, das intenções dos jornalistas; a informação jornalística decorre de intenção, de uma “visão jornalística” dos fatos.
( ) A notícia típica se refere à emergência de um fato novo, de sua descoberta ou revelação; a informação típica dá conta de um estado de arte, isto é, da situação momentânea em determinado campo de conhecimento.
( ) A notícia trata de um fato. Já a informação trata de um assunto determinado ou não por fato gerador de interesse.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Qual a fonte, alguém sabe dizer?

  • A fonte deve ser "A reportagem", de Nilson Lage

     

    NOTÍCIA

    -> Fato inédito, próximo, atual

     

    REPORTAGEM ou INFORMAÇÃO JORNALÍSTICA

    -> Abordagem em visão jornalística

    -> Determinada ou não por fator gerador de interesse

    -> Estado-de-arte

  • INFORMAÇAO 

    Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados que representem uma modificação, quantitativa ou qualitativa, acumulativa ou evolutiva, na mente do receptor. É o estado de um sistema de interesse, pois toda mensagem tem uma informação materializada. Não há, necessariamente, precisão na informação, ela pode ser verdadeira ou não, um ruído ou algum som do fluxo comunicacional, e isso pode gerar equívocos. Quanto maior o número de informação (quantidade), menores os equívocos. 

     

    NOTÍCIA

    Exposição de um fato com o objetivo de informar. É a informação transformada em mercadoria em formatos diversos: matemáticos, estéticos, emocionais, visuais, sensoriais que se adaptam às normas mercadológicas.

     

    Fonte: http://literacomunicq.blogspot.com/2015/02/noticia-e-informacao-ha-diferenca.html

  • Em resumo, algumas distinções entre notícia e informação jornalística:

    1. a notícia trata de um fato, acontecimento que contém elementos de ineditismo, intensidade, atualidade, proximidade, identificação que o tornam relevante; corresponde, freqüentemente, à disfunção de algum sistema - a queda do avião, a quebra da normalidade institucional etc. Já a informação trata de um assunto, determinado ou não por fato gerador de interesse;

     

    2. a notícia independe, em regra, das intenções dos jornalistas; a informação, decorre de intenção, de uma "visão jornalística" dos fatos;

     

    3. notícia e informação jornalística contêm, em geral, graus diferentes de profundidade no trato do assunto; a notícia é mais breve, sumária, pouco durável, presa à emergência do evento que a gerou. A informação é mais extensa, mais completa, mais rica na trama de relações entre os universos de dados.

     

    4. A notícia típica é da emergência de um fato novo, de sua descoberta ou revelação; a informação típica dá conta de um estado-de-arte, isto é, da situação momentânea em determinado campo de conhecimento.

     

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/38986764/teoria-e-tecnica-de-reportagem---entrevista-e-pesquisa-jornalistica

  • Para quem ficou em dúvida sobre o item II " ( ) A notícia independe, em regra, das intenções dos jornalistas; a informação jornalística decorre de intenção, de uma “visão jornalística” dos fatos", o que se quer dizer é que o jornalista ou veículo de Comunicação, ao selecionar dentre um universo de acontecimentos o que é informação jornalística e, portanto, a ser transformado em material para notícia, está empregando um julgamento ou uma "visão jornalística" sobre os fatos. Isso é, quais são verdadeiros ou não, quais são relevantes, de interesse social, em suma, quais são informações jornalísticas ou não. Já a notícia é produzida sob os preceitos da imparcialidade, apresentando os fatos pré-selecionados de maneira clara e objetiva.