SóProvas


ID
2751373
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.


Em torno do bem e do mal


    Quando nos referimos ao Bem e ao Mal, devemos considerar que há uma série de pequenos satélites desses grandes planetas, e que são a pequena bondade, a pequena maldade, a pequena inveja, a pequena dedicação... No fundo é disso que se faz a vida das pessoas, ou seja, de fraquezas e virtudes minúsculas. Por outro lado, para as pessoas que se importam com a ética, há uma regra simples e fundamental: não fazer mal a outrem. A partir do momento em que tenhamos a preocupação de respeitar essa simples regra de convivência humana, não será preciso perdermo-nos em grandes filosofias especulativas sobre o que seja o Bem e o Mal.

    “Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti” parece um ponto de vista egoísta, mas é uma diretriz básica pela qual deve o comportamento humano se orientar para afastar o egoísmo e cultivar verdadeiramente o que se precisa entender por relação humana. Pensando bem, a formulação dessa diretriz bem pode ter uma versão mais positiva: “Faz aos outros o que quiseres que façam a ti”. Não é apenas mais simpático, é mais otimista, e dissolve de vez a suspeita fácil de uma providência egoísta.


(A partir de José Saramago. As palavras de Saramago. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 111-112, passim)

Ao se referir aos pequenos satélites desses grandes planetas, José Saramago está considerando

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

     

    "Quando nos referimos ao Bem e ao Mal, devemos considerar que há uma série de pequenos satélites desses grandes planetas, e que são a pequena bondade, a pequena maldade, a pequena inveja, a pequena dedicação... No fundo é disso que se faz a vida das pessoas, ou seja, de fraquezas e virtudes minúsculas."

     

    Devemos considera as práticas miúdas desses conceitos maiores.

  • Está considerando que, normalmente, as pessoas não dão aos pequenos gestos a devida importância, como se esses não representassem em um plano diminuto o Bem e o Mal.

  • Letra A.

    Totalmente de acordo com o comentário do Marcelo.

  • Grandes planetas - Bem e Mal

    pequena bondade, a pequena maldade, a pequena inveja, a pequena dedicação. Pequenos satelites 

    Gabarito A

  • O Saramago, no texto, faz uma espécie de divisão entre uma MACRO-ética (planetas) e uma MICRO-ética (satélites).

    Bom, fica claro no texto que ele se preocupa mais com a MICRO-ética e aponta como um desperdício grandes tratados sobre o BEM e o MAL.

    No texto, ele propõe uma regra simples de ética que poderia levar a uma mudança real da humanidade, mas, como ele dá a entender, as pessoas insistem em teorias complexas, para no fim não fazer nenhuma mudança.

    Minha opinião: em dois parágrafos, Saramago contribui mais para humanidade do que a obra inteira de Olavo de Carvalho, um velho semeador de violência. Aliás, Karl Marx também era um semeador de violência.

    Vida à cultura democrática, Monge.

  • Resumindo: As pequenas práticas, sejam elas BOAS ou MÁS, também contam na hora da "balança" e devem ser consideradas.

  • Acertei, mas demorei kkkkkkk...duro é o tempo no dia da prova!

    Mas já disse e repito: Prova do TRT pode preparar o coro, porque vem bomba sempre!