SóProvas


ID
2751559
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A hipótese central da teoria de motivação de Abraham Maslow é a existência de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    A famosa hierarquia de necessidades de Maslow, proposta pelo psicólogo americano Abraham H. Maslow, baseia-se na idéia de que cada ser humano esforça-se muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. É um esquema que apresenta uma divisão hierárquica em que as necessidades consideradas de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Segundo esta teoria, cada indivíduo tem de realizar uma “escalada” hierárquica de necessidades para atingir a sua plena auto-realização.

    Existem as necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança e as necessidades secundárias, que são as sociais, estima e auto-realização. Abaixo a explicação de cada uma delas:

    1 – Necessidades fisiológicas: São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.

    No trabalho: Necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho etc.

    2 – Necessidades de segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego etc. No trabalho: emprego estável, plano de saúde, seguro de vida etc.

    No trabalho: Necessidade de estabilidade no emprego, boa remuneração, condições seguras de trabalho etc.

    3 – Necessidades sociais: São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto.

    No trabalho: Necessidade de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis etc.

    4 – Necessidades de estima: Existem dois tipos: o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de auto-estima.

    No trabalho: Responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback etc.

    5 – Necessidades de auto-realização: Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o auto controle.

    No trabalho: Desafios no trabalho, necessidade de influenciar nas decisões, autonomia etc.

    Fonte: http://www.sobreadministracao.com/a-piramide-hierarquia-de-necessidades-de-maslow/

  • ·         Hierarquia de Maslow: as necessidades seguem uma hierarquia, o indivíduo não vai se sentir estimulado a suprir uma necessidade se a necessidade anterior não for satisfeita. Necessidades formal uma pirâmide (base - > necessidades básicas (fisiológicas e segurança, no topo -> necessidades de autorealização)

    fisiológicas = sobrevivência do indivíduo
    segurança = busca de proteção, estabilidade
    sociais = associação, de participação, de aceitação, de troca de amizades, relacionamento interpessoal
    estima = autoapreciação, autoconfiança, a necessidade de aprovação social, de respeito, de status, responsabilidade, prestígio
    autorrealização = realizar o próprio potencial, autodesenvolver-se, autonomia, liberdade, crescimento pessoal/profissional.

     

    (TRT/RN - 2017) 

    A motivação é um dos temas que tem merecido estudo dada sua relevância no âmbito das organizações para a consecução dos seus objetivos. Entre as diferentes teorias que buscam explicar o tema, destaca-se a preconizada por Abraham Maslow, conhecida como teoria da hierarquia das necessidades humanas, a qual

    a) considera que cada indivíduo possui necessidades e expectativas próprias e que somente serão motivados se identificada e observada a hierarquia entre as mesmas.
    b) ranqueia as necessidades humanas em forma piramidal, tendo em sua base aquelas que necessitam ser primeiramente atendidas, tais como as fisiológicas, ligadas à sobrevivência do indivíduo.
    c) elenca as necessidades consideradas universais para o ser humano e aponta a correlação entre cada necessidade e o aspecto motivacional por ela ativado.
    d) propõe um diagnóstico do grupo que se pretende motivar para identificar e atender às necessidades contingenciais correspondentes, que podem variar de acordo com o ambiente.
    e) preconiza que as necessidades mais básicas não interferem na motivação, sendo necessário, para ativar o estágio motivacional, acessar as de nível superior, tais como autorrealização.
     

     

    GAB LETRA E

  • Pra quem estuda ...foi questão dada Fiquei até com medo 

  • Maslow = Hierarquia de necessidades.

  • GABARITO E

     

    Necessidades de Maslow da base para o topo:

    ➫1- Fisiológicas;  ➫2-  Segurança;  ➫3- Sociais;  ➫4- Estima;  ➫5- Autorrealização.

     

    Resumos free: https://goo.gl/92FN88

  • A título de complementação ao exposto pelos colegas, é interessante fazermos um paralelo entre Maslow e Aldefe.

    Aldefe é o autor da teoria ERC ou ERG (existência/relacionamento/crescimento ). De forma semelhante a Maslow, ele afirma haver hierarquia entre as necessidades supracitadas, mas não se trata de uma hierarquia rígida. Em outras palavras, segundo o autor, é possível que alguém almeje a autorrealização sem, no entanto, ter satisfeita sua necessidade de segurança, por exemplo.

  • ➥Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow.

    Maslow apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância e de influenciação. Essa hierarquia de necessidades pode ser visualizada como uma pirâmide. Na base da pirâmide estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e, no topo, as mais elevadas (as necessidades de autorrealização).

    Somente quando um nível inferior de necessidades está satisfeito é que o nível imediatamente mais elevado surge no comportamento da pessoa. Em outros termos, quando uma necessidade é satisfeita, ela deixa de ser motivadora de comportamento, dando oportunidade para que um nível mais elevado de necessidade possa se manifestar.

    De acordo com Maslow:

    As necessidades fisiológicas constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: alimentação, sono, repouso, abrigo etc.

    As necessidades de segurança constituem a busca de proteção contra a ameaça ou privação, preservação do emprego, moradia.

    As necessidades sociais incluem a de associação, de participação, de aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade.

    A necessidade de estima envolve a auto-apreciação, a autoconfiança, a necessidade de aprovação social e de respeito, de status, de responsabilidade, de prestígio e de consideração, além de desejo de força e de adequação, de confiança perante o mundo.

    As necessidades de autorrealização são as mais elevadas. Cada pessoa quer realizar o próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente, buscando autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.

    ✿ Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração –  Tiradentes Online

  • A banca pegou leve.

  • Segundo Ribas (2015), motivação é “um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento". Ademais, caracteriza-se como um processo psicológico (intrínseco) que causa um despertar para a ação.

    Nesse contexto, na Teoria da Hierarquia das Necessidades, Maslow apresenta uma pirâmide composta por níveis de necessidades em que o indivíduo não vai se sentir estimulado a suprir uma necessidade se a necessidade anterior não for satisfeita. Essa pirâmide possui os seguintes níveis de necessidades: fisiológicas, segurança, sociais, autoestima e autorrealização.

    Segundo Chiavenato (2020), podemos destacar como aspectos dessas necessidades o seguinte: Fisiológicas – fome, sede, sono e repouso; Segurança – proteção, abrigo, inexistência de perigo; Sociais – amizade, amor, filiação a um grupo, atividade social e afeto; Autoestima – status, prestígio, reconhecimento, autorrespeito e autoconfiança; e Autorrealização – crescimento, desenvolvimento e sucesso pessoal.

    Nesse contexto, podemos afirmar que o gabarito da questão em análise é a letra “E", a Teoria de Maslow prevê a existência de uma hierarquia de necessidades demonstrada por meio de uma pirâmide.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “E".

    FONTES:
    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
    CHIAVENATO, Idalberto.Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 11ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2020.
  • GABARITO: LETRA E

    De acordo com a Teoria de Maslow, toda a motivação humana pode ser organizada numa hierarquia de 5 níveis:

    Defende, ainda, que para o indivíduo se interessar por uma necessidade superior, é necessário que a de nível inferior seja satisfeita. Assim:

    1. Necessidades fisiológicas: respiração, excreção, alimentação..

    2. Necessidades de segurança: relacionadas a segurança do corpo, do emprego..

    3. Necessidades sociais: amizades, família

    4. Necessidades de estima: se gostar (autoestima) e os outros gostarem

    5. Necessidade de autorrealização: relacionada ao crescimento profissional. Desafios mais complexos, autonomia..

    FONTE: QC

  • Gabarito: E

    A questão cobra conhecimentos sobre a Teoria da Motivação de Maslow ou Hierarquia das Necessidades Humanas. De acordo com o autor, essas necessidades são classificadas hierarquicamente em 5 níveis, como em uma pirâmide.

    1) Na base estão as necessidades fisiológicas: comida, descanso, saúde;

    2) Em seguida estão as necessidades de segurança: estabilidade laboral e proteção contra perigo;

    3) As necessidades sociais ou de pertencimento: referem-se ao sentimento de ser incluído em um grupo, ter família e amigos;

    4) Necessidades de estima: reconhecimento profissional e pessoal;

    5) No topo da pirâmide estão as necessidades de autorrealização: desenvolvimento de habilidades e aprendizado.

    @adm.semduvida