-
Técnicas de Desenvolvimento Organizacional (DO)
Treinamento da Sensitividade (ou sensibilidade): Consiste em reunir grupos de treinamento e que são orientados por um líder treinado para aumentar a sensibilidade das pessoas quanto às habilidades e dificuldades de relacionamento interpessoal. O resultado consiste em maior criatividade, menor hostilidade quanto aos outros e maior sensitividade às influências sociais e psicológicas sobre o comportamento no trabalho.
Análise transacional: É uma técnica que visa ao autodiagnóstico das relações interpessoais.
Desenvolvimento de Equipes: Técnica de alteração comportamental na qual várias pessoas de vários níveis e áreas da organização se reúnem sob a coordenação de um consultor ou líder e criticam-se mutuamente, procurando um ponto de encontro e eliminando-se as barreiras interpessoais e de comunicação.
Consultoria de procedimentos: Cada equipe é coordenada por um consultor que trabalha para ajudar os membros a compreender a dinâmica de suas relações de trabalho em situações de grupo e desenvolver o diagnóstico de barreiras e as habilidades de solução de problemas.
Reunião de confrontação: Consultor intermedeia 2 grupos antagônicos em conflito através de uma reunião de confrontação, na qual cada grupo se auto-avalia, bem como avalia o comportamento e percepções do outro, como se fosse colocado diante de um espelho.
Retroação de dados (feedback de dados): São atividades e processos que refletem e espelham a maneira pela qual uma pessoa é percebida ou visualizada pelas demais pessoas.
GAB LETRA B
-
Etapas do processo do DO
• Colheita e análise de dados: consiste na determinação dos dados necessários e dos métodos utilizáveis para sua colheita dentro da organização.
• Diagnóstico organizacional: da análise dos dados colhidos, passa-se a sua interpretação e diagnóstico: procura-se identificar preocupações e problemas, suas consequências, estabelecer prioridades e estabelecer os alvos e objetivos.
• Ação de intervenção: é a fase de implementação do processo de DO.
• Avaliação: é a etapa que fecha o processo que funciona como um circuito fechado
Fonte: Ribas
-
No caso em tela, a avaliação de resultados se mostra favorável à consecução do DO, haja vista que mostrará se a Organização está no caminho certo. Já a avaliação dos sucessos iniciais nesse processo será importante tanto pelo mesmo motivo, como servirá de motivação para os colaboradores perceberem que os seus esforços estão dando resultados positivos. Além disso, eles se sentirão pertencendo ao processo de DO.
Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.
@bizuadm
Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.
(Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)
-
Gabarito B:
A- reconhecimento, pelo alto escalão, de que não existem problemas, e apoio às possíveis resistências.Por toda a organização (todos os colaboradores devem atestar a funcionalidade do DO).
B- avaliação dos resultados e os sucessos iniciais no programa de Desenvolvimento Organizacional.
C- posicionamento firme e baixa disponibilidade de escuta ativa diante de obstáculos. Alta disponibilidade.
D- revisão dos resultados no longo prazo e a manutenção rigorosa do planejamento estabelecido.O planejamento deve permitir a flexibilidade.
E- ajustes que evitem mudanças estruturais e que respeitem os processos e status quo das pessoas. Os ajustes, se preciso, devem mudar a estrutura e até o status quo das pessoas, caso estejam atrapalhando os objetivos organizacionais.
-
-
Nunca nem vi , fui na intuição .
Pessoal , não fiquem chateados por não saber Adm geral , isso é normal, apenas tentem absorver o máximo . Como sempre digo , essa matéria não foi feita pra gabaritar , é muito intuitiva , entao , tentem ir o melhor possível , esse é o caminho.