SóProvas


ID
2751778
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Considere o poema abaixo de Manuel Bandeira para responder à questão.

Poema tirado de uma notícia de jornal

João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número.
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado

                                                                                                               (Libertinagem)    

Se o texto do poema fosse reescrito nos moldes da prosa e da norma-padrão da língua, estaria corretamente composto em um único parágrafo em:

Alternativas
Comentários
  • a) João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Uma noite, ele chegou ao bar Vinte de Novembro, bebeu, cantou, dançou; depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

     

    b) João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Uma noite, ele chegou ao bar, Vinte de Novembro, bebeu, cantou, dançou; depois se atirou, na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

     

    c) João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia, num barracão sem número. Uma noite, ele chegou, ao bar Vinte de Novembro, bebeu, cantou, dançou; depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

     

    d) João Gostoso era carregador, de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Uma noite ele chegou ao bar Vinte de Novembro, bebeu, cantou, dançou; depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

     

    e) João Gostoso era carregador de feira livre e morava, no morro da Babilônia, num barracão sem número. Uma noite ele chegou ao bar Vinte de Novembro, bebeu, cantou, dançou, depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

     

    O que tá em vermelho acredito que esteja errado!

  • PONTUAÇAO

  • Complementando o ótimo comentário da Alice Lannes.

     

    Primeiro período: João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número.

     

    - "no morro da Babilônia" é o complemento verbal de morar - objeto indireto - por isso, não pode haver vírgula entre eles.

    - Já o trecho "num barracão sem número" é adjunto adverbial de lugar posicionado no fim da frase, nesse caso, a vírgula é facultativa.

     

    Segundo período: Uma noite, ele chegou ao bar Vinte de Novembro, bebeu, cantou, dançou; depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

     

    - "Uma noite" é adjunto advervial posicionado no início da frase, por isso, é aconselhável que seja separado por vírgulas.

    - "Vinte de Novembro" é adjunto adnominal de "bar", por isso não pode ser separado por vírgula.

    -  "bebeu, cantou, dançou; depois se atirou..." - nesse caso é obrigatório o uso do ponto e vírgula pois ele está separando orações coordenadas em que a anterior já possui elementos separados por vírgulas.

     

    Para mais esclarecimentos acerca do ponto e vírgula: https://www.soportugues.com.br/secoes/fono/fono31.php

     

    GABARITO: LETRA A

    Qualquer erro, me avisem. :)

  • Excelente explicação de Aline Lannes quanto às correções de pontuação das alternativas da questão. Porém, posso estar enganada, mas entendo que a explicação da alternativa "d" está errada.

    Veja>: d) João Gostoso era carregador, de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Uma noite ele chegou ao bar Vinte de Novembro, bebeu, cantou, dançou; depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

    Entendo que não existe essa primeira vírgula. 

  • Então, CONSEGUI CLASSIFICAD.. foi justamente o que eu comentei rs as vírgulas em vermelho eu acho que estão erradas; e as que estão em preto eu acho que estão certas! :)

  • O que me confundiu foi o enunciado: "Se o texto do poema fosse reescrito nos moldes da prosa e da norma-padrão da língua". Ele pede reescritura nos moldes da prosa e da norma-padrão da língua. Nesse sentido, a alternativa E é a única que atende aos dois critérios, pois dentre as várias características marcantes da prosa, está a musicalidade do texto. Se observada apenas a reescritura na norma-padrão, a alternativa A é a correta. Notem o uso do ponto e vírgula, que acentua a precisão no uso do idioma.

  • O verbo -morar- é VI não?

  • Continuei sem entender o motivo da letra E estar errada.

    João Gostoso era carregador de feira livre e morava, no morro da Babilônia, num barracão sem número. Uma noite ele chegou ao bar Vinte de Novembro, bebeu, cantou, dançou, depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

    Não seria o mesmo que dizer: João Gostoso era carregador de feira livre e morava num barracão sem número, no morro da Babilônia ??? O morro da babilônia da frase original não estaria deslocado e por isso veio entre vírgulas?

    Agradeço se alguém puder explicar.