SóProvas


ID
2752909
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O mundo produtivo contemporâneo, particularmente desde o amplo processo de reestruturação do capital desencadeado em escala global, no início da década de 1970, vem apresentando um claro sentido multiforme [...]. ( ANTUNES, 2013, p.13).

Apartir dessa reflexão do autor sobre as transformações do mundo do trabalho, é correto afirmar: 

A nova morfologia do trabalho seria responsável pela ampliação da garantia dos direitos sociais dos trabalhadores.

Alternativas
Comentários
  • A nova morfologia do trabalho seria responsável pela ampliação da garantia dos direitos sociais dos trabalhadores.

  • A nova morfologia do trabalho nos obriga a pensar numa nova morfologia da representação da classe trabalhadora, ou seja, qual sindicato devemos ter no século XXI? Quais os partidos que queremos e podemos esperar ter algum sentido neste século? Então a revolução do, no e pelo trabalho é vital, mas temos para isto que compreender primeiro quem é a classe trabalhadora hoje, a sua morfologia, enfim, quem é a “classe-que-vive-do-trabalho”?

    Entrevistadoras: No seu livro Adeus ao trabalho? você tinha uma tese que é a da centralidade do trabalho. Hoje, após vinte anos, no atual contexto da intensificação da precarização, do PL n. 4.330, sua tese se mantém?

    Ricardo: Sim, inclusive esta é uma triste confirmação de minha tese, mais uma. Eu dizia lá que a lógica do capital financeiro não elimina o trabalho, mas supõe um trabalho corroído, sem direitos, flexível e disponível para o capital para ser usado e jogado fora como uma seringa.