-
Dizer que a questão foi dada é desnecessário, Dimas, principalmente quando se trata da FGV, que possui muitas questões truncadas. Não procure desanimar os cerca de 40% que erraram essa questão.
-
Não existe questão dada não gente. Uma banca nunca vai fazer uma questão pros candidatos acertarem "de graça".
É tudo questão de conhecimento, as vezes é pedido mais, outras vezes é pedido menos, mas o fato de você não ter acertado essa questão não significa que você não saiba de alguma coisa, talvez você só não tenha entendimento daquele assunto em específico, mas com o tempo e com o estudo você consegue.
Força! (e vamos parar de fazer comentários desnecessários né não gente?)
-
Não existe nada de questão DADA não rapá... visto que a C e a D estão bem próximas, arrisco a dizer que a D está mais certa do que a C!!
-
Tudo que as bancas fazem pra tentar ferrar o candidato e o cara vem e comenta "questão dada." Esse pelo visto não resolveu questões o suficiente.
-
Como sempre uma interpretação muito subjetiva. A banca dizer que ele alconçou uma popularidade acima das expectativas, não deixa de estar errado até pq poucos grandes cientitas são conhecidos popularmente e mundialmente como ele foi, eu por exemplo so conheço dois grandes cientistas, ainda vivos, que são mundialmente conhecidos, querendo ou não, não é normal cientistas serem tão reconhecido como foi o Stephen hawking.
-
O Português da FGV NÃO É NADA FÁCIL !!
É VIOLAMENTE SINISTRO ! UM VACILO UM ABRAÇO !
-
gente, afinal a correta é a C ou D, houve comentarios q me confundiram...
-
maquei C e me parece q tanto C como D poderiam ser respostas. afinal quantos cientistas famosos como ele temos? é comum ver vários cientistas famosos? não né. então acho q a C caberia sim como resposta.
-
GABARITO: D
-
mesmo quando acerto acho viagem
-
Dizer que foi questão dada é fácil! Quero ver é explicar o porquê de marcar a letra D) e não a c) !!!!!!!!!!!!
Vamos lá !!!!
Virar um ícone pop significa obter uma fama comparável à de artistas populares. Mas, não é comum um cientista ficar famoso. Portanto, neste caso, virar um ícone pop também significa alcançar popularidade acima das expectativas.
Ou seja, neste texto ícone pop significa, sim, as duas coisas (fama e acima das expectativas)!!!!
Mas, a pergunta não é inferi-se do texto. A pergunta é o que o autor quis dizer com “virou um ícone pop”?
Apesar de significar as duas coisas, perceba que no momento que o autor fala ícone pop, ele não estava querendo entrar nesse mérito de se foi ou se não foi acima das expectativas, ele apenas estava querendo mostrar o tamanho da fama alcançada por Stephen.
Exemplificando:
1°- O cientista britânico, símbolo da superação, teve papel decisivo na divulgação científica e ganhou fama acima das expectativas (virou um ícone pop).
OU
2°- O cientista britânico, símbolo da superação, teve papel decisivo na divulgação científica e ganhou uma fama tão grande que parecia artista (virou um ícone pop). A resposta 2° esta mais adequada!!!!!!
D) obteve uma fama comparável à de artistas populares (CORRETA)
-
Acertei, mas a C poderia também ter sido dada como resposta. Afinal, quantos cientistas têm ou tiveram a popularidade que ele conseguiu?
Gabarito correto: D
-
GAB: D
Galera, vamos lá.
Nós estamos acostumados a ler o texto, interpreta-lo e deduzir várias coisas. Porém, com a FGV, não podemos extrapolar o que é dito no texto, pedido pelo enunciado ,ou mesmo, como muitas vezes acontece, o que é perguntado sobre um único segmento do texto.
É claro que nós sabemos que ele atingiu expectativas de fama acima do normal para um cientista. Isso não é mentira, é um fato. No entanto, não é isso que o autor quis dizer, gente. É nesse ponto que a FGV nós pega. Ela coloca alternativas verídicas, que tenham relação com o que o texto diz, mas que EXTRAPOLAM o que foi pedido ou dito no texto.
-
Melhor comentário: laercio lazaro. Basta ir direto ao comentário do colega.
-
Fiquei entre C e D, achei a D mais diferente , o que a banca adora , a marque-a ! #BancaMaluca
-
Dimas, vai com calma rapaz... Volta e meia vc comenta em uma questão da FGV cheio de convicções, mas explica de forma totalmente errada...
-
Essa banca gosta de dar uma de lelé, vive colocando duas resposta com o mesmo significado!
-
QUANDO ALGUEM ACHAR UMA QUESTÃO DESSAS DADA É PORQUE ESTA AQUI SÓ DE BRINCADEIRA.... JA FOI NOMEADO E TA AQUI SO BRINCANDO PARA PASSAR O TEMPO
-
Ao meu ver, esse gabarito é absurdo. Ícone é alguém que esta acima dos outros, artistas populares não necessariamente são ícones. Essa banca vacila muito. A pessoa não tem certeza do que marcar, até em questões mais tranquilas.
-
Amore,
POP significa POPULAR >>> pop
/pɑp/
substantivo masculino
obteve uma fama comparável à de artistas populares;
-
Essa podia ser tanto a C quanto a D. Sem critério nenhum. Jesus.
-
A própria FGV, em outras questões, diferenciou EQUIPARAÇÃO DE COMPARAÇÃO.
Se prestarem bem atenção, o texto conota a ideia de Equiparação, e não de comparação.
Pensando por esse lado, errei a questão.
Impossível identificar o que essa banca quer.
-
gabarito D.
(C) alcançou popularidade acima das expectativas; (eu acho que não se espera que um cientista seja popular )
e quando diz alcançou " popularidade acima das expectativas" dá a entender que se esperava que alcançasse e além disso, foi acima das expectativas
*se espera que um artista seja popular (pois ele faz coisas para o povo), mas não um cientista.
ele pode ser um ícone dentro de sua área (cientifica)
então comparando “virou um ícone pop”
(D) obteve uma fama comparável à de artistas populares;
artistas populares = conhecido do povo
ícone pop = dentre os conhecido do povo ele se destaca. é o que o povo mais conhece
(e realmente a questão da cadeira de rodas fazia com que todos soubessem quem ele era)
no final do parágrafo:
teve papel decisivo na divulgação científica e virou um ícone pop. ("e"aqui é adição, o fato do papel dele ter sido decisivo na divulgação científica não é causa dele ter se tornado um ícone pop.)
-
Questao dada, nada;questao treinada.
-
-
Questão complexa! Quanto mais parece fácil, maiores são as chances de erros. Eu acertei marcando D e, como a maioria fiquei em dúvida entre C e D. Marquei a D, pois quando diz, no texto, que o cara "virou ícone pop", claramente essa não era a pretensão, já que é cientista e não um artista. Nesse caso, entre ganhar fama e ganhar popularidade, entendo que seja fama (ficou conhecido) e não popularidade (ser querido).
-
Esse "Dimas" eu ja bloquiei faz tempo.
-
Sobre a letra C) alcançou popularidade acima das expectativas; <- o conteúdo relacionado as expectativas extrapola as informações contidas no texto. Afinal, muitos artista já surgem como sendo apostas de serem "ícones da popularidade".
D) obteve uma fama comparável à de artistas populares;
O conteúdo da FGV relacionado a interpretação é bem complicado e minucioso! Não desanimem, ou quando desanimarem (como acontece comigo) respirem fundo e treinem cada vez mais! #partiuaprovação
-
Quando a gente acerta a gente nem acredita
-
fala sério, questão totalmente subjetiva.
-
Questão Truncada, típica da FGV, onde vc fica na dúvida entre duas alternativas. No caso em questão, entre C e D
Eu considerei a D a "mais correta" pois a C fala sobre "alcançar popularidade acima das expectativas", algo que não foi o objetivo do cientista mencionado no texto, nem de nenhum outro. Quem quer alcançar popularidade é artista, pois depende disso para ganhar dinheiro. O objetivo do cientista é outro.
Porém, o Stephen foi tão diferenciado que alcançou uma fama, uma popularidade igual a de artistas POP.
Gab D
-
D) obteve uma fama comparável à de artistas populares (CORRETA)
-
CARACTERÍSTICAS DO ARTISTA POPULAR: Em geral, ele é um artista anônimo, sua produção artística pode ser feita por uma família ou um grupo que domina uma técnica artesanal e desenvolve uma forma particular de trabalhar com ela. O conhecimento é passado de geração a geração e com isso a cultura desse povo é preservada.