SóProvas


ID
2753734
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A estrutura matricial é um tipo de estrutura organizacional que busca combinar as vantagens da estrutura funcional e da estrutura divisional.


Mas, em relação à estrutura funcional e à estrutura divisional, a estrutura matricial apresenta, respectivamente, as seguintes desvantagens:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    O modelo matricial combina dois critérios de departamentalização: a funcional e a por projetos, serviços ou produtos. Portanto, cada equipe estará subordinada a dois tipos de chefia, não se respeitando a unidade de comando.

     

    Vejam outra:

     

    (Cespe)

    A estrutura matricial de uma organização, solução para coordenar recursos multidisciplinares designados para determinado projeto, compromete os princípios básicos da unidade de comando e da equivalência entre responsabilidade e autoridade. (CERTO)

  • O que não fica claro é a menor eficiência operacional.

  • A estrutura que demarca o aumento da eficiência operacional, a especialização e a redução de custos é a estrutura funcional. Na estrutura funcional, as decisões são mais centralizadas que na divisional, porque cada departamento (função) está voltado para si mesmo. Há pouca comunicação entre departamentos e pouca interação entre eles. Por ser pouca dinâmica, é indicada para ambientes estáveis.

     

    -----
    Thiago

  • Alguém pode explicar pq "Menor eficiência operacional"?

  • Giselle, a estrutura funcional é a estrutura indicada para empresas que buscam mair eficiência operacional. Mas por quê?
     

    Essas estruturas são enxutas. São poucas divisões em departamentos e cada departamento é especializado em seu assunto. Para dividir departamentos e colocar o pessoal para trabalhar de forma coordenada entre eles é preciso ter dinheiro para investir. Haverá duplicidade de esforços, pois uma pessoa que está em determinado setor estará trabalhando também de forma coordenada com os outros setores. Isso acaba sendo mais custoso para a administração. E é o que acontece na estrutura matricial...

     

    Mas que a estrutura funcional faz?

     

    Ela enxuga um pouco a administração e coloca o pessoal para trabalhar dentro de seu setor, especializando-os. Cada setor cuidará da sua parte, preocupando-se apenas com a sua tarefa. Não há muito diálogo entre os departamentos. Isso, além de contribuir para reduzir a quantidade de recursos gastos, facilita o controle. A estrutura funcional lembra um pouco a antiga administração, onde havia grande centralização dos recursos e pouca liberdade de ação para os gestores. Cada pessoa tinha a sua tarefa bem definida e pronto... que a faça da melhor maneira possível!

     

    A estrutura funcional é indicada para empresas pequenas e que buscam a estratégia de liderança em custos. É uma forma de reduzir a cadeia de comando (reduzindo custos) e potencializar a especialização, tornando o processo mais eficiente.

     

    -----
    Thiago

  • está pedindo as desvatanges da matricial?   é incrível como vira e mexe eu não consigo achar essas desvatanges q as bancas falam no meu material...acho vários menos o que a banca pede ¬¬

  • A estrutura matricial é um tipo de estrutura organizacional que busca combinar as vantagens da estrutura funcional e da estrutura divisional.


    Mas, em relação à estrutura funcional e à estrutura divisional, a estrutura matricial apresenta, respectivamente, as seguintes desvantagens:



    Estrutura funcional


    Aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções: separa, distingue e especializa. O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções para torná-las mais fáceis.

    Na estrutura funcional, cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais. Não é a hierarquia, mas a especialidade que promove as decisões. Algumas características:


    Autoridade funcional ou dividida;
    Linhas diretas de comunicação;
    Descentralização das decisões;
    Ênfase na especialização


    Estrutura divisional


    Ocorre quando a empresa está organizada através de um conjunto de várias divisões de produção, ou seja, quando, devido a algumas atividades vinculadas a um objetivo comum, estão agrupadas em um mesmo setor.


    DESVANTAGEM


    LETRA B menor eficiência operacional; maior dificuldade para responsabilização por resultados e eventuais problemas;



    Estrutura matricial


    É a de estágio mais desenvolvido dentre as estruturas contemporâneas, pois combina as estruturas funcional e por produtos. A matriz apresenta duas dimensões: i) gerentes funcionais e ii) gerentes de produtos ou projetos.

    A proposta da estrutura matricial é de satisfazer as necessidades organizacionais de especialização e de coordenação. Dessa forma, a coordenação lateral é melhorada, enquanto a cadeia de comando e a coordenação vertical é enfraquecida.

    O princípio da unidade de comando deixa de existir, uma vez que cada departamento passa a possuir dupla subordinação. Neste sentido, a matriz enfatiza a interdependência entre os departamentos e exige uma necessidade de lidar com um ambiente complexo.


  • No meu material tenho:


    1.  subutilização de recursos disponíveis, com o objetivo de se obter a cobertura completa de projetos/produtos, gerando insucesso na obtenção de certas economias de escala; 


    2.  Insucesso na obtenção de coordenação de funções*

     

    3.  Insucesso no estabelecimento de padrões de eficiência e de uniformidades de prática entre os especialistas que não são controlados por um único chefe;


    ... 4., 5 , 6...

    nao dá para resolver a questão! Onde fala em dificuldade de responsabilização por resultados? complicado demais...


    Autor: Antonio Cury

  • Gente vamos interpretar corretamente o enunciado!!!! Cai tmb na pegadinha

    Mas, em relação à estrutura funcional e à estrutura divisional, a estrutura matricial apresenta, respectivamente, as seguintes desvantagens.

    Olha o respectivamente.

    A estrutura funcional é indicada para empresas que buscam maior eficiência operacional quando ela junta com a estrutura divisional ela fica menos eficiente.

    letra A acredito ser o inverso

  • A estrutura matricial, também chamada de mista ou híbrida é a combinação de duas formas de departamentalização a funcional com a departamentalização de produto ou projeto - na mesma estrutura organizacional.

    Possui um esquema participativo e flexível, pois depende da colaboração das pessoas envolvidas e enfatiza o interrelacionamento de especialidades. A estrutura funcional enfatiza a especialização, mas não enfatiza o negócio, enquanto a estrutura de produto/projeto enfatiza o negócio, mas não enfatiza a especialização de funções.

    O desenho matricial permite satisfazer duas necessidades da organização: especialização e coordenação.

    Nas palavras de Vasconcellos (1989, p. 51) quando duas ou mais formas de estrutura são utilizadas simultaneamente sobre os membros de uma organização, a estrutura resultante chama-se matricial. Um aspecto particular da estrutura matricial é a dupla ou múltipla subordinação. Um determinado especialista responde simultaneamente a um gerente funcional e a um gerente de projetos, por exemplo.

    Maximiano (1986, p. 168), neste modelo ideal, o especialista tem compromissos funcionais em seu departamento e ao mesmo tempo está envolvido em um ou mais projetos, ou seja, cada departamento oferece, por meio de seus especialistas, determinada contribuição técnica para a realização dos projetos. Estes especialistas, portanto, ficam numa posição de dupla subordinação: estão subordinados ao gerente de seu departamento e, simultaneamente, ao coordenador do projeto.

    Para Cury (2010), as características da estrutura matricial são: ser multidimensional; permanente; adaptativa, portanto, flexível; resultado da combinação da clássica estrutura vertical funcional tradicional com uma estrutura horizontal de coordenadores de projetos/produtos; e trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas anteriores.

     

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 3

  • Uma empresa com mais níveis de gerência (a matricial apresenta dupla gerência) ocasiona mais custos. É um dos motivos da menor eficiência operacional.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Pessoal, a estrutura funcional é a indica para empresa que quer maior eficiência operacional e utilizar a economia de escala como estratégia.

  • Gabarito B

    A banca pediu as desvantagens da estrutura matricial em relação, respectivamente, à estrutura funcional e à divisional.

    em relação à funcional a desvantagem está em menor eficiência operacional, pois nenhuma estrutura vai ter uma melhor eficiência operacional que a estrutura funcional, já que é a sua principal vantagem

    em relação à divisional está a dificuldade em responsabilização por alguma coisa, já que na matricial há dualidade no comando, coisa que não acontece na divisional.

  • Como muita gente foi SECO na a) e a correta é a b), vamos ao porquê:

    A

    maior dificuldade para coordenação dos especialistas - verdade, a coordenação da matricial é pior que a funcional

    redundância de funções e maior necessidade de recursos - não tem redundância, aproveita-se melhor os RH, pois elimina-se a duplicidade de funções

    B

    menor eficiência operacional - sim, pois a matricial tem menos. As estruturas que têm maior eficiência operacional são a funcional e a por processos

    maior dificuldade por responsabilização - sim, pois tem a dupla subordinação dos funcionários na matricial dificulta de saber "quem é o culpado" por algo errado

  • opa ninguem postando resposta boa com fonte segura...

  • Putz, véio é uma questão diabólica de interpretação. Tipo de questão de concurso que exige uma certa experiência no assunto. Muito boa.

  • A) maior dificuldade para coordenação dos especialistas; redundância de funções e maior necessidade de recursos;ERRADA

    Na matricial não há redução redundância de esforços. A dualidade de chefia aqui não é uma redundância de esforços, dados que são chefias em áreas diferentes - funcional e gestão dos projetos.

    B) menor eficiência operacional; maior dificuldade para responsabilização por resultados e eventuais problemas;

    A eficiência é uma característica inerente a funcional. Na a preocupação básica é o produto (resultado - eficácia) e as diversas atividades departamentais tornam-se secundárias.A junção das duas é justamente para balancear custos e resultados. A matricial não passa, por conta dessa junção, a ter como característica a eficiência. A matricial busca eficácia (foco em resultados) com maior eficiência operacional (menor custo).

  • Estrutura Matricial

    VANTAGEM:

    Reduz a multiplicação e a dispersão de recursos e, com isso, melhora a eficiência.

    Facilita a cooperação interdisciplinar entre departamentos.

    Maior flexibilidade e adaptabilidade da organização ao ambiente mutável.

    DESVANTAGEM:

    Dificulta a coordenação em razão da AUTORIDADE DUAL.

    Forma estrutural complexa, com potenciais focos de conflito.

    Dificuldade para apurar responsáveis por problemas.

    Menor eficiência operacional.

  • O difícil mesmo dessa questão é o comando. A chave para o gabarito está no "respectivamente"...

    Questão: Mas, em relação à estrutura funcional e à estrutura divisional, a estrutura matricial apresenta, respectivamente, as seguintes desvantagens:

    Desvantagens da estrutura funcional -> menor eficiência operacional;

    Desvantagens da estrutura divisional -> maior dificuldade para responsabilização por resultados e eventuais problemas;

    GAB: B

  • a A está errada pois a  redundância de funções é presente na DIVISIONAL, não na matricial. Na divisional há os mesmos especialistas mas em "ramos" diferentes, o que é uma redundância de funções.

    Por exemplo:

    Uma farmácia que adota a estrutura divisional: há um Administrador no ramo de Remédios, e outro administrador no ramo de Cosméticos (só um exemplo).

    Na divisional há os mesmos departamentos, mesmas funções em cada divisão. Uma grande redundância de funções, enquanto na matricial, aproveita-se o mesmo profissional para todas as áreas e projetos da empresa.

  • a dificuldade da questão está no enunciado

    a banca quer saber

    Qual a desvantagem da estrutura matricial em relação à estrutura funcional?

    -menor eficiêcia operacional

    Qual a desvantagem da estrutura matricial em relação à estrutura divisional?

    -maior dificuldade para responsabilização por resultados e eventuais problemas

  • Gente, confesso ter caducado muito a respeito dessa questão. Sobre o item B) "menor eficiência operacional", pois bem, foi pedida a desvantagem em relação à estrutura funcional o que nos leva a fazer um breve comparativo de que na funcional as pessoas são especialistas no que fazem e SÓ, na matricial há aquela dualidade de funções, chefias.. ou seja, há uma maximização da eficiência na funcional e na matricial não. Portanto, relacionando ambas, existe sim uma menor eficiência operacional sim na matricial.

  • Estrutura Matricial

    VANTAGEM:

    Reduz a multiplicação e a dispersão de recursos e, com isso, melhora a eficiência.

    Facilita a cooperação interdisciplinar entre departamentos.

    Maior flexibilidade e adaptabilidade da organização ao ambiente mutável.

    DESVANTAGEM:

    Dificulta a coordenação em razão da AUTORIDADE DUAL.

    Forma estrutural complexa, com potenciais focos de conflito.

    Dificuldade para apurar responsáveis por problemas.

    Menor eficiência operacional.

  • Em relação ao item b):

    b) menor eficiência operacional; maior dificuldade para responsabilização por resultados e eventuais problemas.

    É só pensar que é mais difícil identificar quem foi o culpado.

  • menor eficiencia operacional ?

  • ESTRUTURA MATRICIAL —> Tipo HÍBRIDO

    Mistura da Departamentalização FUNCIONAL + PROJETOS

    • Atenua desvantagens da Funcional e Projetos

    • Uma estrutura é permanente (FUNCIONAL), a outra é temporária (PROJETOS)

    • Uma estrutura tem áreas especializadas,a outra tem foco no projeto

    • Funcional -> Atv. APOIO

    • Projetos -> Atv. FIM

    • Gerente de projetos tem VISÃO INTEGRADA

    Características Principais

    • PERDA DA UNIDADE DE COMANDO (há dupla subordinação entre chefe funcional e gerente de projeto)

    • PODE GERAR: Confusão e Ambiguidade, Conflitos por recursos

    • Promove INTEGRAÇÃO entre as áreas funcionais (ex.: Marketing e Finanças)

    • Elimina esforços duplicados

    Gabarito: B

  • Tipos de estrutura organizacional

    1.     Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical, ou pidaminal) - centralizada, estrutura simples, racionalizar e economizar recursos. Burocracia, pode gerar falhas na comunicação.

    2.     Estrutura organizacional funcional - a empresa é departamentalizada, dividida em departamentos, Cada departamento é composto de profissionais da mesma área, especialização, cooperação, comunicação intradepartamental e não interdepartamento que será uma desvantagem, não comporta pequeno porte

    3.     Estrutura organizacional matricial – é mais moderna, é hibrido – tanto em função como projeto, respondendo por 2 chefias, Possível conflito entre gerentes de departamento e gerentes de projetos na tomada de decisão, flexibilidade, rapidez, proximidade de diferentes departamentos.

    4.     Estrutura organizacional horizontal - bem adequada para empresas com poucos níveis entre a diretoria e os funcionários, uma menor supervisão e um maior envolvimento de todos os funcionários, funcionários costumam ter responsabilidades mais abrangentes.

    5.     Estrutura organizacional circular ou radial - A posição mais alta da empresa é representada no centro do círculo e as posições mais baixas ficam nas bordas do círculo.

    6.     Estrutura Divisional - É formada por divisões separadas e autossuficientes. Cada divisão é responsável por um produto ou serviço de acordo com os objetivos organizacionais. A estrutura pode ser por: clientes, produtos ou serviços, localização geográfica, por projetos ou por processos. Tipos de estrutura -

    ·        Estrutura organizacional territorial - Ao invés de fazer uma divisão por função, a estrutura territorial faz com que as empresas sejam espalhadas geograficamente. Dessa forma, elas são dividas por sua hierarquia em cada região de atuação

    ·         Estrutura organizacional por clientes - Essa forma de estrutura tem o objetivo de se organizar em torno dos públicos com os quais a empresa trabalha. Assim sendo, o órgão tem mais possibilidades de ampliar seus projetos. Por exemplo, se uma organização trabalha com sapatos no segmento infantil, elas podem aumentar seus objetivos trabalhando também com sapatos para o público feminino e masculino.   

    ·        Estrutura organizacional por processos - Nesse processo, um chefe é definido para cada etapa da produção. Dessa forma, fica responsável para todos os níveis produtivos de determinado órgão. 

    ·        Estrutura organizacional por projetos - Essa estrutura estabelece um organograma por campanha ou mesmo empreitada. Ela é comum em construtoras, por ter mais autonomia para cada obra.

     

  • GAB B

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO MATRICIAL: Composta por duas departamentalizações: funcional + produtos, processos ou projetos. Seu maior defeito é que o pessoal envolvido venha a ter dois ou mais chefes (dupla cadeia de comando) verticalmente têm as ordens de seu chefe de departamento funcional; horizontalmente as ordens do coordenador ou gerentes do projeto. Embora confira dinamicidade aos projetos de uma organização, o modelo de departamentalização matricial costuma gerar múltiplas subordinações e ambiguidade na definição de papeis e relações.

    VANTAGENS: 

    1. Grande flexibilidade;
    2. Melhora o aproveitamento da equipe;
    3. Coordenação da equipe de forma mais adequada e coerente;
    4. Maior representatividade de todas as áreas da organização;
    5. Maior estabilidade tanto para a empresa como para os funcionários;

    DESVANTAGENS:

    1. Dupla Subordinação (maior dificuldade para responsabilização);
    2. Requer maior habilidade do gerente do projeto para negociar prioridades;
    3. Diluição da responsabilidade, pois esta é dividida (menor eficiência operacional);
    4. A priorização inadequada pode diminuir o pleno aproveitamento das equipes;
    5. Pode propiciar o aumento dos custos pelas duplicidades de atividades e treinamento.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)