SóProvas


ID
2753773
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Justino, mestrando em ciências sociais, decide elaborar uma dissertação em que discorreria sobre exemplos de políticas, na Administração Pública, baseadas na perspectiva do Estado de bem-estar social.


Enquadra-se nesses exemplos:

Alternativas
Comentários
  • O “Estado de Bem-estar Social” (do inglês, Welfare State), é uma perspectiva de Estado para o campo social e econômico, na qual a distribuição de renda para a população, bem como a prestação de serviços públicos básicos, é visto como uma forma de combate às desigualdades sociais. Logo quando o Estado estabelece um salário mínimo está agindo dentro da perspectiva do Estado de bem-estar-social.

     

    Alternativa C

  • O que são as políticas públicas?

     

    Políticas públicas são ações e programas que são desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis. São medidas e programas criados pelos governos dedicados a garantir o bem estar da população.

     

    Ao estabelecer o salário mínimo está cumprindo o que a CF determina:

     

    Art. 7º, IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

  • GABARITO: C


    "Antes de existir o Estado de Bem-Estar Social, o estado vigente era o Estado liberal (liberalismo), que tinha como base social de referência a classe burguesa. A burguesia apoiava o estado mínimo, visto que esse tipo de estado consumiria menos recursos, e assim haveria menor tributação (a burguesia pagaria menos impostos). Além disso, o estado mínimo liberal não intervinha na economia, o que permitia aos burgueses ampla liberdade de atuação no mercado, com um mínimo de regulação."

    (Paludo, 2016)


    Quer dizer, as outras alternativas (que não a do gabarito) são condizentes com o modelo liberal de Estado.


    Se estiver errado, corrija-me

    Bons estudos!

  • Gabarito: C

    O "Estado de Bem-Estar Social" ( Wellfare State) é um modo de organização no qual o Estado se encarrega da promoção social e da economia.

    Portanto, quando o Estado estabelece um salário mínimo está agindo de acordo com a promoçao social.

  • Modelos de Estado

    ► ABSOLUTISTA: O monarca detém poderes absolutos/divinos. O indivíduo só serve para manter o Estado.

    ► LIBERAL: Possui um caráter negativo (limita a atuação do Estado sobre o indivíduo). Garante os direitos de 1ª geração. Estado mínimo.

    ► BEM-ESTAR SOCIAL (WELFARE STATE): Possui um caráter positivo (o Estado deve efetivamente garantir os direitos do indivíduo). Associado aos direitos de 2ª geração. Estado intervencionista e assistencialista.

    ► NEOLIBERAL: Estado Regulador, sua atuação encontra-se limitada apenas a setores essenciais. É o meio termo entre o estado liberal e o Welfare state.

    Gabarito: Letra C

  • BEM-ESTAR SOCIAL = EQUIDADE

    GABARITO C

  • Inclusive, direito social de segunda geração.

  • Complementando:

    As alternativas B (eliminação de tarifas alfandegárias) e C (estabelecimento de um salário mínimo nacional) apresentam características de um Estado Interventor. No entanto, como a questão busca a alternativa que exemplifica políticas baseadas na perspectiva do Estado de bem-estar social, a alternativa correta será a letra C.

    Letra B: eliminação de tarifas alfandegárias -> exemplo de política de viés econômico do Estado Interventor

    Letra C: estabelecimento de um salário mínimo nacional -> exemplo de política de viés social do Estado Interventor

  • C

    estabelecimento de um salário mínimo nacional;